sábado, 22 de abril de 2023

Guiné 61/74 - P24241: Os nossos seres, saberes e lazeres (569): Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto (99): Veloso Salgado no MNAC – Museu do Chiado: O maravilhamento de obras desconhecidas de amigos franceses (1) (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 31 de Março de 2023:

Queridos amigos,
Trata-se de uma surpreendente revelação de uma faceta desconhecida de Veloso Salgado. Esta exposição foi apresentada na Temporada Cruzada Portugal-França, no Museu de Boulogne-sur-Mer, em França, no ano passado. Tudo começou com a doação da neta de Veloso Salgado de um acervo de centenas de peças e de uma correspondência que revela grandes amizades deste mestre do retrato e da paisagem tanto com artistas portugueses, caso de Teixeira Lopes e Ventura Terra como com um conjunto de artistas franceses com quem manteve relações afetuosas toda a vida, tendo mesmo integrado o Grupo da Escola de Wissant no norte da França. Veloso Salgado tornou-se um reconhecido artista na zona de Lille. No seu legado, encontraram-se obras destes pintores, agora patentes ao público. Promete-se continuar, até para fazer referência a outros eventos que se podem visitar no MNAC - Museu do Chiado.

Um abraço do
Mário



Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto (99):
Veloso Salgado no MNAC – Museu do Chiado:
O maravilhamento de obras desconhecidas de amigos franceses (1)


Mário Beja Santos

Atrai-me a pintura de Veloso Salgado (1864-1945), conhecido retratista, paisagista e pintor de grandes espaços (designadamente públicos) enquadrado no movimento da segunda geração naturalista, rótulo que considero insuficiente para alguém que experimentou um pouco de tudo entre o realismo e romantismo até às primícias do modernismo. O MNAC – Museu do Chiado já lhe consagrara uma retrospetiva onde claramente se manifestava, no último período dos seus trabalhos, uma total disponibilidade para transitar para formulações fora do academismo pictórico.
Esta exposição intitula-se “De Lisboa a Wissant”, espraia-se por todo o seu processo artístico e a sua formação, este homem de origem galega formou-se em Lisboa foi professor na Escola de Belas Artes, teve intervenção em grandes espaços decorativos, caso do Palácio da Bolsa, da Escola de Medicina do Porto, da Assembleia da República. Este acervo vem na continuidade da exposição apresentada no Museu de Boulogne-sur-Mer, que revelou detalhes até agora desconhecidos do percurso artístico de Veloso Salgado. A exposição do MNAC foca-se sobre os estudos e a carreira artística de Veloso Salgado em França enquanto bolseiro, entre 1888 e 1895, nela se expõe obras inéditas desse período. Segundo a documentação que o MNAC distribui, a exposição acolhe 70 obras, põe enfoque no seu itinerário francês (Paris, Bretanha e Wissant), desvela a ligação de uma amizade com os artistas Virginie Demont-Breton e Adrien Demont e a Escola de Wissant. É a primeira vez que se dá a público este diálogo de Veloso Salgado com os seus pares franceses.

Abertura da exposição, com peças do seu ambiente familiar e doméstico
Retratos do jovem artista. Ele começou a trabalhar com o seu tio desde os 10 anos na Litografia Lemos (situava-se na rua Ivens), frequentou a partir de 1878 a Academia Real de Belas Artes, chamou a atenção dos seus professores, caso do escultor Simões de Almeida. Distinguiu-se pela sua profunda capacidade de observação psicológica, a exposição exibirá o Retrato de Julieta Hirsch, que foi seu modelo, uma obra pontuada por uma modernidade incomum na época.
Veloso Salgado
O Éden-Hotel, chalé de férias de Veloso Salgado e onde viveu a sua neta Conceição

A sua neta, Conceição Veloso Salgado legou ao MNAC o acervo concentrado na casa de família, em Lisboa, na rua da Quintinha e no chalé de férias, em Colares. Trata-se de uma importante coleção composta por 400 peças, abarca pintura, desenho, escultura, joalharia, medalhas, mobiliário e um significativo acervo de fotografias do século XIX. Assim se abriu a perspetiva de estudar a correspondência de Veloso Salgado com os artistas franceses seus amigos, correspondência que revela uma cumplicidade e uma profunda amizade que durou toda a vida. Coube a Maria de Aires Silveira, conservadora do MNAC este estudo que permitiu avançar tal rede de contactos.
“Casas pobres”, pintura de Adrien Demont, 1890
Fernand Stiévernart, “Pôr-do-sol”, 1895
Veloso Salgado, “Preto e rosa”, 1872

Veloso Salgado, enquanto bolseiro do Estado português, trabalhou em Paris onde fez conhecimento e nasceu amizade com Viriginie Demont-Breton e Adrien Demont, Félix Planquette e Fernand Stiévenart, tudo aparece confirmado nos quadros que constavam da sua coleção. Foi assim que se descobriu na dita correspondência, as interações de Veloso Salgado com outros artistas, também bolseiros portugueses em França, caso do escultor Teixeira Lopes e do arquiteto Ventura Terra. Nesta exposição comprova-se o interesse de Veloso Salgado pela captura de cenas bretãs, ficam evidentes as suas ligações com o grupo de paisagistas da Escola de Wissant, no norte da França e com artistas praticamente desconhecidos em Portugal. A exposição permite, deste modo reatualizar o estudo do percurso artístico de Veloso Salgado e a sua cumplicidade com estes artistas franceses.
Trabalhando na Bretanha, Veloso Salgado deixou-nos imagens luminosas da região, anos depois a sua obra vai transmitir sentimentos melancólicos e místicos, caso do quadro Velhice. Despedimo-nos hoje com a promessa de continuar a falar de Veloso Salgado e de outro acervo do MNAC, mostrando uma obra dessas relações afetuosas que estabeleceu e onde é incontestável a sua mestria no campo de observação psicológica.

(continua)
____________

Nota do editor

Último poste da série de 15 DE ABRIL DE 2023 > Guiné 61/74 - P24225: Os nossos seres, saberes e lazeres (568): Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto (98): Vestígios soltos de dias felizes, custa apagá-los sem haver partilha (Mário Beja Santos)

Guiné 61/74 - P24240: Convívios (955): 38º Encontro Nacional dos Ex-Oficiais, Sargentos e Praças, BENG 447, Brá, Guiné: Caldas da Rainha, 20/5/2023... E ainda: almoço-convívio dos Antigos Aunos do Externato Ramalho Ortigão (ERO), também nas Caldas da Rainha, a 6/5/2023 (João Rodrigues Lobo)


Anúncio do 38.º Encontro Nacional dos Ex-Oficiais, Sargentos e Praças, BENG 447, Brá, Guiné, a realizar nas Caldas da Rainha, no restaurante O Cortiço, em 20 de maio de 2023.



Fonte: Página do Facebook dos Antigos Alunos do Externato Ramalho Ortigão



1, Mensagem do nosso camarada João Rodrigues Lobo, ex-alf mil, cmdt do Pelotão de Transportes Especiais, BENG 447 (Brá, 1968/71):


Data - quinta, 30/03/2023, 10:52Assunto . Almoços de confraternizaçáo

Bom dia,

Primeiro com um grande abraço de solidariedade pelo momento que passas, e esperando também que as maleitas fisicas já estejam ultrapassadas.

Depois solicitando , se possível, a publicação no blog deste dois convites que as organizações me enviaram.

O da Guiné (pessoal do BENG 447) é óbvio, é pena eu não poder ir, mas nesse dia estou longe.(Contactos do BENG 447 : Lima Ferreira 919977304 - F. Araújo 963154718.

O dos Antigos Alunos do Externato Ramalho Ortigão (ERO), das Caldas da Rainha é no pressuposto que de tantos alunos que este teve ao longo da sua existência, e pelas datas, é altamente provável que alguns tenham passado pela Guiné e leiam o "nosso" blog. A este vou pois ainda cá estou.

Realiza-se a 6 de maio de 2023, nas Caldas da Rainha, no restaurante a Lareira. Facebook do grupo (público): (20+) ANTIGOS ALUNOS DO EXTERNATO RAMALHO ORTIGÃO | Facebook

Contactos do ERO: João Jales 962638683 - João Santos 968573660 - Audiomanias 262823380)
___________

Nota do editor:

Último poste da série > 10 de abril de 2023 > Guiné 61/74 - P24213: Convívios (954): 51.º Almoço/Convívio do pessoal da CCAÇ 414, a levar a efeito no próximo dia 30 de Abril de 2023 em Arcozelo, Vila Nova de Gaia (Manuel Barros Castro, ex-Fur Mil Enfermeiro)

sexta-feira, 21 de abril de 2023

Guiné 61/74 - P24239: Notas de leitura (1574): "Seis Irmãos em África", segunda edição; Porto, 2017; edição de autor, mas os autores são seis: Fernando, Rogério, Dálio, Carlos, Álvaro, Abílio, quem compilou os textos foi o Abílio, trata-se dos manos Magro que percorreram diferentes paragens africanas (2) (Mário Beja Santos)


1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá, Finete e Bambadinca, 1968/70), com data de 10 de Abril de 2023:

Queridos amigos,
O que há de mais tocante nesta coletânea de memórias dos seis irmãos Magro é que todos revertem a dor para aqueles pais que os viram partir. É uma junção de memórias, nada de gente gloriosa a contar atos de bravura, aliás todos se puseram de acordo com o mano que dentro dos seis mais penou, isto se independentemente de amanuense, enfermeiro ou engenheiro, terem vivido os seus dissabores e entradas inesperadas em teatros de guerra como o amanuense Abílio Magro que não sabe muito bem o que foi fazer a Cacine onde se refugiara gente vinda de Gadamael, no furor de uma ofensiva do PAIGC. Prima a boa disposição na generalidade das narrativas, a alegria de estarem vivos, o amargor das manas terem morrido. É certo e seguro que esta saga dos seis irmãos em África surpreenderá muita gente.

Um abraço do
Mário



Os seis manos Magro, façanha única, foram todos à guerra (2)

Mário Beja Santos

A obra intitula-se "Seis Irmãos em África", segunda edição, Porto, 2017, edição de autor, mas os autores são seis: Fernando, Rogério, Dálio, Carlos, Álvaro, Abílio, quem compilou os textos foi o Abílio, trata-se dos manos Magro que percorreram diferentes paragens africanas. Nasceram entre 1936 e 1951, a casa paterna, repleta de juventude, ficou num espaço de dois ou três anos, vazia. Do Fernando e do Rogério, o primeiro na Guiné e o segundo em Angola, falou-se no texto anterior (aliás, o Fernando Magro tem sido presença assídua no blogue). Vamos começar pelo Dálio Valente Magro, alferes miliciano de Engenharia, Companhia de Engenharia 2686, Marrupa, Moçambique, 1970/1972.

Fez Mafra e a Escola Prática de Engenharia em Tancos, e depois colocado no Regimento de Engenharia N.º 1, Pontinha. Foi aqui que ocorreu uma peripécia de todo o tamanho, na apresentação o comandante de unidade perguntou-lhe se era familiar de José Magro, respondeu-lhe que era natural que fosse, o comandante invetivou: “O senhor sabe o que está a dizer! O José Magro é um reputado comunista que se encontra preso e, por conseguinte, não quero cá pessoas com esse carácter!” Volta a Tancos, com a finalidade de frequentar o curso de minas e armadilhas, fora mobilizado para Moçambique. Segue para Sta. Margarida, junta-se à sua companhia que vai para Moçambique. O capitão de Engenharia apareceu em Moçambique, virá a ser substituído por um outro que na vida civil era engenheiro na Câmara Municipal de Aveiro. Dálio é bastante divertido, deixa-nos muita poesia de gosto popular e não é nada agreste nos relatos que faz das colunas, diverte-se com brejeirices, lembra-nos os ataques das abelhas, uma bebedeira de caixão à cova do comandante de companhia, ilustra todo o seu depoimento com GMC e Berliet reduzidas a sucata.

Carlos Alberto Valente Lamares Magro era cabo-especialista da Força Aérea e andou pela Henrique de Carvalho e Luso, comissão de 1970 a 1972; antes andou pela Ota e Tancos e posteriormente à Angola voltou a Tancos e S. Jacinto entre 1973 e 1974 (ofereceu-se como voluntário), havia que cumprir seis anos de serviço militar. Recebeu em Tancos formação em mecânica de helicópteros, foi colocado na Base Aérea n.º 9, na manutenção dos PV2 e depois no Aeródromo Base n.º 4 em Henrique de Carvalho, mais tarde no Luso. Deixa-nos uma recordação:
“Numa das muitas evacuações em que participei, o helicóptero vinha cheio de pessoal ferido e, durante duas horas, tive de vir de cócoras a segurar para cima, por causa do sangue, a perna de um soldado que tinha ficado sem o pé no rebentamento de uma mina.” Não esqueceu de nos contar a sua faceta de caçador e faz uma referência à operação Siroco, que se realizou em sucessivos anos no Leste de Angola com comandos, fuzileiros e paraquedistas, a FAP dava a sua colaboração.

E assim chegamos ao quinto irmão, Álvaro Valente Lamares Magro, primeiro-cabo de enfermagem integrado na CART 3493, Mansambo/Bambadinca e o Hospital Militar de Bissau, 1971/1974. Inicialmente mobilizado para Moçambique é desmobilizado e novamente mobilizado para a Guiné onde desembarca no final de dezembro de 1971, tinha à sua espera o irmão Fernando, que prestava serviço no Batalhão de Engenharia n.º 447. Andou perdido no mato no decurso de uma operação militar, em fevereiro de 1972. O irmão Fernando envidou esforços para que o Álvaro fosse para o Hospital Militar de Bissau, lá se conseguiu uma troca devido a um cabo-enfermeiro punido por roubos. O Álvaro era o quinto filho a vir para a guerra, a mãe faleceu pouco tempo depois, ainda o Álvaro não tinha chegado à Guiné.

E chegámos a Abílio Valente Lamares Magro, furriel-miliciano amanuense, colocado no serviço de Justiça do Quartel-General do Comando Territorial Independente da Guiné. Coadjuvava um alferes-miliciano que era responsável por processos de doenças, ferimentos e mortes em serviço, em campanha ou em combate; mas também fazia de sargento da guarda, sargento de piquete e até segurança noturna à PIDE/DGS. Esteve na Guiné entre 1973 e 1974, aqui chegado tinha à sua espera o irmão Álvaro. Descreve as suas funções, tudo com bonomia, recorda o major Leal de Almeida, que participou na operação Mar Verde, mesmo contrafeito e não esquece as provações que experimentou em Cacine, mandaram-no apresentar no cais do Pidjiquiti, entregaram aos amanuenses duas máquinas de escrever, a viagem não foi muito simpática, a receção foi um vaivém de helicópteros a fazer manutenções, eram feridos provenientes de Gadamael. O ambiente era de grande tensão, com fuzileiros especiais e paraquedistas. Foi então que se apercebeu que havia pessoal que se refugiara em Cacine e que recebeu ordens para ser recambiado para Gadamael, as instruções eram de aguentar nas valas as sucessivas vagas de ataque das unidades do PAIGC, estava-se em junho de 1973. Por ali vagueavam os amanuenses sem saber muito bem porque tinham sido recrutados. E inopinadamente recebeu ordens para regressar a Bissau, voltou à guerra do ar condicionado. Recorda episódios como a bomba que explodiu no café Ronda, ainda em 1973, que provocou mortes e feridos; em janeiro do ano seguinte colocaram uma bomba no Quartel-General que mandou o telhado pelo ar e mandou presos abaixo.

E conta-nos como viveu o seu 25 de Abril, as primeiras conversas desencontradas, a emissão do PIFAS, depois a música do Zeca Afonso. Não esquece os patrulhamentos no Pilão, o drama de Djassi, o ordenança do serviço de Justiça, interpelou o Abílio depois do 25 de Abril, exigia-lhe explicações: “Furriel, eu fui ensinado a respeitar a bandeira portuguesa desde que nasci, andei muitos anos no mato a lutar por Portugal, fui ferido várias vezes, fiquei sem um pulmão, sou português, sempre me considerei português! E agora, dão-me dinheiro e vão-se todos embora? O que vai ser de mim? O que é que o PAIGC vai fazer comigo?”

São histórias umas a seguir às outras, até não falta um reportório de vocábulos em crioulo e uma sua operação às varizes. Inevitavelmente, lega-nos poesia alusiva à diáspora dos Magro:

“Tantos anos a procriar
Seis mancebos vi crescer
A tropa os veio buscar
Como era de prever

Foram todos para o quartel
Aprenderam a marchar
Apanharam um batel
Rumaram ao Ultramar

Na vida sempre a sorrir
Muitas vezes quis chorar
Vendo seis filhos partir
Para terras de além-mar

Uns após outros partiram
P’rá guerra, com valentia
Foram seis, todos saíram
Ficou a casa vazia”
.

E assim termina a saga dos irmãos Magro, muito provavelmente um caso ímpar nesses tormentosos anos da guerra de África.

____________

Nota do editor

Último poste da série de 17 DE ABRIL DE 2023 > Guiné 61/74 - P24229: Notas de leitura (1573): "Seis Irmãos em África", segunda edição; Porto, 2017; edição de autor, mas os autores são seis: Fernando, Rogério, Dálio, Carlos, Álvaro, Abílio, quem compilou os textos foi o Abílio, trata-se dos manos Magro que percorreram diferentes paragens africanas (1) (Mário Beja Santos)

Guiné 61/74 - P24238: Facebook...ando (25): Os dois irmãos gémeos Medeiros, da CCAÇ 4740 (Cufar, 1972/74), naturais da Ribeira Grande, a viverem hoje no Canadá (o Adriano) e nos EUA (o David)


Guiné  > Região de Tombali > Cufar > CAÇ 4740 (1972/74), Leões de Cufar" >  Foto de grupo com os manos gémeos Medeiros, Adriano e David, que estão por identificar. Mas, pela pesquisa que fizemos nas suas páginas do Facebook, seriam o primeiro e o terceiro, na fila que está de pé, a contar da esquerda para a  direita.  O Armando Faria está em primeiro plano, agachado, de bigode, no lado esquerdo.

Foto (e legenda): © Armando Faria (2023). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


Guião dos "Leões de Cufar", CCAÇ 4740 (1972/74), mobilizada pelo BII 17


1. Recentemente, e com referência ao poste P24229 (*), o nosso camarada Armando Faria (ex-fur mil inf MA, CCAÇ 4740, Cufar, 1972/74, natural de Vila Nova de Gaia), postou o seguinte comentário, na página do Facebook da Tabanca Grande:

(...) A CCaç 4740 teve dois gémeos em Cufar, Guiné, junho de 72 Agosto 74, o Adriano Medeiros e o David Medeiros, pertenceram ao 4.º grupo de combate". (...) 

O comentário vinha acompanhado de uma foto de grupo, com pessoal da CCAÇ 4740, onde presumivelmente estão os dois manos, o Adriano e o David. Mas não estão identificados.

Mandei ao Armando um mail, ontem, dia 20, com o seguinte teor:

"Armando: como vai isso ? A saúde e o resto ? Não tens dado notícias, embora participes na nossa página do Facebook... Há dias encontrei esta tua foto (...)

Acho que era invuilgar haver dois gémeos na mesma unidade ou subunidade... Gostava que os identificasses na foto... Já fui à página deles no Facebook.... E gostava que, estando um na América e outro no Canadá, como muitos outros camaradas açorianos, aceitassem o meu convite para integrar a nossa Tabanca Grande... Será que têm mais fotos desse tempo ?

Os irmã
os Magro foram seis, os que estiveram nos nossos TO em África, mas nenhum era gémeo, três estiveram ao mesmo tempo na Guiné em dada altura...

Vês se dás uma ajuda. O meu pesar pela morte do teu cunhado, Manuel Matias. Também perdi a minha cunhada, muito querida, há dias. Estive um mês na Madalena, V.N. Gaia, tua terra, a dar apoio à família... Abraço grande, Luís".

Enquanto se aguarda a resposta do Armando Faria (que tem 25 referências no nosso blogue), fazemos este poste, na série Facebook...ando. (**)

Os manos Medeiros são naturais da Ribeira Grande, Açores, nascidos a 29 de novembro de 1951, vivem no Canadá, em Winnipeg, o Adriano (tem página no Facebookl, aqui) e, nos EUA, Seekonk , Massachusetts. o David (tem página aqui).

O Armando Faria é autor da História da CCAÇ 4740 (vd. imagem da capa à direita).

Pode ser que outros camaradas como o Luís Mourato Oliveira (que pertenceu a esta companhia, em rendição individual), ou o António Graça de Abreu, do CAOP 1  (que esteve com eles em Cufar), nos possam também dar uma ajuda nesta identificação. Mas o Armando Faria é o camarada mais indicado para o fazer, está em contacto com eles, e tem organizado alguns dos encontr0s dos "Leões de Cufar" (**)

2. Em resposta ao nosso pedido, o Armando Faria legendou, no nosso Facebook,  a foto acima, do seguinte modo:

"Tabanca Grande Luís Graça Então vamos lá dizer algo deste pequeno grupo que pertencia ao 4.º grupo da CCaç 4740, formada em Angra do Heroísmo no BII 17 e onde se encontram; da esquerda para a direita de pé, 1.º cabo Adriano Medeiros, Canadá, Fur Mil Santos, Continente, sold David Medeiros, EUA, 1.º cabo Dâmaso, S. Miguel, 1.º cabo Joao Soares, EUA, sold Simas, Pico,  faleceu em 25/08/2015; 1.º cabo Ernesto, Canadá;  em baixo, Alf Silva e Fur Armando Faria, no Continente."

quinta-feira, 20 de abril de 2023

Guiné 61/74 - P24237: Blogpoesia (789): "Dia de enganos", poema da autoria de Adão Cruz, ex-Alf Mil Médico da CCAÇ 1547 / BCAÇ 1887 (Canquelifá e Bigene, 1966/68)

DIA DE ENGANOS

Uma gaivota beijando a espuma branca das águas fundas
em bailado Grandi Mestri
culminando as chaminés do Cabo do Mundo.
O barco ao longe

estático no horizonte
como eu aqui de olhos fitos nas rochas.
Gaivotas bailando
Rossini
Oh! Péchés de vieilhesse
Mascagni
Massenet
sem ponte nem horizonte
Verdi
Wagner
Bizet
sobre a espuma da tarde sem dia
do dia sem ponte
e sem horizonte para lá das rochas negras e nuas.
Marcia Trionfale em dia de glória
dunas de espuma branca
abraçando as rochas do meu deserto
tão perto do mar imenso tocando as nuvens.
Alguém me leva nas asas da gaivota
por dentro de ti para dentro de mim
em doce Intermezo de rios de sol e mares sem fim.
Alguém me passeia por dentro de ti
Cavalcate Delle Valchirie
avançando a vertigem em turbilhão
até planar bailando sobre o coração
cravado no sol poente
vermelho e quente do sangue que verti.
Bruscamente…o Prelúdio voando dentro de mim
a alma que resta em Meditazioni pelo espaço imenso
tocando aqui e ali as penas das asas que perdi.
Vesti La Giubba meu palhaço trágico
viajante da Barcarola en nuit d’amour
com ar triunfante Va Pensiero
sobre as asas douradas
seguro de quem se apoia nas pedras nuas da orla do mar
esquecendo o mar que navega… infinito… mistério.


adão cruz

____________

Nota do editor

Último poste da série de 9 DE ABRIL DE 2023 > Guiné 61/74 - P24211: Blogpoesia (788): "As Palavras estão gastas" (nova versão), poema da autoria de Adão Cruz, ex-Alf Mil Médico da CCAÇ 1547/BCAÇ 1887 (Canquelifá e Bigene, 1966/68)

Guiné 61/74 - P24236: Facebook...ando (24): 20 de abril de 1970: Assassinato dos oficiais do CAOP, em chão manjaco, Jolmete: que a História os lembre como mártires pela paz (Manuel Resende, A Mangífica Tabanca da Linha)



1. Poste do Manuel Resende, na página, de hoje, às 10h00, do Facebook  de A Magnífica Tabanca da Linha, de que é administrador:

Peço-vos desculpa por todos os anos repetir isto (não consigo esquecer).

Faz hoje, 20 de Abril de 2023, 53 anos do assassinato dos OFICIAIS do CAOP em solo Manjaco, área de Jolmete. HOMENS que deram a sua vida pela paz foram barbaramente martirizados.

Já todos sabemos a estória, não vou aqui repetir, é só para lembrar.
  • Major Passos Ramos
  • Major Osório
  • Major Pereira da Silva
  • Alferes João Mosca
  • Mamadu Lamine
  • Aliú Sissé
  • Patrão da Costa
Que a História futura os lembre como MÁRTIRES PELA PAZ!
___________

Nota do editor:

quarta-feira, 19 de abril de 2023

Guiné 61/74 - P24235: Historiografia da presença portuguesa em África (364): Procurar saber um pouco mais sobre a Casa Gouveia (2) (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 17 de Agosto de 2022:

Queridos amigos,
O que foi a atividade da Casa Gouveia na Guiné é um dos assuntos relevantes que continua por investigar em profundidade. Esta comunicação de Maria Eugénia Mata num simpósio que se prendeu com as comemorações dos 150 anos do nascimento de Alfredo da Silva ilumina o tempo histórico dessas atividades, quando se iniciaram, contemporâneas da circulação da moeda com o BNU, não se conhece a documentação (estará perdida?) referente ao desempenho da Casa Gouveia em nome do BNU entre 1903 e 1917, fica-nos um quadro, dado por esta importante comunicação, do papel económico e financeiro da Casa Gouveia. A documentação existente na Fundação Mário Soares sobre a Casa Gouveia parece pouco elucidativa, resta saber o que há noutros fundos documentais, desde o arquivo da CUF, Arquivo Histórico Ultramarino, Sociedade de Geografia de Lisboa, Biblioteca Nacional, e por aí adiante. Grande empreitada que aguarda candidato...

Um abraço do
Mário



Procurar saber um pouco mais sobre a Casa Gouveia (2)

Mário Beja Santos

Há anos que procuro saber por onde andam os arquivos da Casa Gouveia, a principal empresa comercial da Guiné, associada à CUF. Finalmente abriu-se-me uma porta, há um arquivo no Barreiro, indicaram-me o nome de alguém que durante anos na Guiné estivera na gestão dos Armazéns do Povo, depois da libertação para eles convergiram o património da Casa Gouveia, Sociedade Comercial Ultramarina e Barbosa e Comandita, hoje assunto passado, tal como outros grandes empreendimentos, caiu na água levando ao tempo mais de 5 mil trabalhadores para o desemprego. Recebido com enorme afabilidade na Fundação Amélia de Mello, tenho a promessa de uma viagem ao Barreiro, ver o que há e não há. Entretanto, recebi uns bons quilos de publicações, comecei por este título Globalização em Português, atas do simpósio que se realizou na Academia das Ciências em Lisboa, Princípia, 2021. Chamou-me à atenção a comunicação de Maria Eugénia Mata com o título "Casa Gouvêa: Monetarização e Integração da Guiné na Economia Mundial". Vale a pena aqui respigar alguns dados pertinentes que permitem desvelar o poder deste empreendimento.

A autora, como vimos, revela a grande aproximação que existiu entre os negócios da Casa Gouveia e o BNU. Este, no período da Primeira Guerra Mundial, e muito depois, teve um papel determinante no sistema monetário, emitiu para as transações de pequeno valor (cédulas).

“Em pequenas cadernetas eram destacadas estas cédulas, um espaço deixado vazio permitia que fossem carimbadas em todo o Ultramar, foram emissões que se prolongaram até à Segunda Guerra Mundial, por razões de entesouramento e fusão do metal das moedas.”

Vimos igualmente que se adotou um novo sistema de pesos e medidas, difundiram-se as máquinas de costura, criou-se a frota da Sociedade Geral de Comércio, Indústria e Transportes, que assegurava as ligações marítimas para o comércio bilateral de mercadorias e o transporte de passageiros.

Como a autora observa: 

“Nas exportações da Guiné, a Casa Gouvêa reunia e transportava para a metrópole os cultivos locais (mancarra, purgueira, rícino, algodão, mandioca) e as produções espontâneas de palmares, mangais, arrozais, bananais e outras frutas tropicais. Na segunda metade dos anos 1920 a procura internacional de produtos como a borracha e as oleaginosas desceu e bem assim os seus preços, no contexto das dificuldades da Grande Depressão de 1929-1933.” 

E adianta que a recuperação da Grande Depressão e os anos 1940 marcaram o aumento das produções e dos negócios na Guiné, o que se tornou visível com o crescimento de Bissau, tornada capital da colónia, uma capital que tinha um porto, onde afluíam navios nacionais e estrangeiros, em 1947 o Pidjiquiti recebeu uma nova construção de cais em estacaria de betão. 

Em que se transforma a Casa Gouveia? Tinha a sua sede em Bissau e como agente em Lisboa a CUF, Secção África-Guiné, situada na Rua do Comércio, 49, 4.º andar, em Lisboa. Era agente da Sociedade Geral Socony Vacuum Oil Company, para o transporte e distribuição de combustíveis da marca internacional e dos pneus MABOR.

É um tempo de pavimentação de estradas que permitiram a circulação de veículos de transporte. Em 1947, a colónia contava com telégrafo em 23 centros urbanos, melhorara a sua rede telefónica, tinham começado as emissões experimentais de rádio da estação de Bissau, foi reconstruída a fortaleza da Amura (desta vez em pedra em vez de barro e madeira), a capital encheu-se de equipamentos: o museu, o hospital com maternidade, a cadeia, a estufa, o liceu, o estádio, paióis, uma catedral, um palácio para o governador, uma mãe de água no Alto Crim para canalização e aprovisionamento doméstico; e foram construídas moradias para funcionários guineenses.

A Casa Gouveia servia a totalidade do território devido às suas sucursais, em 1948 eram 14: Bafatá, Bambadinca, Binta, Bissorã, Bolama, Brames, Cacheu, Teixeira Pinto, Farim, Nova Lamego, Geba, Mansoa, Sonaco e Pelundo. Sucursais em que se vendiam bens adaptados à vida em contexto rural e atmosfera étnica (têxteis, bicicletas, aparelhos de rádio, máquinas de costura, utilidades domésticas e querosene). 

A Casa Gouveia tem novos estatutos em 1961, passou de sociedade por quotas a sociedade por ações. Tinha obtido concessões por aforamento de pequenos territórios delimitados para o exercício dos seus propósitos na Guiné. As suas maiores propriedades rústicas localizavam-se em Buba, Bafatá, Farim e Canchungo.

E a autora dá-nos conta dos aspetos económico-financeiros em que emergiam os seus negócios, chama à atenção de que a circulação monetária do escudo da Guiné era diferente da circulação do escudo da metrópole, as exportações de produtos da Guiné eram pagas em escudos metropolitanos, ao preço da cotação desses produtos tropicais na Bolsa de Lisboa, incidia o pagamento de impostos alfandegários. Dá-nos conta da percentagem de cambiais obtida da exportação que devia ser entregue ao Fundo Cambial. Tive oportunidade, quando procedi a investigações no antigo Arquivo Histórico do BNU, de avaliar toda esta momentosa questão dos cambiais, as múltiplas petições das empresas que se queixavam da dureza de tributação. E escreve a autora: 

“O problema das cambiais tem a ver com o montante em escudo da metrópole com que ficavam os exportadores, e, portanto, condicionava a repatriação de lucros. E o poder político também o sabia. Quanto maior a percentagem de cambiais a entregar, menos lucros podiam repatriar. Toda a atividade da A. S. Gouvêa Lda. assentava em negociações com as autoridades políticas e administrativas locais e centrais (da metrópole) numa base de defesa dos seus resultados financeiros.”

A autora evoca testemunhos descrevendo os mecanismos económicos, cita mesmo o trabalho de Martinho Simões, datado de 1966, "Nas Três Frentes Durante Três Meses, Toda a Verdade da Guerra Contra o terrorismo", o repórter descreve as “casas grandes” do comércio guineense, visitou o centro industrial da Casa Gouveia no Ilhéu do Rei. 

Retomando a questão dos cambiais, a autora releva que a atividade da Casa Gouveia e da CUF da família Silva Mello eram decisivas para o sistema monetário e cambial da Guiné, explica o câmbio e as taxas, o papel do BNU como agente do Fundo Cambial da Guiné para fazer os pagamentos à metrópole em escudos metropolitanos e os ajustamentos operados a partir de 1961 no sistema de pagamentos interterritoriais, quando o Governo quis fazer uma união monetária de todo o espaço económico português, criando a Zona Monetária do Escudo.

Assim se chega à luta pela independência, somos confrontados com a atividade económica do período e após a independência a Casa Gouveia foi integrada nos Armazéns do Povo, uma integração que ficou concluída a 31 de dezembro de 1975. O imenso descalabro que se seguiu já não conta para esta história.

Finda aqui a recensão ao trabalho de Maria Eugénia Mata, vamos confiar que há outras fontes documentais à espreita de consulta.


Casa Gouveia em Bissau
Instalações da então Casa Gouveia no Ilhéu do Rei, fotografia de Francisco Nogueira, com a devida vénia
Antiga casa comercial António Silva Gouveia, posteriormente, utilizada para instalações militares do quartel de Bolama
____________

Nota do editor

Último poste da série de 12 DE ABRIL DE 2023 > Guiné 61/74 - P24219: Historiografia da presença portuguesa em África (363): Procurar saber um pouco mais sobre a Casa Gouveia (1) (Mário Beja Santos)

Guiné 61/74 - P24234: Armamento do PAIGC (3): peça de artilharia 130 mm M-46, cedida pelo Sekou Turé para os ataques, a partir do território da Guiné-Conacri, contra Guileje e Gadamael, em maio/junho de 1973


Peça de artilharia 130 mm M-46, de fabrico soviético (ano de introdução: 1954). Este tipo de armamento foi usado pelo PAIGC contra Guileje em maio de 1973, a partir do território da Guiné-Conacri. O seu alcance (máximo) é de 22,5 km.

Fonte: Wikipedia (em finlandês) (2007) (com a devida vénia...)



 Guiné-Bissau > Bissau > Fortaleza da Amura > Museu Militar da Luta de Libertação Nacional > A peça do lado direito não pode ser  o famigerado "canhão de 130 mm", de origem russa, fornecido pela Guiné-Conacri ao PAIGC nos ataques a Guileje e a Gadamael, em maio e junho de 1973... A peça de artilharia 130 mm, M-46, tinha/ tem  um cano ou tubo de mais de 7 metros de comprimento...  O da foto é muito mais curto... 

Não era armamento do PAIGC,  deve ter sido cedida pelo Sekou Touré, exigia uma equipagem de 8 elementos, além de viatura para a rebocar,   e disparava do outro lado da fronteira... Pesava 7,7 toneladas,,,  Nunca deve ter entrado sequer em território da antiga Guiné portuguesa (*).... 

Por outro lado, também deveria ser difícil distinguir, no final da guerra,  depois da morte de Amílcar Cabral,  e com o crescente ascendente de Sékou Touré (e dos soviéticos) sobre o aparelho político-militar do PAIGC, o que era do PAIGG e o que era dos seus anfitriões ou "patrões"...

Angola foi um dos países lusófonos que dispunha desta temível arma, durante a chamada guerra da segunda independência.

Fotos (e legendas): © Patrício Ribeiro (2023). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné


1. Nuno Rubim, coronel de artilharia na reforma, e especialista de renome. nacional e internacional, em história da artilharia, que colavora  com a ONG AD-Acção para o Desenvolvimento no Projecto Guiledje, no tempo do nosso saudoso Pepito (Bissau, 1949-Lisboa, 2014), confirmou-nos o emprego desta arma em 1973:

 

Excerto de mensagem do Nuno Rubim, membro da nossa Tabanca Grande, poste P1434 (*):

 (...) O Pepito foi a Cabo Verde e falou com os Cmdts Julinho de Carvalho e Osvaldo Lopes da Silva, os responsáveis operacionais no ataque a Guildeje, em Maio 1973. Colocou-lhes várias perguntas que eu sugeri, além daquelas que ele entendeu por bem e as respostas são muito satisfatórias, pese embora o tempo decorrido.

Agora vou estudar em detalhe essas informações e o ciclo continuará ...

Realmente a peça utilizada pelo PAIGC era o 130 mm M-46. O reconhecimento dos objectivos foi executado visualmente! (...)

2. Recorde-se o que já aqui escrevemos sobre o assunto (**):

(...) A artilharia 130 mm foi usada pela primeira vez contra Guileje em maio de 1973. E com crescente precisão. De origem soviética, com quase todo o armamento do PAIGC, operava a partir do território da Guiné-Conacri e tinha sido cedida pelo regime de Sékou Touré.

Entre 18 e 21 de maio de 1973 por exemplo, foram lançadas sobre Guileje cerca de sete centenas de granadas, de vários tipos (incluindo RPG 7). Média diária (4 dias): 171,25 granadas.
Entre 31 de maio e 11 de junho, Gadamael Porto foi flagelada com 1468 granadas: média diária (em 12 dias), 122,3 granadas; máximo 620 granadas (em 1 de junho), mínimo 4 granadas (em 10 de junho) (...)

3. Informação recolhida na Web > abcdef.wiki

Canhão de campo rebocado de 130 mm M1954 (M-46) - 130 mm towed field gun M1954 (M-46) - abcdef.wiki

(...) O canhão de campanha  rebocado ("towed field gun", em inglês),   de 130 mm M-46 (russo : 130-мм пушка M-46 ) é uma peça de artilharia rebocada de 130 mm, de carga manual , fabricada na União Soviética na década de 1950. 

Foi observado pela primeira vez pelo Oeste em 1954. Por muitos anos, o M-46 foi um dos sistemas de artilharia de maior alcance ao redor, com um alcance de mais de 27 km (...)


Especificações técnicas::

Massa:  7,7 t 
Comprimento; 11,73 m
Comprimento do cano: Furo: 7,15 m

Para saber mais: Canhão de campo rebocado de 130 mm M1954 (M-46)


(***) Último poste da série > 13 de abril de 2023 > Guiné 61/74 - P24220: Armamento do PAIGC (2): Ainda as viaturas blindadas BRDM-2: em finais de 1973/princípios de 1974, o PAIGC teria apenas 2 viaturas blindadas...

Guiné 61/74 - P24233: Bom dia desde Bissau (Patrício Ribeiro) (35): O novo porto de pesca do Alto Bandim: abundância de peixe mas mais caro (4,5 € / 3 mil CFA o kg)... metade segue para Dacar e a Europa


Foto nº 1 > Guiné-Bissau > Bissau > O novo porto de pesca do Alto Bandim  > Vista geral das instalações portuárias. Vê-se ao fundo a mãe de água do Alto Crim, que já vem do tempo da Bissau colonial (, tendo sido contruída em 1947)... 


Foto nº 1A > Guiné-Bissau > Bissau > O novo porto de pesca do Alto Bandim: as canoas nhomincas, em primeiro plano


Foto nº 2A >  Guiné-Bissau > Bissau > O novo porto de pesca do Alto Bandim: a venda do peixe na lota (cujo novo edifício ainda não funciona)


Foto nº 2 Guiné-Bissau > Bissau > O novo porto de pesca do Alto Bandim: as "videiras" ou peixeiras, em segundo plano

Guiné-Bissau > Bissau > Porto de pesca do Alto Bandim > 15 de abril de 2023 > 08:31 (Foto nº 1)  e 08:44 (Foto nº 2)

Fotos (e legendas): © Patrício Ribeiro (2023). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné





1. Mensagem do Patrício Ribeiro (nosso correspondente em Bissau, colaborador permanente da Tabanca Grande para as questões do ambiente, economia e geografia da Guiné-Bissau, onde vive desde 1984, e onde é empresário, fundador e diretor técnico da Impar Lda; tem mais de 130 referências no blogue: autor da série, entre outras, "Bom dia desde Bssau" (*):

Data - 17/04/2023, 12:12 
Assunto- Bom dia desde Bissau

Luís,

Envio umas fotos do novo porto de pesca, do Alto Bandim,  em Bissau, tiradas às 8.30h do dia 15 do corrente.

As obras do porto quase estão terminadas, a nova lota ainda não funciona, o prédio da fiscalização marítima também está pronto, mas não está a funcionar.

Neste local fui comprar peixe que estava a sair das canoas, onde centenas de pessoas estavam a fazer o mesmo.

Havia dezenas de canoas Nhomincas com pescadores a descarregar peixe, terão sido algumas toneladas pescadas nos últimos 3 dias. O gelo em escama para conservar o peixe não dura mais tempo.

Todos os dias chegam canoas a Bissau para descarregar o pescado e levar gelo e gasolina para uma nova pescaria.

Mesmo com esta abundância de peixe de todos os tipos, o preço do mesmo está mais caro.

Dentro do porto estão uma dezena de camiões frigoríficos à espera, que depois de carregados com peixe seguem para o Senegal para abastecer Dacar, muito será exportado para a Europa como se fosse pescado no Senegal.

As águas do Senegal já há muitos anos que não têm peixe. (Falo da minha experiência por lá andar a fazer caça submarina.)

A Guiné-Bissau ainda não consegue exportar o peixe fresco por não ter a certificação, o novo laboratório ainda não o consegue fazer.

Mas existe outro problema que é o transporte, os dez aviões semanais de Bissau/Lisboa, em que quatro são diretos, também não tem espaço para o transportar porque vão cheios de passageiros com as suas bagagens. (Ao fim 10 dias o pescado ainda é vendido na Europa como fresco.)

Resumindo: o peixe que é base da alimentação do povo guineense, está mais caro (4,5 euros /Kg,  de 1ª qualidade) (#) porque mais de metade do que é pescado entre as ilhas dos Bijagós vai para Dacar.

Nota final; por este motivo é que os que peixes que apanhava na praia de Varela,  já não os encontros, a minha comida agora é bagre ou latas de atum.

Abraço, Patricio Ribeiro

impar_bissau@hotmail.com

(#) igual a 3020,13 CFA (LG)





Planta da cidade de Bissau já no pós-independência (c. 1975/76). Localização dos bairros populares Bandim, Alto Crim e Pilão. Cortesia de A. Marques Lopes (2005).

Infografia: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné (2022)
____________

terça-feira, 18 de abril de 2023

Guiné 61/74 - P24232: Frase do dia (7): "Amílcar Cabral tinha tanto de génio como de ingénuo", diz uma das personagens do conto "A doença do Alemão", de Luís Graça


Amílcar Cabral (1924-1973) > c. 1970 > 
Foto  do líder histórico do PAIGC,
incluída em 
O Nosso Livro de Leitura da 2ª Classe,
editado pelos Serviços de Instrução do PAIGC
(1970)


1. Excerto do conto "A doença do Alemão", de Luís Graça (*):

(...) Sei que fez a tropa (e a guerra) na Guiné. Não posso dar muitos pormenores, porque sou um zero à esquerda nessas matérias. Julgo que pertencia à engenharia militar. Tanto quanto me lembro das nossas conversas, ele não deixava de simpatizar com o Amílcar Cabral, filho de pai cabo-verdiano. Mas achava um disparate a ideia de união ou unidade entre a Guiné-Bissau e Cabo-Verde.

− O Amílcar Cabral tinha tanto de génio como de ingénuo − recordo-me de ele me ter dito uma vez.

− Ingénuo ?... − indaguei eu.

− E viu-se: deixou-se matar por um dos seus. Em vez de mandar limpar o sebo a esse tal Inocêncio Cani, não, deu-lhe uma segunda oportunidade para ele se regenerar...

O Arsénio tinha uma costela cabo-verdiana, pelo lado da mãe que, garantia ele, era bisneta de escravos...

− E eu trisneto, com muita muita honra, sem qualquer complexo... Tive pena que Cabo Verde tivesse entrado, em 1975, na  paranoia da dipanda, a reboque do PAIGC. Arrepiaram caminho, anos mais tarde, que a euforia revolucionária  não enche barriga...

− Dipanda ?!...

− Ah!, desculpa, é angolês, uma corruptela de independência...

Eu aqui não quis comentar, nem nunca disse que tinha tido amigos cabo-verdianos que apoiavam o PAIGC no Luxemburgo... Depois meteram a viola no saco, quando se deu o golpe de Estado do 'Nino' Vieira, em 1989, se bem recordo... Foi o fim de muitas ilusões... "A segunda morte do pai das nossas nacionalidades", chorava um dos meus amigos que era cantor, com discos publicados  na Holanda... E, para mim, também, embora eu nunca tivesse conhecido a realidade da Guiné-Bissau nem de Cabo-Verde, antes e depois da "luta de libertação", como eles gostavam de dizer... Mas o direito à independência, tanto da Guiné-Bissau, como de Cabo Verde, esse, sempre o reconheci. Como lá se chegou, num caso e no outro, isso eu já não discutia, era assunto para os guineenses, os cabo-verdianos, os portugueses  e os historiadores... E eu, afinal, era cidadão luxemburguês...(embora mantivesse a cidadania portuguesa). (...)


2. Comentário de António Graça de Abreu:

Que grande história! Mas uma frase lapidar, exemplar pelo rigor: "O Amílcar Cabral tinha tanto de génio como de ingénuo." (**)

Abraço,

António Graça de Abreu | 18 de abril de 2023 às 18:01 

_________________

(**) Último poste da série > 31 de julho de 2022 > Guiné 61/74 - P23477: Frase do dia (6): Abençoadas Guiné e China que me deram este gosto pela poesia (António Graça de Abreu)

Guiné 61/74 - P24231: (In)citações (238): Da contestação da Guerra, à mobilização e regresso da Guiné, o operário de Sines e a evolução das costelas (Victor Costa, ex-Fur Mil At Inf)

1. Mensagem do nosso camarada Victor Costa, ex-Fur Mil At Inf, CCAÇ 4541/72 (Safim, 1974), com data de 25 de Março de 2023:

Amigos e camaradas da Guiné

Cruzei-me várias vezes com Jaime Gama no CICA 2, mas apenas falei com ele 4 vezes durante um serviço comum, ele no papel de Oficial de Dia e eu no papel de Sargento de Dia. Foi o único contacto directo que tive e por isso não dá para falar do ex-Presidente da Assembleia da República, enquanto pessoa ou militar. Desse dia recordo a imagem dum individuo pouco falador, não dava nas vistas, não era vaidoso, não era militarista mas cumpria as regras. Depois da minha mobilização foi um exemplo a seguir para evitar problemas na tropa.

No final da recruta do 1.º turno em fevereiro de 1974 no CICA 2, realizou-se a semana de campo numa mata chamada Foitos, localizada na freguesia de Louriçal, apesar de decorrer sem incidentes, ficou gravada na minha memória para sempre. No penúltimo dia da dita semana, uma 5.ª feira, houve melhoria de rancho, o Vitor Costa pouco bebia e não era todos os dias que se comiam febras na brasa (rancho melhorado) e eu aproveitei a oportunidade para regar as febras com tintol. 

Com o aproximar da noite, a bebida a subir à cabeça e eufórico, decidi fazer uma sessão de esclarecimento à tropa contra a guerra colonial, estava a dita tropa já acomodada dentro das viaturas Morris cobertas com toldo. Que seca... deviam pensar os soldados, quem pensa este gajo que é. Quando terminei a sessão lá fui para o acampamento do "IN" a que pertencia, salvo erro, com a arma e as munições simuladas.

No dia seguinte, sexta-feira, com a boca ainda seca, começaram os preparativos para a tropa regressar ao quartel e o Victor Costa ia recordando as peripécias da noite anterior e nem me queria lembrar daquilo que tinha feito. Na segunda-feira seguinte e durante a semana tudo decorreu sem incidentes e eu, já mais calmo, comecei a pensar que afinal não tinha dado nas vistas. Mas veio a outra segunda-feira e, às nove horas da manhã, chamaram-me pelo altifalante do quartel, ao gabinete do 2.º Comandante, o Major Pires. Ao chegar à porta faço anunciar-me, faço a continência e, "V.ª Ex.ª meu Major dá-me licença", segue-se um momento de silêncio e lá veio a resposta:

- Entre nosso cabo miliciano, esteja à vontade. Seguiu-se um período de silêncio.
- Então a semana de campo correu bem - pergunta-me de chofre.

 Seguiu-se um período de silêncio e lá veio a resposta.
- Sim meu major correu bem...
- Hum - ouvi eu...
- Mas, ouvi dizer que houve política que não estava no programa da semana de campo... - 

Silêncio.

Seguiu-se uma lição de meia hora sobre dever, disciplina, exemplo a dar à tropa, a política não era para ali chamada etc. E a terminar:

- Olhe, quero dizer-lhe que foi mobilizado para a província portuguesa da Guiné para render um camarada seu. É tudo, pode sair.

Faço a continência, despeço-me, dou meia volta aos tacões e lá segui para casa, com a convicção que tinha mijado fora do penico e falado de mais. Daquela reunião com o 2.º Comandante, fiquei também a saber com quantos paus se faz uma canoa, ou seja, havia um pau que tinha uma ponta no bico e tinha havido uma mão que tinha aproveitado o pau para escrever.

Aqui começou o início de uma nova vida, seguiram-se 10 dias de licença para tratar da farda e da papelada, no Depósito Geral de Adidos de Lisboa, e apanhar um Boeing 727 da FAP em Lisboa e daí para Bissalanca. Até nisso eu tive sorte, porque foi a primeira vez que andei de avião. Ao chegar a Bissalanca já tinha uma carrinha Mercedes do Exército para me levar para os quartos do QG em Bissau junto ao bar de Sargentos.

No outro dia depois de arrumar a mala com o fardamento e outros pertences, dirijo-me para o dito bar e, ao passar pelas mesas na esplanada, começo a ouvir umas bocas que me eram dirigidas, não liguei e dirigi-me para o balcão.

As bocas, "piu... piu... piu"..., eram de gozo, divertidas, nunca as tinha ouvido e com tendência para aumentar. Que sorte, eu a pensar que ia ver gente triste e carrancuda e sai-me esta cena, a seguir de uma das mesas começa um coro, que só lhe faltava a música. Hoje já não existem praxes pelo menos daquele tipo, para mim que sempre gostei de praxes, esta foi do melhor, ser praxado permite conhecer novas pessoas e uma boa integração melhora o nosso moral.

Entretanto o coro foi aumentando:

piriquito vai no mato... óréréré
que a velhice vai no Bissau... óréréré
salta, salta piriquito... óréréré
que a velhice já saltou... óréréré


E a festa continuou.

Numa das mesas as picadelas tornaram-se mais fortes e foi para lá que eu me dirigi para os cumprimentar. Nem parecia que tinha chegado à Guerra, de onde és pergunta um, não havia sol lá na terra, diz outro, para onde vais? Vai trocar as divisas porque essas cheiram a leite (ainda hoje tenho as divisas de outro furriel). O que queres beber, foi aqui que comecei a beber o bom Whisky Old Parr, simples e seco, porque a água estraga o whisky e este, 5$00 a bolha e 127$50 a garrafa, era barato. 

Só no dia seguinte é que comecei a ouvir relatos sobre a guerra. O ambiente era bom, não fosse a saturação e a pancada no sotão, em alguns "velhinhos" com mais de 28 meses de comissão, fartos daquilo que era a fruta da época a aguardar que os mandassem para casa. Na minha primeira visita ao "Barracão", perdão queria dizer Hospital Militar de Bissau, para visitar uns amigos do "velho" furriel Bilhau da Leirosa, é que vi que tinha chegado à Guerra.

No dia 17 de Março, ao som do altifalante e da voz de Raul Solnado, que falava das munições da Guerra de 1908, recebi a ordem para fazer o espólio dum furriel miliciano morto em combate na região de Bafatá e que era o objecto da minha mobilização.

Foi um momento difícil, conhecer o historial desse camarada, fazer a seleção dos seus pertences para os enviar à família e queimar a correspondência imprópria das cartas enviadas por cinco mulheres ou raparigas que com ele tinham tido uma relação muito íntima, não sei se seriam madrinhas de guerra ou outra ligação qualquer, a verdade é que aquele tipo de escrita até dava vida a um morto. 

Fiquei então a saber que a fotografia dele de camuflado com chapéu à cowboy com a walter de 9 mm a pender para o lado direito pronta a sacar não era nada, quando comparada com a dita escrita das cartas. Apenas o vi em fotografias, não vi nem o caixão e a dita escrita não permitiu saber que tipo de vida levava na Metrópole, prefiro recordá-lo apenas como um guerreiro com tomates.

Entretanto a dita rendição para Bafatá nunca se concretizou, nem cheguei a saber a razão. O facto é que fui direitinho para a CCaç 4541/72 para aprender a arte da Guerra. Depois de começar a beber bom Whisky é difícil parar, só temos que manter o controle da situação. A primeira coisa que me lembro quando cheguei à CCaç 4541/72, foi da minha deslocação ao barraco, perdão queria dizer Bar, pedir um Old Parr e o soldado dizer que não havia,  porque dava prejuízo, foi a minha oportunidade para saber quantas bolhas tinha uma garrafa e ensinar o soldado a gerir o bar. 

De facto 5$00 por cada dose e sendo elas 28, dava para ganhar dinheiro, mas a melhor opção seria vender do Dimple porque a garrafa custava 125$00, ainda hoje é raro o dia, não beber um Whisky a seguir ao almoço. As moedas que ainda mantenho na minha posse têm a ver com Whisky. Na tropa aprendi que há limites para tudo e 10$00 correspondia a dois Whisky e eram suficientes para andar direito, não falar demais, não dar nas vistas e não fazer coisas que nos tragam problemas. É o melhor remédio.

Destas recordações sobre a minha mobilização para a Guiné, resta-me apenas um papel timbrado que a grande maioria não possui, que guardo como recordação e sem complexos de esquerda ou de direita. O facto de ser contra a situação da guerra nas ditas colónias, refletia o pulsar da juventude do meu tempo e ela só trazia problemas, mas uma vez chegado à guerra da Guiné, o meu lado da barricada estava escolhido, a minha obrigação era cumprir e fazer cumprir as ordens, respeitar a hierarquia e fazer a guerra, ali comecei a respeitar aquele povo, mas também a aprender que, afinal, além de ter costelas de esquerda, tinha uma mão direita e um dedo que disparava a G3 apenas com o apoio do braço e da anca do mesmo lado e enquanto existissem ordens as ditas eram para funcionar.

A minha passagem pela Guiné mostrou-me que, se o Regime que nos conduziu à Guerra não era bom, o PAIGC não era melhor e as minhas costelas de esquerda começaram a perder força. Entre outras coisas eu consegui uma Declaração em papel timbrado de uma comissão por imposição, que nem o filho do Secretário do Gabinete do Ministro das Colónias, Baltazar Rebelo de Sousa dessa altura tem. 

 Quando regressei da Guiné esperava-me outra surpresa. Fomos mal recebidos, os empregos eram poucos e muito menos para aqueles que não fossem soviéticos ou próximo deles, mas a tropa e a psícola da Guiné tinham-me tornado mais forte e por isso fui à luta.

No início de 1975 comecei a trabalhar na empresa Sepsa, de Leça do Balio, na montagem da Petrosul em Sines, o centro do furacão da revolução no Alentejo, onde vi e assisti àquela cegueira ideológica dos soviéticos que nada tinham compreendido daquele poema do Zeca Afonso, ou da queima das fitas e da linha férrea entre Coimbra e a Figueira.

Vejam bem
que não há só gaivotas em terra
Quando um homem se põe a pensar
Quando um homem se põe a pensar

Quem lá vem
Dorme a noite ao relento na areia
Dorme a noite ao relento do mar
Dorme a noite ao relento do mar

E se houver uma praça de gente madura
e uma estátua
uma estátua de febre a arder

Anda alguém
pela noite de breu à procura
E não há quem lhe queira valer
E não há quem lhe queira valer

Vejam bem
Daquele homem a fraca figura
Desbravando os caminhos do pão
Desbravando os caminhos do pão

E se houver
Uma praça de gente madura
Ninguém vai levantá-lo do chão
Ninguém vai levantá-lo do chão

Vejam bem que não há só gaivotas em terra
Quando um homem
Quando um homem se põe a pensar

Que poema bonito este.

Mas a realidade era outra, aquela gente no complexo Industrial de Sines esqueceu-se que alguns da minha geração já conheciam o poema, conheciam as praxes académicas de Coimbra e já tinham aprendido a pensar e aquela revolução tinha mais a ver com aquele ditado popular "Olha para o que eu digo, mas não olhes para o que eu faço" e o pior, estava para vir.

Um abraço,
Victor Costa
Ex-Fur Mil At Inf

____________

Nota do editor

Último poste da série de 16 DE ABRIL DE 2023 > Guiné 61/74 - P24226: (In)citações (237): "Reflexão sobre a pobreza" (Adão Cruz, ex-Alf Mil Médico da CCAÇ 1547 / BCAÇ 1887, Canquelifá e Bigene, 1966/68)