terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Guiné 61/74 - P18107: Tabanca Grande (454): Virgílio Teixeira, ex-alf mil SAM, CCS/BCAÇ 1933 (Nova Lamego e São Domingos, 1967/69); economista reformado, vive entre Vila do Conde e o Porto; grã-tabanqueiro nº 763.


Virgílio Teixeira, em 2014, com a medalha comemorativa das campanhas de África; economista reformado, vive entre Vila do Conde e o Porto.


[..."No dia em que na Escola Prática de Transmissões no Porto – Senhora da Hora, ex- RI 6, foi feita a cerimónia de entrega das medalhas comemorativas das Campanhas de África, eu lá estava, tenho várias fotos da cerimónia, pois os meus filhos estavam lá e filmaram tudo. Acho que representa, entre centenas de outras fotos que tenho desta idade já dos 70 para cima, vou fazer no próximo mês 75 anos, aquilo que eu penso e sofro pela Guiné. Se há alguém que vive estes 50 anos intensamente sou eu, pode haver iguais, mas não que vivam isto dia após dia, ao acordar é a primeira coisa que me lembro, parece ridículo, mas é assim."]




Guiné > Região de Gabu > Nova Lamego > CCS/BCAÇ 1933 (1967/69) > Virgílio Teixeira, alf mil SAM, em "traje de ronco"...

[..."Eu sei que é uma foto de ‘ronco’ mas foi numa deslocação de Nova Lamego a Bambadinca, numa coluna, para carregar mantimentos, cerca de 100 km. Paramos e depois fiz esta foto, lembro-me bem. Posso fornecer mais, pois tenho dezenas delas, mas gostava desta, por questões pessoais."]


Fotos (e legendas): © Virgílio Teixeira (2017). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]



1. Mensagem, de 17 do corrente,  do nosso editor ao camarada Virgílio Teixeira, leitor do nosso blogue há pelo menos 5 anos, e de quem começámos há dias a publicar as primeiras fotos do seu vasto e rico álbum:

Camarada Virgílio: se não te importas tratamo-nos por tu, que dá muito mais jeito, e faz parte das nossas regras de convívio... Afinal, somos e seremos sempre camaradas de armas, e a Guiné marcou-nos no corpo e na alma para sempre...

Parto do princípio que a autorização para publicarmos as tuas fotos, de grande qualidade e interesse documental, é também a aceitação do nosso convite para integrares a Tabanca Grande... Para já, o álbum vai com o teu nome, posto e unidade... Mais tarde decidirás, quando vamos publicar as duas fotos, tuas, de apresentação ao resto dos camaradas,e que são as fotos da praxe (uma antiga, da Guiné, e outra mais atual...). 

Vamos começar o publicar o teu  álbum fotográfico (*). Obrigado pelo que já enviaste, com as respetivas e preciosas legendas. Tomei boa nota das fotos (f104 e f133) que queres retirar.... Quanto ao formato, para efeitos de digitalização e envio, se calhar é mais fácil o formato JPEG, com resolução de um ou mais MG (megabytes). O formato TIF é pesado... Pelo gmail podes mandar anexos até 15 MG, creio eu...E pelo Sapo temos só 7 dias para descarregar as fotos... Vou ver se não me escapa nenhuma... Estou a guardá.las  num ficheiro, converto-as depois em formato JPEG.

Desejo-te também um feliz e santo Natal, para ti, família e amigos.  (...) Se me mandares o teu nº de telemóvel, eu terei muito gosto em ligar-te um dia destes... O editor e camarada Luís Graça


2. Mensagem de 18 do corrente do Virgílio Teixeria, que vai passar, a partir de hoje, 3ª feira,  dia 19, a ser membro de pleno direito do nosso blogue e da nossa Tabanca Grande, sob o nº 763:


Está tudo combinado quanto ao nosso relacionamento. Não há problema nenhum...

(...) Gostei imenso da forma como tudo isto é colocado no blogue, desdobrar as fotos em imagem parciais, acho que dá uma ideia mais real e forte às situações (*). Vou mandar mais algumas, estas que começam pelo fim, ou seja o dia da saída.

Não sei porque levei tanto tempo a entrar na Tabanca Grande? Estou à espera de um lote de mais 255 slides que mandei digitalizar em casa especializada, e há lá muita coisa que já nem me lembro, vou ver e há material para muitas fotos. Só eu poderia encher o Blogue todo, pois tirei cerca de 5000 fotos.

Em relação às fotos para identificar o autor, envio aqui duas, uma nos primeiros meses após a chega à Guiné - Nova Lamego, e outra em 2014, nas cerimónias de imposição da medalha comemorativa das campanhas de África, neste caso, da Guiné. Pode haver alguns camaradas que não se identifiquem com este tipo de fotos escolhidas, mas é a minha vontade, e se puder são estas que quero, mas tenho mais.

Obrigado pela boa recepção que tive, nesta porta de entrada para um outro mundo, nunca estive exposto nas redes sociais, mas algum dia teria de ser.

Até à próxima e espero que com isto venha a ter contactos com alguém que deixei de ter, realmente o BCAÇ 1933 não aparece muito no Blogue.

Aquela foto do médico Lema Santos também pode ser postada, acho eu. (*)

Um abraço,

Virgilio

3. Comentário do editor LG:

Virgílio: Ficas presentado  à Tabanca Grande, como deve ser... Ou seja, na "parada"... Vais passar a ser o nº 763, por ordem cronológica de entrada, e o teu nome passa a figurar na coluna do lado esquerdo do blogue, na lista alfabética dos membros da Tabanca Grande...(**)

Somos  todos camaradas da Guiné (há duas ou três exceções, de camaradas que estiveram noutros teatros de operações, Angola ou Moçambique)... E há alguns "amigos": guineenses, por um lado, investigadores, por outro, ou ainda familiares (filhos, viúvas, irmãos, etc). de camaradas falecidos, no TO da Guiné)...Mais de 60 dos "grã-abanqueiros" (membros da Tabanca Grande) já morreram (entre 2007 e 2017).

Temos algumas regras de convívio que são consensuais: uma delas é o tratamento por tu e outra é também elementar: não falamos de "política, religião e futebol". A Guiné 1961/74 é o nosso "core business"... Partilhamos memórias (mas também afetos)... A ideia da Tabanca Grande (comunidade virtual) é óbvia: cabemos todos nela com tudo o que nos une e até com aquilo que nos pode separar...

Outra ideia importante é que procuramos não fazer juízos de valor sobre o comportamento (militar, disciplinar, operacional, humano, ético, moral...) uns dos outros, não julganos ninguén, não somos nenhum tribunal, é a História que nos julgará...Mas recusamos a ir para a "vala comum do esquecimento"... E temos o "dever de memória"... De resto, todos fomos heróis, que souberam fazer a guerra e a paz... (Heróis, "mais do que homens, menos do que deuses")...

Podes ler aqui o essencial da nossa política editorial.

Sê bem-vindo, camarada, à Tabanca Grande. E nunca é tarde para entrar. A tua presença honra-nos a todos. E tens aqui um simbólico poilão, a árvore sagrada da Guiné, que nos protege a todos/as...

Daqui a 4 meses, a 23/4/2018, o nosso blogue completa 14 anos de existência. E nesse mês, em data ainda a confirmar,  vamos realizar em Monte Real, no Palace Hotel de Monte Real, o XII Encontro Nacional da Tabanca Grande (realiza-se todos os anos desde 2006). Aponta na tua agenda.

________________

Notas do editor:

(*) Vd. postes de:

17 de dezembro de 2017 >  Guiné 61/74 - P18096: Álbum fotográfico de Virgílio Teixeira, ex-alf mil, SAM, CCS / BCAÇ 1933 (Nova Lamego e São Domingos, 1967/69) - Parte II: Zona portuária de Bissau e o heli do Spínola a dizer adeus ao T/T Uíge, em 4/8/1969

Sem comentários: