quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Guiné 61/74 - P22667: Convívios (920): XI Encontro dos "Ilustres TSF", levado a efeito no passado dia 20 de Outubro em Lisboa (Hélder Valério de Sousa, ex-Fur Mil TRMS)

Lisboa, 20 de Outubro > XI Encontro dos Ilustres TSF > Foto de família > Sentados: Marques, Miguel, Martinho, Cruz e Eduardo. De pé: Lã e Hélder


1. Em mensagem de 26 de Outubro de 2021, o nosso camarada Hélder Valério de Sousa (ex-Fur Mil de TRMS TSF, Piche e Bissau, 1970/72), dá.nos conta do XI Encontro dos Ilustres TSF levado a efeito no passado dia 20.

XI ENCONTRO DOS “ILUSTRES TSF”

Caros amigos

Nestes tempos mais recentes fomos surpreendidos pelo falecimento inesperado de pessoas com que interagimos aqui no nosso Blogue: foi o Torcato Mendonça, foi o Zé Dinis, foi o Victor Barata. Já outros também nos deixaram, mas referi estes por serem os mais próximos e também porque com eles tive um relacionamento mais aprofundado.

Para contrariar sentimentos negativos e/ou angustiantes derivados desses funestos eventos, e depois de ultrapassados diversos obstáculos, 7 dos elementos a que me costumo referir como sendo os “Ilustres TSF” conseguiram promover um Encontro, o XI Encontro, no passado dia 20.

Esse Encontro ocorreu em Lisboa, num restaurante na Avenida Almirante Reis e depois dele ainda houve tempo para uma visita pedonal, desde o Martim Moniz, passando pela “Manteigaria Silva” para apreciar (e obter) “o melhor bacalhau do mundo”, percorrendo depois alguns locais da Baixa Pombalina, utilizando os chamados “elevadores de Lisboa” até ao Miradouro do Chão de Loureiro, descendo à Mouraria e percorrendo a Rua do Capelão. Visita a locais históricos e de cunho cultural. Já várias vezes, quando dou notícia destes eventos deste Grupo, costumo também escrever que “um dia”, falarei de todos e cada um do “Ilustres TSF”. Não é hoje, não é aqui.

Por hoje apenas deixo nota deste XI Encontro, do gosto e alegria manifestados pelos participantes, das dificuldades e esforços que foram necessários efetuar para que fosse uma realidade. Os “Ilustres” foram 15. Neste Encontro estiveram 7, aqueles que conseguiram resolver os obstáculos com que agora quase todos nos deparamos: responsabilidades e ocupações familiares, problemas de saúde, com consultas médicas, intervenções cirúrgicas, problemas com maior ou menos gravidade.

Na foto ilustrativa que envio temos então, em baixo e da esquerda para a direita, Fernando Marques, de Alhandra a viver em Lisboa e que foi um dos dois dos “Ilustres” que não foi mobilizado, Mário Miguel, de Barcelos que esteve em Moçambique, Manuel Martinho, de Vila das Aves, que esteve na Guiné, Fernando Cruz, do Porto, que esteve em Moçambique e Eduardo Pinto, de Viseu a viver em Lisboa, que esteve na Guiné. Em cima, pela mesma ordem, Carlos Lã, de Faro, que esteve em Angola e Hélder Sousa que vive em Setúbal e esteve na Guiné.

Hélder Sousa
Fur. Mil. Transmissões TSF

____________

Nota do editor

Último poste da série de 21 DE OUTUBRO DE 2021 > Guiné 61/74 - P22649: Convívios (919): Convívio do pessoal da 35.ª C. Comandos, dia 27 de Novembro de 2021, em Ançã, Coimbra (Ramiro Jesus, ex-Fur Mil CMD)

4 comentários:

Valdemar Silva disse...

Hélder
Isto não se faz...ao Valdemar. Então eu lisboeta (nascido no Minho) batido na Almirante Reis, Mouraria e arredores a levar com notícias de passeatas e comes e bebes sem poder dizer 'ainda ontem passei por aí'. Já não vou para esses lados há mais de dez anos e muito dificilmente lá irei. Não conheço o novo Martim Moniz, e cheguei, ainda, a conhecer o velho Teatro Apolo.

Fizeram vocês muito bem, encontros e confraternizações é o que todos nós precisamos.

Abraço e saúde
Valdemar Queiroz

José Botelho Colaço disse...

Até que enfim: Pela malha da pandemia já passam uns mínis convívios.Alfa Bravo.

Hélder Valério disse...

Caro Valdemar

Pois, sei que as tuas limitações são incompatíveis, ou pouco menos, com estas "coisas" mas, que queres que te diga, é preciso valorizar e insistir, até por causa do que preconizas na tua frase/programa: "fizeram vocês muito bem, encontros e confraternizações é o que todos nós precisamos."
Pois podes crer. Foi mesmo muito bom e até necessário.
Um deles esteve para não comparecer pois lhe marcaram uma intervenção cirúrgica para a véspera. Só que, felizmente (em todos os aspetos), o médico acabou por considerar não só não ser necessária essa intervenção como até de resultados duvidosos. Desse modo o camarada, prenhe de alegria e satisfação, saiu a correr da Unidade hospitalar e foi comprar o bilhete do comboio.
Um outro alterou consultas programadas em Faro para poder estar connosco, para não andar a "fazer piscinas" entre o Algarve e Lisboa, pois tinha que estar no IPO a 22 onde, felizmente, recebeu a notícia (se calhar foi o efeito do Encontro...) de que o resultado que estava à espera foi o melhor possível, tudo resolvido.
Um outro ainda procurou junto de nós, seus indefetíveis amigos e camaradas, algum (re)conforto para a sua recente viuvez.
Como vês, estas coisas só podem fazer bem.
E fizeram!
O passeio a pé, para além de se poder constatar a já significativa quantidade de turistas, permitiu a alguns deles reviver momentos passados, como por exemplo o caso de um deles, um do Norte, que estava a receber formação na área bancária, recordou que teve oportunidade de se deslocar ao Largo do Carmo para ver a retirada de Marcelo Caetano. Outros, lembraram-se de que quando estavam no BT. a Sapadores, vinham até aquelas paragens ao "Comibebe", na Rua das Portas de Santo Antão e por aí fora. Foi muito positivo e foi pena a falta de tempo.

Abraço, Valdemar
Tem confiança (e coragem) que ainda vai poder ir a um ou outro convívio.
Hélder Sousa

MR disse...

CARO HELDER
PARABENS PELA INICIATIVA !
VOTOS DE SAÚDE E LONGA VIDA PARA QUE OUTROS ENCONTROS TENHAM LUGAR.
QUE HAJA CONDIÇÕES PARA QUE A "MAGNÍFICA TABANCA DA LINHA" RETOME OS SEUS CONVÌVIOS.
ABRAÇO