quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Guiné 61/74 - P19310: Estou vivo, camaradas, e desejo-vos festas felizes de Natal e Ano Novo (5): Virgílio Teixeira, ex-alf mil SAM, CCS/BCAÇ 1933 (Nova Lamego e São Domingos, 1967/69); entrou para o nosso blogue há um ano.



Guiné > Região de Gabu > Nova Lamego > CCS/ BCAÇ 1933 (Nova Lamego e São Domingos, 1967/69) >  Dezembro de 1967 >  "Feliz Natal: Noite de Natal, Noite Fria, tão gelada / Tocam os sinos / É noite de Consoada... Guiné 67".

[Cartaz com uma mensagem de Natal, obra produzida e realizada pelo furriel miliciano Rocha, ‘o "Algarvio" . Fez várias de outros formatos, ele desenhava, escrevia o poema, depois arranjava os cenários. Da minha parte fiz pelo menos uma centena de fotos destas, e de outros formatos, mudava apenas o personagem o resto era igual. Depois cada um mandou para as suas famílias um postal ilustrado. Coloquei esta, mas há muitas mais. O fotógrafo era eu.Foto captada em Nova Lamego, provavelmente na primeira ou segunda semana do Dezembro 67].

Foto (e legenda): © Virgílio Teixeira  (2018). Todos os direitos reservados. [Edição: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Mensagem de 14 de dezembro de 2018, do nosso camarada Virgílio Teixeira, 

(i) ex-alf mil, SAM - Serviço de Administração Militar;

(ii) fez parte da CCS / BCAÇ 1933 (Nova Lamego e São Domingos, 1967/69);

(iii) tem mais de um centena de referências no nosso blogue:

(iv) é economista e gestor de empresas, reformado;

(v) natural do Porto, vive em Vila do Conde;

(vi) entrou para o nosso blogue em 19/12/2017, é o nosso grã-tabanqueiro nº 763 (*);
 
(vii) foto acima, à esquerda, com a esposa, Manuela, na Tabanca de Matosinhos, Restaurante Espigueiro (ex-Milho Rei), 5 de setembro de 2018 (Foto: LG).


"Camaradas, estou vivo!...
Aqui vai a minha prova de vida!"

Mensagem de Natal 2018

GUINÉ 1968/2018 – Aniversário dos 50 anos
GUINÉ 1967/2018 – Aniversário dos 51 anos

A toda a minha família, por ainda me conseguirem aturar ao longo de 51 anos;

Aos ex-militares do meu batalhão (BCAÇ 1933) que ainda estão vivos, e aos familiares daqueles que já partiram para a sua derradeira comissão de serviço;


A todos os militares e famílias daqueles que passaram pelo terrível  cenário da Guiné, em particular para aqueles 47 homens que morreram na travessia da jangada do Rio Corubal, nas margens de Cheche, em 6 de fevereiro de 1969, da CCAÇ 1790, do meu batalhão (e da CCAÇ 2405, do BCAÇ 2852);

A todos os militares e famílias daqueles que de algum modo participaram na nossa 'Grande Guerra' de África;

A todos os camaradas e famílias do Blogue  que é a nossa história que nunca vamos esquecer;

Ao povo da Guiné que também sofreu por causa desta guerra;

A todos quero expressar, sincera e humildemente, a minha solidariedade desinteressada, pelo sofrimento de que ainda somos vítimas, com desejos de muita saúde, felicidade e amor, e que Deus nos recompense a todos, já que o Homem e o Estado não são capazes de o fazer.


Bom Natal de 2018
Feliz Ano Novo de 2019 (**)


Virgílio Teixeira
____________

Notas do editor:

(*) Vd. poste de 19 de dezembro de  2017 > Guiné 61/74 - P18107: Tabanca Grande (454): Virgílio Teixeira, ex-alf mil SAM, CCS/BCAÇ 1933 (Nova Lamego e São Domingos, 1967/69); economista reformado, vive entre Vila do Conde e o Porto; grã-tabanqueiro nº 763

(**) Último poste da série > 19 de dezembro de  2018 > Guiné 61/74 - P19306: Estou vivo, camaradas, e desejo-vos festas felizes de Natal e Ano Novo (4): Jorge Picado (ex-cap mil, CCAÇ 2589/BCAÇ 2885, Mansoa, na CART 2732, Mansabá, e o CAOP 1, Teixeira Pinto, 1970/72)

3 comentários:

J. Gabriel Sacôto M. Fernandes (Ex ALF. MIL. Guiné 64/66) disse...

Caro Virgilio, em meu nome, da minha família e dos meus camaradas que entre 1964 e 1966 serviram a nossa Pátria nos solos da Guiné, Catió e Cachil, ilha do Como, agradeço e retribuo.
Forte abraço,
JS

Luís Graça disse...

Virgílio, estás mais do que vivo!... Ativo, produtivo, saudável!... Em um ano, já produziste uma centena de postes!... Parabéns!... E que o teu Natal de 2018 seja uma festa de família!...

Um alfabravo, Luís.

Anónimo disse...

Virgilio Teixeira, disse:

Obrigado a ambos pelas vossas mensagens, vamos passar esta etapa da vida, como mais um ano passado, e já lá vão muitos.
Luís, obrigado pela adenda nos meus comentários, da CCAÇ 2405 do BCAÇ 2852, também eles mártires desta desgraça.
Esqueço-me sempre se referir esta Companhia, mas que conheço bem o seu passado.
Bem hajam a todos.

Um Bom Natal também com saúde, é aquilo que mais peço.
Um Alfabravo, Virgilio