João Crisóstomo, nosso camarada da diáspora (EUA, Nova Iorque), ex-alf mil, CCAÇ 1439 (Enxalé, Porto Gole e Missirá, 1965/67), casado com a Vilma (, aqui o casal, em 2013, "just married"), e destacado ativista social luso-americano (de causas célebres como As Gravuras de Foz Coa, Memória de Aristides Sousa Mendes, e Timor Leste)
1. Acaba de me telefonar o João Crisóstomo, de Nova Iorque. A dar um abraço festivo, e a pedir duas coisas ao Carlos Vinhal, coeditor do blogue e membro da comissão organizadora do nosso Encontro Nacional:
(i) para o inscrever no XIV Encontro Nacional da Tabanca Grande, Monte Real, 25 de maio próximo (*);
e (ii) e para lhe postar um "cartanito" de parabéns no dia do seu aniversário, a 22 de junho.
Hoje ele faz anos de casado (6º aniversário) e continua feliz com a sua Vilma, em Queens, Nova Iorque. E mandou mais um email a mais de 200 dos seus amigos. Aos mais próximos, fez (faz sempre) questão de telefonar.
Contrariando os seus planos de viagem para este ano, vai fazer um esforço por vir cá, a Portugal, para estar no convívio da sua companhia, a CCAÇ 1439, a 18 de maio, e aproveitar para ir a Monte Real, a 25... Nunca foi, até à data, ao Encontro Nacional da Tabanca Grande. Esta é a boa notícia. A menos boa, é que vem sozinho.
Estou muito feliz, como seu amigo e camarada, e como editor do blogue, por voltar a estar com ele, e para mais no encontro anual da nossa Tabanca, que é a mãe de todas as tabancas. Daí a razão de ser desta notícia...
Já o inclui na lista dos inscritos no nosso Encontro Nacional. São já 47 os inscritos. Disse-lhe que também tencionava ir, a 18 de maio, ao encontro da rapaziada da CCAÇ 1439 (Enxalé, Porto Gole, Missirá, 1965/67), encontro que está a ser organizado pelo Manuel Calhandra Leitão ("Ruço"), que vive na Achada, Mafra. (Telem. 938 028 152). Foi 1º cabo, apontador de morteiro 81. Mais um herói desconhecido da guerra da Guiné. Já lá fui a casa dele, há uns meses atrás. É um grande camarada que está a precisar do nosso carinho e apoio, numa fase de doença que ele felizmente está a superar com grande dignidade, lucidez e coragem. Tinha acabado de falar com ele ontem ou anteontem e ambos lamentávamos a anunciada ausência do nosso João Crisóstomo.
Hoje tenho esta feliz notícia, que me chega à Tabanca de Candoz onde passo a Páscoa todos os anos.
Só espero que, atrás do João Crisóstomo,que vem de longe, do outro lado do Atlântico (!), venha aí mais uma enxurrada de inscrições no nosso XIV Encontro Nacional da Tabanca Grande, a realizar-se no próximo dia 25 de maio, em Monte Real, Leiria.
Camaradas e amigos, estamos a pouco mais de um mês da Operação Monte Real 2019. Está na altura de fazer os preparativos e dar ordens ao Carlos Vinhal para vos pôr na lista. E cada inscrito deve trazer mais um (, ou mais dois, três, quatro ou cinco, amigos, camaradas e/ou familiares). Precisamos de, pelo menos, uma centena de participantes. Email para inscrições:
Carlos Vinhal (Leça da Palmeira / Matosinhos):
carlos.vinhal@gmail.com
Entretanto, aqui ficam os nossos parabéns, de toda a Tabanca Grande, para o casal João e Vilma. Muita saúde, amor e longa vida, que eles merecem tudo.
2. Aqui fica a mensagem que ele mandou, por email, a alguns de nós, amigos e camaradas da Guiné:
Caríssimos…
“camaradas", “tabanqueiros , “amigos” e... não sei que mais “bons vocativos " poderei usar … : todos eles são apelidos saídos de um coração com saudades e com pena de não poder falar vos directamente ao telefone…
Acabei de falar com o Luís Graça e verifico que ele pôs logo a boca no mundo…. Fiquei contente , mas um pouco "sem jeito": como vou agora explicar o não ter pegado ao telefone a cada um de vocês também?... Não é “discriminação” ( palavra agora muito em uso, pelo menos aqui nos "States”…); simplesmente…não dá...
É que os contactos por telefone estão a ficar cada vez mais difíceis e, como não uso o Facebook,, sinto-me perdido para poder contactar a todos a quem gostaria. Como sabem "não dá” para falar a todos ao telefone, mesmo que todos tivessem a coragem de “apanhar " o telefone ; pois com tantas chamadas de desconhecidos a tentar "vender a banha da cobra”, não é de admirar que o ignorem por vezes. Eu faço o mesmo.
E se é verdade que alguns destes, aqui endereçados pelo Luis Graca, eu apenas conheço e convivi apenas por pouco tempo… isso não é desculpa: diz o ditado que "os amigos dos meus amigos são meus amigos também”. Um ditado que geralmente se prova válido. Enfim…
Felizmente que existe o e-mail. E aqui estou: Com saudades e muita amizade, este é credor da certeza de que não esqueço os que me são queridos. De coração os meus melhores votos nesta quadra festiva. E até 18 ou 25 de Maio, se Deus quiser.
Eu e a Vilma estamos bem, celebrando hoje o 6º aniversário do nosso casamento... Como o tempo voa Meu Deus!
João & Vilma
3. AS 47 INSCRIÇÕES NO XIV ENCONTRO NACIONAL DA TABANCA GRANDE (até à tarde de hoje)
Alfredo da Silva e esposa - Cabeceiras de Basto
António Acílio Azevedo e Irene - Leça da Palmeira / Matosinhos
António Estácio - Mem Martins / Sintra
António João Sampaio e Maria Clara - Leça da Palmeira / Matosinhos
António Joaquim Alves e Maria Celeste - Carregado / Alenquer
António José Pereira da Costa e Maria Isabel - Mem Martins / Sintra
António Martins de Matos - Lisboa
Armando Pires - Algés / Oeiras
Carlos Cabral e Judite - Pampilhosa
Carlos Pinheiro - Torres Novas
Carlos Vinhal e Dina - Leça da Palmeira / Matosinhos
Ernestino Caniço - Tomar
João Afonso Bento Soares - Lisboa
João Crisóstomo - Nova Iorque (EUA)
Joaquim Mexia Alves - Monte Real / Leiria
Jorge Canhão e Lurdes - Oeiras
José Barros Rocha - Penafiel
José Manuel Cancela e Carminda - Penafiel
José Pedroso e Helena - Sintra
José Ramos - Lisboa
Lucinda Aranha e José António - Torres Vedras
Lúcio Vieira - Torres Novas
Luís Graça e Maria Alice Carneiro - Lourinhã
Luís Paulino e Maria da Cruz - Lisboa
Manuel Augusto Reis - Aveiro
Manuel José Ribeiro Agostinho e Elisabete - Leça da Palmeira / Matosinhos
Manuel Lima Santos e Fátima - Viseu
Miguel e Giselda Pessoa - Lisboa
Rui Guerra Ribeiro - Lisboa
Vítor Ferreira e Maria Luísa - Lisboa
____________
Nota do editor:
(*) Último poste da série > 12 de abril de 2019 > Guiné 61/74 - P19671: XIV Encontro Nacional da Tabanca Grande (4): os melhores exemplos são os que vêm de cima... O novo grã-tabanqueiro, nº 785, o maj gen ref João Afonso Bento Soares, inscreve-se com tempo e vagar e traz com ele o José Ramos, ex-fur mil trms, chefe do posto do STM do Agrupamento de Bafatá (1968-70), um "periquito" que pede também para acomodar-se na mãe de todas as tabancas... A mês e meio do encontro, em Monte Real, há já 45 inscrições!... O normal é a malta deixar tudo para o fim...
Nota do editor:
(*) Último poste da série > 12 de abril de 2019 > Guiné 61/74 - P19671: XIV Encontro Nacional da Tabanca Grande (4): os melhores exemplos são os que vêm de cima... O novo grã-tabanqueiro, nº 785, o maj gen ref João Afonso Bento Soares, inscreve-se com tempo e vagar e traz com ele o José Ramos, ex-fur mil trms, chefe do posto do STM do Agrupamento de Bafatá (1968-70), um "periquito" que pede também para acomodar-se na mãe de todas as tabancas... A mês e meio do encontro, em Monte Real, há já 45 inscrições!... O normal é a malta deixar tudo para o fim...