sábado, 8 de outubro de 2022

Guiné 61/74 - P23685: Os nossos seres, saberes e lazeres (530): Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto (71): Voltar à minha querida Bruxelas, depois da pandemia - 9 (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 25 de Agosto de 2022:

Queridos amigos,
Nova alteração de programa, e sem perda de tempo apontou-se o azimute para uma viagem de intensas recordações, começou-se no Palácio da Justiça, ali perto há uma das mais anfractuosas panorâmicas de Bruxelas, é tudo mesmo desafogado, emergi em Marolles, sempre a calcorrear lugares conhecidos, tudo imagens que quero conservar na retina, é aqui que elas chegam ao coração sem precisar de as conservar num ficheiro de computador. Peregrinação com alguma melancolia, não escondo, é a primeira viagem no continente europeu desde que fiquei em casa em março de 2020, e o caso é que fui recebido de braços abertos, mesmo com os profundos desgostos das perdas que o vírus levou. A manhã de amanhã, assim o espero, leva-me ao sonho que agitava homens de vários quadrantes políticos, no início do século XX, era preciso que as cidades fossem humanas, dispusessem de jardins, dessem simultaneamente privacidade e comunicação intervicinal, é o que eu amanhã desejo poder contar-vos.

Um abraço do
Mário



Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto (71):
Voltar à minha querida Bruxelas, depois da pandemia - 9

Mário Beja Santos

Olha, novo adiamento, a visita às cidades-jardins de Watermael-Boitsfort acontecerá amanhã, e bem cedo, foi acordado com os meus guias, a meio da tarde rumo para Lisboa, só não lhes digo que estou saudoso para voltar. Cogito o que fazer, como me desenvencilhar deste imprevisto, a resposta vem instantânea: começas hoje onde acabaste ontem, mesmo ao lado do Palácio da Justiça. Dito e feito, nada de metropolitano, viajo de autocarro desde a periferia para a cidade, aproveito e vou me despedir de Marolles, que já foi bairro proletário, que aqui recebeu catervas de imigrantes, desde judeus da Europa de Leste a marroquinos, espanhóis e portugueses, tem história densa de gente albergada de classe média, agora faz jus a região alternativa, gente com dinheiro, nunca vi tanto Jaguar e Porches por estas ruas.
A primeira imagem é o meu imenso adeus, fica com este céu límpido para me receberes, o que gostaria que fosse em breve, é uma panorâmica imensa que não cabe na minha modesta câmara, lá ao fundo ainda se vislumbra a cúpula de outro matacão aparentado com o Palácio da Justiça, a Basílica de Koekelberg, fui lá uma vez e está feito para toda a vida. Fica na retina esta imagem, desço à Rua do Eclipse, não deve nada à beleza, mas deu título a um dos mus livros mais recentes e que me deu enorme prazer escrever, mete Guiné, registo autobiográfico e umas boas pitadas de ficção.
Para que o passeio não seja uma estafa, paro aqui e acolá. Para dizer a verdade, escolhi sempre hotéis económicos, fixei-me no hotel George V em Anneessens, eu seguia por um itinerário de gente alternativa, parava nesta igreja, Notre-Dame aux Riches Claires, na rua do mesmo nome, anos depois um enorme incêndio devorou o seu miolo, vim aqui em romagem de saudade.
Cheguei à praça de Santa Catarina, está bom tempo e apetece-me um almoço de peixe. A igreja é do século XIX, construíram-na num terminal de canais, e sobre os fundamentos de uma capela do século XII, pode-se ver pela imagem que é uma arquitetura híbrida, tem formas góticas e decoração barroca, o mobiliário do interior, todo ele do século XIX, é requintado. Enorme a sua nave principal e um transepto modesto, desproporcionado para tal dimensão. A igreja acolhe uma Virgem Negra, alvo da veneração de muitas gerações de peregrinos, reza a lenda que foi miraculosamente tirada das águas, data do século XVIII. A igreja goza deste nome porque tem como patrona Santa Catarina de Alexandrina, uma das mártires dos primeiros séculos do cristianismo. Já vi esta igreja em estado deplorável, será porventura a última a ter um urinol para homens mesmo encostado a uma das suas faces.
Nova etapa, peregrinação à Librairie Tropismes, nas Galerias Saint-Hubert, não faz mal nenhum um mergulho em toneladas de papel, sobretudo tomar conhecimento dos títulos mais recentes. Dou-me bem com este ambiente, tudo bem catalogado, há sempre a hipótese de se pegar num livro e folheá-lo bem sentado. Putin e agressão à Ucrânia merecem destaque.
Voltei a Marolles, é um dos eixos do meu afeto por Bruxelas, nunca me canso de ver montras com mais de um século e parar diante da casa de Pieter Bruegel, está no altar-mor dos meus santos da pintura. Nunca me canso de olhar as obras deste mestre de técnicas e de assuntos, pasmo-me sempre com a sua conceção e execução, ele pode exprimir toda a gama de emoções, desde o repouso mais absoluto de uma paisagem invernal ao ribombar da queda dos anjos. Trata com bonomia as vulgaridades do quotidiano, a patinagem no gelo, a mestria com que fixa multidões como é o caso do recenseamento em Belém, não me canso deste desenhador excecional, só os génios da pintura é que nos dão esta possibilidade de mirar horas a fio os traços, os ritmos, as pontuações, as transparências, o jogo de profundidades, a eloquência dos volumes. Nesse dia não fui a nenhum museu ver Bruegel, limitei-me a ficar especado em frente da casa onde viveu, mas aproveito para aqui mostrar imagem de um dos seus quadros mais famosos.
Jogos Infantis, Pieter Bruegel, 1560, no Kunsthistorisches Museum Wien

Foi um belo dia de passeio, tomo o metro para Anderlecht, não venho ver nenhum jogo de futebol, nem venho de novo visitar a casa de Erasmo, fui convidado a jantar com Mathieu Beuys, a mana e a mãe, a minha querida amiga Ika Vazvasoff, pelo caminho olho para uma varanda e enterneço-me com a voluptuosidade destas rosas amarelas, tenho a dita de conservar no meu pequenino jardim uma roseira que me oferece quase todo o ano rosas amarelas, lembro-me da minha casa, a que regresso amanhã. Resta dizer que foi um belíssimo jantar, tanto pela convivência como pelo excelente menu belga.

(continua)

____________

Notas do editor:

Poste anterior de 1 DE OUTUBRO DE 2022 > Guiné 61/74 - P23659: Os nossos seres, saberes e lazeres (528): Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto (70): Voltar à minha querida Bruxelas, depois da pandemia - 8 (Mário Beja Santos)

Último poste da série de 3 DE OUTUBRO DE 2022 > Guiné 61/74 - P23666: Os nossos seres, saberes e lazeres (529): Trabalhos de pintura da autoria de Jaime Machado, ex-Alf Mil Cav, CMDT do Pel Rec Daimler 2046 (3)

Guiné 61/74 - P23684: Mi querido blog, por qué no te callas?! (7): Campanha dos 900 membros da Tabanca Grande até ao fim de 2023... Toca a "tocar o burro"... Porque, como diz o provérbio guineense, Buru tudu karga ki karga si ka sutadu i ka ta janti (O burro, com pouca ou muita carga, se não é açoitado, não anda)...



Guiné > Região de Bafatá > Fajonquito > CCAÇ 674 (1964/66) > O fur mil mec auto Sérgio Neves, já falecido, irmão do nosso grã-tabanqueiro Tino Neves, a "tocar o seu burro".

Foto (e legenda): Constantino Neves (2010). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]




Infografia: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné (2022)

1. O nosso blogue, Luís Graça & Camaradas da Guiné, reunidos numa comunidade virtual a que chamamos Tabanca Grande (e que é a mãe de todas as tabancas...), precisa de "sangue novo"... 

Nos últimos dez anos (entre 2012 e 2021) entraram em média 26 novos membros para a Tabanca Grande (vd. Gráfico acima). Em 2021,  que foi ano de pandemia (tal como o de 2020), tivemos 31 novos membros, dos quais 13 a título póstumo.

Este ano de 2022, temos a registar apenas 9 (nove!) entradas, quando devíamos ter pelo menos o dobro... A crise não é só demográfica (*)... Mas temos que inverter a tendência pós-pandémica e chegar aos 900 membros até ao final d0 próximo ano de 2023... 

Até hoje, somos 864 (dos quais 124 já não estão entre os vivos). Falta-nos, pois, 36 para chegarmos aos 900.

Há dias comparámos o nosso blogue um burro velho mas teimoso, que se recusa a envelhecer e, no fim, a ir, ordeiramente, para o matadouro... Vamos, quando chegar a nossa vez, mas a espernear, a bracejar e a gritar (se não nos tirarem a voz...).

Dizem que os burros podem viver entre 30 e 40 anos, em média, podendo excecionalmente chegar ao meio século... No caso do nosso blogue, a sua expectativa de vida já não pode ser tão grande; não é que o "burro" seja muito velho (tem 18 anos), os "donos" (os camaradas que o editam, alimentam, comentam, leem, divullgam, etc.) é que estão a ficar velhotes... Mesmo assim, na Web 18 anos  é quase uma eternidade! (*)

Mas igualmente dissemos, em introdução ao poste P23672 (*),  que ao nosso blogue, além da metáfora do burro, também se aplica o provérbio guineense em crioulo: 

"Buru tudu karga ki karga si ka sutadu i ka ta janti" (O burro, com pouca ou muita carga, se não é açoitado, não anda)...

E fizémos um apelo, ou melhor um desafio: Caros leitores, toca a... "tocar o burro"!...  O mesmo é dizer: tragam "gente nova"!... 

Faltam-nos padrinhos e afilhados, o mesmo é dizer, "sangue novo"... A "velhice" tem que fazer a sua parte, "apadrinhar" os "periquitos", trazer novos "amigos e camaradas da Guiné", que se queiram sentar à sombra do poilão da Tabanca Grande... 

Há muitos camaradas que têm páginas (interessantes) no Facebook ou pertencem a grupos de antigos combatentes no Facebook, mas que não se sentam à sombra do nosso poilão... 

Está na altura de apresentarem as duas fotos da praxe (uma antiga e outra atual) e fazerem o pedido de ingressso, por emal, com duas linhas de apresentação: "Sou o fulano de tal, estive na companhia tal, passei pelos sítios e tal, e gostava de partilhar as minhas fotos e outras memórias da Guiné com os amigos e camaradas da Guiné"...

Amigos e camaradas da Guiné: não deixemos que sejam os nossos queridos mortos a alimentar os que ainda estão vivos... 

Nos últimos dois ou três anos temos crescido, infelizmente, à custa dos "mortos": camaradas, entretanto falecidos,  que tinham uma ligação ao blogue (várias referências, fotos, histórias...) mas que, em vida, nunca chegaram a  formalizar  o seu pedido de inscrição... (Nalguns casos, por exemplo, não tinham um endereço de email, mas tinham o email da filha, do filho, do neto, ou do sobrinho)...

Não queremos ser cínicos como o "cangalheiro" ou "gato pingado" da nossa terra, que diz, a lamuriar-se: "Eu não quero que ninguém morra, só quero é que a minha vida corra"... 

2. Campanha dos 900 até ao fim do ano de 2023:

Endereços de email dos nossos editores de serviço:

(i) Luís Graça (Alfragide / Amadora  e Lourinhã):

luis.graca.prof@gmail.com

(ii) Carlos Vinhal (Leça da Palmeira / Matosinhos):

carlos.vinhal@gmail.com

(iii) Eduardo Magalhães Ribeiro (Maia):

magalhaesribeiro04@gmail.com

(iv) Jorge Araújo (Almada e Abu Dhabi):

joalvesaraujo@gmail.com

(v) Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné

luisgracaecamaradasdaguine@gmail.com


CAMARADA, FAZ ISSO POR TI, PELOS TEUS FILHOS E NETOS, POR TODOS NÓS!

(i) Traz as tuas fotos (e vídeos), as tuas histórias e memórias, divulga e salvaguarda os teus aerogramas, cartas, relatórios, diários, poesias, documentos militares, papéis esquecidos, guardados no sótão, num velho baú ou "mala de cartão", reconstitui as tuas memórias, recorda os sítios por onde passaste, viveste, combateste, amaste, sofreste, viste morrer e matar, mataste, e perdeste, eventualmente, uma parte do teu corpo e da tua alma...

(ii) Ajuda os teus ex-camaradas a reconstituir o puzzle da memória da Guiné e da guerra que lá travaste (1961/74)...

Faz-te bem, a ti e a eles, a todos nós, ex-combatentes, portugueses, guineenses ou cabo-verdianos...

(iii) Cumpres o teu "dever de memória", prestando também, desse modo  um pequeno/grande  serviço à geração dos teus filhos e dos teus netos...

Para que eles, ao menos, não possam dizer, desprezando o teu sacrifício: "Guiné?... Guerra do Ultramar? Guerra de África? Guerra Colonial?... Não, muito obrigado/a, nunca ouvi falar!"

(iv) Faz isso... mais uma vez, pela tua Pátria, Mátria, Fátria...

Faz isso, por ti, por todos nós... Pelas razões que entenderes... E sobretudo para que, num belo dia destes, quando morrermos todos, não nos venham dizer que fomos a geração do "soldado desconhecido" (tal como a dos nossos avôs que combateram e morreram na I Grande Guerra, na Flandres, em Angola, me Moçambique)... A geração que foi sepultada na "vala comum do esquecimento"...

Num próximo poste, acrescentaremos algo mais sobre o que somos e não somos enquanto blogue... E quais são as nossas regras de convívio, aqui, neste blogue...

PS - Camarada, contariamente ao Facebook, aqui no blogue quem vai editar as tuas fotos e textos são os nossos editores... Tens que mandar os teus materiais para um ou mais dos nossos  endereços de email: o resto é depois connosco... E aqui, prometemos-te, "ficarás mais bem servido"...
___________

Nota do editor:

(*) Vd. poste de 5 de outubro de  2022 > Guiné 61/74 - P23672: Mi querido blog, por qué no te callas?! (6): A todos os meus confrades, aqui deixo o registo de um punhado de reflexões sobre o futuro do nosso blogue (Mário Beja Santos)

Guiné 61/74 - P23683: Companhias e outras subunidades sem representantes na Tabanca Grande (6): CART 240, mobilizada pelo GACA 2 (Bissau, Varela, Susana, Quinhámel, jul61 / out63)


Torres Novas > GACA 2 > Fevereiro de 1960 > Da esquerda para a direita: três aspirantes a oficiais milicianos [1- O nosso Jorge Picado; 2- Trancas de Carvalho (colega do ISA - Instituto Superior de Agronomia); 3-Almada Negreiros] e um alferes QP (, o quarto, no lado direito). (*)

Foto do álbum do Jorge Picado, que dez anos  depois seria mobilizado para o CTIG como cap mil (CCAÇ 2589/BCAÇ 2885, Mansoa,  CART 2732, Mansabá e CAOP 1, Teixeira Pinto, 1970/72).

Foto (e legenda): © Jorge Picado  (2014). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Temos muito poucas referências ao GACA 2 (Grupo de Artilharia Contra Aeronaves nº 2), em Torres Novas. E menos ainda à CART 240, que foi por ele mobilizada.  

Desta subunidade, não temos nem uma única imagem, nem sequer do brasão ou guião. Nem sabemos qual era a sua divisa... 

Não temos também nenhum representante, desta subunidade que foi reforçar o CTIG, em meados de 1961. 

No entanto, sabemos que os ex-militares da CART 240 se terão encontrado, em 15 de junho de 2010, em Torres Novas, no seu 14.º Convívio. O organizador era o António Pereira (contactos: 249 825 476 – 939 375 240). A notícia foi dada pelo blogue "Leste de Angola", em 17 de abril de 2010. E nós lemos a notícia, tardia, no Arquivo.pt.

No GACA 2, em fevereiro de 1960, por lá andou o nosso querido amigo e camarada, Jorge Picado, a dar recruta... (*)


Companhia de Artilharia n.º 240 

Identificação:  CArt 240

Unidade Mob: GACA 2 - Torres Novas
Cmdt: Cap Art Manuel Fernando Ribeiro da Silva | Cap Mil Inf António Gomes de Oliveira e Sousa

Divisa: 

Partida: Embarque em 30jul61; desembarque em 30jul61 | Regresso: Embarque em 19out63


Síntese da Actividade Operacional

Foi colocada em Bissau, onde manteve a sua sede durante toda a comissão, sendo integrada no dispositivo e manobra do BCaç 236, a fim de colaborar na segurança e defesa das instalações e das populações da área.

Em princípios de fev62, destacou um pelotão para guarnecer a povoação de Varela, em substituição da CCaç 74, o qual ficou integrado no dispositivo do BCaç 239.

Em finais de fev63, o pelotão foi transferido para Susana, recolhendo a Bissau no mês seguinte.

A companhia destacou ainda pelotões para Quinhámel, de princípios de agosto de 62 a meados de setembro de 62 e novamente a partir de abr63, e para Nhacra, a partir de meados de jul63.

De 1 a 27jun63, foi atribuída em reforço do BCaç 356, com vista à realização da operação "Seta", na região do Quínara, nas áreas de Iusse, Bissássema, Nova Sintra e Jabadá.

Em 180ut63, foi rendida pela CArt 564, a fim de efectuar o embarque de regresso. (**)

Observações - Não tem História da Unidade.

Fonte: Excertos de Portugal. Estado-Maior do Exército. Comissão para o Estudo das Campanhas de África, 1961-1974 [CECA] - Resenha Histórico-Militar das Campanhas de África (1961-1974). 7.º volume: Fichas das Unidades. Tomo II: Guiné. Lisboa: 2002,. pág. 433
_________

Notas do editor:

(*) Vd. poste de 23 de março de 2014 > Guiné 63/74 - P12891: A cidade ou vila que eu mais amei ou odiei, no meu tempo de tropa, antes de ser mobilizado para o CTIG (24): Um longo percurso que começou em Vendas Novas, passando por Cascais, Torres Novas, Queluz, Lisboa, acabando em Mafra (Jorge Picado)

(**) Último poste da série > 2 de outubro de 2022 > Guiné 61/74 - P23661: Companhias e outras subunidades sem representantes na Tabanca Grande (5): CCS / BCAÇ 697 (Fá Mandinga, 1964/66)

sexta-feira, 7 de outubro de 2022

Guiné 61/74 - P23682: Notas de leitura (1503): "Deixei o meu Coração em África", por Manuel Arouca; Oficina do Livro, 2016 (1) (Mário Beja Santos)


1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 21 de Fevereiro de 2020:

Queridos amigos,
Manuel Arouca, moçambicano de Porto Amélia, que diz ter tido uma adolescência rebelde, e que descreve cenas moçambicanas neste seu romance, procurou criar uma fantasia digna de um melodrama e ficcionou um palco dos mais duros que se possa imaginar para pôr o personagem, Rodrigo Pereira dos Santos, um menino fino, dado à boa libertinagem, e que no meio daquele arrebol de afetos se mantém fiel à Isabel, noiva de um bom sacana, que na Manutenção Militar de Bissau tudo faz para denegrir Rodrigo que anda em Guileje a tirar fotografias espantosas de peito feito, quase indiferente aos morteiros 120. 

Se algo de muito bizarro se procurasse na literatura da guerra colonial passa pela inacreditável viagem de uma dama grada do Movimento Nacional Feminino até Guileje e de uma fuga de Rodrigo com Isabel pelo meio das matas para assistir a um bombardeamento de Fiats, no meio do delírio até uma cobra venenosa foge de Isabel, como se esta tivesse dotada de poderes sobrenaturais. Assim concebeu Manuel Arouca o amor em tempos de guerra, veremos para a semana que o melodrama até tem ingredientes para acabar bem.

Um abraço do
Mário



Deixei o meu coração em África, por Manuel Arouca (1)

Mário Beja Santos

Manuel Arouca [foto à direita] é nome conhecido não só da literatura de entretenimento como autor de argumentos de telenovelas e séries televisivas e mesmo argumentos de cinema. A recensão desta obra justifica-se porque o personagem, Rodrigo Pereira dos Santos, foi furriel em Guileje, estamos em 1968 e 1969, o primeiro período da sua comissão. Chancelado por uma arquitetura muito comum à chamada literatura de aeroporto, não falta na obra a tentativa de caraterização da atmosfera da vida das classes altas da linha da Costa do Sol, de Sintra e Lisboa, há para ali bastante volúpia, sexo e desejo de aventuras. Para o leitor mais interessado sobre os aspetos capitais da trama, avança-se com o que vem escrito na badana da capa:

“Isabel recebe um manuscrito em condições inesperadas e misteriosas. O seu autor, Rodrigo, desaparecido há seis anos e dado como morto, relata as experiências e as vivências, os factos e as emoções, os encontros e os desencontros que marcaram a sua vida. O leitor é levado numa viagem que, por um lado, o transporta aos loucos anos 60 na alta sociedade lisboeta; e, por outro, à sedução de África. Se encontramos a guerra de guerrilha, difícil e intensa, deparamo-nos também com o glamour de uma vida aventureira, célebre pelos safaris, helicópteros e pela ousadia do quotidiano das fazendas. Uma história que reflete tanto os avatares da guerra como as encruzilhadas do amor de uma sociedade representativa de um Portugal esquecido por alguns e inesquecível para muitos”.

Tudo começa no Estoril, Isabel atropela uma africana que era portadora de uma boa resma de papel A4, a sinistrada é hospitalizada e Isabel vai ler todos aqueles papéis que trazem o nome de Rodrigo, trata-se de um relato autobiográfico em que Isabel está no seu pódio de afetos. Este Rodrigo, que levou uma adolescência em libertinagem, tinha como referência modelar o seu tio Rodrigo, herói da I Guerra Mundial, condecorado pelo Presidente dos Estados Unidos. A narrativa está toda intercalada entre vários tempos e ambientes, Rodrigo já está em Castelo Branco, a Guiné à vista, regressamos ao ambiente familiar, às festas em Cascais, fala-se mesmo muito naquele conjunto de festas emblemáticas coincidentes com a morte política de Salazar, tudo portanto em 1968, Rodrigo é doido por sexo e duas jovens, mesmo em hesitação emocional, têm papel preponderante no seu coração, Leonor e Isabel. 

Tudo se passa em atmosferas seletas, há ministros de Salazar e senhoras muito ativas no Movimento Nacional Feminino. Numa lubricidade bem temperada, Rodrigo quer ir às de facto com Leonor, esta troca-lhe as voltas. E Rodrigo parte para a Guiné, no Uíge, vai-nos apresentando outros participantes. Cita-se Fernando Pessoa, ficamos a saber alguma coisa de quem é o Bastos, nascido em Moscavide, que foi preparado para a vida por uma prostituta profissional, a Fernandinha, e Jaime, nascido em Penacova, licenciado em Direito, fez a recruta em Mafra e conseguiu a extraordinária proeza de ser despromovido por inépcia, manda o bom senso que já estamos no inacreditável.

Entrámos em plena intriga romanesca, o rival de Rodrigo chama-se Armando, é oficial da Manutenção Militar em Bissau, um bajulador de primeira, escrevia ao ministro de Salazar e pai de Isabel cartas contando coisas sobre Amílcar Cabral que vêm em centenas de livros e faz uma apologia do General Spínola, assim:

“O General Spínola não transpira, o que é um fenómeno com este clima. É um homem extremamente metódico. Toma o pequeno-almoço cedo, come sobretudo fruta, especialmente papaias. Não bebe café, bebe sempre um copo de água morna a seguir à refeição porque ajuda à digestão. De seguida, visita as unidades. Ao meio-dia, impreterivelmente, está de volta ao Palácio do Governador. À uma hora, almoça. Uma refeição sóbria, até porque tem problemas de rins”.

 E por adiante, até chegarmos ao polo da admiração: 

"O General Spínola, e isso é unânime entre os oficiais que com ele contactam mais diretamente, inverteu a filosofia da guerra implantada por Schulz, posicionava as tropas num sistema clássico de quadrícula e corria atrás dos acontecimentos. Éramos arrastados pelas atividades do inimigo. Spínola traz um conceito novo, e cria uma estratégia própria, a de ter iniciativa. Não há dúvidas de que com Spínola temos uma nova Guiné. Até no que concerne aos transportes das tropas que chegam da metrópole e são, depois, enviadas para os respetivos quartéis. No tempo do General Schulz, eram na maior parte das vezes enviadas em lanchas pelos braços do mar, sem qualquer proteção, alvo fácil de ataques que poderiam facilmente derivar numa tragédia de grandes proporções. O Comando-Chefe classifica esta forma de colocar as tropas no seu destino de total irresponsabilidade”.

Se até este momento a narrativa é de uma piroseira minimamente cuidada, chegámos ao descaro de quem não estudou e atira umas bojardas apimentadas de santificação.

Estamos agora em casa de Isabel, que lê embevecidamente o manuscrito, ela está na companhia de Chico, presume-se que é o marido, há lá uma criança com seis anos que fala só e constantemente com a mãe. Rodrigo conta a viagem para Cacine numa LDG, aqui houve separação de tropas, seguiram para Gadamael Porto, e no dia seguinte, às revoadas, eram largados de avioneta em Guileje. O Comandante da Companhia é o Capitão Ivo Ferreira, cabo-verdiano altamente patriota, leva o obus até perto da fronteira e larga umas boas ameixas em bases onde se acantonam gente do PAIGC. Rodrigo fotografa tudo, o capitão açambarca o material fotográfico, dá-o como confiscado. O médico, o Dr. Branco, é um alcoólico incorrigível. Guileje é flagelada com morteiros 120, Rodrigo, impávido e sereno, tira fotografias a esmo no meio da algazarra. Começam as baixas, morreu o Santos, alguém que esperava o fim da comissão para entrar num seminário. As cartas de Rodrigo para Isabel são incandescentes, não faltam saudades e pedidos de companhia.

Estamos agora em janeiro de 1969, os amigos e a família chique de Cascais e arredores encontram-se, a guerra colonial é coisa que não existe nas suas vidas. Mas algo de extraordinário vai acontecer, a mulher do ministro de Salazar, uma alta graduada do Movimento Nacional Feminino, vai a Bissau levar uma oferta de vulto, faz-se acompanhar de Isabel. Quem vai a Bissau também vai a Guileje, as senhoras são recebidas com pompa e circunstância, no meio da receção calorosa estoira um foguetório, a gente do PAIGC não perdia oportunidade de indispor as visitantes. Decorre a flagelação informal e desta vez Rodrigo sai do quartel na companhia de Isabel, embrenham-se na mata, vai tirar fotografias ao ataque aéreo, saiu de Bissalanca uma parelha de Fiats G-91 que destroem a força atacante, fica tudo esturricado. Um dos amigos de Rodrigo naquele grupo de alta sociedade era Ricardo, filho de um dos milionários moçambicanos, um jovem que só vestia no Pestana e Brito, está numa Companhia de Comandos que parte para Moçambique. Vamos assistir à descrição da vida da gente fina em Lourenço Marques e até a um encontro com Jorge Jardim. Armando, em Bissau, destila mentiras e informa o ministro de Salazar que a guerra na Guiné estava praticamente ganha.

“As visitas do General Spínola aos nossos aquartelamentos são momentos épicos. Nas tabancas próximas, antes das visitas, estas são aliciadas com ofertas, como aguardente de cana e folhas de tabaco. Depois, as bases inimigas que se encontram mais próximas das nossas posições são bombardeadas impiedosamente. No seio dos terroristas instala-se o medo e a discórdia. Já não falta muito para que eles icem a bandeira branca, implorando tréguas, pois dificilmente aguentarão por muito mais tempo a nossa pressão e a das próprias populações da Guiné”.

(continua)
Carlos Santos, da Companhia de Cavalaria 8350 ‘Os Piratas de Guileje’. Imagem retirada do jornal Correio da Manhã, com a devida vénia

___________

Nota do editor

Último poste da série de 3 DE OUTUBRO DE 2022 > Guiné 61/74 - P23665: Notas de leitura (1502): "De África a Timor", uma bibliografia internacional crítica (1995-2011), por René Pélissier; Centro de Estudos Africanos da Universidade de Porto e Edições Húmus, 2014 (Mário Beja Santos)

Guiné 61/74 - P23681: Agenda cultural (818): doclisboa'22- festival internacional de cinema, 6-16/10/2022: Retrospectiva - A questão colonial: 35 filmes - Parte II: Guiné, Angola, a memória e as novas batalhas. Mesa redonda, dia 8, às 15h00 (Cinema São Jorge) e às 19h00 (Cinemateca)






Fotogramas, com a devida vénia, do filme de Flora Gomes, o pai do cinema guineense (n. Cadique, 1949), "Mortu Nega" (Morte Negada, em português, ou "aqueles a quem a morte recusou")... Voltou a passar no doclisboa, este ano, no passado dia 6 de outubro.. Mas está aqui disponível, no You Tube (falado em crioulo, com legendas em inglês e em português), em versão integral. Tem como protagonista uma poderosa e bela figura feminina, Diminga, uma "mãe coragem" (interpretada por  Bia Gomes). Ver aqui sinopse, enquadramento histórico, ficha artística e técnica do filme.

Na caixa de comentários ao poste P23676 (*), escreveu o António Rosinha: "Conheço de Flora Gomes dois filmes sobre a Guiné, este, "Mortu Nega", e os "Olhos Azuis de Onta". Muito interessantes. Penso que já poderia ter produzido outros sobre a sua terra" (6
de outubro de 2022 às 17:06).

A "primeira longa-metragem do realizador guineense Flora Gomes" já passou em tempos ba RTP, mas não o encontro na RTP Play, possivelmente por causa dos direitos de autor). Sinopse:  "Este filme, nas palavras do seu autor, é uma parábola africana. Conquistada a independência das colónias e eliminado o colonialismo português, a questão que se levanta é a África do século XXI. Uma África ? e é isso que Flora Gomes insinua ? que África não será sem as suas crenças, os seus mitos, a sua filosofia, a sua cultura." 

1. Este ano, na sua 20ª edição, o doclisboa tem na secção "Retrospectiva", dedicada à "questão colonial", um total de 35 filmes (de curta, média e longa metragem), que vão passar entre 6 e 16 deste mês. Continuamos, a título meramente informativo, a listar os filmes que vão passando cada dia. Neste caso, no próximo dia 8, sábado.

08 Out — 10:30 / 87’
Culturgest Pequeno Auditório

15 Out — 19:00 / 87’
Cinemateca Portuguesa Sala M. Félix Ribeiro

A obra de Mario Marret, só recentemente reencontrada e restaurada, filmada em plena guerra na Guiné, já aflorava a questão das escolas de mato – um eixo fundamental da acção do PAIGC nas zonas libertadas. A relação entre a terra, a luta e a aprendizagem estão no coração dos dois filmes de Filipa César e Sónia Vaz Borges, a partir do arquivo em Navigating the Pilot School e da experiência física e sensorial em Mangrove School.


Nossa Terra
Mario Marret
1966/Guiné Bissau/35’

Nossa Terra é um filme de combate, um filme urgente, rodado durante a guerra de guerrilha na luta pela independência da Guiné-Bissau em meados dos anos 1960. “Era um testemunho. Não interessava o formato, a câmara, essas coisas todas. Estava um cineasta presente. O cineasta tem de estar no lugar onde o mundo se [...]


Navigating the Pilot School

Navigating the Pilot School
Filipa César, Sónia Vaz Borges
2016 /Portugal /12’

Frequentemente subestimadas enquanto tal, as guerras de libertação anti-coloniais foram também empreitadas de educação a grande escala. Considere-se as estratégias educativas seguidas pelo agrónomo Amílcar Cabral e o PAIGC. Entre elas, a Escola Piloto para “formar os melhores estudantes das nossas escolas nas zonas libertadas e [serem] integrados no nosso [...]

Mangrove School

Mangrove School
Filipa César, Sónia Vaz Borges
2022/Alemanha, França, Portugal/35’

“Voltámos à Guiné-Bissau para investigar as condições dos estudantes nas escolas da guerrilha nos mangues. Em vez disso, rapidamente nos tornámos nós próprios os alunos e a primeira lição era como andar. Se se caminhar direito, colocando primeiro o calcanhar no chão, imediatamente se escorrega e cai nas represas dos [...]

08 Out — 15:00 / 90’
Cinema São Jorge Sala 2

MESA REDONDA: A QUESTÃO COLONIAL

08 Out — 19:00 / 97’
Cinemateca Portuguesa Sala M. Félix Ribeiro


A beleza que atravessa o Carnaval da Vitória, que regista o primeiro Carnaval de Angola independente em 1976, não esconde o trauma de vinte anos de guerra colonial, que se prolongará na violência da guerra civil. Vinte anos mais tarde, Sissako parte em busca de um amigo, e de si mesmo, e encontra um país cujas feridas resistem às simplificações históricas.

Esta sessão decorre no âmbito do projecto FILMar, operacionalizado pela Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, integrado no Mecanismo Financeiro de Apoio EEA Grants 2020-2024.



Carnaval da Vitória

Carnaval da Vitória
António Ole
1978/Angola/39’

Filmado nas ruas de Luanda, Lobito e Benguela, o filme foca em particular os trabalhadores que se dividem entre os seus locais de trabalho e os preparativos e ensaios que culminam no dia da primeira grande festa da Angola independente: o “Carnaval da Vitória”. Esta sessão decorre no âmbito [...]




Rostov-Luanda

Abderrahmane Sissako
1997/Alemanha, Angola, Bélgica, França, Mauritânia/60’

Abderrahmane Sissako saiu da Mauritânia para Rostov, na Rússia, em 1980, para estudar cinema. Aí, fez amizade com Baribanga, um combatente pela liberdade angolano. 16 anos mais tarde, com uma fotografia de Baribanga no bolso, Sissako decide ir a Angola, um país ainda em convulsão, e procurar o seu companheiro há muito perdido. O [...]

(Continua)

[Seleção / revisão / fixação de texto / subtítulos / negritos / itálicos, para efeitos de edição deste poste: LG. ]
__________

Nota do editor:

quinta-feira, 6 de outubro de 2022

Guiné 61/74 - P23680: Blogoterapia (303): A maldição de um veterano de guerra, é que nunca esquece (Tony Borié, ex-1.º Cabo Op Cripto)

1. Mensagem do nosso camarada Tony Borié (ex-1.º Cabo Operador Cripto do CMD AGR 16, Mansoa, 1964/66), com data de 5 de Outubro de 2022:

Olá companheiros de jornada.

Há já alguns anos que não vamos dando notícias, no entanto, sempre estiveram no nosso coração, porque foram vocês que nos ouviram e compreenderam em determinado momento da nossa vida quando tentámos tirar de cima de nós o peso de todas aquelas recordações da maldita guerra colonial que todos nós vivemos nas savanas e pântanos da então província da Guiné.

O dedicado companheiro Carlos Vinhal, sempre lembrou o dia do nosso nascimento e no último, agradecemos lembrando que naquela época andávamos por lá confusos, não sabendo se o o “oceano estava longe do mar”. Era verdade, porque infelizmente saímos da nossa aldeia do interior para ir participar nesta horrível guerra com a cultura dos livros aos quadradinhos que líamos, e que eram os únicos a que tínhamos acesso e eram as tais histórias do Mandrake, do Kit Carson, do Robin dos Bosques ou do Tarzan.

Esta era a nossa cultura até entrarmos no mercado da emigração. Depois, felizmente tivémos ascesso a outras escolas onde tivémos conhecimento da realidade do que foi a História de Portugal com a então África Portuguesa, não ficando lá muito espantados com que íamos aprendendo, como por exemplo o relacionamento e o porquê da presença de Portugal em África.

E as coisas começaram a clarificar-se. Assim compreendemos hoje o País Portugal estar a ser em parte colonizado por pessoas que antes foram colonizadas. É a vida, dizem alguns. Mas talvez seja a história a repetir-se agora em sentido inverso. É a tal frase onde dizíamos que o “oceano estava longe do mar”.

Sabiam que o comércio transatlântico de escravos guardava os segredos mais sombrios que, o para nós herói Infante D. Henrique, o Navegador de Portugal, ajudou a tornar o país Portugal em líder do comércio e na exploração, inclusive em África?

Que a escravidão entre as nações e tribos africanas existia muito antes de Colombo chegar ao Novo Mundo? E que África tinha uma robusta economia escravagista, sendo os escravos capturados e negociados por várias tribos e governantes africanos? E que foram vendidos a comerciantes oriundos de Portugal nos portos africanos, em troca de mercadorias que incluíam tecidos tingidos, armas de fogo, ferramentas e, às vezes, ouro?

Que Portugal se tornou no líder europeu no tráfico de escravos? Os seus navios e comerciantes aliaram-se ao Reino Africano do Kongo no século quinze, permitindo-lhes controlar a maior parte da costa de África e que o comércio entre europeus e africanos foi imposto aos últimos, com condições vantajosas para os primeiros?

Embora hoje as evidências sugiram o contrário, dizendo que várias tribos africanas ditavam os termos de comércio para os europeus, reforçados por combates armados ocasionais, tudo isto à medida que Portugal começou a explorar a sua então colónia do Brasil no tal Novo Mundo e onde precisava de uma força de trabalho.

Assim, o comércio tornou-se bastante lucrativo para os comerciantes e carregadores portugueses, financiados por um consórcio bancário que nem era português, tinha a sua origem em Génova. E mais, tinham as suas fortalezas e os seus portos estabelecidos na África, onde observavam os escravos capturados por seus parceiros africanos e, muitas vezes, os africanos estavam presos há meses, pois queriam garantir uma carga pronta quando os navios chegassem. Isso porque nenhum comerciante queria uma estadia prolongada na costa de África, numa época repleta de doenças.
Hoje tudo isto é história, no entanto naquela época, Portugal era dono de quase toda a costa de África e, o governo colonizador de Portugal de quando éramos jovens, queria continuar a sê-lo, obrigando-nos a ir combater, vendendo a “alma ao diabo”.

E nós, jovens oriundos da Europa, com uma educação de aldeia, onde os princípios honestos de família vinham de há séculos, fomos combater num horrível cenário, onde muitas vezes a angústia, o desespero e o medo, nos colocava numa situação horrível, onde entre outras coisas o álcool nos aliviava a mente, pelo menos por momentos, pois este cenário estava lá, estava sempre presente, era a cara da guerra, com feridos e mortos em combate para ambos os lados, incluindo a população civil desarmada.

E tudo isto para quê? Naquela época os famintos, os doentes, os analfabetos e a miséria eram constantes e, infelizmente continuaram, mesmo depois, quando parecia que já havia paz, fazendo-nos lembrar que de facto saímos de África físicamente, mas possívelmente não trouxémos as armas, as bombas e as balas, deixando lá apenas, como seria nossa inteira obrigação, todas as maravilhosas armas da paz do século XX.

E como o destino não perdoa, os antes colonizados estão agora aí a colonizarem um país que foi colonizador, e nós, antigos combatentes, que lutámos em outro continente, num cenário horrível e miserável, estamos a ser constantemente vítimas dessa nova colonização.

Para todos, queridos companheiros combatentes, desejo que continuemos muitos e muitos anos por cá, e com saúde, porque infelizmente, devido à idade avançada, vamos desaparecendo, todavia o corpo e a mente de um veterano de guerra, reage automáticamente aos disparos da memória, sentindo de novo em certos momentos, as feridas, o medo e o horror que por si passaram, enquanto presente num cenário de combate.

Porque a maldição de um veterano de guerra, é que nunca esquece. Contudo, já o dissemos em algumas vezes, o medo ou talvez coragem, que nos ajudou a sobreviver num campo de batalha, não funciona muito bem agora, nesta avançada idade, mas ainda vai sendo possível assumir o control dessa horrível vivência e, vamos continuando a expulsar alguma energia positiva que nos resta, daquela que nos foi roubada, pelo desastre da Guerra Colonial Portuguesa em África.

Tony Borie
Outubro de 2022

____________

Nota do editor

Último poste da série de 28 DE JUNHO DE 2022 > Guiné 61/74 - P23393: Blogoterapia (302): Uma história verídica com o seu quê de humano (José Colaço, ex-Soldado TRMS da CCAÇ 557)

Guiné 61/74 - P23679: (In)citações (224): Um copinho de Filosofia (Adão Cruz, ex-Alf Mil Médico da CCAÇ 1547 / BCAÇ 1887, Canquelifá e Bigene, 1966/68)

© ADÃO CRUZ


UM COPINHO DE FILOSOFIA

adão cruz

A
mbos somos a maior cidade, o seio cálido e palpitante, o êxtase da geração, a excitação amolecida desta idade de volúpia e de efusão.

Moderado, claro!

Estando sempre à mão, sendo um abraço supremo, não deve curvar a gente a qualquer tipo de sensação.

Há os que veem nele um grama a mais que na gordura. Não bebam, ele não é dieta, é ternura, afeição criada no destino humano para musicar a vida e fazer dela uma canção.

A medida é o espírito de cada um e não o balão.

Se é trágica a sua acção, pena de morte. Proscrito seja a quem da vida não tem questão, a quem o fluído calor da crença enche de momentos incolores que mais não fazem do que criar cataratas na razão. Ele é sagrado, poético, linguagem de horizontes que não pode ser bebida aos copos, mas em gotas de emoção. O abuso é uma metáfora da natureza criadora e tem de ser internado.

O estado grandioso do pensamento e da razão não termina nos olhos vazios do silêncio, nem no calor da alma embriagada nem nas comissuras reprimidas dos lábios secos. Vamos lá a ver se nos entendemos, para além das rugas e dos discursos. Vamos lá a ver se encontramos a margem do lago sem ondas de agitação. Tomado à medida, não é vida feita à toa, nem inimigo nem fantasma nem demónio. É o estímulo recíproco entre a alma e o corpo na esfera misteriosa da exaltação, que gira e se renova dia a dia no alternativo universo da verdade e da ilusão.

Ele fascina, é certo, mas isso não interessa senão às almas menores. Para estas, maldito seja o veneno, e venha a polícia prender os sonâmbulos, os fazedores de gargalhadas, os ruidosos contrasensos da dialéctica. Sorrir só por fora não existe, não arrebata e nada cria.

Bebido à medida do espírito, à altura do peito, contém a mágica atracção e a complexa virtude de fazer olhar as ondas, mesmo sem jeito dos que pensam ter jeito de observação.

As mundanas inflexões da felicidade são uma merda:

Frémitos, delírios, desejos, loucuras, explosões, desertos, excertos de alma penada, intermitências de luz e de eclipse, raízes no céu e flores na terra, mortos que respiram ar de vivos…

Não!

A empatia entre a neuro-bioquímica do nosso amigo e o pensamento, como poderoso elemento da racional homeostasia da vida…

Ah! Isso sim!

____________

Nota do editor

Último poste da série de 27 DE SETEMBRO DE 2022 > Guiné 61/74 - P23648: (In)citações (223): Reflexão sobre a ética (uma visão pessoal) (Adão Cruz, ex-Alf Mil Médico da CCAÇ 1547 / BCAÇ 1887, Canquelifá e Bigene, 1966/68)

Guiné 61/74 - P23678: In Memoriam (454): Jorge da Cunha Fernandes (23/4/1942 - 02/10/2022), ex-Alf Mil Paraquedista da CCP 121/BCP 12 (Guiné, 1966/68) (Mário Beja Santos)

I N  M E M O R I A M

Jorge da Cunha Fernandes (23/04/1942 - 02/10/2022)
Ex-Alf Mil Paraquedista da CCP 121/BCP 12, Guiné, Dezembro de 1966 – Maio de 1968 

********************

1.
Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 6 de Outubro de 2022:

Queridos amigos,
É mais uma perda de um peso pesado do meu coração. Enquanto folheava esta história de paraquedistas e da atividade operacional que experienciou o Jorge da Cunha Fernandes pensava nos disparates sistemáticos que impunemente se escrevem sobre as atividades desenvolvidas durante o período da governação de Schulz, ainda recentemente Bernardo Futscher Pereira no seu importante ensaio sobre a política diplomática do Estado Novo, Orgulhosamente Sós, voltou a referir que este Comandante-Chefe se limitou a atividades defensivas, recorrendo a bombardeamentos aéreos, olha-se só para o que fizeram os paraquedistas e questiona-se que investigação se fez ou anda a fazer.
E abraço o meu querido Jota que partiu para as nuvens, e que tanto bem me fez e aos meus.

Um abraço do
Mário



In memoriam:
Jorge da Cunha Fernandes (23/04/1942 - 02/10/2022), Alferes Miliciano Paraquedista, CCP 121/BCP 12, Guiné, Dezembro de 1966 - Maio de 1968


Mário Beja Santos

Foi através de um dos irmãos que me chegou a nefasta notícia de mais uma perda: o Jota, que estava numa unidade de cuidados paliativos, morrera serenamente ao amanhecer daquele dia. De imediato contactei os irmãos, pedindo-lhes encarecidamente que se acaso aparecesse o seu processo militar me autorizassem a consulta para honrar este bravo paraquedista. Como convivi desde criança com os sete filhos dos meus padrinhos de batismo, recebi do Jota, ao longo da vida, provas de imenso carinho e solicitude. Tive mesmo o privilégio de usar as suas roupas até a adolescência, não mais se puderam aproveitar os sapatos, ele quedou-se nos 42 e eu disparei para o 45, acresce que subi mais uns centímetros, os suficientes para que nenhuma costureira pudesse fazer o milagre da multiplicação da roupa. Com elevado sentido prático, tinha dedo para canalizador, eletricista, reparador de miudezas domésticas, uma forte atração por carros, que montava e desmanchava sistematicamente. Foi-se tornando um tanto bizarro, deixou crescer as barbas como se fosse um missionário (era impressionante a parecença dele com um tio da minha madrinha, Monsenhor Alves da Cunha, ainda hoje figura grada na memória dos angolanos), tornou-se acumulador compulsivo, como eu comprovei. Andava a preparar o segundo volume do meu Diário da Guiné, apareceu-me uma folha, no meio da papelada de antanho, em que lera um livro de William Faulkner e um livro de poesia de Jorge de Sena, oferta do meu padrinho, com envio para a Guiné, livros devorados pelo fogo numa flagelação, telefonei ao Jota, prontamente me respondeu que os tinha e que me os oferecia, marcou o dia e hora no seu apartamento em Benfica, por ali andei espavorido por carreirinhos, havia tralha até ao cimo das paredes, e pela primeira vez vi na vida um chassi na mesa de cozinha… era assim o meu saudoso Jota.

Não descansei enquanto não encontrei algo para aqui o homenagear. Fui até à Biblioteca da Liga dos Combatentes e o Dr. João Horta obsequiou-me com pesquisas, encontrou a "História das Tropas Paraquedistas Portuguesas", Volume da Guiné, agora é mais fácil mostrar-vos o Jota, como ele é merecedor de lembrança (consta que só morremos definitivamente quando ninguém fala de nós).

Temos aqui uma fotografia dele a bordo do "Manuel Alfredo", estamos em dezembro de 1966, o BCP 12 vai entrar em funções, tem duas companhias operacionais, a CCP 121 e a CCP 122. O Jota faz parte da 121, comandada por Nuno Mira Vaz. Chegam e ficam grandemente dependentes da Base Aérea n.º 12. Escreve-se neste documento que as instalações eram precárias, a cozinha improvisada sob a capa de um vetusto de poilão, com algumas tábuas e ramos de palmeira, construiu-se um refeitório conjunto para oficiais, sargentos e praças. Este documento dá-nos uma síntese da atividade operacional das CCP121 e 122. O BCP 12 fazia parte das forças de reserva à ordem do Comandante-Chefe. Logo no treino operacional houve captura de armamento. A primeira operação digna de registo é a "Barracuda", decorreu em 3 de fevereiro de 1967, houve captura de civis e armamento; seguiu-se a "Piranha I", na área de Bigine, andaram pelo leito do rio Fulacunda, caíram no lodo, ficaram encurralados, foram recuperados por LDP’s que estavam ancoradas em Bolama. Até meados de 1968, estas unidades de paraquedistas foram utilizadas em ações de helitransporte de assalto, emboscadas e batidas de curta duração. Realizaram também ações conjuntas com militares de outros ramos das Forças Armadas, são disto exemplo as operações "Parafuso" e "Bom Sucesso". Intensificaram o seu ritmo operacional ao longo de 1967, a obra releva duas operações classificando-as como notáveis, a "Phoenix I" e a "Trovão", a primeira na região de Paiunco e a segunda na região de Bedanda, aqui o carregamento de material capturado em vários helicópteros demorou mais de quatro horas. Terá sido em fevereiro de 1968 que os militares do BCP 12 irão travar o mais violento dos combates, em Cafal e Cafine.

O comandante do BCP 12, Tenente-Coronel Costa Campos, acompanha sempre estas operações e, no caso da operação de fevereiro de 1968, destroçou-se o bigrupo que atuava naquela região do Cantanhez. A última operação de combate foi a "Barracuda III", que se realizou em 13 de maio de 1968, numa base na região de Quínara. Pelos seus atos de destemor, solicitude e abnegação foi condecorado com a Cruz de Guerra de 3.ª Classe.

Preferia não acrescentar nada mais sobre o afeto que sempre guardei a alguém com quem convivi por tanto tempo e de quem beneficiei da sua estima. Não resisto a contar que estando em férias na Foz do Arelho (onde o Jota passou a viver em permanência depois de fechar a baiuca em Lisboa) com a família, telefonou-me eufórico, encontrar uma caixa com latas de sardinha do Algarve Exportador, íamos preparar uma comezaina, perguntei-lhe como é que era possível as sardinhas ainda estarem boas várias décadas depois de embaladas, eu que não me preocupasse, haveria pitéu. Como houve, guardámos fotografia desse dia, lá estamos todos sorridentes, o Jota olhando-nos fixamente com as suas barbas de missionário.

Fica-me a recordação de alguém que serviu denodadamente a Pátria, desapareceu mais um herói, fica no altar supremo das minhas saudades. Jota, que tudo te corra bem por esse mar de nuvens onde seguramente contemplas Deus.
O Jota é o primeiro à direita de cócoras, terá medo de apanhar lêndeas e piolhos na Guiné, grande é a carecada, não sorri para nós, sorri para os camaradas
O Jota é o primeiro à esquerda, de cócoras, seguramente deixou de ter receio das lêndeas e piolhos, deixou crescer o cabelo, a gente pergunta-se se todos estes homens viveram passados 365 dias de vida operacional na Guiné

____________

Nota do editor

Último poste da série de 1 DE OUTUBRO DE 2022 > Guiné 61/74 - P23660: In Memoriam (453): Júlio Martins Pereira (1944-2022), ex-sold trms, CCAÇ 1439 (Enxalé, Missirá e Porto Gole, 1965/67)... Natural de Paredes, vivia em Valongo... Nosso grã-tabanqueiro nº 653... Nascemos no mesmo dia, 12/6/1944 e conhecemos as mesmas estações do inferno (João Crisóstomo, Nova Iorque)

Guiné 61/74 - P23677: Agenda cultural (818): "Despojos de guerra", série em quatro episódios, de 40' cada, sobre a guerra colonial: estreia hoje na SIC, no Jornal da Noite



1. Press release da produtora Blablabla Media, com data de 3 do corrente:



Despojos de Guerra estreia esta quinta-feira 
no Jornal da Noite da SIC


É já esta quinta-feira, dia 6, que a SIC promete mostrar a guerra colonial portuguesa como nunca a viu: a cores. 

A estreia do primeiro dos quatro episódios da série documental DESPOJOS DE GUERRA terá lugar no Jornal da Noite. 

Assinada por Sofia Pinto Coelho, a mais recente coprodução documental da Blablabla Media revela histórias extraordinárias de espionagem, patriotismo, sobrevivência e romance, dando voz às encruzilhadas que inesperados protagonistas enfrentaram em tempos de guerra e de descolonização. 

Figuras como a de Sebastiana, a informadora — uma anónima comerciante portuguesa que, no auge do conflito em Angola, se viu tornar agente dupla e influenciar o curso da guerra naquele país. 

Disponível na Opto desde o dia 19 de fevereiro, DESPOJOS DE GUERRA destaca-se pelo recurso a imagens de arquivo inéditas e pela primeira vez sujeitas a um processo de colorização.



Cada semana, um novo capítulo (40' ):

A INFORMADORA (Ep. 1 - 6 out) |

 No auge da guerra colonial em Angola, uma comerciante e o marido avisavam a PIDE quando os guerrilheiros iam à sua loja abastecer-se de mantimentos. Sebastiana Valadas revela qual era o seu nome de código, quanto recebiam pelas informações e como prendiam os “turras”. Depois da descolonização, um deles ajustou contas e mandou prendê-la.

Disponível na Opto, em versão alargada

COMBATENTE AFRICANO (Ep. 2 - 13 out) | 

Milhares de africanos combateram ao lado dos portugueses na guerra colonial. Com a descolonização, foram deixados à sua sorte. Alguns foram fuzilados ou perseguidos pelos novos poderes e mesmo para receber tratamentos médicos é-lhes dificultada a vinda a Portugal. Como é possível que não se faça justiça perante estes homens que estiveram na dianteira da guerra, como é o caso do antigo Cabo Luís Silva?

Disponível na Opto, em versão alargada

CORREDOR DA MORTE (Ep. 3 - 20 out) | 

O que significará dar a vida pela pátria? Contrariados ou voluntariosos, foi o que fizeram 800.000 jovens a partir de 1961. A Guiné estava transformada no mais duro e mortífero campo de batalha e foi para lá que foram enviados o piloto-aviador Miguel Pessoa e a enfermeira paraquedista Giselda Antunes.

Disponível na Opto, em versão alargada

LAÇOS DE SANGUE (Ep. 4 - 27 out) | 

Chamam “filhos de tuga” aos mestiços nascidos das relações entre militares portugueses e mulheres africanas que foram deixados para trás. Entre a revolta e a esperança, ainda hoje tentam encontrar um nome de pai e descobrir a outra metade da sua identidade, como sucede aos irmãos Elva e José Maria Indequi.

Disponível na Opto, em versão alargada


Copyright (C) 2022 | |Blablabla Media :b | All rights reserved
__________

Nota do editor: