quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Guiné 61/74 - P22582: Ser solidário (241): O nosso camarada e amigo Torcato Mendonça encontra-se hospitalizado há já algum tempo. Notícia de ontem da sua esposa Ana Mendonça


1. No seguimento da publicação, no nosso Blogue e Facebook da Tabanca Grande Luís Graça, do postal de aniversário do nosso camarada Torcato Mendonça, ocorrido no passado dia 4 de Setembro, recebi, ontem dia 29 de Setembro, uma mensagem através do Messenger, da sua esposa Ana Mendonça com a triste notícia da hospitalização do Torcato há já algum tempo:

Olá Carlos Vinhal
O Torcato encontra-se hospitalizado...
Um abraço e obrigada pelos parabéns enviados e que ele gostaria ter lido.
Ana Mendonça

2. Imediatamente entrei em contacto com a nossa amiga Ana:

Boa tarde Ana.
Lamento a situação do amigo Torcato que a cada passo me telefonava, sempre com muitos assuntos além dos inevitáveis da Guiné.
A última vez que falámos ao telefone julgo que já não me conseguiu reconhecer. Em telefonemas anteriores já me tinha referido estar a sofrer de problemas relacionados com perda de memória.
Por favor vá-me inteirando da evolução do estado de saúde do Torcato e se quiser que se dê alguma notícia dele no Blogue, estamos ao dispor.
Desejo à Ana a melhor saúde possível. Tem um bem precioso, os seus filhos.
Um beijinho pessoal e a solidariedade da tertúlia do Blogue.
Carlos

3. Ainda ontem veio esta mensagem da amiga Ana Mendonça

Muito obrigada pelo carinho e amizade...
Ele teve noção do que estava a acontecer e tentou "combater" mas não conseguiu e isso dói muito.
As visitas hospitalares também o isolaram porque não as teve devido ao covid e tudo ajudou a que ele não se sentisse confortável. Vamos ver se abrem a partir de outubro.
Eu comuniquei para que fosse do vosso conhecimento já que ele estava sempre atento ao blogue. Se quiser pode comunicar.
Beijinho e obrigada
Também em nome do Torcato
Ana Mendonça

4. Um pouco mais tarde outra mensagem com notícias mais animadoras:

Hoje foi a vez de o Pedro ir ver o pai e diz que o encontrou um pouco melhor!
Deus queira que assim continue!
Ana

5. Comentário de CV:


De há já algum tempo tinha notado, assim como outros camaradas que com alguma frequência falavam com o Torcato, que ele não estava a passar bem, denotando-se aqui e ali algumas falhas de memória. Deixou de me telefonar pelo que tomei a iniciativa de lhe ligar. Notei-lhe algum distanciamento, sinal de que não sabia exactamente quem lhe falava. As nossas anteriores conversas, de horas, versavam tudo desde a inevitável Guiné, à política, até à vida privada, principalmente saúde, ou falta dela, coisa em que nós os mais maduros somos peritos. Desta vez foi estranhamente curta. Mentalmente despedi-me do Torcato, as nossas infindáveis chamadas telefónicas tinham chegado ao fim.
Fui visitando o "face" dele, e o que eu temia estava a acontecer, deixou de publicar. Uma coisa ou outra que aparecia julgo ter a mão da sua companheira de vida, a Ana.

Que venho propor? Sendo o Torcato um homem solidário e um camarada como poucos, quem tiver acesso ao seu facebook deixe lá uma mensagem de solidariedade e conforto. Quem não for seu "amigo", peça-lhe amizade que a Ana tratará de a aceitar por ele. É nas horas difíceis que devemos mostar o quanto somos unidos. Fomos irmãos na guera que não quisemos e continuamos a sê-lo nesta paz que nunca é completa para quem por lá andou.

À Ana e aos dois filhos do casal, Pedro e Ricardo, dos quais o Torcato me falava sempre com tanto carinho e orgulho, deixamos a nossa força e o crer de que o marido e pai, mais ou menos limitado, vai continuar com eles e connosco.
Para ti Torcato o nosso abraço e os votos de melhoras.
Carlos Vinhal
Coeditor

____________

Nota do editor

Último poste da série de 28 DE SETEMBRO DE 2021 > Guiné 61/74 - P22576: Ser solidário (240): Jardim-Escola Capitão Luís Filipe Rei Vilar e Residência dos Professores de Susana "Os Sopitos", duas magníficas obras da Associação Anghilau (Manuel Rei Vilar / José d'Encarnação)

10 comentários:

Anónimo disse...

Torcato, desconhecia o que se está a passar contigo. Desejo-te o Melhor!
Abraço do
V. Briote
_________________

Tabanca Grande Luís Graça disse...

É já, de há muito, uma pesada perda para o nosso blogue, dado seu silêncio desde pelo menos o princípio de 2017... O Torcato Mendonça é um dos nossos colaboradores permanentes, e está doente, tal como está doente o nosso Jorge Cabral. O Jorge ainda nos vai lendo e, em dia de festa, lá vai pondo um comentário ou outro.

Mas o silêncio do Torcato é duro demais. De vez em quando falávamos ao telefone. Tenho também, uma irmã enfermeira no Fundão que me dava notícias dele. Há muito que não o vê.

Um grande abraço solidário para ele, para a Ana, os filhos e demais família. Luís Graça

Anónimo disse...

Só uso o email e o Tlm, por isso só por meio deste comentário poderei expressar-me pelo que sinto face a estra notícia.

Admirei sempre muito o camarada Torcato Mendonça, desde que o conheci "virtualmente" através dos seus escritos e bem fundamentados comentários que iam sendo publicados nesta Nossa Tabanca. A minha idade mais avançada, também já me prega algumas ligeiras partidas e não sei se o cheguei a conhecer pessoalmente de algum convívio. Julgo que não.
Para ele, desejo que recupere o suficiente para voltar ao convívio da sua família e para a sua mulher e filhos que tudo decorra pelo melhor.
Grande abraço
Jorge Picado

Anónimo disse...

O Torcato Mendonça, o Camarada, o Amigo Torcato está doente.
Não utilizo o facebook, mas espero poder dizer-lhe que estou com ele e espero que recupere o seu estado de saúde.
Conheci-o virtualmente através deste espaço e posteriormente, pessoalmente nos almoços que anualmente o blogue organiza(va), estabelecemos amizade e fiquei de um dia lhe fazer uma visita, espero poder cumprir, por isso desejo e espero que ele recupere rapidamente.
Um grande abraço para o Torcato e para a sua família.
BS

Anónimo disse...

Companheiro-de-Armas Torcato,
Com muita força de vontade da tua parte e ajuda dos teus familiares e amigos tenho a certeza que irás recuperar. Fazes falta a todos nós.
Um abraço transatlântico para ti e para os teus familiares.
José Câmara

José Marcelino Martins disse...

Força Torcato.
Um grande e camarigo abração.

José Botelho Colaço disse...

Um agradecimento ao blogue: sem o blogue só os familiares e os mais chegados teriam conhecimento dos nossos amigos, é a vida uma passagem breve pelo tempo, um a um vamos caminhando para além hoje eu amanhã serás tu.

JD disse...

Caro Torcato,
Há muito que não trocamos mensagens, o que poderia ser por excelentes razões, mas não é. Causa-me muito incómodo o sofrimento alheio, e tenho lidado com isso, sobretudo, quando não tenho solução ou melhor solução para esses casos. Faço figas para que um dia destes receba notícias sobre as tuas melhoras em caminho de recuperação. Segue um grande abraço.
JD

Felismina mealha disse...

Amigo Torcato Mendonça, fiquei muito triste com estas notícias que acabo de ler sobre a sua saúde! Desejo sinceramente que recupere e volte a olhar e ver o nosso ALentejo e Algarve, de tão boas lembranças, como o podem ser as lembranças da infância e adolescência.
Fico esperando melhores notícias e envio um abraço fraterno pra si e sua família.

Felismina mealha

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Torcato Mendonça era, até agora, nosso colaborador permanente, com o "pelouro das questões operacionais".

Com dupla costela alentejana e algarvia (, nasceu em Armação de Pera, e aos cimnco anso foi para Odemira), escolheu o Fundão para viver, trabalhar e constituir família. Ex- Alf Mil Art, pertenceu aos Viriatos, a CART 2339 (1968/69) que construiu de raíz, a pá e pica, e defendeu com unhas e dentes o aquartelamento de Mansambo, no sector L1 (Bambadinca).

Era esta informação que constava na legenda da sua foto, no fim coluna (estática) do lado esquerdo do blogue. É o primeiro do "núcleo duro" do blogue a deixar-nos pela lei inexorável da morte. Terá, por certo, lugar no "olimpo dos combatentes". Espero ao menos que tenha morrido em paz consigo, com os outros, com o seu passado. Estive hoje a falar com a Ana, que está inconsolável e devastada.