sábado, 22 de dezembro de 2018

Guiné 61/74 - P19320: Estou vivo, camaradas, e desejo-vos festas felizes de Natal e Ano Novo (9): Faz hoje 47 anos que parti para o CTIG, com o meu BART 3873, e a minha CART 3494 (António Bonito, ex-fur mil)


Lisboa > 22 de dezembro de 1971 > Partida do N/M Niassa para a Guiné


Bissau > Chegada do N/M Niassa, a 29 de dezembro de 1971

Fotos (e legendas): © António Bonito / Sousa de Castro  (2018). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]



 2. Nota complementar do Sousa de Castro:
Excerto do livro "BART 3873: HISTÓRIA DA UNIDADE"  >  Mobilização


______________

Nota do editor:

Último poste da série  > 22 de dezembro de 2018 > Guiné 61/74 - P19317: Estou vivo, camaradas, e desejo-vos festas felizes de Natal e Ano Novo (8): Ainda ando por cá no reino dos vivos (Valentim Oliveira, ex-Soldado Condutor da CCAV 489)

Guiné 61/74 - P19319: Feliz Natal 2018 (2): Fantasias de Natal (Manuel Luís R. Sousa, ex-Soldado At Inf do BCAÇ 4512/72)

1. Mensagem do nosso camarada Manuel Luís R. Sousa, Sargento-Ajudante da GNR na situação de Reforma, (ex-Soldado da 2.ª CCAÇ / BCAÇ 4512/72, Jumbembem, 1972/74), com data de 20 de Dezembro de 2018:

Nesta quadra festiva que se aproxima, que todos os meus familiares e amigos, que saúdo especialmente, se deixem envolver pela fantasia de que na noite de Natal o Menino Jesus, indiferente ao frio e à chuva, desce pela chaminé, enfarruscando as suas vestes, para deixar os presentes que ao longo do ano vamos pedindo.
A mesma fantasia que eu vivi há uns bons anitos atrás:


Fantasias de Natal…

Sempre me disseram, em criança, alimentando a minha fantasia, que o Menino Jesus, que eu via habitualmente num dos altares da capela de S. Luís, muito pequenino, de feições angelicais, de cabelo loiro, vestido com umas vestes brancas e resguardado numa redoma de vidro, nos visitava na altura do Natal, entrando pela chaminé, para deixar uns presentes nos sapatos que ali encontrasse.

Como é que aquele ser tão frágil e indefeso, – pensava comigo próprio, embora criança – tinha o vigor físico para, pela calada da noite, ao frio, à chuva ou à neve, subir ao telhado da nossa casa e descer depois ao interior, com a dificuldade acrescida de ali não existir qualquer chaminé? As chamas da fogueira crepitavam livremente até ao tecto, saindo o fumo por entre as telhas.
Mesmo assim, pelo sim e pelo não, na noite de Consoada, à falta de sapatos, lá ia colocando os socos junto à lareira, condição essencial para Ele deixar os presentes, segundo me diziam, na expectativa de que aquele Menino seria mesmo capaz de vencer tais obstáculos e descer através das "lares" para me deixar qualquer coisa – um carrinho, uma gaita. Oh...! Que alegria seria a minha.

No dia seguinte, ansiosamente, bem cedo, ia ver os socos que, para minha decepção e tristeza, continuavam intactos e sem qualquer presente. A explicação dos meus pais era a de que Ele não teria brinquedos suficientes para todas as crianças, mas que, provavelmente, no ano seguinte seria a minha vez, ou então, diziam-me, que ele não teria entrado pelo facto de a nossa casa não ter chaminé e de não querer "enfurretar" as suas vestes alvas de neve na fuligem das "lares".
Serviam-me de algum consolo estas explicações e consolidava-se em mim aquela ideia de que o Menino Jesus, tão frágil, correndo o risco de se partir o barro de que era feito, não seria capaz de subir ao telhado da nossa casa. Isto por um lado. Por outro, chegava a pensar que Ele discriminava os meus socos, daqueles que o Zé "Baloiro" dos Pereiros fazia, visto que o habitual, segundo me diziam, era porem-se na lareira na noite de Natal os sapatinhos. Coisa que eu não tinha.

Num desses anos da minha meninice, também por altura do Natal, encontrava-me na aldeia da Carrapatosa, onde passava alguns períodos com a minha avó materna. Mais uma vez, na noite de Consoada, levado pela mesma fantasia, a minha tia Aninhas aconselhou-me a colocar os socos no canto da lareira antes de ir para a cama. Com alguma relutância o fiz, pela experiência anterior e visto que a casa da minha avó também não tinha chaminé.

No dia seguinte, bem cedo, "inspeccionados" os socos, para minha surpresa e alegria, estavam atacados de rebuçados. Como criança que era, rejubilei de felicidade! Perante esta realidade, e não perdendo tempo em trincar e chupar alguns deles, percorrendo com o olhar toda a altura entre o tecto e a lareira, não pude deixar de pensar que o Menino Jesus da Carrapatosa era muito mais audaz do que o da minha terra, e imaginava como as suas vestes teriam ficado negras pela fuligem do cadeado das "lares", por onde ele teria descido feito alpinista.

Logo nesse dia, na ida à missa de Natal com a minha avó, a tia Aninhas e os meus primos, à capela de Santa Luzia, tive a curiosidade de reparar na sua imagem, supondo eu, pelo que fez durante a noite, que estaria toda enfarruscada de fuligem.
Para minha admiração, estava imaculadamente limpa, como era habitual, o que me deixou pensativo, concluindo que aquele menino em nada se comparava a outro qualquer. A mim, por exemplo. Porque se eu fizesse o que ele fez, a minha roupa estaria que nem a de um carvoeiro, impregnada de pó negro da lareira.

Só mais tarde tive a noção de que o Menino Jesus, para não se sujar e não apanhar o frio da noite, fez o cambalacho com a tia Aninhas, que era mordoma da capela, incumbindo-a de ali colocar os rebuçados, que Ele tinha requisitado nas tabernas do Eugénio ou do Cassiano de Campelos para serem debitados na Sua "conta". Aqueles a que eu tinha direito – os socos estavam repletos – em compensação dos anos anteriores que não me tinha trazido nada.

Manuel Sousa
(Excerto do meu livro ONDE A CEGONHA POISOU")
____________

Nota do editor

Último poste da série de 22 de Dezembro de 2018 > Guiné 61/74 - P19316: Feliz Natal 2018 (1): Natal diferente (Paulo Salgado, ex-Alf Mil Op Esp da CCAV 2721)

Guiné 61/74 - P19318: Os nossos seres, saberes e lazeres (299): Viagem à Holanda acima das águas (4) (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 2 de Outubro de 2018:

Queridos amigos,
O viandante desconhecia inteiramente o acervo monumental do museu Kroller-Muller, de Van Gogh sabia da existência de um museu em Amesterdão, de alguns quadros no Rijks, também de Amesterdão, nada sabia desta impressionante coleção privada. Mas a senhora Helen Kruller-Moller era profundamente eclética e deixou a Fundação com um espantosíssimo património que tem vindo a ser aumentado até aos dias de hoje. Se nos temos que orgulhar dos espaços da Gulbenkian e de Serralves, não deixa de assombrar a visita a um museu que abre para estes hectares mimosamente tratados e com um conjunto escultórico que não deve ter paralelo no mundo inteiro.
E depois de passear pelos jardins e até de visitar o acervo da sua escultora predileta, Barbara Hepworth, atirou-se impaciente para as salas mágicas dos óleos e desenhos de Vincent Van Gogh.
Como se contará a seguir.

Um abraço do
Mário


Viagem à Holanda acima das águas (4)

Beja Santos

O viandante ciranda pelo Museu Kröller-Müller, está fascinado pela coleção, pelas instalações, pelo espaço envolvente. Felizmente que pode entrar e sair quando lhe apetece. À hora da pitança do almoço, perdeu amor aos euros e comprou um catálogo para se situar o quando, o como e porquê desta esplendorosa casa de arte. A colecionadora Helene Kröller-Müller tinha dinheiro a rodos, em 1921 era detentora da mais importante coleção particular de Arte dos Países Baixos, e só estava a dar os primeiros passos. Em 1933, possuía 4 mil desenhos, 275 esculturas e centenas de quadros, a maior parte de altíssima qualidade. Depois leio os projetos arquitetónicos que envolveram alguns dos nomes mais importantes de arquitetos do seu tempo. A fatia de leão, o que sobretudo atrai o visitante é a impressionante coleção de Van Gogh, ocupa o núcleo central, mas o visitante é habilmente induzido a passear-se entre a Arte antiga e expoentes da Arte mais contemporânea, o mesmo se passa com o itinerário escultórico que se pode contemplar nos jardins. James Ensor, Seurat, Signac, aguçam o apetite logo à entrada. Veja-se este Signac intitulado “O Pequeno-Almoço”, obra pontilhista, próxima de Seurat, e com referências a Monet. O que atrai neste quadro de Signac são as cores complementares e contrastantes, as figuras são pintadas de frente ou de perfil, imóveis, sem nenhuma expressão ou sentimento, nada têm de retratos, Signac era um admirador dos anarquistas e daí a crítica implícita que faz à suficiência do mundo burguês.


Ensor é useiro em atmosferas de Carnaval, notabilizou-se pelas suas criações burlescas, há qualquer coisa de Bosch ou Breughel, são criaturas estranhas mascaradas, parecem retiradas do teatro popular e do confronto entre o bem e o mal. Para Ensor, a vida é uma mascarada onde se procuram dissimular as paixões e a bestialidade em cores vaporosas, alegres, que marcam o contraste com os temas cáusticos que ele explora.


A notável coleção inclui Picasso, Juan Gris, Fernand Léger, Mondriaan, Giacomo Balla, Marino Marini, Claes Oldenburg, Richard Serra ou Christo. Este Giacomo Balla intitulado “O Voo das Andorinhas” é uma das marcas de água de um dos maiores futuristas italianos. Os futuristas viviam centrados no movimento e na dinâmica. O que aqui há de inovador é o efeito que se pode comparar à sucessão de diferentes imagens de um filme, e o cinema era uma invenção bem recente.




Esta escultura é hoje um ícone da Arte italiana, aparece nas moedas de 20 cêntimos de Itália. É da autoria de Umberto Boccioni e chama-se “Forma Única da Continuidade no Espaço”. É menos importante o homem que marcha, o significado está na modificação das formas que sobrevêm quando se move no espaço. Entre o que separava os cubistas dos futuristas é que os primeiros consideravam que só havia um movimento, o observador desloca-se à volta do objeto e representa todas as facetas desse objeto; para os futuristas, o movimento é complexo porque há os homens e há as máquinas, ficaram célebres as telas futuristas com ciclistas e automóveis.


Esta composição em losango é de Piet Mondriaan, por quem o viandante tem uma indisfarçável admiração, inclui-o na trindade que revolucionou as Artes Plásticas no século XX , ao lado de Picasso e Matisse. Porque este Mondriaan experimentou de tudo, desde o figurativismo até ao geometrismo mais ousado. Começou no naturalismo, relacionou-se então com Van Gogh e Seurat, sofreu influências do cubismo analítico de Picasso, rompeu com os determinismos, considerando que as formas de base da beleza, o que dá harmonia e ritmo precisa de linhas diretivas ou linhas curvas, mesmo sinaléticas. Construiu tramas de linhas verticais e horizontais, que explorou nas suas idealizações arquitetónicas e até no design de interiores. Vê-se e é sempre uma lufada de ar fresco.


Fernand Léger foi um cubista que seguiu uma via diferente da de Picasso e Braque, chegando a soluções em que o volume é o dado plástico que funciona como elemento central. Foi infatigável a investigar os contrastes nas formas, nas cores e nos assuntos. Com a evolução, fascinou-se pelas máquinas no meio de um certo número de superfícies e de formas com cores vivas, é tudo referenciado à mecânica, com alusões à ideia de democracia, às possibilidades que devem ser facultadas a todos sem exceção.






A colecionadora julgava-se autora de um conceito original de Arte: até finais de século XIX a primazia pertencia aos realistas, aí começaram a marcar posição os idealistas, onde ela incluía Van Gogh, o seu artista de culto. Adquiriu pintura dos séculos XV, XVI, XVII e XVIII, e daí este Lucas Cranach, o Velho, esta tela de Vénus com o Amor percorre o mundo inteiro. Adquiriu Picasso como adquiriu Renoir, Gauguin ou Cézanne, veja-se antes de Lulas Cranach “O Barco Ateliê” de Monet, uma obra-prima do impressionismo: o que estava em causa era a imaterialidade da luz exterior, a instabilidade do céu e da água, a fugacidade do momento. Neste quadro as formas não possuem nenhum contorno nítido. Que beleza! E já chega de depenicar, voltear em torno do grande mestre que trouxe o viandante a este local, vamos mergulhar fundo nessa piscina olímpica de Vincent Van Gogh.

(Continua)
____________

Nota do editor

Último poste da série de 15 de dezembro de 2018 > Guiné 61/74 - P19294: Os nossos seres, saberes e lazeres (298): Viagem à Holanda acima das águas (3) (Mário Beja Santos)

Guiné 61/74 - P19317: Estou vivo, camaradas, e desejo-vos festas felizes de Natal e Ano Novo (8): Ainda ando por cá no reino dos vivos (Valentim Oliveira, ex-Soldado Condutor da CCAV 489)



1. Mensagem do nosso camarada Valentim Oliveira (ex-Soldado Condutor da CCAV 489/BCAV 490, ComoGuidaje e Farim, 1963/65), com data de 21 de Dezembro de 2018:

Caro amigo Carlos
É esta a prova de dizer a todos os tertulianos que ainda ando por cá no reino dos vivos. 
Muito em breve, e espero lá chegar, vou completar a soma dos dois setes. É certo, que já nada é igual à juventude dos anos vinte, mas como o clima das terras de Viriato é límpido, tudo ajuda a ter uma vigoridade mais ampla e forte. Talvez seja esta a razão da minha longividade. 
Bem, deixemo-nos de lamentos e vamos ao que interessa . 
Aqui vai!!!
Para todos os camarigos desejo um feliz Natal e um Ano Novo cheio de coisas boas. 
Abram o champanhe e bebam por mim, porque eu estou fazendo dieta. 

Um abraço a todos. 
Valentim Oliveira. 
Operação Tridente 
Ilha do Como

********************

2. Comentário do editor

Muito obrigado Valentim Oliveira pelo teu contacto pois há muito não nos davas notícias.
Não nos deixes tanto tempo sem saber de ti. Independentemente da idade, é muito perigoso estar vivo. Quanto aos dois setes, ainda te faltam os dois oitos e os dois noves.

Para ti e para toda a tua família, a tertúlia deseja o melhor Natal.
Abraço
Carlos Vinhal
____________

Nota do editor

Último poste da série de 21 de Dezembro de 2018 > Guiné 61/74 - P19312: Estou vivo, camaradas, e desejo-vos festas felizes de Natal e Ano Novo (7): Dois heróis da FAP, que por acaso são também o casal mais... 'strelado' do mundo: Miguel e Giselda Pessoa (BA 12, Bissalanca, 1972/74)

Guiné 61/74 - P19316: Feliz Natal 2018 (1): Natal diferente (Paulo Salgado, ex-Alf Mil Op Esp da CCAV 2721)

1. Mensagem do nosso camarada Paulo Salgado (ex-Alf Mil Op Esp da CAV 2721, Olossato e Nhacra, 1970/72), autor do livro "Guiné - Crónicas de Guerra e Amor", com data de 17 de Dezembro de 2018:


NATAL DIFERENTE

A aldeia de Nhane fica a cerca de cinquenta quilómetros de Bissau. Para lá se dirige Alberto e sua mulher, acompanhando António Kundé, funcionário superior do Ministério dos Assuntos Sociais, em visita a sua mãe.

É véspera de Consoada.

Pelo caminho, já nas cercanias da tabanca, repararam nos pequenos santuários animistas, erigidos a deuses muitos – e junto deles flores, ou folhas, ou conchas ou amuletos, sinal de recente visita de crente ansiando benesse divina.

Debaixo do alpendre, sentaram-se nas tropeças, e conversaram todos sobre a vida da tabanca: da lavoura, das festas, das misérias e sofrimentos de quem trabalha muito e padece mais, e da cidade ali tão perto e tão longe, onde alguns têm tudo ou quase tudo: camisa e calça alisada, pãozinho quente pela manhã, bebendo bom vinho, tanta coisa boa...

O tempo foge devagarinho.

O sol está a desaparecer por detrás das palmeiras e dos altos poilões (as noites, aqui em África, caem muito depressa!); as galinhas deixaram de rapar a terra e procuram um galho para noitarem; os porcos acomodaram-se; as mães começaram a arrastar os filhos e os netos para dentro de casa; os homens fumam a derradeira cachimbada.

O silêncio faz-se mais. Os visitantes preparam-se para partir.

Um velho, porventura o mais velho ancião da aldeia, pediu ao familiar António um momento de espera antes da partida. Entrou na sua casa e depressa regressou.

Nas suas mãos calosas, mas com pele sedosa e brilhante, trazia um pequeno ovo que depositou, candidamente, nas mãos brancas da mulher branca.

Santa véspera de Natal, sem ser Natal, em Nhane.

Paulo Salgado (Um ano destes… por terras da Guiné…)
Santo Natal para vós.
____________

Guiné 61/74 - P19315: Os 26 capitães que tombaram no CTIG (1953-1974), por combate, acidente e doença: lista corrigida e aumentada (Jorge Araújo)








Jorge Alves Araújo, ex-Furriel Mil. Op. Esp./RANGER, CART 3494
(Xime-Mansambo, 1972/1974); coeditor do blogue


OS 26 CAPITÃES QUE TOMBARAM NO CTIG [1963-1974]
- LISTA CORRIGIDA E AUMENTADA -
(ACIDENTE, COMBATE E DOENÇA)


1.  INTRODUÇÃO

Dando continuidade ao projecto de actualização das listas dos camaradas que tombaram no CTIGuiné durante a «Guerra do Ultramar» ou «Guerra Colonial» (1961-1974), estruturado por patentes segundo a tríade em que foram agrupadas as causas das suas mortes – acidente, combate e doença – apresento-vos, hoje, a lista dos camaradas «Capitães», corrigida e aumentada em relação à já publicada no nosso blogue [P6638] por iniciativa do camarada Carlos Cordeiro (1946.08.22-2018), falecido no passado dia 18 de Setembro em Ponta Delgada, sua terra natal, a quem prestamos a nossa sentida homenagem.

Como fonte privilegiada de consulta, recorremos à base de dados da «Academia Militar» - sítio: https://academiamilitar.pt/filhos-da-escola-do-exercito-e-da-academia-militar.html, com a devida vénia - retirando da bibliografia de cada um dos «Capitães» mortos em combate [exclusivamente, os do Quadro Permanente (nove)], os elementos necessários para a elaboração deste trabalho. Na lista abaixo fazem parte mais três nomes, sendo um Miliciano [Cap Dinis Corte Real] e dois de Recrutamento Local [Abna Na Onta e João Bacar Djaló].

Organizado segundo a metodologia anterior, onde os quadros de categorias são apresentados por ordem cronológica em relação a cada ocorrência, dou conta ao Fórum da lista dos camaradas «Capitães» dos três ramos das Forças Armadas, que tombaram no CTIGuiné. No quadro referente às "mortes em combate", para além dos elementos individuais, tomámos a liberdade de adicionar uma foto de cada um deles.

O capitão Corte Real (o 2.º da direita), na companhia de elementos da sua CCAÇ 1422, foi o único capitão miliciano a morrer em combate no CTIG [foto do camarada Veríssimo Ferreira, fur mil CCAÇ 1422 – P12453, com a devida vénia].


Entretanto, merece especial referência, pela macabra coincidência, a morte do Capitão José Jerónimo da Silva Cravidão, natural de Arraiolos, ocorrida na data do seu 25.º aniversário [4 de Junho, (1942-1967)], durante a «Op. Cacau», realizada pela sua CCAÇ 1585 na região de Bricama - Farim (vidé: P11688 e P11689).

Para que não fiquem na "vala comum do esquecimento", como costumamos afirmar, eis, então, os quadros estatísticos dos 26 (vinte e seis) capitães, nossos camaradas, que tombaram durante as suas Comissões de Serviço na Guiné.


2. QUADROS POR CATEGORIAS E ORDEM CRONOLÓGICA









Outras fontes consultadas [com cruzamento]:

http://www.apvg.pt/

http://ultramar.terreweb.biz/index_MortosGuerraUltramar.htm (com a devida vénia)

Termino, agradecendo a atenção dispensada.

Com um forte abraço de amizade e votos de muita saúde.

Jorge Araújo.

26NOV2018.

Guiné 61/74 - P13914: Parabéns a você (1545): Miguel Vareta, ex-Fur Mil Comando da 38.ª CCom (Guiné, 1972/74)

____________

Nota do editor

Último poste da série de 20 de dezembro de 2018 > Guiné 61/74 - P19308: Parabéns a você (1544): José Casimiro Carvalho, ex-Fur Mil Op Esp das CCAV 8350 e CCAÇ 11 (Guiné, 1972/74)

sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Guiné 61/74 - P19313: Notas de leitura (1133): Os Cronistas Desconhecidos do Canal do Geba: O BNU da Guiné (65) (Mário Beja Santos)

Depósito de água, em Bolama, recorre a uma tipologia comum noutras regiões da Guiné-Bissau.
Fotografia de Francisco Nogueira, retirada do livro “Bijagós Património Arquitetónico”, Edições Tinta-da-China, 2016, com a devida vénia.


1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 18 de Abril de 2018:

Queridos amigos,

Permitam-me uma nota pessoal. Aí por novembro de 1968, numa das minhas continuadas idas de Missirá a Mato de Cão, já na estrada de terra batida, que dista cerca de 5 quilómetros do local onde montávamos segurança, em Mato de Cão, o soldado Queta Baldé, natural de Amedalai, observou-me que logo no início da guerra tinha havido um massacre em Finete, toda a região vivia em barafunda, Bambadinca dividia-se entre quem partia para o mato e quem se matinha fiel aos portugueses. Nunca encontrei qualquer documento de valor histórico que asseverasse a observação de Queta. Ela aqui está, numa carta do gerente do BNU, revela que enquanto o Sul entrara imediatamente em ebulição, também o Leste, com Domingos Ramos à frente das operações, era a segunda frente do PAIGC.
Fica posta em causa a mitologia de que tudo começou no Sul e a seguir no Morés.

Um abraço do
Mário


Os Cronistas Desconhecidos do Canal do Geba: O BNU da Guiné (65)

Beja Santos

A 13 de fevereiro de 1963, qual repórter de guerra, o gerente traz novas informações:

“Os assaltos a objectivos militares, já revelados a V. Exas, em correspondência anterior, vieram nos últimos dias a intensificarem-se de uma forma que não pode deixar de dar preocupações muito sérias mesmo aos responsáveis pela defesa militar da Província.

Os constantes e sucessivos acontecimentos que chegam ao nosso conhecimento através de fontes oficiais ou por simples notícias particulares não confirmadas, indicam claramente que se não houver uma acção enérgica de repressão estaremos muito próximos dos casos que tiveram lugar em Angola.
Toda a parte Sul da Província encontra-se infestada de grupos armados terroristas que à luz do dia circulam com a maior das liberdades, sem depararem com oposição.

Camiões carregados de arroz chegam a ser interceptados por bandos, para depois voltarem a circular sem que nada lhes suceda.

Até quando esta atitude de passividade para com os sectores económicos se irá manter, não sabemos. Um dia, certamente, ela se modificará, com graves e tremendas consequências para a economia e para a vida das populações.

Diz-se que são insuficientes os efectivos militares que operam no Sul, e deficiente o material que utilizam.

Diz-se que, para grupos numerosos e bem municiados em armas de recente fabrico e material explosivo como bombas, granadas, petardos, etc. etc, se antepõe a tropa com armas de inferior poder de fogo e com bombas que, por vezes, não chegam a deflagrar. Contam que uma patrulha militar, numa operação de limpeza, de cinco granadas de mão que lançou só uma deflagrou.

Só uma entidade comercial da Província, a Sociedade Comercial Ultramarina, tem sido compreendida nos ataques feitos pelos terroristas, que alguns estragos já registaram em haveres e vidas.

Além do incidente de Brandão já referido na nossa carta de 30 de Janeiro, as propriedades exploradas pela Sociedade de Bantael Sila, Chacoal e Unal, foram assaltadas, registando-se a morte de um empregado europeu em Chacoal.

No centro comercial de Salancaur, foi também assaltada a sucursal da Sociedade, e um pequeno pelotão militar que se aquartelava num dos anexos foi atacado, havendo a registar a morte de um furriel e um soldado, e três feridos de certa gravidade.

Às 8,30 horas do dia 11, a povoação de S. João, fronteira de Bolama, foi assaltada, sendo incendiadas algumas palhotas de nativos, sofrendo estragos as instalações da Sociedade.
Digno de nota, o facto de no centro comercial de Salancaur, além da Sociedade estarem representadas, também, a Casa Gouveia e Mário Lima, que nada sofreram com o assalto.

Atribuem-se os assaltos às instalações da Sociedade à circunstância de ser esta empresa aquela que mais estreitamente vem colaborando com as autoridades militares, facultando aquartelamentos para os seus efectivos, e proporcionando-lhes transportes terrestres e fluviais para munições e tropas.
Há, ainda, quem atribua os ataques a meros actos de vingança exercidos sobre os encarregados das sucursais, em consequência da exploração a que esteve sujeito durante longos anos o indígena das referidas propriedades.

Devemos informar que se trata de uma exploração em proveito do próprio encarregado, nunca autorizada nem aproveitada pela Sociedade Comercial Ultramarina.

Espera-se, para breve, a chegada à Província de dois batalhões, em reforço aos já existentes.
Bem necessários são, para que seja impedida, o mais rápido possível, qualquer infiltração às restantes zonas da Província, que felizmente continua alheia aos acontecimentos que se vão sucedendo no Sul".

O ofício de 1 de março de 1963 é de uma grande importância histórica, tenho para mim que é o primeiro documento em que refere que o Leste começa a ser subvertido, como se pode ser:

“Dando continuidade à transmissão a V. Exas. de informes até nós chegados e apelativos aos acontecimentos anormais de que esta Província vem sendo teatro, cumpre-nos informar o seguinte:
No setor Leste (Bafatá) tem havido certa actividade nas nossas tropas contra elementos terroristas radicados na área de Xime, posto de Bambadinca, cujas populações aderiram ao movimento, em quase todas as tabancas.

Na referida área actua um tal Domingos Gomes Ramos, estagiou numa escola militar de Pequim, na especialidade de guerra subversiva, que a despeito de intensas diligências levadas a cabo não foi ainda capturado, não obstante por diversas vezes ter sido localizado, pois o serviço de alerta de que dispõe facilita-lhe a fuga à aproximação dos nossos soldados.

No sector Sul (Catió e Fulacunda) tem-se verificado intensa actividade dos elementos terroristas nas regiões de Quínara e Tombali, onde estão presentemente em curso várias acções militares em grande escala, com a participação de fuzileiros navais e das forças aéreas e navais, com vista à eliminação de numerosos focos infecciosos conhecidos pelas nossas autoridades.

No sector Oeste (Fronteira Norte) tem havido por vezes pequenas incursões de elementos fixados ao longo da nossa fronteira e em território senegalês, têm sido reprimidas.

Consta-nos que as autoridades do Senegal, nomeadamente as do distrito de Casamansa, têm agido contra os chamados nacionalistas, não permitindo que o seu território sirva de base para ataques a esta Província.”

A 18 de março, o gerente de Bissau relata as operações militares no setor Sul, diz que são notícias que lhe chegaram através de fonte de origem oficial:

“A situação na referida situação da Província não é, de certo modo, tranquilizadora.
Os comerciantes estabelecidos no mato, de todas as raças, estão a abandonar as suas actividades procurando refúgio nas localidades onde se encontram sediadas as tropas que fazem a cobertura militar das suas áreas. De noite, dado que os nossos soldados recolhem aos aquartelamentos para organizarem a sua defesa, os terroristas têm campo livre para o desenvolvimento das suas nefastas actividades.

Ajudados pela configuração do terreno, conhecimento dos cursos de água e ocultos em densas, diríamos até impenetráveis florestas, de arriscado acesso e propícias a emboscadas, são inimigos invisíveis que só muito dificilmente e a troco de elevadas perdas, poderão ser desalojados dos seus esconderijos, mesmo, como ultimamente tem sucedido, com emprego de aviação militar em apoio das forças de terra, uma vez que sistematicamente se exime ao combate em campo aberto, onde certamente seriam desbaratados pelos elementos do nosso exército, inferiores em número ao que se diz.

Todavia, sempre que se lhes depara oportunidade, os nossos soldados dão-lhe caça e, como tal, em pequenos recontros têm infligido severas baixas.

Assim, damos nota de algumas acções do nosso exército:

28/2 – Abatidos 72 terroristas na região de Bambadinca – Bafatá, por tentativa de fuga à aproximação das nossas tropas;

3/3 – Um ataque conjunto das 3 armas encurralou um numeroso grupo de terroristas nas tabancas Gantongo e Ganfodé Mussa, tendo sido liquidados 160 nessa operação de limpeza;

9/3 – Em Finete – Bambadinca foram mortos 20 terroristas.

Infelizmente, noutras operações realizadas, houve perdas, ainda que ligeiras, do nosso lado.
Com efeito, em 1 de Março uma patrulha nossa da guarnição de Cabedu foi atacada entre Cafine e Cafal Balanta, resultando 1 morto e 1 ferido.

Também em 14 do corrente um grupo de terroristas atacou a camioneta da carreira Ziguinchor – S. Domingos, acerca de 1 km da nossa fronteira Norte. As nossas forças aquarteladas naquela localidade atacaram os assaltantes que atingiram mortalmente o Capitão António Lopo Machado Carmo, comandante da coluna, e ferindo 4 soldados sem gravidade.

A terminar, informamos que em 10 de Março, um pelotão sofreu uma emboscada perto de Empada. Não houve baixas da nossa parte, tendo infligido bastantes aos nossos adversários. Foi apreendida uma pistola-metralhadora russa.”

No acervo do Arquivo Histórico do BNU aparece um documento confidencial correspondente à deslocação do adjunto da administração da Sociedade Comercial Ultramarina à Guiné, entre 1 e 13 de abril de 1963, é uma preciosidade, como iremos ver.

(Continua)

Obras do Palácio do Governo, ainda numa fase inicial.
Imagem inserida no livro “Guiné, Início de um Governo”, 1954, obra hagiográfica dedicada ao Governador Mello e Alvim.

Máscara LUMBE.
Inserida no livro “Esculturas e Objetos Decorados da Guiné Portuguesa”, por Fernando Galhano, Junta de Investigações do Ultramar, 1971.
____________

Notas do editor

Poste anterior de 14 de dezembro de 2018 > Guiné 61/74 - P19291: Notas de leitura (1131): Os Cronistas Desconhecidos do Canal do Geba: O BNU da Guiné (64) (Mário Beja Santos)

Último poste da série de 17 de dezembro de 2018 > Guiné 61/74 - P19300: Notas de leitura (1132): “O Homem do Cinema, A la Manel Djoquim i na bim”, por Lucinda Aranha Antunes; edição da Alfarroba, 2018 (1) (Mário Beja Santos)

Guiné 61/74 - P19312: Estou vivo, camaradas, e desejo-vos festas felizes de Natal e Ano Novo (7): Dois heróis da FAP, que por acaso são também o casal mais... 'strelado' do mundo: Miguel e Giselda Pessoa (BA 12, Bissalanca, 1972/74)


Cartoon: © Miguel Pessoa (2018). Todos os direitos reservados.


Miguel e Giselda Pessoa, 2018. Foto: LG
1. Mensagem do casal mais 'strelado' do mundo, o Miguel Pessoa,  ex-ten pilav, BA 12 ( Bissalanca, HM 241 (Lisboa) e  Bissalanca, 1972/74), hoje cor ref, e a ex-anfermeira srgt paraquedista , hoje ref,  Giselda Pessoa (BA 12, Bissalanca, 1972/74)


Olá, pessoal

Pensei duas vezes antes de enviar esta mensagem pois, com as mazelas que fui arranjando, o esqueleto já dá sinal pelo que não sei se estou bem vivo. Pelo menos estou mal morto...

E já não se pode confiar na árvore de Natal!...

Abraço a todos... e um 2019 com saúde .

Miguel Pessoa

PS - E a Giselda, que vai tratando de mim, também manda um beijinho.
_____________

Nota do editor:

Ultimo poste ds série > 21 dezembro de  2018 > Guiné 61/74 - P19311: Estou vivo, camaradas, e desejo-vos festas felizes de Natal e Ano Novo (6): António Sousa de Castro, o nosso histórico tertuliano nº 2, ex-1º cabo radiotelegrafista, CART 3494 (Xime e Mansambo, 1971/74)

Guiné 61/74 - P19311: Estou vivo, camaradas, e desejo-vos festas felizes de Natal e Ano Novo (6): António Sousa de Castro, o nosso histórico tertuliano nº 2, ex-1º cabo radiotelegrafista, CART 3494 (Xime e Mansambo, 1971/74)


Cartão de boas festas 2018



Guiné > Região de Bafatá > Setor L1  (Bambadinca) > CATT 3494 (1971/74) > Xime > 1972: Feliz Natal e Próspero Novo... O postal de Natal da praxe, que se mandava aos familiares e amigos. O pessoal da CART 3494 e do respetivo batalhão (BART 3873) passou 3 Natais for de casa (um no N/M Niassa, o 1972 no Xime e o 1973 em Mansambo).

Fotos (e legendas): © Sousa de Castro (2018). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar]


Está vivo e recomenda-se o nosso tertuliano nº 2, um histórico do nosso blogue, [António Sousa de Castro, foto à esquerda, 15 anis mais novo, em 2003]:

(i) ex-1.º Cabo Radiotelegrafista, CART 3494/BART 3873, 1971/74;

(ii) esteve no leste, no setor L1 (Xime e Mansambo);

(iii)  está reformado como trabalhador  dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo

(iv) vive em Vila Fria, Viana Do Castelo, Portugal

(v)  é natural de  Caminha; e faz anos a 15 de dezembro;

(vii) tem mais de 150 referências no nosso blogue; o seu primeiro poste foi pubicado em 22/4/2005;

(viii) tem página no Facebook desde dezembro de 1971;

(ix) foi  p fundadior, em maio de 2008, e é o  administrador e edita do sítio CART 3494 & Camaradas da Guiné;

A CART 3494, colocada no setor L1 (Bambadinca), no subsecor do Xime, foi transferida em Março/73 para Mansambo; fez parte do BART 3873, que veio render o BART 2917; era omposto pelas unidades da CCS  (Bambadinca), CART 3492  (Xitole9 e CART 3493 (Mansambo, transferida em 1 de abril de 1973 para Cobumba, ficando operacionalmente subordinada ao COP 4; unidade mobilizadora: Regimento de Artilharia Pesada 2 (RAP 2) Vila Nova de Gaia; embarque  a 22/12/1971no  N/M Niassa, regresso 3/4/1974 (por via aérea).

Teve 3 comandantes: Cap Art Victor Manuel da Ponte Silva Marques; Cap Art António José Pereira da Costa (Agosto de 1972); Cap Mil Luciano Carvalho da Costa (Novembro de 1972).

_______________

Nota do editor:

Último poste da série > 20 de dezemrbo de 2018 > Guiné 61/74 - P19310: Estou vivo, camaradas, e desejo-vos festas felizes de Natal e Ano Novo (5): Virgílio Teixeira, ex-alf mil SAM, CCS/BCAÇ 1933 (Nova Lamego e São Domingos, 1967/69); entrou para o nosso blogue há um ano.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Guiné 61/74 - P19310: Estou vivo, camaradas, e desejo-vos festas felizes de Natal e Ano Novo (5): Virgílio Teixeira, ex-alf mil SAM, CCS/BCAÇ 1933 (Nova Lamego e São Domingos, 1967/69); entrou para o nosso blogue há um ano.



Guiné > Região de Gabu > Nova Lamego > CCS/ BCAÇ 1933 (Nova Lamego e São Domingos, 1967/69) >  Dezembro de 1967 >  "Feliz Natal: Noite de Natal, Noite Fria, tão gelada / Tocam os sinos / É noite de Consoada... Guiné 67".

[Cartaz com uma mensagem de Natal, obra produzida e realizada pelo furriel miliciano Rocha, ‘o "Algarvio" . Fez várias de outros formatos, ele desenhava, escrevia o poema, depois arranjava os cenários. Da minha parte fiz pelo menos uma centena de fotos destas, e de outros formatos, mudava apenas o personagem o resto era igual. Depois cada um mandou para as suas famílias um postal ilustrado. Coloquei esta, mas há muitas mais. O fotógrafo era eu.Foto captada em Nova Lamego, provavelmente na primeira ou segunda semana do Dezembro 67].

Foto (e legenda): © Virgílio Teixeira  (2018). Todos os direitos reservados. [Edição: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Mensagem de 14 de dezembro de 2018, do nosso camarada Virgílio Teixeira, 

(i) ex-alf mil, SAM - Serviço de Administração Militar;

(ii) fez parte da CCS / BCAÇ 1933 (Nova Lamego e São Domingos, 1967/69);

(iii) tem mais de um centena de referências no nosso blogue:

(iv) é economista e gestor de empresas, reformado;

(v) natural do Porto, vive em Vila do Conde;

(vi) entrou para o nosso blogue em 19/12/2017, é o nosso grã-tabanqueiro nº 763 (*);
 
(vii) foto acima, à esquerda, com a esposa, Manuela, na Tabanca de Matosinhos, Restaurante Espigueiro (ex-Milho Rei), 5 de setembro de 2018 (Foto: LG).


"Camaradas, estou vivo!...
Aqui vai a minha prova de vida!"

Mensagem de Natal 2018

GUINÉ 1968/2018 – Aniversário dos 50 anos
GUINÉ 1967/2018 – Aniversário dos 51 anos

A toda a minha família, por ainda me conseguirem aturar ao longo de 51 anos;

Aos ex-militares do meu batalhão (BCAÇ 1933) que ainda estão vivos, e aos familiares daqueles que já partiram para a sua derradeira comissão de serviço;


A todos os militares e famílias daqueles que passaram pelo terrível  cenário da Guiné, em particular para aqueles 47 homens que morreram na travessia da jangada do Rio Corubal, nas margens de Cheche, em 6 de fevereiro de 1969, da CCAÇ 1790, do meu batalhão (e da CCAÇ 2405, do BCAÇ 2852);

A todos os militares e famílias daqueles que de algum modo participaram na nossa 'Grande Guerra' de África;

A todos os camaradas e famílias do Blogue  que é a nossa história que nunca vamos esquecer;

Ao povo da Guiné que também sofreu por causa desta guerra;

A todos quero expressar, sincera e humildemente, a minha solidariedade desinteressada, pelo sofrimento de que ainda somos vítimas, com desejos de muita saúde, felicidade e amor, e que Deus nos recompense a todos, já que o Homem e o Estado não são capazes de o fazer.


Bom Natal de 2018
Feliz Ano Novo de 2019 (**)


Virgílio Teixeira
____________

Notas do editor:

(*) Vd. poste de 19 de dezembro de  2017 > Guiné 61/74 - P18107: Tabanca Grande (454): Virgílio Teixeira, ex-alf mil SAM, CCS/BCAÇ 1933 (Nova Lamego e São Domingos, 1967/69); economista reformado, vive entre Vila do Conde e o Porto; grã-tabanqueiro nº 763

(**) Último poste da série > 19 de dezembro de  2018 > Guiné 61/74 - P19306: Estou vivo, camaradas, e desejo-vos festas felizes de Natal e Ano Novo (4): Jorge Picado (ex-cap mil, CCAÇ 2589/BCAÇ 2885, Mansoa, na CART 2732, Mansabá, e o CAOP 1, Teixeira Pinto, 1970/72)

Guiné 61/74 - P19309: Pelotões Independentes em Gadamael: A Memória (Manuel Vaz, ex-Alf Mil Inf da CCAÇ 798) (2): 2 - Os Pelotões de Reconhecimento que estiveram em Gadamael (continuação)




1. Segunda parte do trabalho sobre os Pelotões Independentes que estacionaram em Gadamael, da autoria do nosso camarada Manuel Vaz (ex-Alf Mil Inf da CCAÇ 798, Gadamael Porto, 1965/67).











____________

Nota do editor

Poste anterior de 6 de dezembro de 2018 > Guiné 61/74 - P19261: Pelotões Independentes em Gadamael: A Memória (Manuel Vaz, ex-Alf Mil Inf da CCAÇ 798) (1): 1 - O contexto operacional e 2 - Os Pelotões de Reconhecimento que estiveram em Gadamael