domingo, 17 de dezembro de 2017

Guiné 61/74 - P18096: Álbum fotográfico de Virgílio Teixeira, ex-alf mil, SAM, CCS / BCAÇ 1933 (Nova Lamego e São Domingos, 1967/69) - Parte II: Zona portuária de Bissau e o heli do Spínola a dizer adeus ao T/T Uíge, em 4/8/1969


Foto nº 504


Foto nº 504 A


Foto nº 504 B


Foto nº 601 > Guiné> Bissau > 1969 > Estuário do Geba, navios da marinha portuguesa e, ao fundo , Bissau velha, e à esquerda, não visível na foto, a ponte.cais.


Foto nº 601 A



Foto nº 601 > Guiné > Bissau > 1969  > Vista de Bissau velha nas proximidades da Amura e da ponte cais (não visíveis na foto).... Nesta imagem; à esquera, é fácil identificar o edificio da Alfândega,


Foto nº 601 C > Uma LDP - Lancha de Desembarque Pequena


Foto nº 601 D >  Outra LDP - Lancha de Desembarque Pequena


Foto nº 513

Guiné > Bissau > 1969 > Zona portuária 

Fotos (e legendas): © Virgílio Teixeira (2017). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar_ Blogue Luís Graça & Camaradas da Guine]


Guiné > Bissau > s/d > Imagem da ponte-cais, do edifício da Alfândega, à direita, e da fortaleza Amura, à esquerda...

Pormenor de: Bissau. Bilhete Postal, Colecção "Guiné Portuguesa, 119" . (Edição Foto Serra, COP 239 Bissau. Impresso em Portugal, Imprimarte - Publicações e Artes Gráficas, SARL).


1. Continuação  da publicação do álbum fotográfico do nosso camarada Virgílio Teixeira [, que foi alf mil, SAM – Serviço de Administração Militar, CCS – Companhia de Comando e Serviços, Chefe do Conselho Administrativo, BCAÇ 1933, mobilizado pelo RI 15, Tomar, e que esteve no CTIG, em Nova Lamego e São Domingos, 1967/1969; é economista, reformado] (*)

Legendas:

Foto 601
– Foto tirada a bordo de um Patrulha, onde almocei a convite do Comandante, e tive a oportunidade de fotografar a Base Naval em Bissau da nossa Marinha de Guerra.

Foto 513 – Outra série de fotos que tenho, o Uige a afastar-se, Bissau a ficar ao largo, e o Heli do Spínola a sobrevoar o Uige, num último adeus às tropas. Nostalgia deste dia [4/8/1969].

Foto 504 – Tenho uma série destas fotos. É o dia 4 de Agosto de 1969, o dia da saída da Guiné. Eu tinha passado a noite anterior no Uige, e por isso de manhã cedo estava lá em cima a ver chegar as lanchas LDG, LDM e LDP, carregadas de tropas vindas do interior e que encostaram ao navio, vinha tudo ao molhe e fé em Deus, 

Tive a sorte de ver algumas e assim fotografei a chegada, o içar da carga para o barco, um momento inesquecível, e como foi tirada com os slides, só foram revelados em Agosto e iam para França, e assim ficaram quase 50 anos. 

Nunca ninguém do BCAÇ 1933 e do BCAÇ 1932 e outras Companhias e Pelotões, as viu, muitos poderão agora recordar a sua chegada em 4 de Agosto e entrada para o Uige, naquelas condições degradantes. Esta série de fotos que tenho da chegada das lanchas a encostarem ao Uige e depois a serem içadas, são realmente uma questão de sorte, eu estar no sitio certo à hora certa. Nenhum dos protagonistas, éramos cerca de 700 militares, conhece estas fotos, muitos vão rever-se nelas, um dia que as possam ver. Mandarei mais, pois acho que são momentos inesquecíveis, independentemente da força da imagem em si mesma.
________________

Sem comentários: