segunda-feira, 17 de abril de 2023

Guiné 61/74 - P24229: Notas de leitura (1573): "Seis Irmãos em África", segunda edição; Porto, 2017; edição de autor, mas os autores são seis: Fernando, Rogério, Dálio, Carlos, Álvaro, Abílio, quem compilou os textos foi o Abílio, trata-se dos manos Magro que percorreram diferentes paragens africanas (1) (Mário Beja Santos)


1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá, Finete e Bambadinca, 1968/70), com data de 6 de Abril de 2023:

Queridos amigos,
Fernando Magro é um reincidente, no blogue já falei das Memórias da Guiné, ele depois apareceu e mais contou. O que nós não sabíamos é que ele era o mais velho de 6 irmãos que andaram por Angola, Guiné e Moçambique, estiveram 5 deles em simultâneo nas fileiras, entenderam-se para organizar as suas memórias, aqui temos "Seis Irmãos em África". Hoje falamos dos dois mais palradores, Fernando e Rogério, terá sido este o que mais pensou (é esta a opinião de todos os outros), mais adiante falaremos do Dálio, do Carlos, do Álvaro e do Abílio, terão constituído uma família muito unida, lembram no relato deste memorial a mãe Adelina, a 2.ª comandante, é um texto muito bonito: "Os tempos eram difíceis, as bocas eram muitas, os mancebos eram 'levados da breca', mas a 2.ª comandante nunca fraquejava e demonstrava possuir a força mental que um verdadeiro militar deve possuir em situações adversas e era um exemplo vivo para os mancebos em fim de formação. Descansa em paz, mãe. Regressámos todos sãos e salvos."

Um abraço do
Mário



Os seis manos Magro, façanha única, foram todos à guerra (1)

Mário Beja Santos

A obra intitula-se "Seis Irmãos em África", segunda edição, Porto, 2017, edição de autor, mas os autores são seis: Fernando, Rogério, Dálio, Carlos, Álvaro, Abílio, quem compilou os textos foi o Abílio, trata-se dos manos Magro que percorreram diferentes paragens africanas. Nasceram entre 1936 e 1951, a casa paterna, repleta de juventude, ficou num espaço de dois ou três anos, vazia. “Em 1971, estavam quatro dos seis irmãos a cumprir serviço militar em África, e em 1972, quando o irmão mais novo foi incorporado no Exército, estavam ainda esses quatro irmãos em pleno nas Forças Armadas: Fernando e Álvaro na Guiné, Carlos em Angola, e Dálio no Hospital Militar de Doenças Infectocontagiosas, em Lisboa, evacuado de Moçambique.” Será provavelmente um caso único em Portugal.

O Rogério foi o primeiro a partir, mobilizado para a Angola em 1967 e regressado em 1969, passou à disponibilidade antes de qualquer outro irmão ter sido mobilizado. O Fernando (de nós bem conhecido, com histórico detalhado no blogue), o mais velho, depois de ter cumprido o serviço militar obrigatório entre 1958 e 1960, voltou a ser incorporado em 1969, permaneceu na Guiné de 1970 a 1972.
Dálio, que andava a estudar, foi pedindo adiamento, acabou incorporado em 1969, mobilizado para Moçambique, também de 1970 a 1972, só passou à disponibilidade em janeiro de 1974, este a tratar-se no Hospital Militar de Doenças Infectocontagiosas.
Carlos optou por se oferecer como voluntário para a Força Aérea e foi incorporado também em 1969, seguiu para a Angola, ali permaneceu de 1970 a 1972, e só passou à disponibilidade em 1974, já que o tempo mínimo de prestação de serviço na FAP era de seis anos.
Álvaro, com menos de dois anos de idade do que o Carlos, foi incorporado em 1970 e mobilizado para a Guiné de 1971 a 1974, foi contemporâneo do irmão Fernando.
Abílio, com menos de um ano e meio do que o Álvaro, foi incorporado em 1972 e mobilizado para a Guiné em 1973, onde conviveu com o irmão Álvaro e só regressou em setembro de 1974.
Assim se explica a permanência e simultâneo de cinco irmãos nas Forças Armadas portuguesas.

Os manos Magro decidiram agora fazer a compilação do acervo das suas memórias, como escrevem, “relatos simples, sem bazófias ou falsos heroísmos, de episódios vividos no dia a dia nos três teatros de guerra; na maioria dos casos, só viveram raras situações de perigo.”

Começa-se pelo mano Fernando, bem conhecido no blogue. Andava em vilegiatura nas termas de Monte Real, e conversando com um antigo companheiro da Escola Prática de Vendas Novas, curso de 1958, descobriu que em breve iria ser incorporado, fez curso em Mafra, em 1969 e no processo da mobilização foram revelados graves problemas de saúde, resolve escrever ao General Spínola, põe-se à disposição, como técnico de engenharia, para cooperar de acordo com os seus conhecimentos. Foi colocado nos serviços de reordenamentos populacionais e mais adiante no Batalhão de Engenharia n.º 447, deixa-nos um conjunto de apontamentos onde sobressaem a famosa reunião de abril de 1970 em que o general Spínola convocou para uma reunião na grande sala do Palácio muitos oficiais e anunciou que se entrara numa fase de negociações, ficariam doravante excluídas atitudes ofensivas, dias depois desmoronou-se tal expetativa, foi o massacre de oficiais em Jolmete, em 20 de abril de 1970. Fala-nos do seu quotidiano familiar, dos problemas suscitados pelos reordenamentos populacionais, o trabalho desenvolvido no Batalhão de Engenharia, as aulas que deu na Escola Comercial e Industrial de Bissau, os acontecimentos inerentes à operação Mar Verde, o relato feito pelo tenente Januário nessa operação se entregou com o seu pelotão às autoridades da Guiné-Conacri, a sua recordação das amostras de 1971 e até de uma emboscada a uma coluna militar do BENG 447 em 22 de março de 1974, entre Piche e Nova Lamego.

Temos agora o mano Rogério, furriel de Infantaria, Angola, percorreu Lucusse, Gago Coutinho e Dundo, CCAÇ 1719/BCCAÇ 1920. Os manos Magro admitem que terá sido o Rogério o que terá tido o percurso militar mais duro, o que enfrentou maiores perigos, preparou-se nas Caldas da Rainha e em Tavira. Participou em várias operações na zona militar leste, louvado pelo seu comportamento numa emboscada e pelas suas qualidades militares evidenciadas durante cerca de 2 anos. Fala-nos de 48 dias em Lumbala, a comer rações de combate, não esquece os desarranjos intestinais, as lavagens das fardas no rio Zambeze, um episódio pícaro na compra de frangos, a emboscada na picada de Gago Coutinho para Ninda, paira sempre na narrativa a questão da comida, não esquece no início de 1969, na capital da Diamang uma estadia para descomprimir e repousar, é aqui que se viu no papel de mestre de obras, havia que construir uma escola, conta-nos todo o episódio. Segue-se a peripécia da ordem de prisão a um piquete, cumpriu o castigo na caserna, e conclui, pícaro: “Quinze militares foram presos por não existirem meios que possibilitassem a execução do serviço de que estavam incumbidos; os mesmos quinze militares foram soltos no segundo dia de prisão a fim de participarem numa operação.” São as tais coisas absurdas que só podem acontecer numa atmosfera de guerra.

O mano Rogério é decididamente aquele que mais penou, como descreverá na operação Lumai, depois como a morte lhe passou perto, descreve a coluna para Caripande, depois a coluna que foi buscar o T-6 a Mussuma e os seus aspetos insólitos, o destacamento para Sessa, a missão acabou por se revelar um descanso, e depois partiram com destino ao Dundu, ali a sua companhia ficou até ao fim da comissão. Deixa-nos um retrato humaníssimo do seu comandante de companhia, o capitão Azuil Dias de Carvalho. “Percorremos quase todo o Leste de Angola em operações militares; estivemos no Cazombo, no Lumbala, etc. efetuando operações com os fuzileiros, paraquedistas e comandos. O capitão Azuil foi sempre um acérrimo defensor dos homens que comandava.” Ferido em combate, no helicóptero que o transportou para o Luso terá proferido as seguintes palavras ao comandante de Batalhão: “Meu comandante, espero que os meus homens não sejam prejudicados na transferência que se vai efetuar pelo motivo de me encontrar ferido e ausente.”

E findo este tocante In memorium, vamos agora falar de Dálio Magro, alferes-miliciano de Engenharia, Companhia de Engenharia 2686, Marrupa, Moçambique, 1970-1972.


(continua)
____________

Nota do editor

Último poste da série de 14 DE ABRIL DE 2023 > Guiné 61/74 - P24222: Notas de leitura (1572): "As Voltas do Passado, A Guerra Colonial e as suas Lutas de Libertação", com organização de Miguel Cardina e Bruno Sena Martins, com vasto número de colaboradores; Tinta-da-China, 2018 (Mário Beja Santos)

1 comentário:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Temos três manos Magro na Tabanca Grande: Fernando, Abílio e Ãlvaro... Passaram os três pelo TO da Guiné... Bem podiam ir para o Guiness os camaradas Magro. Saúde e longa vida, para eles. LG