domingo, 16 de dezembro de 2018

Guiné 61/74 - P19296: (D)o outro lado do combate (40): A ambulância UAZ-452, de fabrico soviético, capturada ao PAIGC na região de Copá, junto à fronteira do Senegal, em fevereiro de 1974 (Jorge Araújo)


Foto nº 1 > PAIGC > s/d >  c. 1963-1973 > Uma das várias oficinas mecânicas exsitentes no exterior do território da Guiné, nomeadamente na região Norte (Senegal) e no Sul (Guiné-Conacri). Ao centro, mecânicos reparando um jipe. Ao fumdo, duas ambulâncias  UAZ-452.

Citação: (1963-1973), "Mecânicos reparando um jipe", CasaComum.org, Disponível: HTTP: http://hdl.handle.net/11002/fms_dc_43356 (2018-12-13).

Fonte: CasaComum, Fundação Mário Soares. Pasta: 05222.000.305. Título: Mecânicos reparando um jipe. Assunto: Mecânicos reparando um jipe, Guiné-Bissau. Data: 1963-1973. Fundo: DAC – Documentos Amílcar Cabral. Tipo Documental: Fotografias.



Foto nº 2 > A ambulância soviética  "UAZ-452".

Fonte:   Blogue de Patrick Jarwoski, em português, Veículos e Armamentos Militares > 12 de junho de 2018 > UAZ-452 (com a devida vénia...)


Foto nº 3 > A ambulância soviética  "UAZ-452"...Um modelo mais recente.

 Fonte:   Blogue de Patrick Jarwoski, em português, Veículos e Armamentos Militares > 12 de junho de 2018 > UAZ-452 (com a devida vénia...)



Jorge Alves Araújo, ex-Furriel Mil Op Esp / RANGER, 
CART 3494 (Xime-Mansambo, 1972/1974); coeditor do blogue


AINDA A AMBULÂNCIA "UAZ-452" DE FABRICO RUSSO CAPTURADA AO PAIGC, NA FRENTE LESTE, EM FEV'1974- CURIOSIDADES


1. INTRODUÇÃO

Como complemento ao conteúdo do P19286 (*), sobre a captura de uma ambulância ao PAIGC, durante a Op Gato Zangado, realizada em Fevereiro de 1974 na região Leste da Guiné, entre Copá e a fronteira do Senegal, tomei a iniciativa de partilhar convosco algumas curiosidades: operacionais e técnicas.

2. CURIOSIDADES

A ambulância em referência trata-se de um veículo modelo «UAZ-452», de fabrico russo, incluída nos apoios militares prestados ao PAIGC durante a guerra, onde constam mais algumas unidades iguais àquela, bem como de outros veículos com diferentes características e funções.

Considerando a sequência de fotos publicadas, e uma vez que o PAIGC possuía várias oficinas mecânicas no exterior do território da Guiné, nomeadamente na região Norte (Senegal) e no Sul (Guiné-Conacri), é aceitável considerar que a imagem acima [Foto nº 1],   de uma oficina de mecânica, poderia, bem ser, a da dita ambulância capturada, ou de outra semelhante.


CARACTERÍSTICAS DA AMBULÂNCIA "UAZ-452"



Eis algumas características da ambulância UAZ-452 (de acordo com Patrick Jarwoski):

(i) A produção do "UAZ-452" (vd. foto nº2, acima]  começou em 1965;

(ii) O "UAZ-452" foi produzido em grande número para fins  civis e militares;

(iii) Foi exportado para os antigos países do Pacto de Varsóvia e para outros países onde a influência soviética se espalhou.

Em 1985, vinte anos depois, o "UAZ-452" foi actualizado e a designação dos modelos foi alterada. O "UAZ-452" e suas sucessivas variantes estão em uso na Rússia e em vários países do mundo. "Apesar da sua idade e aparência estranha, este veículo ainda continua a ser produzido para clientes militares e civis", diz Patrick Jarwoski, especialista em veículos e armamento militar (, e que nos parece ser cidadão brasileiro).

Uma linha de base da "UAZ-452" tem duas portas dianteiras, uma porta lateral e as portas traseiras. Pode transportar motorista e até 8 passageiros, ou até 800 kg de carga. Dentro da viatura há bancos para os passageiros. O veículo pode rebocar reboques ou peças de artilharia com um peso máximo de 850 kgs. 

O "UAZ-452" foi "tipicamente usado como ambulância, oficina de luz e como veículo de comando".

O "UAZ-452", original, tem um motor a gasolina de 2.4 litros, desenvolvendo 72 cv. Era um motor de carro padrão, também usado em outros veículos soviéticos. É acoplado a uma transmissão manual de 4 velocidades. As carrinhas da "UAZ" produzidas desde 1985 foram equipadas com novo motor, desenvolvendo 99 cv. (…)

O "UAZ-452" foi produzido em várias variantes [modelos] para atender a funções específicas. Os modelos mais comuns s são descritos abaixo [vd. fotos nºs 2 e 3, acima]

Modelos:

-  A ambulância "UAZ-452A pode transportar 4 macas ou 6 pacientes sentados com um apoio médico:

- Versão de passageiro "UAZ-452V", com uma cabine envidraçada, pode transportar motorista e até 10 passageiros.

- Pickup "UAZ-452D", com cabine para duas pessoas e área de carga aberta na traseira. A área de carga tem lados de queda e solta porta traseira.[Foto nº 3]

As fostos nºs 2 e 3 e a descrição das características da ambulância UAZ-452 foram retiradas, com a devida vénia do blogue, editado por Patrick Jarwoski, em português, Veículos e Armamentos Militares > 12 de junho de 2018 > UAZ-452, que se publica desde 2016 e tem já mais de 3 mil postes.

Termino, agradecendo a atenção dispensada.

Com um forte abraço de amizade e votos de BOAS FESTAS.

Jorge Araújo.

13DEZ2018.

PS - Vd. também a entrada na Wikipedia, em inglês, sobre o UAZ-452.
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11 comentários:

Luís Graça disse...

Depois de dispor de uma arma de defesa anti-aérea, como o Strela (, já dispunha de metralhadoras anti-aéreas, quádrulas), o PAIGC torna-se mais "atrevido" e arrisca andar com ambulâncias nas imediações das fronteiras (com o Senegal e a Guiné-Conacri)...

Esta, a que se refere o poste P19286, estava escondidinha, camuflada, na mata, mesmo ma linha de fronteira, segundo a versão do piloto do AL III, Duarte Príncipe, que a descobriu, sendo depois recuperada pelo grupo especial do Marcelino da Mata, "Os Vingadores". Não sabemos qual foi o seu destino: há pelo menos fotos tiradas em Bajocunda e Nova Lamego.

Luís Graça disse...

Mais uma vez obrigado ao nosso coeditor Jorge Araújo, sempre atento, sempre oportuno, sempre útil, dando-nos também a "versão do outro lado"... LG

Luís Graça disse...

UAZ é é a sigla, em russo, do fabricante, Fábrica de Automóveis de Ulyanovsk (em inglês, Ulyanovsk Automobile Plant):


(...)"UAZ (УАЗ) (Russian: Ульяновский Автомобильный Завод, translit. Ulyanovsky Avtomobilny Zavod, lit. 'Ulyanovsk Automobile Plant') is an automobile manufacturer based in Ulyanovsk, Russia, which manufactures off-road vehicles, buses and trucks. It has been part of the Sollers automotive group since 2000." (...)


https://en.wikipedia.org/wiki/UAZ

Valdemar Silva disse...

Jorge Araújo, melhor explicação só mesmo na Fábrica.
E lembrei-me daquela:
-Qual é a coisa qual é ela, que tem dois motores, duas assas e um rabo, anda no ar
a berrar a deitar fumo, cai dentro d'água e assobia e quando anda na terra come cevada?

Um abraço e Boas Festas
Valdemar Queiroz

Luís Graça disse...

Ora cá está uma adivinha para a gente matutar enquanto não chega o Pai Natal:


"Qual é a coisa qual é ela, que tem dois motores, duas assas e um rabo, anda no ar
a berrar a deitar fumo, cai dentro d'água e assobia e quando anda na terra come cevada?"

Eu sou mau para adivinhas, Valdemar, de qualquer modo obrigado, em nome de toda a Tabanca Grande... Os campeões das adivinhas que avancem... É uma boa maneira de fazerem a competente "prova de vida"... LG

Tabanca Grande Luís Graça disse...

E gasolina para estes bichos ? E mecânicos ? E peças de substituição ? E condutores ? E estradas alcatroadas ? Não bastava ter veículos...

Tabanca Grande Luís Graça disse...

E gasolina para estes bichos ? E mecânicos ? E peças de substituição ? E condutores ? E estradas alcatroadas ? Não bastava ter veículos...

Anónimo disse...

Uma curiosidade:

Ulyanovsk foi o nome dado a antiga cidade de Simbirsk em 1924, situada nas margens do Volga, em homenagem ao Vladimir I. Ulyanov, mais conhecido por Lenin, cidade que o viu nascer em 1870.

Com um abraço amigo,

Cherno Baldé

Luís Graça disse...

Heureca!, Cherno, já me esquecia que tu és barra em russo, fizeste em russo os teus estudos superiores!... (E a propósito, foi-te mais fácil aprender o russo ou o português ? E do qual gostas mais ?)

Pois é, o Vladimir Ilyich Ulyanov (, nome de guerra, "Lenine", o nosso velho Lenine...) nasceu em 22 de abril de 1870, em Simbirsk, cidade do Império Russo, hoje ULianovsk...

Ver aqui entrada na Wikipedia, em português e em inglês (esta mais completa):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ulianovsk

Cherno Balde disse...

Caro amigo Luis Graça,

A tua pergunta é dificil de responder, é como se perguntassem a uma criança de quem mais gosta, entre a mãe e o pai. O português foi, concomitante com o Fula, a minha lingua materna. Em casa e nas brincadeiras era falava Fula, no Quartel e na escola falava Português. Na altura, os soldados metropolitanos não tinha nenhuma sensibilidade pedagógica no sentido de ajudar as crianças a melhorar o seu nivel de Português, eram tudo menos Professores, com predominio da lingua da caserna com muitos C...e F..das.

A lingua Russa aprendi já adulto e em excelentes condições humanas, tecnicas e pedagógicas. Quando iniciamos o curso, no segundo ano, ainda não tinhamos o nivel adequado e suficiente para uma boa aprendizagem e quando nos aproximavamos do bom nivel já o tempo da formatura estava no fim e, pelo menos da minha parte, fiquei com a sensação de alguma insuficiência e insatisfação pessoal, mas tinhamos que terminar e preparar o regresso.

A lingua Russa é imensa, muito vasta e muito linda, mas pareceu-me muito mais dificil e complexa do que foi para mim o Português. E durante a fase da aprendizagem, no primeiro ano, o meu cerebro evacuou e limpou tudo a volta para dar lugar ao que queria e precisava de momento e a recuperação do Português, sobretudo, foi lenta e gradual muito tempo após o meu regresso ao país.

Depois, para potenciar as minhas possibilidades de carreira e de emprego, tive que melhorar o meu nivel do Francês e pegar alguns rudimentos do Inglês. Apesar do esforço, não consegui gostar desta ultima lingua, que me pareceu muito ordinária e pouco elegante.

Durante a ultima fase da minha estadia na ex-URSS, na capital da Ucránia, já escrevia alguns versos, pois cmo costumo dizer, eu fui a Russia para ler poesia, adorei ler o Pushkin, Dostaevski e Nekrassov, apaixonei-me loucamente pela Marina Svetaeva.

Desejo a todos os Grã-Tabanqueiros boa saude e festas felizes na companhia dos seus entes queridos.

Com um abraço amigo deste vosso admirador de sempre.

Cherno Baldé

Valdemar Silva disse...

Cherno Baldé
Muito obrigado pelos teus votos.

E a jeito de conversa ligeira é verdade que os nossos soldados do continente tinham
um tipo de conversas em que o C... e o F.... eram as palavras mais usuais.
Um dia em Nova Lamego, o soldado Arfan Jau, do meu Pelotão, levou uma carecada e quando apareceu na Messe de Oficiais/Sargentos estava presente a esposa do nosso Capitão Pinto, que lhe perguntou:
- Então Jau, o que é que te aconteceu?
- Senhora, Arfan Jau está manga de FODIDO,
respondeu ele convencido estar a dar uma resposta em bom português.

Um abraço e saúde da boa
Valdemar Embaló