segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Guiné 61/74 - P22660: In Memoriam (416): Victor Barata (1951-2021), ex-1.º Cabo da FAP, Especialista de Instrumentos de Bordo, BA 12, Bissalanca, 1971/73; membro da Tabanca da Grande desde maio de 2006 e fundador, em junho de 2007, do blogue Especialistas da BA 12... Era um "Zé Especial", tratado com muito carinho por "Vitinho"... Velório: hoje, a partir das 16h00 em Campia; Vouzela; missa de corpo presente às 15h00 de amanhã, seguindo depois o féretro para a Casa Crematória de Viseu


Victor Barata (1951-2021). Foto odo blogue Especialistas da Base Aérea 12, Guiné 65/74 (com a devida vénia...)



Victor Barata, camarada da FAP:

(i) foi especialista de Instrumentos de Bordo, 
esteve na BA 12, Bissalanca (1971/73), na linha da frente das DO 27
(ii) terrou em tudo o que era bocado de pista;  

(iii) membro da Tabanca Grande desde maio de 2006;




1. Acabámos de saber, por telefonema de há uma hora e picos, do Jorge Narciso (ex-1.º Cabo MMA, FAP, BA 12, Bissalanca, 1969/70), de mais uma funesta notícia, a morte do nosso histórico membro da Tabanca Grande, e fundador do Blogue Especialistas da Base Aérea 12, Guiné 65/74), Victor Barata. (*)

A dolorosa notícia é também confirmada por poste, de hoje, às 10h02, no blogue que ele criou e tanto acarinhou. Eis um excerto:

Blogue Especialistas da Base Aérea 12, Guiné 65/4 > segunda-feira, 25 de outubro de 2021 > Voo 3600 - Victor Manuel Barata - O Nosso Comandante "Vitinho"




VICTOR MANUEL GONÇALVES BARATA
Nasceu em Lisboa a 19 de Abril de 1951


O nosso Comandante "Vitinho" partiu hoje 25 de Outubro de 2021

Em nome dos ajudantes do nosso Comandante, Companheiro e Amigo, apresentamos aos familiares, filho, irmão e restante família o nosso sentido pesar.

O corpo vai para a capela de Campia, Vouzela,  às 16h00, de hoje, 25 de Outubro. O funeral realiza-se amanhã, dia 26 de Outubro, com missa de corpo presente às 15h00, segundo depois o corpo para a Casa Crematória de Viseu.


2. O Victor Barata tem 35 referências no nosso blogue. Entrou para a nossa tertúlia em 10 de maio de 2006, quando o blogue ainda era conhecido  simplesmente como o Blogue Fora Nada e Vão Três... 

Ao seu pedido de entrada, respondi-lhe nestes termos (**):

Victor: A pista pode ser curta mas é toda tua... Na nossa caserna cabem todos os camaradas, sejam eles terrestres, voadores ou ambífios. A FAP, tão dignamente representada por ti, é bem especialmente bem vinda à nossa tertúlia e ao nosso blogue... 

Por mim, sempre tive uma especial admiração pelos 'malucos' dessas máquinas voadoras que eram os DO 27 e que nos traziam notícias do mundo, do outro do mundo... Já não gostava tanto quando eles, em vez do carteiro, transportavam o senhor major de operações ou do senhor comandante de qualquer coisa... Ou sejam, quando de frágil caranguejola eram promovidas a um coisa que pomposamente se chamava o PCV (Posto de Comando Volante).

Um reparo: o blogue chama-se Luís Graça & Camaradas da Guiné > Blogue-fora-nada. Eu sou apenas o editor. A partir de hoje o blogue também é teu, de pleno direito. Vou publicar o texto adicional que me mandaste, e que é um bonito testemunho de solidariedade em tempo de guerra, ou seja, de camaradgem. Se tiveres fotos desses tempos que já lá vão, manda, que os tertulianos têm ainda a ilusão de que recordar é viver...

Depois tivemos oportunidade de nos conhecermos pessoalmente (no I Enconro Nacional da Tabanca Grande, na Ameira, Montemor-O-Novo, em outubro de 2006), mas a vida não nos proporcionou muitas ocasiões de convívio, tirando um ou outro 10 de Junho. Guardo dele a imagem de um homem sensível, afável e solidário, que tinha pela FAP (e pela Guiné) uma grande paixão.

 Infelzmente, a sua pista da vida foi curta, morre aos 70 anos de doença crónica degenerativa. Saibamos honrar a sua memória. É um ano trágico, este de 2021, em que a gadanha da morte está a ceifar muitos de nós. (*)

 Até sempre, camarada!... 

PS - Os meus votos de pesar, em nome de toda a Tabanca Grande, vão para a sua família, amigos mais próximos e camaradas do Blogue Especialistas da Base Aérea 12, Guiné 65/74. 

3. Adenda: a última vez que nos vimos, se não erro, foi no lançamento do livro  ("Voando sobre um ninho de Strelas" , 1ª ed.), do gen pilav ref António Martins de Matos (ex-ten pilav, BA 12, Bissalanca, 1972/74), em Lisboa, em 11 de dezembro de 2018. Depois meteu-se  a pandemia, a partir de março de 2019... e deixou de haver convívios das nossas tabancas e sessões de lançamento de livros.

Esteve também, que me lembre, no V Encontro Nacional da Tabanca Grande, em Monte Real, em 23 de junho de 2010. Veio de Vouzela, onde vivia e trabalhava como empresário. Também esteve no VI Encontro Nacional, também em Monte Real, 4 de junho de 2011.
 

Lisboa > Hotel Travel Park > 11 de dezembro de 2018 > Sessão de apresentação do livro "Voando sobre um ninho de Strelas"  >  Da esquerda para a direita, o autor, António Martins de Matos, e os editores dos blogues Especialistas da B12 Guiné 65/74, Tabanca do Centro e Tabanca Grande, respetivamente, Victor Barata, Joaquim Mexia Alves e Luís Graça, que fizeram curtas intervenções de 5 minutos sobre o autor e o livro. Segiu-se depois uma discussão aberta ao público, composto essencialmente por antigos militares da FAP e do exército, que passaram pelo TO da Guiné, incluindo o casal mais 'strelado' do mundo, os nossos queridos amigos e camaradas Miguel e Giselda Pessoa. "Este livro foi escrito, não para vós, mas para os vossos filhos e netos", disse o autor.

Foto: © Miguel Pessoa (2018). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem; Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]



Monte Real > Palace Hotel > 4 de Junho de 2011 > VI Encontro Nacional da Tabanca Grande > De que estarão a falar o Jaime Brandão (Monte Real / Leiria) e o Victor Barata (Vouzela)? Só pode ser do blogue Especialistas da Base Aérea 12, Guiné 65/74 de que o Victor é o fundador e comandante... 

Foto: © Manuel Resende (2011). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem; Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné] 
__________

Notas do editor:


12 comentários:

Valdemar Silva disse...

Ei-los que partem...(destes não se referia Manuel Freire).
O Victor Barata parte sem retorno, e também esteve na guerra da Guiné.
Tinha 70 anos,... estamos na fila.
É da lei da vida, mas merecia-mos estar por cá mais uns anos.

Sentidos pêsames à família
Valdemar Queiroz

Anónimo disse...

O Valdemar Silva disse tudo.
Só temos que aguardar a chamada pelo nosso nome (ou será número), da fila.
Atenção, a idade não conta.

Os meus sentidos pêsames a todos os familiares.
Jorge Picado.

Carlos Vinhal disse...

No espaço de poucos dias vimos morrer três amigos. Começa a ser trágico.
À família do Victor Barata deixo meu profundo pesar.
Carlos Vinhal
Leça da Palmeira

paulo santiago disse...

Descansa em paz Victor Barata.

Santiago

damaso disse...

À família enlutada de Victor Barata transmito o meu sentimento de pesar.
Os Especiais ficam mais pobres com esta perda.
Coragem! É a vida.
Respeitosamente
António Dâmaso

Hélder Valério disse...

Caros camaradas

Isto está realmente a ficar doloroso.
Mas que grande porra!
Em pouco, em pouquíssimo tempo, para além de uns quantos que vamos vendo notícias nas chamadas "redes sociais", temos a partida de 3 elementos que, de algum modo e nos seus devidos tempos, interagiram com o nosso Blogue.
Não sei que dizer mais para além de concordar com o Jorge Picado de que "a idade não conta".
Aos camaradas da Força Aérea, aos familiares e a todos nós, seus amigos, o meu pesar e a esperança de que encontre a paz.

Hélder Sousa

José Botelho Colaço disse...

Sentidos pêsames para familia enlutada do Victor, cada dia que passa mais se confirma que somos uma espécie em vias de extinsão.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Amigos, se observarem a lista alfabética dos membros da Tabanda Grande, constante da coluna estática do lado esquerdo do blogue, num total de 852 (vivos e mortos), há 114 falecidos (13,4%).

Desses, 34 (29,8%) deixaram a Terra da Alegria nos últimos 22 meses: 10 em 2020 (8,8%) e 24 em 2021 (de janeiro a outubro) (21,0%).

São números que provocam a nossa dor mas merecem também a nossa reflexão: não sabemos com rigor quantos destes nossos amigos e camaradas terão morrido de Covid-19.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

... Mss estes números das nossas "baixas mortais" devem pecra por defeito: há membros da Tabana Grande de que não temos notícias há anos...Alguns, como o António Paiva,já terão morrido...Não temos confirmação (factual) das nossas suspeitas.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

... Mas estes números das nossas "baixas mortais" devem pecat por defeito: há membros da Tabanca Grande de que não temos notícias há anos...Alguns, como o António Paiva,já terão morrido...Não temos confirmação (factual) mas tudo indica que sim, infelizmente.

Em contrapartida, entra hoje para a Tabanca Grandeum novo membro, o Antóno G. Carvalho, da CCAÇ 2592/CCAÇ 14 (Bolama e Cuntima, 1969/70). Fomos os dois no "Niassa", em 24 de maio de 1969, juntamente com mais 1700 camaradas... O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande!... Apesar de tudo, e isso dá-nos algum consolo...

Anónimo disse...

Amigos

É com uma tristeza profunda que tomo conhecimento da morte do Vitor Barata, com o qual tive o privilégio de conviver, sendo a última vez aquando da apresentação do livro do Gen António Matos, " voando sobre um ninho de strellas ".
Que o nosso camarada descanse em paz.
As minhas condolências à família enlutada
Carlos Silva

João Carlos Silva disse...

Há dias que começam assim, tristes, muito tristes.
Tanta coisa que queria dizer, mas, não consigo…
Especialistas da BA12
AEFA Ota 2008
Serpins
Encontros do Blog
Tabanca do Vitinho
Museu do Zé Especial
AM Harry Potter

Já li e reli as inúmeras mensagens dos seus amigos e revejo-me em todas. Honrou-me com a sua amizade, puxou-me para o seu círculo de amigos, incutiu-me o espírito do especialista, animou-me com o seu entusiasmo de viver…
Um forte e eterno abraço de agradecimento, de amizade, de saudade…
Sentidos pêsames aos familiares e amigos e um forte abraço solidário ao seu mano Carlos Barata.
Que a Nossa Senhora do Ar o guie num descanso em Paz.