
Queridos amigos,
A literatura lusófona é por de mais surpreendente. Podia fazer-se aqui o corolário de nomes impressionantes da lusofonia, de Cabo Verde a Moçambique, quedemo-nos nesse vulto espantoso que é Ruy Duarte de Carvalho, homem de sete ofícios, romancista inclassificável, expressão que não deve meter medo a ninguém, uma obra gigantesca como "Húmus", de Raul Brandão, também é inclassificável, mas é um dos pilares da literatura portuguesa da primeira metade do século XX. O que avulta neste livro é o deslumbramento de Angola, um mundo em que ainda há guerra civil, mas é o olhar do antropólogo que tudo excede e que põe o leitor num convulsivo labirinto africano.
Um abraço do
Mário
Os Papéis do Inglês, por Ruy Duarte de Carvalho (1)
Beja Santos


Sem parcimónia, biografa Henrique Galvão, que muito escreveu, que foi funcionário colonial altamente polémico e até se apossou do paquete Santa Maria, já em guerra aberta com Salazar. Conta depois que o pai o mandou ir buscar uns papéis que já não tinham interesse nenhum mas havia entre eles manuscritos antigos comprados a um ganguela (pequena etnia do planalto central de Angola). A viagem é um pretexto para abrir caminho para outros pretextos, fez-se a viagem à procura dos papéis, encontram-se imensas pessoas. Nisto, já se passou o Natal e volta-se ao estranho caso do inglês, estamos em 1909 numa reunião de professores universitários em que se discute a antropologia social, nele participou Archibald Perkings. Entra outro sujeito na história, Radcliff-Brown, também antropólogo social. A história emaranha-se, há traição à fidelidade conjugal, Archibald Perkings sai de Londres e ruma a Angola. Se tudo já estava emaranhado, agora labirinta-se, aparece um belga, interessado em pontas de marfim, aparece também Artur Virgílio Alves Reis, descrito ao pormenor e autor da maior burla bancária que até hoje houve em Portugal com o seu Banco de Angola e Metrópole, os personagens aproximam-se uns dos outros, e o autor especifica o território desse acampamento que é o local de encontro:
“Ocorre com uma precisão cinematográfica a cena que vai seguir-se. É o cair da tarde e há uma luz doce e aberta que se estende a Oeste pela anhara até lá muito longe e anuncia já a noite que está para vir, noite do Leste, vibrátil e imensa, capaz de acolher os uivos de todas as vigílias todas de um continente inteiro. O acampamento está instalado numa ligeira vertente que a oriente se introduz pela mata de acácias altas e depois a encosta à estreita corrente de água que passa logo em baixo e se vai alargar, mais a Sul, numa pequena lagoa de onde depois volta a sair o curso da ribeira. Uma barraca de pau-a-pique, onde habita o grego, está quase encostada à mata. As tendas das visitas foram armadas deste lado e é aí, debaixo de um toldo também de lona, que têm passado os dias. A tenda do inglês está montada mais em cima, do lado oposto, e entre ela e os telheiros onde se cozinha há um extenso terreiro que abre para o horizonte da anhara. É para aí que está a ser levado agora, por um homem que saiu da cozinha e entrou na tenda do inglês, um objeto, que o belga e os americanos, de longe, olham muito atentamente, porque talvez lhes custe acreditar que se trata mesmo do que estão a ver: uma estante de música. Há mais pessoas atentas ao movimento do homem que ele dispõe no centro do terreiro (…) O inglês sai da sua tenda com um violino na mão esquerda e o respetivo arco na direita. Uma mestiça muito jovem, moça ainda, com uma saia e uma blusa gastas, vem também do alpendre das cozinhas, descalça, com um caixote e um banquinho, põe o caixote ao lado da estante da música e senta-se no banquinho, a pouca distância. Entalha a roda da saia entre as pernas compridas, assenta os cotovelos nos joelhos, apoia a cara nas mãos em concha e fica assim, de frente, a olhar para o inglês, que entretanto arruma na estante uma folha de papel que o homem do princípio lhe entrega na mão antes de se colocar, por sua vez, ao lado, quase colada às pernas do branco, de cócoras e pronto para dedilhar um quiçanje que trouxe agora consigo. Vai começar o concerto”.
(Continua)
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Nota do editor
Último poste da série de 9 de dezembro de 2017 > Guiné 61/74 - P18065: Bibliografia (43): “Mário Pinto de Andrade, Uma entrevista dada a Michel Laban”, Edições João Sá da Costa, 1997 (3) (Mário Beja Santos)