sábado, 30 de outubro de 2021

Guiné 61/74 - P22672: Os nossos seres, saberes e lazeres (474): Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto (22): Num cemitério de pestíferos há hoje arte sacra de valor universal (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 24 de Setembro de 2021:

Queridos amigos,
Tinha posto na agenda uma visita ao Museu de Arte Sacra de São Roque depois da última remodelação. Fiquei muito surpreendido e agradado com a nova concepção museológica e museográfica, podemos contemplar as peças com boa iluminação, estão bem identificadas, há uma boa sequência dos núcleos. O acervo é de uma enorme riqueza, possui diversidade de alfaias religiosas, o Núcleo de Arte Oriental é de grande valor e a exibição do tesouro da Capela de São João Baptista ganha em eloquência, é mostrado em todo o seu esplendor. Recomenda-se que se complemente a visita indo à Igreja, um templo sumptuoso por dentro e de uma grande austeridade por fora. Ali bem perto, no Palácio Tomar, funcionava a Hemeroteca, por ali andava em consultas, atravessava a rua para um passeio estreitíssimo, uma das faces da Igreja de São Roque e perguntava-me muitas vezes se quem por ali passa sabe a magnificência que está dentro daquela parede. Igualmente se recomenda a quem visita que se documente previamente, a fruição será maior designadamente para contemplar os tesouros que estão nas capelas e no altar-mor, isto quanto à igreja. Estou absolutamente seguro de que ninguém sairá dececionado desta visita a um local que começou por ser um cemitério de pestíferos, acolheu a Companhia de Jesus e guarda tesouros suficientes que não nos envergonhariam de uma candidatura a Património da Humanidade.

Um abraço do
Mário



Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto (22):
Num cemitério de pestíferos há hoje arte sacra de valor universal


Mário Beja Santos

Quando se lê o roteiro da Igreja de São Roque, e mesmo o do museu, os autores recordam que este espaço era um arrabalde da cidade, um descampado povoado de oliveiras junto à muralha fernandina, aqui se pôs o cemitério onde jaziam os pestíferos, isto no início do século XVI. D. Manuel I pediu à Senhoria de Veneza uma relíquia de São Roque, ela veio, decidiu-se edificar uma ermida, no postigo de São Roque, estávamos em 1506. E terminada a ermida, instituiu-se a Irmandade. Depois, D. João III quis trazer para o Reino os primeiros padres da Companhia de Jesus, da ermida passou-se à construção da Casa Professa e Igreja de São Roque no local da ermida. Atenda-se ao que se escreve nos roteiros: “A igreja de São Roque vem definir-se como resultante dos desígnios da Companhia de Jesus e da vontade real, caraterizada por um maneirismo nacional de linhas austeras que contrasta com o espaço interior de grande peso decorativo, em que o azulejo, a talha dourada e os quadros a óleo perfazem um ambiente magnífico e requintado. A planta da igreja é de grande simplicidade e largueza de conceção – uma nave, ampla e extensa, capela-mor pouco profunda, tribunas e galerias sobre as capelas”. Só que a visita começa pelo museu, criado em 1905 e alvo de remodelações sucessivas, está ali um acervo extraordinário de relicários, cofres, pense-se no tesouro da capela de São João Baptista, uma ourivesaria única, quadros magníficos, esculturas, alfaias religiosas de grande valor artístico, peças de paramentaria, e muito mais.

Apreciei muito ler uma obra sobre os cem anos do Museu de São Roque, ele foi inaugurado em 1905, como se disse acima, as suas coleções acompanham a evolução da História de Arte entre os séculos XVI e XX. Como é que todo este património é tutelado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa? Em 1759, após a expulsão dos jesuítas de Portugal, a Santa Casa, cuja sede original era a igreja manuelina da Conceição Velha, recebe por doação régia a Igreja e Casa Professa de São Roque, tornando-se proprietária de todo o seu acervo, a que se juntaram espécimes de extrema raridade da Santa Casa.

Na Monarquia Constitucional entendeu-se que este património devia ser posto à exibição pública e em 1898, por ocasião das comemorações do IV Centenário da Fundação da Santa Casa apresentou-se na Sacristia da Igreja de São Roque o tesouro da Capela de São João Baptista; mas anos antes já havia a ideia de encontrar um espaço, ele foi dado pela saída do que é hoje o museu na antiga Sala de Extrações da Misericórdia de Lisboa. É interessante ver imagens da evolução museológica e museográfica, começou-se por mobiliário com luxuosas vitrinas, uma imensidade de quadros uns ao lado dos outros, as coisas começaram a mudar na década de 1960 com novas conceções de museologia e museografia, despojaram-se as salas, ganhou-se mais espaço com a incorporação da antiga Casa do Despacho, a conservação e o restauro evoluíram enormemente e o museu dispõe hoje de um serviço educativo modelar. Recorda-se que todos os visitantes com idade de 65 anos e mais têm entrada gratuita.

E o que se pasma depois da última remodelação é ver o desafogo que permite uma contemplação mais atenta, as obras estão bem identificadas, é um regalo andar neste museu carregado de preciosidades de arte sacra, e depois de uma visita detalhada à própria Igreja de São Roque percebe-se que não é bravata nenhuma dizer-se que todo estes tesouros por elementar justiça deviam ser candidatos a Património da Humanidade. Aqui se deixam algumas imagens que poderão ter o condão de sensibilizar o leitor para a visita de arte sacra da mais esplendorosa e das sete partidas do mundo.


Igreja e Museu de São Roque
Tesouros da Capela São João Baptista, Património da Humanidade
Santo António, mãos grandes e pés grandes, um Deus menino, pequenino e bem sentado
São Francisco Xavier que por aqui andou e daqui partiu para conquistar almas no Oriente
Um dos quadros icónicos do Museu de Arte Sacra

Todo o interior da Igreja de São Roque está marcado pelo maneirismo italiano, já se sublinhou a sobriedade, simplicidade e densidade volumétrica, se são pontos que chamam a atenção do visitante logo a decoração da igreja, com azulejos “ponta de diamante” fazem estontear a vista, é a talha dourada, os mármores embrechados, a pintura que preenche grande parte do espaço interior, a escultura; enfim, apercebemo-nos prontamente que se tudo por fora é austero lá dentro utilizam-se as maiores riquezas para adorar Deus e venerar os Santos.

Se o exterior é a imagem consumada da austeridade, o interior é sumptuoso, das capelas ao altar-mor
Uma visão de duas capelas, atenda-se à harmonia das formas e ao modo de ocupação dos espaços

Recomenda-se ao leitor que vá munido de um roteiro das capelas, só tem a ganhar para usufruir de tudo quanto se vê e melhor se pode compreender: capelas da Senhora da Doutrina, de São Francisco Xavier, São Roque, do Santíssimo, Capela-mor, de S. Baptista, da Senhora da Piedade, de Santo António, da Sagrada Família. Há depois o que está nos altares e a sacristia tem o maior valor artístico.

Naturalmente que a capela mais importante, em termos artísticos, entenda-se, é a de São João Baptista, obra única no contexto da arte europeia, uma encomenda de D. João V a Roma, teve data da inauguração oficial em 1750. Possui linhas inovadoras no esquema estilístico, anuncia o neoclassicismo. Os seus elementos decorativos são de inspiração rococó. Os quadros laterais e o central, bem como o soalho da capela, são em mosaico, trabalho artístico de grande mérito. Utilizaram-se materiais preciosos, diversos mármores – lápis lazúli, ágata, verde antigo, alabastro, mármore de Carrara, ametista, pórfido roxo, branco-negro de França, brecha antiga, diásporo, jalde e outros. No Museu de Arte Sacra de São Roque estão patentes o modelo da capela bem como exemplares de tecidos e metais pertencentes às coleções da Capela de São João Baptista. É indiscutivelmente um templo religioso soberbo, é bom que a visita se complemente do museu para a igreja. Ninguém sairá desiludido.


A presença do Oriente, o marfim, os materiais delicados, a madeira exótica
A fundadora das Misericórdias, óleo de José Malhoa
A mais icónica das telas do Museu de Arte Sacra

(continua)
____________

Nota do editor

Último poste da série de 23 de Outubro de 2021 > Guiné 61/74 - P22654: Os nossos seres, saberes e lazeres (473): Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto (14) (Mário Beja Santos)

Guiné 61/74 - P22671: Reavivando memórias do BENG 447 (João Rodrigues Lobo, ex-Alf Mil, cmdt do Pelotão de Transportes Especiais, Brá, 1968/71) - Parte VII: O meu percurso militar (I): Região Militar de Angola: EAMA, CICA, Companhia de Transportes nº 2560, QG-4ª Rep, Depósito de Adidos (1967/68)

as

Doc nº 3 > Escola de Aplicação  Militar de Angola (EAMA) > Quartel de Nova Lisboa > 3ª Companhia >21 de dezembro de 1967 > Licença para gozo de 11 dias de férias, a passar em Luanda,  passada ao  soldado cadete João Rodrigues Lobo.


Doc 2 > Ministério do Exército > Região Militar de Angola > Boletim de vencimentos > Folha mecanográfica com o vencimento do aspirante miliciano João Rodrigues Lobo, relativo ao mês de novembro de 1967. Montante: Esc 1590$00, o que corresponderia, em valores de hoje, em Portygal, 
a 561,11 € (segundo o conversor da Pordata)


Doc 1 > Escola de Aplicação  Militar de Angola (EAMA) > Quartel de Nova Lisboa > 1967 > Cartão de Controlo da Incorporação


Doc nº 4 > Região Militar de Angola >Quartel General > 3º Repartição > 1968 > Pedido de  protecão de coluna auto de reabastecimentos, a partir de Luanda, comndanda peloasp mil Rodrigues Lobo- Data: 12 de agosto de 1968. Assinatura: cor A. da Silva Banazol.


Doc nº 5 > Região Militar de Angola >Quartel General > 4º Repartição > Secção TPTS > 1968 > Relação do pessoal que segue no ML
V ( Movimento de Viaturas Logísticas), de Ambriete, de 13/8/1968.

Fotos (e legendas): © João Rodrigues Lobo (2021). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]



1. Mensagem de João Rodrigues Lobo [ex-alf mil, cmdt Pelotão de Transportes Especiais / BENG 447 (Bissau, Brá, dez1967/fev1971): fez o 1º COM, em Angola, na EAMA, Nova Lisboa; vive em Torres Vedras onde trabalhou durante mais de 3 décadas como chefe dos serviços de aprovisionamento do respetivo hospital distrital; membro nº 841 da Tabanca Grande.]

Devido à extensão do texto mais os documentos anexos, vamos publicá-lo em duas partes.  


Data - sexta, 29/10, 10:11 (há 1 dia)



Assunto - Meu percurso militar

Bom dia,

Caro Luis e caros editores do blog.

Desde que me juntei á Tabanca Grande todos os dias o Blog é minha leitura obrigatória.

Recordar também é viver, e textos muito interessantes lá tenho encontrado.

É com interesse e alguma emoção que os diversos posts me têm recordado situações de que tive conhecimento mas não vivi directamente, nos anos de Guiné 1969 e 1970 (e uns dias de 1968 e 1971) e, onde tenho tido conhecimento de outras situações, algumas terriveis, das quais, embora contemporâneo delas, não tive conhecimento quando lá estive.

Dos relatos de camaradas que passaram tempos muito dificeis naqueles anos, ( aliás durante toda a guerra), só posso tirar uma conclusão: fui um felizardo, sortudo, afortunado, ou que lhe quisermos chamar, em ser mobilizado para a Guiné! e protegido pelos deuses ( talvez mais por camaradas de armas na mão).

Já em 1968, pela sorte de já de usar óculos, não fiquei nos Comandos.

Por ser experiência pessoal, se acharem que o que digo interessa alguma coisa, publiquem, se não tudo bem. Os comentários, desde que não sejam tendenciosos ou preconceituosos, serão bem vindos.

Em Angola, onde fui incorporado em 1967 (Doc nº 1), e onde prestei serviço militar antes de ter “inexplicávelmente?” sido mobilizado para a Guiné, e onde passei por zonas bem complicadas , em MVL desde Luanda a Ambriz e Ambrizete, teria corrido mais riscos, dos quais felizmente também escapei quando por lá andei, o que não se poderá dizer de outros camaradas que passaram pelas mesmas estradas, pois a maioria das colunas era emboscada e atacada nesses trajectos (Doc. nº 4).

Julgo que devo ter sido dos milicianos que em mais quartéis esteve colocado:

(i) Escola de Aplicação Militar de Angola – Nova Lisboa. Incorporação e recruta, - cadete, 1967 – 3 meses (Doc. nº 1)

(ii) CICA – Grupo de Artilharia e Campanha 1 – Luanda, Especilidade de Transportes Rodoviários - cadete. 1968 – 3 meses

(iii) CICA – Nova Lisboa , instrutor auto - Aspirante. 1968 -3 meses

(iv) Companhia de Transportes 2560 – Grafanil/Luanda – Aspirante. 1968 – 1 mês

(v) Quartel General 4ª Rep., Luanda - Aspirante 1968 – 4 meses

(vi) Depósito de Adidos , Luanda - Aspirante, 1968 – 1 mês

(vii) Não me lembro da Unidade – Cabo Verde, ilha do Sal - Alferes Mil.1968 – 2 semanas

(viii) Batalhão de Engenharia 447 , Pelotão de Transportes Especias., Guiné - Alferes Mil, 1968/1969/1970/1971

(ix) Batalhão de Intendência de Angola, Grafanil/Luanda, 1 mês (férias) ,disponibilidade -Alferes Mil, 1971.

Resumindo – Mais dia menos dia, mais semana menos semana, em cada unidade, pois a memória já falha, no Total 40 Meses : Um ano e quatro meses em Angola e dois anos e 24 dias na Guiné (3 Natais).

Anexo vários “papéis” que guardei como recordação:

1 – Incorporação na EAMA, 1967 (Doc 1)

2 – Boletim de vencimento como cadete - 1967 (Doc 2)

3 – Licença de férias EAMA, 1968 (Doc 3)

4-5-6 – Documentos de MVL – 1968 (...)

Até breve. João Rodrigues Lobo

sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Guiné 61/74 - P22670: Manuscrito(s) (Luís Graça) (205): E na hora da tua morte, ámen!... (Ninguém, por certo, te perguntará p'los teus sonhos... de menino)






Lourinhã > Praia da Areia Branca > 26 e 27 de outubro de 2021 > O põr do sol, um espetáculo, por enquanto gratuito, para quem tem o privilégio de viver à beira-mar ou perto do mar...Um espetáculo que eu não dispenso, sempre que posso, desde há muitos anos... Afinal, nasci a ouvir o mar...mas raramente me podia permitir, quando criança, o luxo de dizer "até amanhã, meu irmão sol"... Entre mim e o sol, a pôr-se  no mar do Cerro dos meus antepassados, havia os cabeços e os monhos de vento...

(...) Nasceste a ouvir o mar, o barulho do mar e dos moinhos de vento que te deixaram os árabes, dizem uns, ou os flamengos, dizem outros. Sabes lá tu o que está inscrito no teu ADN. Batizaram-te cristão, na pia da igreja, gótica, do castelo, que foi românica. E como antes terá sido mesquita mourisca ou capela visigótica, e, muito antes ainda, templo romano ou anta, dólmen, menir. Perdeste-te, por amores e guerras, no caminho sul de Santiago e chamaram Grande ao rio da tua infância. (...).

Fotos (e legenda): © Luís Graça (2021). Todos os direitos reservados. [Edição: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Na véspera do Dia dos Mortos (que a nossa tradição cristã celebra, afinal, no dia 1 de novembro, dia que se quer luminoso, o dia de todos os santos), e do início incerto de mais uma Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a de 2021, também conhecida como COP26,  a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (Gasgow, 31 de outubro-12 de novembro de 2021), fui revisitar e rever um poema que me é caro, e que me ajuda a mitugar a angústia existencial... Gostava um dia de o ler em voz alta, ao pôr do sol,  para a minha neta, que vai fazer dois anos em 12 de novembro,  no Funchal, e  a quem não sei dizer, se ela um dia mo perguntar,  que raio de planeta lhe vou deixar.


E na hora da tua morte, ámen!

por Luís Graça



De rio em rio se alcança a foz 
e se galga o mar,
vais na torrente, 
a espernear e a bracejar.

De mar em mar se vai ao longe,
p’ra naufragar, no oceano, largo e profundo,
… ou p’ra encalhar, 
ao cabo do mundo.

De estrela em estrela navegas por toda a parte,
à boleia dos sonhos que te venderam,
alguém por certo com engenho e arte,
mas a  preço de saldo.

Do planeta ao planetário vai um salto,
há apenas uma fina tela, a separar-te
do desastre humanitário.

Na deriva da vida segues em contramão,
como um cavalo com o freio nos dentes,
fora da estrada, 
em louco tropel.
e sem seguro de acidentes,

Daqui para a frente, 
e até ao planeta Babel,
vais pouco confiante e nada crente,
como no carrossel 
da feira de setembro,
quando eras menino e moço:
já não é caminhada, 
já não é jogging,
muito menos passeio ameno pelo areal,
é alucinação,
é salto mortal,
vais de camuflado 
e corda ao pescoço,
pela picada armadilhada, 

Preferes nada saber de astrofísica,
muito menos de metafísica,
seria bom saberes um pouco mais
de economia 
do risco.

Porque um dia, 
vão-te cobrar a portagem,
no fim da viagem 
ou numa qualquer paragem, técnica,
quando o teu planeta azul perder 
o contrato de concessão
ou a simples licença de habitação.

Um dia, faça chuva ou faça sol,
ou radiações ultravioletas,
vais ser despojado do teu corpo,
com todas as letras,
desalojado do teu frágil habitáculo,
como a lagosta ou o caracol.

Quem te prometeu um tabernáculo,
ergonomicamente correto, 
digno de um deus, mesmo  que menor,
nada sabia de ergonomia, 
nem de poesia,
e muito menos era arquiteto.

Afinal, não passas de um animal terráqueo,
numa casa que não é tua,
e, na melhor das hipóteses, 
és um erro de casting do criador…

Alguém te há de lembrar
que não passas de um simples hóspede,
e que o hóspede e o peixe ao fim de três dias… fedem,
como assegura o anexim popular.

Na tua aldeia global, 
na hora da tua morte,
tocará, a finados, o sino.
Com sorte,
e se ainda houver um resto de humanidade,
alguém teu conhecido fará questão de dizer, 
por piedade,
uma última oração 
à beira da tua cova,
e lembrará que também foste menino:

“Pode não ter sido um grande poeta,
nem um cidadão exemplar,
muito menos um herói,
mas foi, dizem,  
um bom filho,
um bom homem,
um bom amigo, 
um bom camarada, 
quiçá até um bom pai”…

Dobrará o sino
no campanário  da igreja da tua aldeia...
O padre encomendar-te-à  a alma
para que, mais leve dos pecados, 
chegues depressa à eternidade.
Mas ninguém, por certo, te perguntará
p'los teus sonhos... de menino.

Lisboa, março de 2015,
Lourinhã, revisto, 31 de outubro 2021.

____________

Nota do editor:

Últino poste da série > 22 de agosto de 2021 > Guiné 61/74 - P22476: Manuscrito(s) (Luís Graça) (204): Caminhando contigo pela picada da vida...

Guiné 61/74 - P22669: Esboços para um romance - II (Mário Beja Santos): Rua do Eclipse (76): A funda que arremessa para o fundo da memória

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 20 de Outubro de 2021

Queridos amigos,
Estamos no pico da época das chuvas, há muitas entradas e saídas no pelotão de Paulo, parte gente muito amiga, irá ficar uma saudade irreprimível, curiosamente algumas dessas relações terão futuro. Depois de uma vida nómada, é distribuída uma tarefa de responsabilidade mas num quadro de mais acalmia, há que garantir a segurança de quem anda a pôr macadame e tapetes de alcatrão numa estrada que ficará conhecida como a de Xime-Bambadinca. Primeiro desmatou-se, e muito, para dissuadir emboscadas em pontos que outrora deixaram recordações sinistras, como Ponta Coli. O único senão são as tremendas chuvadas, e é numa dessas situações que lembravam o dilúvio universal que Paulo vai conhecer uma dimensão do ódio da boca de um homem civilizado, ouvirá um discurso alucinante que descreveu a Annette com o pedido de o registar por inteiro, era um ódio que depois se soltou na vida da Guiné e em Cabo Verde.

Um abraço do
Mário



Rua do Eclipse (76): A funda que arremessa para o fundo da memória

Mário Beja Santos

Mon adorable Annette, fiquei estonteado com o telefonema do dirigente da Confederação Europeia dos Sindicatos e do seu convite para vir dirigir o departamento dos consumidores. Ao que consta, o meu trabalho voluntário tem sido muito apreciado, a atual dirigente, a italiana Rossana Vittorini regressa a Itália para funções no seu sindicato nacional, devo ir a Bruxelas dentro de uma a duas semanas para conhecer a proposta da confederação, fiquei de orelha arrebitada quando me perguntaram se eu podia meter licença e fazer um contrato até cinco anos. Não embandeiremos em arco, mas, meu amor adorado, vislumbra-se a possibilidade de nos juntarmos. Quando ontem à noite te telefonei senti perfeitamente o eco da tua legítima alegria e comunguei com o choro que se seguiu. Vamos fazer figas e, entretanto, avancemos para o que ainda falta desta comissão. Imagina tu que a mexer nestes últimos papéis encontrei esboços dos preparativos da Operação Beringela Doce de que já falámos, caso tu consideres útil, poderás utilizar estas folhas.

Então, deixa-me ainda falar das saudades que eu sentia naquele tempo. Apareceu Cherno Suane, estava a recuperar do seu duplo traumatismo craniano, tudo tinha a ver com a minha anticarro de Canturé, de outubro de 1969. Foi uma alegria abraçá-lo, deram-no como capaz para o serviço, mas eu sinto que se instalou uma limitação na sua vida, fala mais lentamente e não tem a afoiteza que lhe conheci no andar. Vamos ver. Como recordarás, foi este querido amigo que te apresentei nas férias de verão, fomos visitá-lo no local onde trabalha, no Largo de São Paulo, veio depois jantar connosco. Fiquei com uma enorme gratidão com o Teixeira das transmissões, colaborador impecável, revelou-se incansável na reconstrução de Missirá, nunca recusou andar com aquele rádio monstruoso às costas nas operações. E partiu igualmente o Barbosa, era conhecido pelo Boina Verde, era o seu verdadeiro fetiche. E contei-te também que depois de termos feito uma operação de que resultou uma emboscada com sucesso, já teríamos retirado pelo menos uns dez quilómetros, caminhávamos em direção a Missirá e ele veio dizer-me que tinha que voltar nem que fosse sozinho àquele local, dera agora pela falta da boina, lembrava-se que a tinha posto no chão ao lado onde estava deitado, foi o cabo dos trabalhos convencê-lo que não nos podia obrigar a tal violência, comprometi-me a que voltaríamos no dia seguinte, foi nova operação, temíamos encontrar um grupo do PAIGC naquele local, felizmente nada aconteceu e ele recuperou a boina. E reapareceu também Albino Amadú Baldé, a quem eu ternamente chamava o Príncipe Samba, mantinha a pose de um aristocrata, olha bem para esta fotografia que te envio, a pose natural de alguém que tem linhagem nobre. Fiquei magoado com a decisão de o passar à disponibilidade, ele que teve fraturas e ficou diminuído pela mina anticarro, em Bambadinca entendeu-se que ele podia ficar em regime de colaboração mas sem vínculo nem direito a reforma ou a qualquer tipo de pensão, bem procurei dialogar com os novos senhores do mando em Bambadinca, o Albino está presentemente a dar aulas, mas acho uma tremenda injustiça esta marginalização, ele foi efetivamente o comandante da milícia de Missirá, valoroso e de uma fidelidade sem mágoa. Irei visitá-lo anos depois e sabe Deus o que me custou ouvi-lo dizer que vivia numa discreta miséria, estendia-me a mão a pedir ajuda.

E começou o meu mês de julho, a minha incumbência é a de montar segurança permanentemente não só à equipa da TECNIL como aos trabalhadores que acompanham o alcatroamento da estrada, estamos na fase de trabalhos já depois do Xime e em direção a Amedalai, qualquer coisa entre 8 a 9 quilómetros separam estes dois locais onde decorrem os trabalhos. Junto ao Xime já se alcatroou, desmatou-se tudo à volta até um local que no passado deixou sinistras lembranças, Ponta Coli. A maquinaria é pesada e por isso é obrigatório todos os dias recolher a um porto seguro, decidiu-se que fica toda instalada em Amedalai ao fim da tarde, e com o despontar do dia daqui se parte quer para aprontar o macadame quer para atapetar com alcatrão. Uma parte da equipa do TECNIL parte ao amanhecer do destacamento do Xime, o grosso dos trabalhadores permanece em Amedalai, é daqui que eu e cerca de 20 homens (não mais, estamos em plena época das chuvas, há muita gente a sofrer de malária) os acompanhamos, montamos segurança em áreas desmatadas, tudo com os primeiros alvores do dia, sempre da mesma maneira: na primeira linha um grupo de cinco picadores, depois dois Unimog pejados de trabalhadores, seguem-se as máquinas, das mais potentes às mais ligeiras, nós seguimos os flancos, aqui começa a nossa vigilância de águia.

Nunca te esqueças que a época das chuvas nos reserva a mais completa incerteza, o amanhecer tem sempre alguma neblina, às vezes há uma chuva intensa e depois o dia aquece sufocando-nos as gargantas e as narinas, é quase sempre um tempo de estufa, e por ali andamos como suor a empapar-nos a farda. Às vezes os imprevistos do tempo obrigam a paragens, os trabalhadores estão a lançar o cascalho, cai aquela água toda dos céus, e toda aquela pedra britada escorre para as bermas, dá o seu trabalho ir buscá-la para a fixar na futura estrada. Por ali andamos a patrulhar, só posso falar por estes primeiros dias, não há flagelações, não encontramos indícios da presença de guerrilheiros, na verdade desmatou-se em profundidade em ambos os lados, não nos interessa o que andam as máquinas a fazer nem nos apegamos à barulheira dos trabalhadores, o que nos interessa é detetar a presença guerrilheira e neutralizá-la, nada mais.

Cada um leva a comida no bornal, não há tempo para folgar à mesa, e quem vigia não deve perder-se em cavaqueiras com quem trabalha, mesmo no período da manja. A exceção que abro é quando aparece o responsável pelas obras, um engenheiro que deve ser cabo-verdiano, é de trato afável, um homem que deve estar próximo dos 35 anos, pelo que me é dado ver impõe-se pela sua competência, nada de gritarias nem de insultos, desloca-se entre os grupos que trabalham, dá ordens, presta esclarecimentos aos capatazes, para para retificar, vê-se a olho nu que é respeitado. E assim passam os dias, aproximadamente quando se aproxima o lusco-fusco já estamos todos em Amedalai, temos nessa altura a garantia de que a estrada está picada até à ponte de Undunduma, e assim se chega a Bambadinca e temos quase metade do dia por nossa conta. De vez em quando há exceções, havia uma semana de idas e vindas ao alcatroamento da estrada quando recebemos indicação para seguir para Mansambo dois dias, os de lá partiam para uma operação, competia-nos dar segurança a quem ali ficava. Tudo correu bem e voltámos à rotina de Amedalai. E veio um capricho dessa época das chuvas que me vai arrastar para um episódio que ainda hoje me faz pensar no ódio que vive dentro dos homens, bem camuflado até que chega a circunstância de um desabafo. É o que eu te vou contar a seguir, e permite-me, minha doce Annette, é suficientemente impressivo para constar do nosso romance.

Tive hoje um dia estranho em casa, imagina tu que olhei as coisas com uma certa distância, como se já tivesse a criar o sentimento de que vou viver para Bruxelas. Bom, há que controlar os sonhos para não haver os amargores da deceção. Tenho agora uns dias de muito trabalho com as aulas em Santarém e na Caparica, mas não deixarei de telefonar. Bisous, mas também besinhos para a mulher mais formosa da Bélgica e arredores, ton amoureux, Paulo.

(continua)


Uma vista da tabanca de Amedalai, fotografia de 1997, tirada pelo meu estimado amigo Humberto Reis, seguramente que aqui houve estabelecimento comercial, sabe-se lá se de mancarra ou de venda a retalho
Desculpa as cartas brutais que por vezes te mando (inclui excerto de aerograma de Mário Beja Santos), aguarela de Manuel Botelho
Quando visitei o meu inesquecível Albino Amadú Baldé, há uns bons anos
Cherno Suane, o guarda-costas e o irmão
Entre grandes amigos, Bissau, outubro de 1969, Barbosa, o da Boina Verde, é o primeiro à esquerda, o Teixeira está ao meu lado
____________

Nota do editor

Último poste da série de 22 DE OUTUBRO DE 2021 > Guiné 61/74 - P22652: Esboços para um romance - II (Mário Beja Santos): Rua do Eclipse (75): A funda que arremessa para o fundo da memória

Guiné 61/74 - P22668: Peter Francisco (Ilha Terceira, Açores, 1760 - Richmond, Virgínia, 1831): um herói português na América... praticamente desconhecido em Portugal (José Belo, Key West, Florida)


Peter Francisco: retrato miniatura, óleo (meados do século XIX). 
Imagem do domínio público.


New Bedford, Massachusetts: Monumento a Peter Francisco  (Porto Judeu, Ilha Terceira, Açores, 1760 - Richmond, 16 de Janeiro de 1831), "patriota americano, de origem portuguea". 


New Bedford, Massachusetts > Monumento a Peter Francisco > Na placa lê-se: "Em honra de Peter Francisco, o Hércules da Independênca Americana. '“Sem ele teríamos perdido duas cruciais batalhas, talvez mesmo a guerra, e com ela a nossa liberdade. Peter Francisco é verdadeiramente um exército de um só homem!.' General George Washington."



Outro monumento a Pedro Francisco, 
Guilford Courthouse,  National Military Park



F
Foto à direita:  José Belo, jurista, o nosso luso-sueco, cidadão do mundo, membro da Tabanca Grande, reparte a sua vida entre a Lapónia (sueca), Estocolmo e Key-West (Flórida, EUA); foi nomeado por nós régulo (vitalício) da Tabanca da Lapónia, agora jibilado; na outra vida, foi alf mil inf, CCAÇ 2391, "Os Maiorais", Ingoré, Buba, Aldeia Formosa, Mampatá e Empada, 1968/70); é cap inf ref do exército português; durante anos alimentou, no nosso blogue, a série "Da Suécia com Saudade"; tem  mais de 210 referências no nosso blogue.


1. Mensagem de J. Belo: 

Data . 24 out 2021, 14h11
Assunto - Heróis portugueses quase desconhecidos em Portugal

Caro Luís

Vou enviar-te a história do soldado de origem açoriana que foi considerado um dos maiores heróis da guerra norte-americana pela independência:  Pedro Francisco, conhecido nos Estados Unidos como Peter Francisco, nascido em Porto Judeu, Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, Açores em 1760.

O próprio comandante-chefe das tropas americanas, George Washington, escreveu referindo-se ao Peter Francisco :

“Sem ele teríamos perdido duas cruciais batalhas, talvez mesmo a guerra,e com ela a nossa liberdade. Peter Francisco é verdadeiramente um exército de um só homem!”


Noutros e-mails segue a história e algumas fotos, que recolhi na Net.  Ainda estou na Suécia até ao fim do mês, mas gostava de levar uma boa tradução do 
poste ,que irei espalhar entre amigos e conhecidos nos States, principalmente entre os que vivem na Virgínia e Pensilvânia, locais de algumas das batalhas.


Um abraço. J. Belo



O mais famoso soldado da Guerra pela Independência 
Norte-Americana era de origem portuguesa, 
Peter Francisco (1760-1831)


Pedro Francisco, ou Peter Francisco,  como é conhecido nos Estados Unidos, nasceu em 1760 no Porto Judeu, Ilha Terceira, Açores.

Existem duas versões sobre o seu aparecimento na América.

Numa delas conta-se ter sido raptado, quando tinha cinco anos de idade, por marinheiros de passagem com vista à sua posterior venda nas Américas.

Na outra versão, terão sido os pais de Francisco que o terão entregue a um comandante de navio com vista a uma educação para a vida no mar.

De qualquer modo ele acabou por ser abandonado na enseada de City Point (hoje Hope Well) no actual Estado da Virgínia.

Foi inicialmente recolhido num hospício para órfãos e pobres de onde acabou por ser retirado por um conhecido juiz,e proprietário de plantações locais, Antony Wiston.

Aos 16 anos de idade, em 1776, apresenta-se como voluntário no 10º Regimento da Virgínia.
Passa deste modo a fazer parte do Exército Continental em luta contra os ingleses pela independência.

A sua coragem, fora do comum, aliada a um voluntarismo constante, rapidamente o fizeram notar tanto por camaradas como por superiores.

Procurou sempre o centro dos violentos combates,  tendo sido ferido nas batalhas de Brandywine, Pensilvânia,  e na de Monmouth (, travada perto de 
Monmouth Court House, que hoje fica em território do estado de New Jersey).

Em Julho de 1779 salientou-se na conquista do campo fortificado de Stony Point onde foi o segundo homem a conseguir transpor as muralhas depois de inúmeras baixas em seu redor.
Conseguiu tomar posse da bandeira inimiga e, apesar de gravemente ferido no abdómen, fez questão em ser ele a entregá-la pessoalmente ao seu comandante.

Neste período o Peter Francisco já era uma figura lendária em todo o exército. Mas foi na batalha de Camden, na Carolina do Sul,  em 16 de agosto de 1780, que a sua fama atingiu o topo.

Esta batalha correu mal para os revoltosos que foram obrigados a retirar. Sendo um dos últimos a retirar da linha da frente, Peter Francisco verificou que um canhão tinha sido abandonado pelos seus camaradas e estava meio enterrado na lama.

As tropas inglesas aproximavam-se rapidamente para se apoderar desta arma. Peter Francisco separa a peça do seu transporte e sozinho leva-a nos braços até à nova linha de defesa americana.

O canhão, então de modelo muito usado, pesava 1.100 libras (pound) ou seja...499 quilos!


Peter Francisco não era um homem pequeno. Aos vinte anos de idade tinha de altura 6  pés (feets) 6 polegadas (inches), ou seja, 1,92 metros, o que era mais de um pé  (30, 48 cm) do que a altura média na época. Pesava então 260 libras (pounds) (118 quilos).

Tendo chegado ao conhecimento do comandante-chefe, George Washington, que Peter Francisco se lamentava sempre de que a espada do seu armamento era pequena para a sua estatura, ordenou que se forjasse uma espada especial para ele com o tamanho de 6 pés  (1,83 m).

Espada que lhe foi solenemente entregue e se tornou muito útil na tropa de Cavalaria de que Pedro Francisco passou a fazer parte, alistado em 1781.
 
Foi a batalha de Guilford Courthouse que ficou especialmente ligada às proezas deste militar.
Com o seu exemplo e coragem influenciou os seus camaradas e, ele próprio, acabou por abater,  em combate corpo a corpo,  11 soldados ingleses.


A casa-museu de Peter Francisco na Virgínia


Aquando das comemorações do segundo centenário da independência norte-americana. em o serviço postal editou uma coleção de selos em que figuram os principais heróis da revolução. 

No selo dedicado a Peter Francisco (imagem à direiat) está escrito: “Lutaram pela causa…..um lutador extraordinário”. (Acompanhado pela imagem do herói, carregando ao ombro o famoso canhão referido acima.)

Recorde-se que a independência das treze colónias (os Estados Unidos da América) foi declarada em 4 de julho de 1776 e reconhecida pelos ingleses em 1783, após cinco anos de guerra. 


"Consideramos que essas verdades são evidentes por si mesmas, que todos os homens são criados iguais, que são dotados por seu Criador com certos direitos inalienáveis, que entre eles estão a Vida, a Liberdade e a busca da Felicidade."

Por sua vez, a casa de Peter Francisco, na Virgínia, foi totalmente recuperada pelos seus descendentes, sendo hoje um museu dedicado à sua vida.



J. Belo

(Fotos rec9lhidas na Net, e reproduzidas com a devia vénia aos seus autores)

PS - Pedro Francisco Machado foi homenageado na sua terra natal, Porto Judeu, concelho de Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, Açores,  com nome de rua e  estátua em bronze, da autoria de Rui Goulart (fundição Lage, 2015). A estátua representa um menino, de 5 anos, de pé, perscrutando o horizonte, o mar. Foi inaugurada no 25oº aniversário da chegada de Pedro à América, Fotos podem ser ser vistas aqui. O escultor, açoriano da ilha do Pico, tem página no Facebook, aqui. (LG)

________________

quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Guiné 61/74 - P22667: Convívios (920): XI Encontro dos "Ilustres TSF", levado a efeito no passado dia 20 de Outubro em Lisboa (Hélder Valério de Sousa, ex-Fur Mil TRMS)

Lisboa, 20 de Outubro > XI Encontro dos Ilustres TSF > Foto de família > Sentados: Marques, Miguel, Martinho, Cruz e Eduardo. De pé: Lã e Hélder


1. Em mensagem de 26 de Outubro de 2021, o nosso camarada Hélder Valério de Sousa (ex-Fur Mil de TRMS TSF, Piche e Bissau, 1970/72), dá.nos conta do XI Encontro dos Ilustres TSF levado a efeito no passado dia 20.

XI ENCONTRO DOS “ILUSTRES TSF”

Caros amigos

Nestes tempos mais recentes fomos surpreendidos pelo falecimento inesperado de pessoas com que interagimos aqui no nosso Blogue: foi o Torcato Mendonça, foi o Zé Dinis, foi o Victor Barata. Já outros também nos deixaram, mas referi estes por serem os mais próximos e também porque com eles tive um relacionamento mais aprofundado.

Para contrariar sentimentos negativos e/ou angustiantes derivados desses funestos eventos, e depois de ultrapassados diversos obstáculos, 7 dos elementos a que me costumo referir como sendo os “Ilustres TSF” conseguiram promover um Encontro, o XI Encontro, no passado dia 20.

Esse Encontro ocorreu em Lisboa, num restaurante na Avenida Almirante Reis e depois dele ainda houve tempo para uma visita pedonal, desde o Martim Moniz, passando pela “Manteigaria Silva” para apreciar (e obter) “o melhor bacalhau do mundo”, percorrendo depois alguns locais da Baixa Pombalina, utilizando os chamados “elevadores de Lisboa” até ao Miradouro do Chão de Loureiro, descendo à Mouraria e percorrendo a Rua do Capelão. Visita a locais históricos e de cunho cultural. Já várias vezes, quando dou notícia destes eventos deste Grupo, costumo também escrever que “um dia”, falarei de todos e cada um do “Ilustres TSF”. Não é hoje, não é aqui.

Por hoje apenas deixo nota deste XI Encontro, do gosto e alegria manifestados pelos participantes, das dificuldades e esforços que foram necessários efetuar para que fosse uma realidade. Os “Ilustres” foram 15. Neste Encontro estiveram 7, aqueles que conseguiram resolver os obstáculos com que agora quase todos nos deparamos: responsabilidades e ocupações familiares, problemas de saúde, com consultas médicas, intervenções cirúrgicas, problemas com maior ou menos gravidade.

Na foto ilustrativa que envio temos então, em baixo e da esquerda para a direita, Fernando Marques, de Alhandra a viver em Lisboa e que foi um dos dois dos “Ilustres” que não foi mobilizado, Mário Miguel, de Barcelos que esteve em Moçambique, Manuel Martinho, de Vila das Aves, que esteve na Guiné, Fernando Cruz, do Porto, que esteve em Moçambique e Eduardo Pinto, de Viseu a viver em Lisboa, que esteve na Guiné. Em cima, pela mesma ordem, Carlos Lã, de Faro, que esteve em Angola e Hélder Sousa que vive em Setúbal e esteve na Guiné.

Hélder Sousa
Fur. Mil. Transmissões TSF

____________

Nota do editor

Último poste da série de 21 DE OUTUBRO DE 2021 > Guiné 61/74 - P22649: Convívios (919): Convívio do pessoal da 35.ª C. Comandos, dia 27 de Novembro de 2021, em Ançã, Coimbra (Ramiro Jesus, ex-Fur Mil CMD)

Guiné 61/74 - P22666: Bom dia, desde Bissau (Patrício Ribeiro) (19): ilha de Soga, arquipélago dos Bijagós, junho de 2021: II (e última) Parte: Os fantasmas da Op Mar Verde (invasão de Conacri, em 22/11/1970)


Foto nº 13
>Guiné-Bissau > Arquipélago dos Bijagós > Ilha de Soga >  Junho de 2021 > Etamburo > O Patrício Ribeiro lendo o livro  "Operação Mar Verde", de António Luís Marinho.


Foto nº 11 >Guiné-Bissau > Arquipélago dos Bijagós > Ilha de Soga >  Junho de 2021 > Restos fantasmagórivos do  Quartel de Soga... Ainda existem alguns pavilhões que poderão ser recuperados.  Aaqui partiram os militares portugueses para Conacri em 20.11.1970 às 20,00 h, para a Operação Mar Verde. E no final da operação, para aqui voltaram.


Foto nº 11.1 > 
>Guiné-Bissau > Arquipélago dos Bijagós > Ilha de Soga >  Junho de 2021 > Restos fantasmagórivos do  Quartel de Soga (1)


Foto nº 11.2 > Guiné-Bissau > Arquipélago dos Bijagós > Ilha de Soga >  Junho de 2021 > Restos fantasmagóricos do  Quartel de Soga (2)


Foto nº 11.3 > 
Guiné-Bissau > Arquipélago dos Bijagós > Ilha de Soga >  Junho de 2021 > Restos fantasmagóricos do  Quartel de Soga (3): estrtutura de uma viatura


Foto nº 12 > 
Guiné-Bissau > Arquipélago dos Bijagós > Ilha de Soga >  Junho de 2021 > No interior da ilha, a norte, houve um acampamento militar a cerca de 3 km da rampa e do quartel, onde se deu formação aos opositores de Sékou Touré. Visitei o local, é uma lala, onde já não há vestígios do acampamento. Até há poucos anos, havia algumas palmeiras cravejadas de balas, agora só há cajueiros.


Foto nº 12.1 > 
Guiné-Bissau > Arquipélago dos Bijagós > Ilha de Soga >  Junho de 2021 > Antigo acampamento militar (1)


Foto nº 12.2 > Guiné-Bissau > Arquipélago dos Bijagós > Ilha de Soga >  Junho de 2021 > Antiho acampamento militar (2)


Foto nº 12.3 > 
Guiné-Bissau > Arquipélago dos Bijagós > Ilha de Soga >  Junho de 2021 > No interior da ilha, a norte, houve um acampamento militar a cerca de 3 km da rampa e do quartel, onde se deu formação aos opositores de Sékou Touré. (3


Foto nº 10 >Guiné-Bissau > Arquipélago dos Bijagós > Ilha de Soga >  Junho de 2021 >
Rampa Cais de Ancanquê, junto ao antigo quartel... Em frente a ilha de Bubaque


Foto nº 10.1 >Guiné-Bissau > Arquipélago dos Bijagós > Ilha de Soga >  Junho de 2021 >
Rampa Cais de Ancanquê, junto ao antigo quartel... Em frente a ilha de Bubaque (1)


Foto nº 10.2  >Guiné-Bissau > Arquipélago dos Bijagós > Ilha de Soga >  Junho de 2021 >
Rampa Cais de Ancanquê, junto ao antigo quartel... Em frente a ilha de Bubaque (1)

Fotos (e legendas): © Patrício Ribeiro (2021). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1
. Continuação da publicação das fotos da ilha de Soga, visitada em junho de 2021 pelo Patrício Ribeiro (português, natural de Águeda, da colheita de 1947, criado e casado em Nova Lisboa, hoje Huambo, Angola, ex-fuzileiro em Angola durante a guerra colonial, a viver na Guiné-Bissau desde meados dos anos 80 do séc. XX, fundador, sócio-gerente e director técnico da firma Impar, Lda; membro da nossa Tabanca Grande, com mais de 110 referências no blogue) (*)

Data - 17 out 2021, 13:40

Assunto - Fotos da ilha de Soga

Junto mais umas fotos, da Ilha de Soga: “quem lá vai, já não sai”...



2ª Parte


Seguem fotos da rampa Cais de Ancanquê, junto ao antigo quartel. A rampa está a ser reparada pela ONG AIDA, com financiamento da UE.

Uns metros mais à frente da rampa no mar, o meu GPS marcava um canal com 10 mt de profundidade.

Poucas milhas à frente, está a Ilha de Bubaque, que pode ser vista nas fotos nºs 10, 10.1, 10.2


Guiné > Arquipélago dos Bijagós > Carta de Bubaque (1057) > Escala 1/50 mil > Posição relativa das ilhas de Soga, Bubaquie, Rubane e Formosa.

Infografia: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné (2021)


Do Quartel de Soga, ainda existem alguns pavilhões que poderão ser recuperados. A ONG SOGA, está a pensar fazê-lo, mas com são terrenos militares, por vezes encontram muitos obstáculos… (Fotos nºs  11, 11.1, 11.2, 11.3).

Daqui partiram os militares portugueses para Conacri em 20 de novembro de 1970 às 20,00 h, para a Operação Mar Verde. E no final da operação, para aqui voltaram.

No interior da ilha, a norte, houve um acampamento militar a cerca de 3 km da rampa e do quartel, onde se deu formação aos opositores ao regime de Sékou Touré.

Visitei o local, é uma lala, onde já não há vestígios do acampamento. Até há poucos anos, havia algumas palmeiras cravejadas de balas, agora só há cajueiros. (Fotos nºs  12, 12.1, 12.2).

Nesta viagem para a Guiné, tinha levado alguns livros de Lisboa para ler; para a ilha de Soga, fui acompanhado pelo “Operação Mar Verde”, 2ª Edição (Foto nº 13).

Nota: para esta ilha, não há transportes públicos. Só se lá chega através de canoas, ou com os pescadores, nas suas pirogas.

Abraço
Patrício Ribeiro 

IMPAR Lda
Av. Domingos Ramos 43D - C.P. 489 - Bissau, Guin+e Bissau
Tel 00245 966623168 / 955290250
www.imparbissau.com
impar_bissau@hotmail.com

____________

Nota do editor:

(*) Último poste da série > 23 de outubro de 2021 > Guiné 61/74 - P22653: Bom dia, desde Bissau (Patrício Ribeiro) (18): ilha de Soga, arquipélago dos Bijagós, junho de 2021 (Parte I)

(...) Comentário de Patricio Ribeiro ao poste P22653:

(...) Tive curiosidade de ler tudo o que foi possível sobre a Operação "Mar Verde", quando praticamente no mesmo dia, eu já ouvia a Rádio Moscovo e a Rádio Brazzaville do MPLA a falar no ataque.

E depois de um camarada, da Escola de Fuzileiros de Vale do Zebro me aparecer em Luanda (, uns dias depois da operação), a contar que tinha saído de Bissau para Luanda, pois o Spínola mandara sair de Bissau todos os que tinham estado em Conacri. E que ele lá não morreu, porque a bala entrou no carregador!!!

Mais tarde, tive a possibilidade de ler o que o Comandante Alpoim escreveu sobre a operação, depois a 1ª edição da Operação Mar Verde, assim como a 2ª edição do livro do António Luís Marinho.

Não li tanto como o historiador José Matos, que há 2 dias me assinou o livro "Ataque a Conacri", na sessão de lançamento do livro. Tive oportunidade de assistir ao debate do lançamento do livro, em que a plateia estava dividida ...

Conforme se pode ler nos diversos livros, "quem entrava na Ilha de Soga, já não saía", para manter a operação secreta.

Convivi e conversei muito, com o Comandante Alpoim Calvão em Lisboa, Bissau e em Bolama, nos últimos anos da vida dele. Ele era o comandante da Escola de Fuzileiros em 1968, quando eu para lá fui aprender a caminhar no lodo diariamente, atividade que ainda hoje pratico profissionalmente. Vi muitos colegas meus a fazer pistas de lodo de madrugada à chuva, de "castigos que ele atribuía",  e de combates de boxe, no gabinete dele, em que a outra parte tinha direito a defender-se, quando o assunto era mais grave. (...)

 
23 out 2021 12:23