sexta-feira, 21 de abril de 2023

Guiné 61/74 - P24238: Facebook...ando (25): Os dois irmãos gémeos Medeiros, da CCAÇ 4740 (Cufar, 1972/74), naturais da Ribeira Grande, a viverem hoje no Canadá (o Adriano) e nos EUA (o David)


Guiné  > Região de Tombali > Cufar > CAÇ 4740 (1972/74), Leões de Cufar" >  Foto de grupo com os manos gémeos Medeiros, Adriano e David, que estão por identificar. Mas, pela pesquisa que fizemos nas suas páginas do Facebook, seriam o primeiro e o terceiro, na fila que está de pé, a contar da esquerda para a  direita.  O Armando Faria está em primeiro plano, agachado, de bigode, no lado esquerdo.

Foto (e legenda): © Armando Faria (2023). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


Guião dos "Leões de Cufar", CCAÇ 4740 (1972/74), mobilizada pelo BII 17


1. Recentemente, e com referência ao poste P24229 (*), o nosso camarada Armando Faria (ex-fur mil inf MA, CCAÇ 4740, Cufar, 1972/74, natural de Vila Nova de Gaia), postou o seguinte comentário, na página do Facebook da Tabanca Grande:

(...) A CCaç 4740 teve dois gémeos em Cufar, Guiné, junho de 72 Agosto 74, o Adriano Medeiros e o David Medeiros, pertenceram ao 4.º grupo de combate". (...) 

O comentário vinha acompanhado de uma foto de grupo, com pessoal da CCAÇ 4740, onde presumivelmente estão os dois manos, o Adriano e o David. Mas não estão identificados.

Mandei ao Armando um mail, ontem, dia 20, com o seguinte teor:

"Armando: como vai isso ? A saúde e o resto ? Não tens dado notícias, embora participes na nossa página do Facebook... Há dias encontrei esta tua foto (...)

Acho que era invuilgar haver dois gémeos na mesma unidade ou subunidade... Gostava que os identificasses na foto... Já fui à página deles no Facebook.... E gostava que, estando um na América e outro no Canadá, como muitos outros camaradas açorianos, aceitassem o meu convite para integrar a nossa Tabanca Grande... Será que têm mais fotos desse tempo ?

Os irmã
os Magro foram seis, os que estiveram nos nossos TO em África, mas nenhum era gémeo, três estiveram ao mesmo tempo na Guiné em dada altura...

Vês se dás uma ajuda. O meu pesar pela morte do teu cunhado, Manuel Matias. Também perdi a minha cunhada, muito querida, há dias. Estive um mês na Madalena, V.N. Gaia, tua terra, a dar apoio à família... Abraço grande, Luís".

Enquanto se aguarda a resposta do Armando Faria (que tem 25 referências no nosso blogue), fazemos este poste, na série Facebook...ando. (**)

Os manos Medeiros são naturais da Ribeira Grande, Açores, nascidos a 29 de novembro de 1951, vivem no Canadá, em Winnipeg, o Adriano (tem página no Facebookl, aqui) e, nos EUA, Seekonk , Massachusetts. o David (tem página aqui).

O Armando Faria é autor da História da CCAÇ 4740 (vd. imagem da capa à direita).

Pode ser que outros camaradas como o Luís Mourato Oliveira (que pertenceu a esta companhia, em rendição individual), ou o António Graça de Abreu, do CAOP 1  (que esteve com eles em Cufar), nos possam também dar uma ajuda nesta identificação. Mas o Armando Faria é o camarada mais indicado para o fazer, está em contacto com eles, e tem organizado alguns dos encontr0s dos "Leões de Cufar" (**)

2. Em resposta ao nosso pedido, o Armando Faria legendou, no nosso Facebook,  a foto acima, do seguinte modo:

"Tabanca Grande Luís Graça Então vamos lá dizer algo deste pequeno grupo que pertencia ao 4.º grupo da CCaç 4740, formada em Angra do Heroísmo no BII 17 e onde se encontram; da esquerda para a direita de pé, 1.º cabo Adriano Medeiros, Canadá, Fur Mil Santos, Continente, sold David Medeiros, EUA, 1.º cabo Dâmaso, S. Miguel, 1.º cabo Joao Soares, EUA, sold Simas, Pico,  faleceu em 25/08/2015; 1.º cabo Ernesto, Canadá;  em baixo, Alf Silva e Fur Armando Faria, no Continente."

4 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Na Ribeira Grande poucos escaparam à guerra. O exército não esteve com contemplações com aquela mãe que deu à luz os dois gémeos Medeiros. Para a Guiné rapidamente e em força. E em Cufar não ficavam nada mal os dois manos. Juntos sofriam menos as mágoas da ausência, a saudade, a lonjura... E se mais gémeos mais houvesse, mais iriam defender o império. Tal como os seis manos Magro. No regresso a casa nada tinha mudado: o mesmo isolamento, a mesma falta de emprego e de perspectivas na Ribeira Grande... E os manos Medeiros, pago o imposto de sangue, á foram a vida (que a morte é certa ), no outro lado do Atlântico. (Desta vez, cada um para seu lado..). Como milhares de outros ilhéus, açorianos, madeirenses, cabo-Verdi anos...

Queremos que eles contem aqui essa história de vida. Como já contaram os manos Magro. Um alfabravo para eles e para o Armando Faria. E para os Magro, pois claro, que três deles são nossos tabanqueiros!

José Botelho Colaço disse...

A Ribeira Grande foi fértil em dar mancêbos para a guerra na Guiné talvêz a começar em 1963 pelo ex-alferes Viriato Madeira da C. caç 557 é publico que Viriato Madeira deixou o seu nome gravado nas gentes da Ribeira Grande onde o seu nome entre outros dá nome em homenagem ao complexo das piscínas Viriato Madeira.

Anónimo disse...


Armando Faria (by email)
21 abr 2023 12:11

Bom dia camarada.

Já identifiquei a fotografia do FB.

Obrigado pelas palavras amigas, na verdade quanto a saúde vamos remendando a máquina por forma a ver se ainda faz “mais uns kilómetros”.

O meu cunhado pertenceu á Cart 6252/72.

Abraço, Armando Faria

Anónimo disse...

Esclarece o Armando Faria, em comentário, de hoje, no Facebook da Tabanca Grande:

(...) "O Simas, era o Manuel José de Simas Costa, natural de São Mateus, Pico, já o Eduardo Manuel Simas, o poeta, é natural de Água d e Alto, São Miguel." (...)

https://www.facebook.com/profile.php?id=100001808348667&locale=pt_PT