segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Guiné 61/74 - P19300: Notas de leitura (1132): “O Homem do Cinema, A la Manel Djoquim i na bim”, por Lucinda Aranha Antunes; edição da Alfarroba, 2018 (1) (Mário Beja Santos)



1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 12 de Dezembro de 2018:

Queridos amigos,

A cena passou-se em Bambadinca, era um amplo terreiro, não muito longe do porto, descíamos a rampa do quartel, no baixio entrávamos num recinto, um jovem cobrava a entrada, quando lá cheguei para ver o filme "A Operação V2", com a Sofia Loren, o recinto estava praticamente repleto, fiquei perto de uma máquina, uma barulheira ensurdecedora, o ar empestado pelo escape.

Muitos anos depois, conversando com o nosso camarada Vacas de Carvalho, ele recordou-me outros filmes, como "Hércules contra o Ciclope", com o atlético Steve Reeves. Era assim o cinema do Manuel Joaquim para mitigar o mundo de abandono social em que vivíamos, aquele cinema era uma bênção de entretenimento.

É este o meu agradecimento a título póstumo.

Um abraço do
Mário


Com o Manuel Joaquim, o cinema chegou a toda a Guiné (1)

Beja Santos

É possível questionar se a obra “O Homem do Cinema, A la Manel Djoquim i na bim”, por Lucinda Aranha Antunes, edição da Alfarroba, 2018, é um romance, um relato memorial ou uma investigação de caráter biográfico. Um homem dos sete ofícios, apaixonado pela mecânica, parte da Europa para Cabo Verde e daqui para a Guiné, já com família constituída. A narrativa de Lucinda Aranha Antunes começa num quase presente e num quase presente desagua, num tumulto de revelações e mágoas. É um texto intercultural, o crioulo está sempre presente, Manuel Joaquim e Julinha, a sua amada esposa, pontificam, com filharada, criadagem, amigos certos e desertores nas horas incertas.

Manuel Joaquim é seguramente uma figura com contornos de lenda. Começou em Bolama, com sessões de cinema na Associação dos Bombeiros da cidade, eram exibidos documentários de guerra e atualidades, porque em guerra se vivia.

Manuel Joaquim dos Prazeres chega a África em 1928, vem trabalhar na instalação da Central Eléctrica e da Rádio Marconi na Cidade da Praia, Ilha de Santiago. Para angariar mais uns cobres, fez-se sócio de uma oficina-garagem, mas a atração para a projeção de filmes é muito forte.

De vez em quando vem até Lisboa e no Capitólio, em cinema ao ar livre, viu “O Gigante”, onde triunfavam James Dean, Rock Hudson, Elisabeth Taylor e Carroll Baker. E a autora dá explicações para esta aventura cinematográfica:

“Alugava os documentários de atualidades e as fitas na Tobis, na J. Castello Lopes, na Pathé, na SPAC. Acautelado pela ação da PVDE sobre o Eden-Park, o cinema do Mindelo, em 1930, escolhia filmes que lhe evitassem confrontos e trabalhos e garantissem audiências. Primeiro, mudos como os do Charlot, muitas vezes censurados, do Buster Keaton, do Douglas Fairbanks e, mais tarde, sonoros. Foram grandes êxitos o “Drácula” com Bela Lugosi, o “Frankenstein” com Boris Karlof, o “King Kong”, “O Feiticeiro de Oz”, os irmãos Marx, as coboiadas, a Carmen Miranda, os filmes românticos, de capa e espada, de gangsters, e de uma maneira geral, as comédias portuguesas cheias de cançonetas".


Temos um bom enquadramento da vida na Cidade da Praia nas décadas de 1920 e 1930, as fomes, as secas, as amizades, o trabalho de Manuel Joaquim, a vida social e cultural e até referências a controvérsias maiores, caso da conferência em que o Dr. Luís Chaves, Conservador do Museu Etnológico, defendeu que os mestiços eram seres inferiores, degenerados, incapazes de produzir obra literária, caiu-lhe o Carmo e a Trindade, vieram a terreiro vários intelectuais contestar a monstruosidade.

Depois aconteceu a paixão pela Julinha, que parecia sufocar naquela ilha com água por todos os lados, dirá mais tarde que a Guiné lhe surgiu como uma libertação de pesadelos. O fervilhar desta vida cabo-verdiana é um monumento literário, até etnológico.

E depois Bolama, a Bolama onde havia aeroporto que recebia quinzenalmente o Clipper da Pan American. Manuel Joaquim decide no final da guerra que a família deve regressar à Metrópole, ele está entregue à mecânica e à caça e à paixão pela fotografia, está ofuscado pelo cinema:  

“Comprou uma carrinha Ford modelo A, que modificou, reforçando-a com eixos e pneus grossos, sobrelevando-a e adaptando o motor para ter mais força, de modo a potenciar o sistema de locomoção. Nela transportava toda a parafernália de que precisava para o dia-a-dia mato a dentro. Levava a máquina de projetar, o ecrã, o gerador próprio de escape livre, bem barulhento, máquinas de ferramentas, uma tenda, uma cama de campanha, um mosquiteiro, latas de 20 litros de combustível, que depois de esvaziadas também lhe serviam para o duche apetecido. Soldava-se-lhes um ralo, enchiam-se de água fervida, penduravam-se numa mangueira e era de sentir a água cair pelo corpo. Com ele viajavam também mudas de roupa, produtos de higiene, conservas e chocolates Cadbury de que era muito guloso (…) 

"O Manuel Joaquim andava sempre armado, possuindo uma Flaubert, uma carabina para atirar ao alvo e uma caçadeira calibre 12, automática, que funcionava com um carregador de cinco cartuchos. Estes eram os apetrechos de que se servia para a caça a crocodilos, onças, jibóias, zebus, cabras do mato, a um ou outro hipopótamo e até a pequenos tubarões, os caúdos. Caçava-os quando do macaréu do Rio Geba ao encontrar-se com o Corubal, que sedava quando a maré subia até trinta metros, enrolando as águas num enorme estrondo”.

Mas havia mais: uma laica completa, com lentes de todos os campos focais. Dormia na sua carrinha, a sua casa em solo guineense, durante a época seca, recusava todo e qualquer convite para pernoitar nas casas dos amigos do mato. Era o homem errante, levava o cinema ao ponto mais remoto do mato. Tornou-se um exímio caçador e vendedor de peles, como a autora observa:

“Conservava as peles com sal, em barris de cem litros, que despachava para a Amram & Filhos, e, mais tarde, para o David Kit, quando chegava a Bissau".

Beneficiou da melhoria das estradas, um dos trunfos da política do Governador Sarmento Rodrigues. O que ele mais temia não eram as estradas do mato mas a viagem Bissau-Bolama.

“O barco regulava-se pelo horário das marés e fazia-o perder horas até ao piloto ter o mar cheio para poder navegar, embora o motor Else, comprado em 1943, tivesse facilitado, sem resolver o problema das comunicações entre as duas cidades”.

Era muito exigente com os seus colaboradores e estava permanentemente atento às golpadas que se pudessem tentar nas bilheteiras. Habituou-se ao mato, por vezes limitava-se à autossubsistência, caju, mangas, cocos. Como era um mecânico exímio, estava permanentemente a ser solicitado para reparar motores e geradores.

“Quando os administradores e os chefes de posto se viam em apertos punham-se em contacto uns com os outros via rádio para avisarem o homem do cinema que estavam sem eletricidade, e lá ia ele, nem que estivesse a 100 ou mais quilómetros, e só saia da povoação quando os motores estavam reparados”.

(continua)
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Nota do editor

Último poste da série de 14 de dezembro de 2018 > Guiné 61/74 - P19291: Notas de leitura (1131): Os Cronistas Desconhecidos do Canal do Geba: O BNU da Guiné (64) (Mário Beja Santos)

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