sexta-feira, 7 de outubro de 2022

Guiné 61/74 - P23681: Agenda cultural (818): doclisboa'22- festival internacional de cinema, 6-16/10/2022: Retrospectiva - A questão colonial: 35 filmes - Parte II: Guiné, Angola, a memória e as novas batalhas. Mesa redonda, dia 8, às 15h00 (Cinema São Jorge) e às 19h00 (Cinemateca)






Fotogramas, com a devida vénia, do filme de Flora Gomes, o pai do cinema guineense (n. Cadique, 1949), "Mortu Nega" (Morte Negada, em português, ou "aqueles a quem a morte recusou")... Voltou a passar no doclisboa, este ano, no passado dia 6 de outubro.. Mas está aqui disponível, no You Tube (falado em crioulo, com legendas em inglês e em português), em versão integral. Tem como protagonista uma poderosa e bela figura feminina, Diminga, uma "mãe coragem" (interpretada por  Bia Gomes). Ver aqui sinopse, enquadramento histórico, ficha artística e técnica do filme.

Na caixa de comentários ao poste P23676 (*), escreveu o António Rosinha: "Conheço de Flora Gomes dois filmes sobre a Guiné, este, "Mortu Nega", e os "Olhos Azuis de Onta". Muito interessantes. Penso que já poderia ter produzido outros sobre a sua terra" (6
de outubro de 2022 às 17:06).

A "primeira longa-metragem do realizador guineense Flora Gomes" já passou em tempos ba RTP, mas não o encontro na RTP Play, possivelmente por causa dos direitos de autor). Sinopse:  "Este filme, nas palavras do seu autor, é uma parábola africana. Conquistada a independência das colónias e eliminado o colonialismo português, a questão que se levanta é a África do século XXI. Uma África ? e é isso que Flora Gomes insinua ? que África não será sem as suas crenças, os seus mitos, a sua filosofia, a sua cultura." 

1. Este ano, na sua 20ª edição, o doclisboa tem na secção "Retrospectiva", dedicada à "questão colonial", um total de 35 filmes (de curta, média e longa metragem), que vão passar entre 6 e 16 deste mês. Continuamos, a título meramente informativo, a listar os filmes que vão passando cada dia. Neste caso, no próximo dia 8, sábado.

08 Out — 10:30 / 87’
Culturgest Pequeno Auditório

15 Out — 19:00 / 87’
Cinemateca Portuguesa Sala M. Félix Ribeiro

A obra de Mario Marret, só recentemente reencontrada e restaurada, filmada em plena guerra na Guiné, já aflorava a questão das escolas de mato – um eixo fundamental da acção do PAIGC nas zonas libertadas. A relação entre a terra, a luta e a aprendizagem estão no coração dos dois filmes de Filipa César e Sónia Vaz Borges, a partir do arquivo em Navigating the Pilot School e da experiência física e sensorial em Mangrove School.


Nossa Terra
Mario Marret
1966/Guiné Bissau/35’

Nossa Terra é um filme de combate, um filme urgente, rodado durante a guerra de guerrilha na luta pela independência da Guiné-Bissau em meados dos anos 1960. “Era um testemunho. Não interessava o formato, a câmara, essas coisas todas. Estava um cineasta presente. O cineasta tem de estar no lugar onde o mundo se [...]


Navigating the Pilot School

Navigating the Pilot School
Filipa César, Sónia Vaz Borges
2016 /Portugal /12’

Frequentemente subestimadas enquanto tal, as guerras de libertação anti-coloniais foram também empreitadas de educação a grande escala. Considere-se as estratégias educativas seguidas pelo agrónomo Amílcar Cabral e o PAIGC. Entre elas, a Escola Piloto para “formar os melhores estudantes das nossas escolas nas zonas libertadas e [serem] integrados no nosso [...]

Mangrove School

Mangrove School
Filipa César, Sónia Vaz Borges
2022/Alemanha, França, Portugal/35’

“Voltámos à Guiné-Bissau para investigar as condições dos estudantes nas escolas da guerrilha nos mangues. Em vez disso, rapidamente nos tornámos nós próprios os alunos e a primeira lição era como andar. Se se caminhar direito, colocando primeiro o calcanhar no chão, imediatamente se escorrega e cai nas represas dos [...]

08 Out — 15:00 / 90’
Cinema São Jorge Sala 2

MESA REDONDA: A QUESTÃO COLONIAL

08 Out — 19:00 / 97’
Cinemateca Portuguesa Sala M. Félix Ribeiro


A beleza que atravessa o Carnaval da Vitória, que regista o primeiro Carnaval de Angola independente em 1976, não esconde o trauma de vinte anos de guerra colonial, que se prolongará na violência da guerra civil. Vinte anos mais tarde, Sissako parte em busca de um amigo, e de si mesmo, e encontra um país cujas feridas resistem às simplificações históricas.

Esta sessão decorre no âmbito do projecto FILMar, operacionalizado pela Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, integrado no Mecanismo Financeiro de Apoio EEA Grants 2020-2024.



Carnaval da Vitória

Carnaval da Vitória
António Ole
1978/Angola/39’

Filmado nas ruas de Luanda, Lobito e Benguela, o filme foca em particular os trabalhadores que se dividem entre os seus locais de trabalho e os preparativos e ensaios que culminam no dia da primeira grande festa da Angola independente: o “Carnaval da Vitória”. Esta sessão decorre no âmbito [...]




Rostov-Luanda

Abderrahmane Sissako
1997/Alemanha, Angola, Bélgica, França, Mauritânia/60’

Abderrahmane Sissako saiu da Mauritânia para Rostov, na Rússia, em 1980, para estudar cinema. Aí, fez amizade com Baribanga, um combatente pela liberdade angolano. 16 anos mais tarde, com uma fotografia de Baribanga no bolso, Sissako decide ir a Angola, um país ainda em convulsão, e procurar o seu companheiro há muito perdido. O [...]

(Continua)

[Seleção / revisão / fixação de texto / subtítulos / negritos / itálicos, para efeitos de edição deste poste: LG. ]
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Nota do editor:

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