quarta-feira, 19 de abril de 2023

Guiné 61/74 - P24235: Historiografia da presença portuguesa em África (364): Procurar saber um pouco mais sobre a Casa Gouveia (2) (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 17 de Agosto de 2022:

Queridos amigos,
O que foi a atividade da Casa Gouveia na Guiné é um dos assuntos relevantes que continua por investigar em profundidade. Esta comunicação de Maria Eugénia Mata num simpósio que se prendeu com as comemorações dos 150 anos do nascimento de Alfredo da Silva ilumina o tempo histórico dessas atividades, quando se iniciaram, contemporâneas da circulação da moeda com o BNU, não se conhece a documentação (estará perdida?) referente ao desempenho da Casa Gouveia em nome do BNU entre 1903 e 1917, fica-nos um quadro, dado por esta importante comunicação, do papel económico e financeiro da Casa Gouveia. A documentação existente na Fundação Mário Soares sobre a Casa Gouveia parece pouco elucidativa, resta saber o que há noutros fundos documentais, desde o arquivo da CUF, Arquivo Histórico Ultramarino, Sociedade de Geografia de Lisboa, Biblioteca Nacional, e por aí adiante. Grande empreitada que aguarda candidato...

Um abraço do
Mário



Procurar saber um pouco mais sobre a Casa Gouveia (2)

Mário Beja Santos

Há anos que procuro saber por onde andam os arquivos da Casa Gouveia, a principal empresa comercial da Guiné, associada à CUF. Finalmente abriu-se-me uma porta, há um arquivo no Barreiro, indicaram-me o nome de alguém que durante anos na Guiné estivera na gestão dos Armazéns do Povo, depois da libertação para eles convergiram o património da Casa Gouveia, Sociedade Comercial Ultramarina e Barbosa e Comandita, hoje assunto passado, tal como outros grandes empreendimentos, caiu na água levando ao tempo mais de 5 mil trabalhadores para o desemprego. Recebido com enorme afabilidade na Fundação Amélia de Mello, tenho a promessa de uma viagem ao Barreiro, ver o que há e não há. Entretanto, recebi uns bons quilos de publicações, comecei por este título Globalização em Português, atas do simpósio que se realizou na Academia das Ciências em Lisboa, Princípia, 2021. Chamou-me à atenção a comunicação de Maria Eugénia Mata com o título "Casa Gouvêa: Monetarização e Integração da Guiné na Economia Mundial". Vale a pena aqui respigar alguns dados pertinentes que permitem desvelar o poder deste empreendimento.

A autora, como vimos, revela a grande aproximação que existiu entre os negócios da Casa Gouveia e o BNU. Este, no período da Primeira Guerra Mundial, e muito depois, teve um papel determinante no sistema monetário, emitiu para as transações de pequeno valor (cédulas).

“Em pequenas cadernetas eram destacadas estas cédulas, um espaço deixado vazio permitia que fossem carimbadas em todo o Ultramar, foram emissões que se prolongaram até à Segunda Guerra Mundial, por razões de entesouramento e fusão do metal das moedas.”

Vimos igualmente que se adotou um novo sistema de pesos e medidas, difundiram-se as máquinas de costura, criou-se a frota da Sociedade Geral de Comércio, Indústria e Transportes, que assegurava as ligações marítimas para o comércio bilateral de mercadorias e o transporte de passageiros.

Como a autora observa: 

“Nas exportações da Guiné, a Casa Gouvêa reunia e transportava para a metrópole os cultivos locais (mancarra, purgueira, rícino, algodão, mandioca) e as produções espontâneas de palmares, mangais, arrozais, bananais e outras frutas tropicais. Na segunda metade dos anos 1920 a procura internacional de produtos como a borracha e as oleaginosas desceu e bem assim os seus preços, no contexto das dificuldades da Grande Depressão de 1929-1933.” 

E adianta que a recuperação da Grande Depressão e os anos 1940 marcaram o aumento das produções e dos negócios na Guiné, o que se tornou visível com o crescimento de Bissau, tornada capital da colónia, uma capital que tinha um porto, onde afluíam navios nacionais e estrangeiros, em 1947 o Pidjiquiti recebeu uma nova construção de cais em estacaria de betão. 

Em que se transforma a Casa Gouveia? Tinha a sua sede em Bissau e como agente em Lisboa a CUF, Secção África-Guiné, situada na Rua do Comércio, 49, 4.º andar, em Lisboa. Era agente da Sociedade Geral Socony Vacuum Oil Company, para o transporte e distribuição de combustíveis da marca internacional e dos pneus MABOR.

É um tempo de pavimentação de estradas que permitiram a circulação de veículos de transporte. Em 1947, a colónia contava com telégrafo em 23 centros urbanos, melhorara a sua rede telefónica, tinham começado as emissões experimentais de rádio da estação de Bissau, foi reconstruída a fortaleza da Amura (desta vez em pedra em vez de barro e madeira), a capital encheu-se de equipamentos: o museu, o hospital com maternidade, a cadeia, a estufa, o liceu, o estádio, paióis, uma catedral, um palácio para o governador, uma mãe de água no Alto Crim para canalização e aprovisionamento doméstico; e foram construídas moradias para funcionários guineenses.

A Casa Gouveia servia a totalidade do território devido às suas sucursais, em 1948 eram 14: Bafatá, Bambadinca, Binta, Bissorã, Bolama, Brames, Cacheu, Teixeira Pinto, Farim, Nova Lamego, Geba, Mansoa, Sonaco e Pelundo. Sucursais em que se vendiam bens adaptados à vida em contexto rural e atmosfera étnica (têxteis, bicicletas, aparelhos de rádio, máquinas de costura, utilidades domésticas e querosene). 

A Casa Gouveia tem novos estatutos em 1961, passou de sociedade por quotas a sociedade por ações. Tinha obtido concessões por aforamento de pequenos territórios delimitados para o exercício dos seus propósitos na Guiné. As suas maiores propriedades rústicas localizavam-se em Buba, Bafatá, Farim e Canchungo.

E a autora dá-nos conta dos aspetos económico-financeiros em que emergiam os seus negócios, chama à atenção de que a circulação monetária do escudo da Guiné era diferente da circulação do escudo da metrópole, as exportações de produtos da Guiné eram pagas em escudos metropolitanos, ao preço da cotação desses produtos tropicais na Bolsa de Lisboa, incidia o pagamento de impostos alfandegários. Dá-nos conta da percentagem de cambiais obtida da exportação que devia ser entregue ao Fundo Cambial. Tive oportunidade, quando procedi a investigações no antigo Arquivo Histórico do BNU, de avaliar toda esta momentosa questão dos cambiais, as múltiplas petições das empresas que se queixavam da dureza de tributação. E escreve a autora: 

“O problema das cambiais tem a ver com o montante em escudo da metrópole com que ficavam os exportadores, e, portanto, condicionava a repatriação de lucros. E o poder político também o sabia. Quanto maior a percentagem de cambiais a entregar, menos lucros podiam repatriar. Toda a atividade da A. S. Gouvêa Lda. assentava em negociações com as autoridades políticas e administrativas locais e centrais (da metrópole) numa base de defesa dos seus resultados financeiros.”

A autora evoca testemunhos descrevendo os mecanismos económicos, cita mesmo o trabalho de Martinho Simões, datado de 1966, "Nas Três Frentes Durante Três Meses, Toda a Verdade da Guerra Contra o terrorismo", o repórter descreve as “casas grandes” do comércio guineense, visitou o centro industrial da Casa Gouveia no Ilhéu do Rei. 

Retomando a questão dos cambiais, a autora releva que a atividade da Casa Gouveia e da CUF da família Silva Mello eram decisivas para o sistema monetário e cambial da Guiné, explica o câmbio e as taxas, o papel do BNU como agente do Fundo Cambial da Guiné para fazer os pagamentos à metrópole em escudos metropolitanos e os ajustamentos operados a partir de 1961 no sistema de pagamentos interterritoriais, quando o Governo quis fazer uma união monetária de todo o espaço económico português, criando a Zona Monetária do Escudo.

Assim se chega à luta pela independência, somos confrontados com a atividade económica do período e após a independência a Casa Gouveia foi integrada nos Armazéns do Povo, uma integração que ficou concluída a 31 de dezembro de 1975. O imenso descalabro que se seguiu já não conta para esta história.

Finda aqui a recensão ao trabalho de Maria Eugénia Mata, vamos confiar que há outras fontes documentais à espreita de consulta.


Casa Gouveia em Bissau
Instalações da então Casa Gouveia no Ilhéu do Rei, fotografia de Francisco Nogueira, com a devida vénia
Antiga casa comercial António Silva Gouveia, posteriormente, utilizada para instalações militares do quartel de Bolama
____________

Nota do editor

Último poste da série de 12 DE ABRIL DE 2023 > Guiné 61/74 - P24219: Historiografia da presença portuguesa em África (363): Procurar saber um pouco mais sobre a Casa Gouveia (1) (Mário Beja Santos)

3 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Ainda bem que não se perderam os arquivos da Casa Gouveia. Fazem parte de uma história comum, nossa e dos guineenses. Mas a grande maioria dos nossos leitores gostaria de perceber mellhor essa história do escudo guineense ("peso") valer só 90% do escudo metropolitano...

Essa coisa dos "cambiais" tem que ser trocada por miúdos, com exemplos... O Amílcar Cabral, embora denunciasse a Casa Gouveia como uma peça-chave do colonialismo, não tinha pejo em meter um Cunha para o irmão, Luis Cabral, lá começar a trabalho, na área da contabilidade... Ou não fosse ele tuga com todas as manhas dos tugas... LG

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Queria dizer "meter uma cunha"... Peço desculpa.

José Botelho Colaço disse...

Já viste alguém se coçar ao contrário?!...