quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Guiné 61/74 - P22579: Reavivando memórias do BENG 447 (João Rodrigues Lobo, ex-Alf Mil, cmdt do Pelotão de Transportes Especiais, Brá, 1968/71) - Parte VI: Um farol e uma motoreta...



Foto nº 1


Fotio nº 2


Foto nº 3


Foto nº 4


Legendas. Fotos nºs 1 e 2: Guiné >  s/l > c. 1969, /70> > "Turista",  junto a um farol, do qual já não me recordo o sítio. (Não me parece que seja do ilhéu de Caió...  (*); ou será o farol da ponta de Biombo ? ) (LG)

Fotos nºs 3 e 4 > Guiné > Brá > BENG 447 > Janeiro de 1969 >No  BENG 447 também tinhamos uma motoreta  (tpo solex), que por vezes fazia o trajeto Brá/Bissau.


Fotos (e legendas): © João Rodrigues Lobo (2021). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Mensagem de João Rodrigues Lobo [ex-alf mil, cmdt Pelotão de Transportes Especiais / BENG 447 (Bissau, Brá, dez1967/fev1971): fez o 1º COM, em Angola, na EAMA, Nova Lisboa; vive em Torres Vedras onde trabalhou durante mais de 3 décadas como chefe dos serviços de aprovisionamento do respetivo hospital distrital; membro nº 841 da Tabanca Grande.] 

Data - segunda, 20/09, 15:31 (há 9 dias)
Assunto . Mais fotos para o Blog



Boa tarde,

Desde que entrei no blog tenho-o lido, e consultado, todos os dias. Só não tenho enviado mais nenhum contributo porque não "tenho tido cabeça". É que a minha mãe de 98 anos, perfeitamente lúcida e quase autónoma caíu e está internada, muio debilitada. Mas enfim, faz parte da vida e este á parte não deve ser publicado.

Também desejo franca recuperação ao Luis na sua fisioterapia.

Agora sim para publicação no blog, se tiver interesse (**):

Envio duas fotografias de um "turista" que as tirou junto a um farol, do qual já não me recordo. Os "nossos localizadores" poderão dar uma ajuda a relembrar qual e onde ficava. (Fotos nºs 1 e 2)

Mais duas, tiradas no BENG 447 , para dizer ao nosso camarada que andava de motorizada na Guiné, que no BENG 447 também tinhamos uma (solex?) que se vê nas fotos, e que por vezes fazia o trajeto Brá/Bissau. (Fotos nºs 3 e 4)

Os camaradas da foto que não me levem a mal pela publicação das mesmas, pois até gostava de encontrar alguns para recordar aqueles tempos. (E já ninguém nos consegue reconhecer á distância.)

Um abraço,
João Rodrigues Lobo

_________

Notas do editor:


3 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

João, as melhoras da tua mãezinha. Eu vou indo.

Quanto ao farol, não me parece que tenhas ido ao ilhéu de Caió...E o farol é(era) diferente. Será no Biombo.

Quanto à motoreta, parece que a havia noutros batalhões. Temos aqui uma foto do José Saúde em Nova Lamego, por volta de 1973... Tenho que a procurar. E o João Marcelino, que esteve em Adeia Formosa, também me falou nessa motoreta onde costumava dar umas voltas.

Abraço, Luis.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Acabo de encontrar o João Marcelino, na clínica onde faço fisioterapia. Encontramo-nos lá com alguma frequência. Ele mora aqui no concelho da Lourinhã. E confirmou-me que tinha em Aldeia Formosa uma mini-Honda, comprada em Bissau. Era dele, não do batalhão.

Ele foi alferes mil administração (secretaridado), CCS/BCAÇ 3852 (Aldeia Formosa, 1971/73). Esteve lá com o Manuel Gonçalves (ex-alf mil manutenção auto). Espero que finalmente entre agora para o blogue (que ele segue diariamente, embora não comente). Já foi pelo menos uma vez a Monte Real, a um dos Encontros Nacionais da Tabanca Grande. É um adorável contador de histórias. E um apaixonado pelo golfe.

https://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/search/label/Jo%C3%A3o%20Marcelino

JOSÉ NASCIMENTO disse...

Haviam vários faróis iguais ao longo da costa da Guiné, nomeadamente no canal do Geba. Estive a comparar com uma das minhas fotos e não me parece que seja o da Ponta Biombo. É pouco provável que tenha sido tirada entre Setembro de 1970 e Março de 1971, Nunca me apercebi que tenham passado militares para o local do farol sem terem passado pelo próprio Biombo/Ondame. Um abraço para todos os camaradas.