segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Guiné 61/74 - P19299: O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande (111): "Estou muito feliz com a minha nota e foi graças a vocês" (Adelise Azevedo, de 14 anos, a viver no norte de França, junto à fronteira com a Bélgica, em Wattrelos; neta do nosso camarada José Alves Pereira, CCAÇ 727, Bissau, Nova Lamego, Canquelifá, Piche, 1964/66)





1. Mensagem de Adelise Azevedo, de 14 anos,  luso-francesa, filha de Isabel Pereira, neta de José Alves Pereira, ex-militar da CCAÇ 727, família que vive no norte de França, junto à fronteira com a Bélgica, em Wattrelos:

Bom dia Senhor Luis Graça,

após a entrega dos diplomas e boletins de notas em novembro, eu queria agradecer a vocês todos de me ter ajudado no meu projeto. (*)

Eu tive 90/100, os membros do júri apreciaram minha escolha de projeto. Era uma professora de História/Geografia e uma professora de Francês. A professora de Francês conhecia as obras do Senhor Mário Beja Santos, as duas ficaram emocionadas com a história dos combatentes da Guinée e a história de meu Avô.

Estou muito feliz com a minha nota e foi graças a vocês.

Aproveito para lhe desejar boas festas de fim de ano.

Beijinhos para todos.

Adelise

2. Comentário do nosso editor LG:

Querida Adelise, mamã Isabel e vôvô Pereira:

Mas que bela prenda de Natal!...A Adelise não pára de nos surpreender... E vemos que tem por detrás um grande família que é farol e porto de abrigo... 

Ficamos felizes por saber que o TPC ("Trabalho Para Casa") (sobre a guerra da Guiné, de 1961 a 1974) está feito e  a Adelise teve uma excelente nota. E vem agora mostrar a sua gratidão pela nossa modesta ajuda

A gratidão é um dos mais nobres sentimentos humanos. Ficamos sensibilizados pelo gesto da nossa amiguinha.  Aqui fica também o agradecimento dos editores do blogue aos nossos vários camaradas (Mário Beja Santos, José Martins, Manuel Luís Lomba, Virgílio Teixeira, António J. Pereira da Costa, Carlos Vinhal...) que responderam ao gentil pedido de ajuda da nossa "neta" Adelise... (Ela entende o português, mas escreve com a ajuda da mãe, Isabel Pereira.)

Deste nosso feliz encontro, fica uma marca (sob a forma de postes publicados). Mas gostaríamos também que o nosso camarada José Alves Pereira, avô da Adelise, que pertenceu à CCAÇ 727, ficasse mais tempo connosco, integrando formalmente a nossa Tabanca Grande... Bastaria, para tanto,  que a filha Isabel ou a neta Adelise nos mandasse duas fotos dele, uma do tempo da Guiné e outra atual, com uma pequena apresentação da sua pessoa... Sabemos que felizmente está vivo e já se tem encontrado, em Portugal, com os seus antigos camaradas de armas. 

Vou pedir também ao Manuel Luís Lomba, de Barcelos, que nos ajude no "acolhimento" deste nosso camarada. O Manuel Luís Lomba foi fur mil da CCAV 703/BCAV 705 (Bissau, Cufar e Buruntuma, 1964/66), é da mesma altura do avô da Adelise, e também passou pelo Leste.

Sabemos que a CCAÇ 727 (Bissau, Nova Lamego, Canquelifá, Piche, 1964/66), só teve um comandante, o já falecido cap inf Joaquim Evónio Rodrigues Vasconcelos, e sofreu 18 mortos na guerra... Infelizmente não temos aqui ninguém que a represente.  Com a entrada do avô da Adelise, os bravos da CCAÇ 727 ficarão mais perto do coração de todos nós. (**)

 ____________

Notas do editor:

(*) Vd. poste de 8 de março de 2018 > Guiné 61/74 - P18392: O nosso blogue como fonte de informação e conhecimento (49): Adelise Azevedo, de 14 anos, a viver em Wattrelos, no norte da França, neta do ex-combatente José Alves Pereira (CCAÇ 727, Bissau, Nova Lamego, Canquelifá, Piche, 1964/66) pede-nos bibliografia e outra documentação para um trabalho escolar, "Passeurs de Mémoires", sobre a guerra colonial na Guiné

(...) Bon dia, Senhor Luis Graça,

Meu nome é Adelise Azevedo, sou a neta do Senhor José Alves Pereira (CCAÇ 727). Tenho 14 anos e estou no Colégio "Saint Joseph La Salle" em Wattrelos, no norte da França, perto da fronteira belga.

Eu tenho que preparar um exame chamado "Passeurs de Mémoires" ("Passadores de Memórias") para o mês de maio de 2018. Eu escolhi de falar sobre a guerrilha na Guiné de 1963 a 1974.

Tenho sorte de ter o testemunho do meu avô, mas você poderia, por favor, me enviar documentos, fotos ... deste período da história da Guiné e de Portugal e me comunicar títulos de livros, documentários ...

Com antecedência, agradeço sua ajuda.

Atenciosamente, delise Azevedo (...)



Vd. também postes de:

15 de março de  2018 > Guiné 61/74 - P18420: Consultório militar do José Martins (35): elementos para a história da CAÇ 727 (Nova Lamego, Canquelifá, Piche, 1964/66), que teve 18 mortos em campanha, incluindo o alf mil inf António Angelino Teixeira Xavier, natural de Carrazeda de Montenegro, Valpaços

9 comentários:

Luís Graça disse...


Luís Graça
17 dez 2018 08:38


Adelise e Isabel:

Queridas amigas: ficámos muito felizes com a vossa mensagem de agradecimento, aqui publicada.

Já agradeci também aos meus camaradas que ajudaram a Adelise a fazer o seu brlhante TPC ("Trabalho Para Casa"): José Martins, Mário Beja Santos, Manuel Luís Lomba. Virgílio Teixeira, António J. Pereira da Costa, Carlos Vinhal...

Agora gostariamos que o pai e avô Pereira se sentasse aqui ao nosso lado, debaixo do nosso poilão... Se ele aceitar este convite, dando o endereço de email da filha Isabel, será o novo membro da Tabanca Grande, a nossa tertúlia ou comunidade virtual, com o o nº 784... Para tanto, basta que a Isabel nos mande duas fotos dele, uma da Guiné e e outra atual, com uma pequena apresentação de duas linhas (, "Sou o fulano tal, posto, especialidade, etc., estive na Guiné na CCAÇ 727", etc...).

Este nosso encontro foi bonito de mais para a gente agora, de repente, lhe pôr um ponto final... Por outro lado, não há ninguém dos bravos CCAÇ 727, representado na nossa "Tabanca Grande"...

Festas felizes, "quentes e boas" como as nossas castanhas, para a família Pereiral... Au revoir. Luís Graça

António J. P. Costa disse...

Olá Camaradas

Se não erro a CCaç 727 foi comandada pelo Cap Ivónio de Vasconcelos (madeirense) que ficou sem um calcanhar em Mejo, em 1968 ou 69.
Creio que foi tabanqueiro. Faleceu, talvez há um ano e usava barbas à filósofo.
Conheci-o na AM e reencontrei-o quando passou por Cacine em direcção a Guileje/Mejo.
Esta companhia foi muito martirizada e creio que perdeu pessoal "apanhado à mão".
A consulta à ficha da unidade pode ser importante.

Um Ab.
António J. P. Costa

Luís Graça disse...

Tó Zé:

O teu/nosso camarada Joaquim Evónio Rodrigues de Vasconcelhos, teu professor na Academia Militar, tem duas comissões no TO da Guiné, foi comandante da CCAÇ 727 e da CCAÇ 2316, foi ferido em Mejo, morreu em 2012, e fizemos-lhe pelos menos dois poste de homenagem, um deles, o de 2018, com um valioso contributo teu...

Mas por lapso meu não entrou formalmente, a título póstumo, para as "fileiras" da Tabanca Grande... Ele tem 6 referências no nosso blogue. Acho que é da mais elementar justiça figurar aos lado dos demais "bravos da Guiné"...

Vou ainda reparar esse lapso, até ao fim do ano.

Na realidade, ele pode e deve representar a CCAÇ 727, que não tem ninguém na Tabanca Grande.


19 DE MARÇO DE 2018
Guiné 61/74 - P18435: In Memoriam (311): Joaquim Evónio Rodrigues de Vasconcelos (Funchal, 1938 - Lisboa, 2012): foi comandante da CCAÇ 727 (1964/66) e da CCAÇ 2316 (1968/69)...Foi também poeta e escritor.

José Marcelino Martins disse...

Parabéns Adelise e Isabel

Ficamos satisfeitos pelo êxito que possamos proporcionar, mas a trabalho é sempre vosso.

Em FRANÇA a 727 fez história e o Blogue esteve presente.

Alberto Branquinho disse...

Quero dizer que fiquei comovido, embora também embaraçado por ter que o dizer.
Não é muito comum ouvir coisas assim de jovens.

Parabéns a ela e para bens a vocês que a ajudaram.
Alberto Branquinho

Anónimo disse...

Virgílio Teixeira

17 dez 2018 11:39

Luís, fiquei realmente emocionado com esta mensagem da Adelise e sua mãe Isabel:

Fiz este comentário no Blogue, mas novamente teima em não deixar publicar!!

Pedia o favor de o fazeres, e o que se passa com os comentários, esta coisa de ser anonimo e andar a comprovar que não sou robot, inibe muitas vezes de escrever, pois levo muito tempo a passar na grelha do 'robot'.

Obrigado,
Ab, Virgilio

Anónimo disse...

Virgílio Teixeira

Adelise e sua mãe Isabel:

Fico emocionado também na minha qualidade de pai e avô, e ex combatente da Guiné, com esta escolha do 'Trabalho de Casa' da Adelise, coisa que pouco se vê nas gentes desta geração, e em especial a viver noutro país. O meu agradecimento pessoal.

Já agora, e fazendo minhas as palavras dos outros camaradas, seria da mais elementar justiça que o avô e camarada José Alves Pereira, que passou por Nova Lamego um ano antes de eu também ir para lá, nos concedesse a honra de fazer parte desta grande Tabanca.

Por outro lado lembrei-me, se fosse possivel, nos mandar a publicação do seu trabalho escolar, seria interessante 'ver' como as gerações actuais ainda vêm como foi a nossa guerra na Guiné. Não é preciso traduzir, a malta safa-se a ler Francês. Pense nisso e obrigado desde já.

O amigo e camarada, Virgilio Teixeira,
ex-alf mil do SAM, Guiné/ Nova Lamego/S.Dominmgos - 1967/69.



Valdemar Silva disse...

Emocionado.
Realmente, a NOSSA TABANCA É GRANDE

Valdemar Queiroz

Manuel Luís Lomba disse...

A nossa CCav 703 foi aboletada em Buruntuma, entre 1965-66 e interagimos várias vezes em operações com a Caç 727, comandada pelo capitão poeta Joaquim Evónio de Vasconcelos (que será muito activo no golpe reajustador do 25 de Novembro de 1975) - a Companhia-mártir de Canquelifá, de cada tiro cada morto - partilhamos com ela (e também com os Comandos) o insucesso da operação que falhou o embargo a uma poderosa escolta de reabastecimentos do PAIGC proveniente de Koundara e infiltrada pela cambança do pequeno rio Piai(tendo-nos o comando de Bissau proibido a sua intercepção em território da Guiné-Conacri).
Fui o último comandante destacado pela 703 para a ponte de Camajábá e lidei com o alferes comandante do destacamento da 727 na Ponte Caium, que creio respondia pelo apelido de Pereira.
Será o pai da menina Adelisse?
FELIZ NATAL e um ANO NOVO próspero para todos!
Manuel Luís Lomba