quarta-feira, 5 de outubro de 2022

Guiné 61/74 – P23675: Agenda cultural (816): "Despojos de Guerra", mini-série da SIC, a ir para o ar nos próximos dias 6; 13; 20 e 27 de Outubro, no fim do Jornal de Noite. No dia 20, o episódio é dedicado aos nossos camaradas Giselda e Miguel Pessoa, "o casal mais strelado do mundo"




Guiné > Bissalanca > BA12 > 1974 > 26 de março de 1973 > O então ten pilav Miguel Pessoa na pista do aeroporto, em maca, ... À esquerda, a 2.ª srgt enfermeira paraquedista Giselda Antunes (mais tarde, Pessoa).

 No dia anterior, domingo, 25, e em pleno dia, o aquartelamento de Guileje fora duramente atacado durante cerca de hora e meia. Foram usados foguetões 122 mm. A parelha de Fiat G-91 (Miguel Pessoa e António Martins de Matos) que estava de alerta em Bissalanca, nesse dia e hora, veio em apoio de fogo. A aeronave do Miguel Pessoa, que vinha à frente, foi atingida por um Strela, sob os céus de Guileje... Foi o primeiro Fiat G-91, na história da guerra da Guiné, a ser abatido pela nova arma, fornecida pelos soviéticos ao PAIGC, o míssil terra-ar SAM-7 Strela (de resto, já usada e testada na guerra do Vietname)... 

O ten pilav  Miguel Pessoa conseguiu, felizmente, ejectar-se. E a sua posição foi sinalizada pelo seu asa... Vinte quatro horas depois, era resgatado, são e salvo, pelo grupo de operações especiais do Marcelino da Mata e por forças da CCP 123, comandadas pelo malogrado cap paraquedista João Cordeiro).

Foto (e legenda): © Miguel Pessoa (2009). Todos os direitos reservados, (Edição e legendagem: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné)


1. Com a devida vénia ao nosso camarada Miguel Pessoa (Coronel PilAv Ref, ex-Capitão PilAv da BA 12 - Bissalanca, 1972/74) e ao Blogue da Tabanca do Centro, reproduzimos o Poste 1343, ali publicado, que dá conta da emissão de uma mini-série na SIC, intitulada "Despojos de Guerra", com um episódio no dia 20 dedicado ao casal mais strelado do mundo:


“DESPOJOS DE GUERRA” , NA SIC

Meus caros:

Há já mais de um ano a SIC, através do trabalho da jornalista Sofia Pinto Coelho, preparou a apresentação de uma mini-série a que chamou "Despojos de Guerra", com 4 episódios, já prontos há bastantes meses, mas que as vicissitudes do conflito na Ucrânia levaram a adiar a sua exibição até agora.

Referiu-me agora a Sofia Pinto Coelho que esta mini-série vai finalmente ser apresentada, prevendo-se a sua exibição na SIC numa rubrica “Grande Reportagem” integrada no final do Jornal da Noite da SIC (cerca das oito e picos da noite) nas datas abaixo indicadas:

6OUT - Episódio sobre uma informadora da PIDE

13OUT - Episódio sobre um combatente africano DFA (Deficiente das Forças Armadas)

20OUT - Episódio que acharam suficientemente curioso para abordar uma conversa com a Giselda e Miguel Pessoa…

27OUT - Episódio sobre os Filhos do Vento - crianças que nasceram fruto das ligações de militares nossos a mulheres africanas.

Segundo a jornalista, esta apresentação será antecedida de uma promoção prévia no canal SIC - de que não me dei ainda conta; mas, pelos vistos, tendo estado em banho-maria há largos meses, este projecto encontrou finalmente pernas para andar... E, como o primeiro episódio está previsto já para 5.ª feira 6 de Outubro, aqui fica o aviso para quem possa estar interessado em ver.

Abraço
Miguel Pessoa

____________

Nota do editor

Último poste da série de 5 de Outubro de 2022 > Guiné 61/74 – P23673: Agenda cultural (815): Apresentação do meu 11.º livro "Bola de Trapos - Crónicas Desportivas do Baixo Alentejo, 1904 a 2022", Edições Colibri, no próximo dia 11 de Outubro, pelas 19h00, na Bibiloteca Municipal José Saramago, em Beja (José Saúde)

8 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Vamos ver como a televisão trata este caso... uma verdadeira história de guerra e de amor... Escrebveu aqui o Zé Belo: "

(...) "Nos Estados Unidos teriam feito um filme sobre a história (única!) do casal e... ganho uns bons milhöes de dólares!

"Na Suécia (mais fria e analítica) teriam criado interessante documentário sobre o assunto; bem enquadrado em referências históricas, políticas e sociais; apresentado em hora e dia favoráveis a um grande número de espectadores. Também (tradicionalmente) seria seguido de alargado debate com a participação de vasto público.

"Mas, no nosso querido Portugal, quantos (fora dos antigos combatentes da Guiné) terão conhecimento desta histórica única (!) relacionada com o casal dos militares Giselda e Miguel Pessoa?" (...)

Armando Faria, Fur. Mil. C.Caç.4740 disse...

Boa tarde Camaradas.
Vamos estar atentos ao que vai ser apresentado.
Nesse dia estava eu em Cufar e daí assisti ao desenrolar dos acontecimentos.
O então Cap. Mil., comandante da C.Caç.4740, João Gaspar Dias da Silva, terá algo a dizer sobre como de Cufar ajudou a dirigir o resgate e como se manteve em contacto com o nosso Camarada Miguel.
A Giselda, por triste memória, ainda a C.Caç. 4740 tinha oito dias de Cufar, (29 Julho 1972) e já ela e mais duas companheiras foram chamadas a Cufar, para evacuar três Alferes, o José Daniel Portela Rosa do Pel. Nat. 51, (faleceu em 10/01/2021) que acompanhou até Bissau, o Alf. José Albino da Silva Ribeiro e o Alf. José Lourenço Salvado de Almeida.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Obrigado, Armando Faria, pela partilha das tuas memórias. És sempre bem aparecido. Um alfabravo. Luis

Valdemar Silva disse...

Desculpem, mas desta vez tenho de perguntar.
O que é que Miguel Pessoa ia festejar com uma garrafa de champanhe ou uma cerveja bazuca 2M, e até pelo "bom aspecto" como se apresenta na chegada ao aeroporto?

Saúde da boa
Valdemar Queiroz

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Valdemar, parece que a "champanha" foi oferecido do "Kurika" (nome de guerra do Miguel) pelos "Piratas de Guileje"...

Vd. aqui poste de 25 DE MARÇO DE 2009
Guiné 63/74 - P4077: FAP (19): Efeméride: há 36 anos sob os céus de Guileje 'Batata' procura e localiza 'Kurika' (António Martins de Matos)

https://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/2009/03/guine-6374-p4077-fap-19-femeride-ha-36.html

... Na altura escrevi como editr, o seguinte comentário(em 25 de março de 2009, 36 anos depois de o Miguel ter sido "strelado"):

(...) O champagne é uma bebida para as grandes ocasiões. Para os dias de festa. Para celebrar a festa da vida e da amizade e da camaradagem. Esta efeméride deve ser comemorada. Antes de mais, pelos amigos, o 'Kurica' e o 'Batata'. Não sei se o conteúdo da garrafa está ainda em boas condições. É de todo improvável, admitindo-se que o dito champagne não passasse de um sofrível espumante... português. Mas era o que havia lá no cú do mundo e foi oferecido com muita gratidão ao Miguel Pessoa pelos Piratas de Guileje. E isso merece ser sublinhado.

Haveremos de nos encontrar, Miguel, António e o resto da nossa Tabanca Grande, e beber uma taça de um bom espumante português, à vossa saúde, à malta da FAP que fez a Guiné 1965/74, à malta de Guileje, a todos os camaradas da Guiné, ao nosso blogue, à nossa vontade de estarmos aqui e agora, a contar as nossas histórias e a partilhar os nossos afectos. Um Alfa Bravo, 'Kurika'. Um Oscar Bravo, 'Batata'.

E o Miguel disse, em cometário ao poste (o único comentário, de resto, que lá está, na "caixa"...

(...) Aguardo com expectativa a possibilidade de um encontro com o pessoal da Tabanca Grande, Talvez no IV Encontro Nacional, quem sabe?

Quanto ao espumante, terá que se arranjar outro, que aquele foi bebido na Guiné enquanto eu estava a recuperar em Lisboa... Mas não devia ser mau, que não houve reporte de qualquer mal-estar provocado pela sua ingestão...

Abraço. Miguel Pessoa

25 de março de 2009 às 22:07 (...)

Valdemar Silva disse...

OK, não tinha lido.
Já tinha visto a fotografia mas não comentei sobre a garrafa de champanhe.

Valdemar Silva

Anónimo disse...

IKnfelizmente, não terei acesso a estes documentários. Qualquer dica para eu aceder a eles, via internet, será mjuito bem-vinda.
Abraço transatlântico.
José Câmara

Unknown disse...

Infelizmente, não terei acesso a estes documentários. Qualquer dica para eu poder aceder a eles, via internet, será muito bem-vinda.
Abraço transatlântico.
José Câmara