Foto nº 1 > PAIGC > s/d > c. 1963-1973 > Uma das várias oficinas mecânicas exsitentes no exterior do território da Guiné, nomeadamente na região Norte (Senegal) e no Sul (Guiné-Conacri). Ao centro, mecânicos reparando um jipe. Ao fumdo, duas ambulâncias UAZ-452.
Citação: (1963-1973), "Mecânicos reparando um jipe", CasaComum.org, Disponível: HTTP: http://hdl.handle.net/11002/fms_dc_43356 (2018-12-13).
Fonte: CasaComum, Fundação Mário Soares. Pasta: 05222.000.305. Título: Mecânicos reparando um jipe. Assunto: Mecânicos reparando um jipe, Guiné-Bissau. Data: 1963-1973. Fundo: DAC – Documentos Amílcar Cabral. Tipo Documental: Fotografias.
Foto nº 2 > A ambulância soviética "UAZ-452".
Fonte: Blogue de Patrick Jarwoski, em português, Veículos e Armamentos Militares > 12 de junho de 2018 > UAZ-452 (com a devida vénia...)
Foto nº 3 > A ambulância soviética "UAZ-452"...Um modelo mais recente.
Fonte: Blogue de Patrick Jarwoski, em português, Veículos e Armamentos Militares > 12 de junho de 2018 > UAZ-452 (com a devida vénia...)
Jorge Alves Araújo, ex-Furriel Mil Op Esp / RANGER,
CART 3494 (Xime-Mansambo, 1972/1974); coeditor do blogue
AINDA A AMBULÂNCIA "UAZ-452" DE FABRICO RUSSO CAPTURADA AO PAIGC, NA FRENTE LESTE, EM FEV'1974- CURIOSIDADES
1. INTRODUÇÃO
Como complemento ao conteúdo do P19286 (*), sobre a captura de uma ambulância ao PAIGC, durante a Op Gato Zangado, realizada em Fevereiro de 1974 na região Leste da Guiné, entre Copá e a fronteira do Senegal, tomei a iniciativa de partilhar convosco algumas curiosidades: operacionais e técnicas.
2. CURIOSIDADES
A ambulância em referência trata-se de um veículo modelo «UAZ-452», de fabrico russo, incluída nos apoios militares prestados ao PAIGC durante a guerra, onde constam mais algumas unidades iguais àquela, bem como de outros veículos com diferentes características e funções.
Considerando a sequência de fotos publicadas, e uma vez que o PAIGC possuía várias oficinas mecânicas no exterior do território da Guiné, nomeadamente na região Norte (Senegal) e no Sul (Guiné-Conacri), é aceitável considerar que a imagem acima [Foto nº 1], de uma oficina de mecânica, poderia, bem ser, a da dita ambulância capturada, ou de outra semelhante.
CARACTERÍSTICAS DA AMBULÂNCIA "UAZ-452"
Eis algumas características da ambulância UAZ-452 (de acordo com Patrick Jarwoski):
(i) A produção do "UAZ-452" (vd. foto nº2, acima] começou em 1965;
(ii) O "UAZ-452" foi produzido em grande número para fins civis e militares;
(iii) Foi exportado para os antigos países do Pacto de Varsóvia e para outros países onde a influência soviética se espalhou.
Em 1985, vinte anos depois, o "UAZ-452" foi actualizado e a designação dos modelos foi alterada. O "UAZ-452" e suas sucessivas variantes estão em uso na Rússia e em vários países do mundo. "Apesar da sua idade e aparência estranha, este veículo ainda continua a ser produzido para clientes militares e civis", diz Patrick Jarwoski, especialista em veículos e armamento militar (, e que nos parece ser cidadão brasileiro).
Uma linha de base da "UAZ-452" tem duas portas dianteiras, uma porta lateral e as portas traseiras. Pode transportar motorista e até 8 passageiros, ou até 800 kg de carga. Dentro da viatura há bancos para os passageiros. O veículo pode rebocar reboques ou peças de artilharia com um peso máximo de 850 kgs.
Uma linha de base da "UAZ-452" tem duas portas dianteiras, uma porta lateral e as portas traseiras. Pode transportar motorista e até 8 passageiros, ou até 800 kg de carga. Dentro da viatura há bancos para os passageiros. O veículo pode rebocar reboques ou peças de artilharia com um peso máximo de 850 kgs.
O "UAZ-452" foi "tipicamente usado como ambulância, oficina de luz e como veículo de comando".
O "UAZ-452", original, tem um motor a gasolina de 2.4 litros, desenvolvendo 72 cv. Era um motor de carro padrão, também usado em outros veículos soviéticos. É acoplado a uma transmissão manual de 4 velocidades. As carrinhas da "UAZ" produzidas desde 1985 foram equipadas com novo motor, desenvolvendo 99 cv. (…)
O "UAZ-452" foi produzido em várias variantes [modelos] para atender a funções específicas. Os modelos mais comuns s são descritos abaixo [vd. fotos nºs 2 e 3, acima]
Modelos:
- A ambulância "UAZ-452A pode transportar 4 macas ou 6 pacientes sentados com um apoio médico:
- Versão de passageiro "UAZ-452V", com uma cabine envidraçada, pode transportar motorista e até 10 passageiros.
- Pickup "UAZ-452D", com cabine para duas pessoas e área de carga aberta na traseira. A área de carga tem lados de queda e solta porta traseira.[Foto nº 3]
O "UAZ-452", original, tem um motor a gasolina de 2.4 litros, desenvolvendo 72 cv. Era um motor de carro padrão, também usado em outros veículos soviéticos. É acoplado a uma transmissão manual de 4 velocidades. As carrinhas da "UAZ" produzidas desde 1985 foram equipadas com novo motor, desenvolvendo 99 cv. (…)
O "UAZ-452" foi produzido em várias variantes [modelos] para atender a funções específicas. Os modelos mais comuns s são descritos abaixo [vd. fotos nºs 2 e 3, acima]
Modelos:
- A ambulância "UAZ-452A pode transportar 4 macas ou 6 pacientes sentados com um apoio médico:
- Versão de passageiro "UAZ-452V", com uma cabine envidraçada, pode transportar motorista e até 10 passageiros.
- Pickup "UAZ-452D", com cabine para duas pessoas e área de carga aberta na traseira. A área de carga tem lados de queda e solta porta traseira.[Foto nº 3]
As fostos nºs 2 e 3 e a descrição das características da ambulância UAZ-452 foram retiradas, com a devida vénia do blogue, editado por Patrick Jarwoski, em português, Veículos e Armamentos Militares > 12 de junho de 2018 > UAZ-452, que se publica desde 2016 e tem já mais de 3 mil postes.
Termino, agradecendo a atenção dispensada.
Com um forte abraço de amizade e votos de BOAS FESTAS.
Jorge Araújo.
13DEZ2018.
Termino, agradecendo a atenção dispensada.
Com um forte abraço de amizade e votos de BOAS FESTAS.
Jorge Araújo.
13DEZ2018.
____________
Notas do editor:
(*) Vd. poste de 13 de dezembro de 2018 > Guiné 61/74 - P19286: FAP (113): Os pilotos do Lobo Mau (helicanhão), José Duarte Príncipe e Raul Coelho, foram quem identificou e sinalizou a ambulância russa do PAIGC, entre Copá e a fronteira do Senegal, quando estavam a dar proteção ao grupo do Marcelino da Mata, "Os Vingadores", em fevereiro de 1974 (Miguel Pessoa)
(*) Vd. poste de 13 de dezembro de 2018 > Guiné 61/74 - P19286: FAP (113): Os pilotos do Lobo Mau (helicanhão), José Duarte Príncipe e Raul Coelho, foram quem identificou e sinalizou a ambulância russa do PAIGC, entre Copá e a fronteira do Senegal, quando estavam a dar proteção ao grupo do Marcelino da Mata, "Os Vingadores", em fevereiro de 1974 (Miguel Pessoa)
(**) Último poste da série > 5 de dezembro de 2018 > Guiné 61/74 - P19259: (D)o outro lado do combate (39): Vídeo de 2/3/2008 com entrevista a antigo guerrilheiro do PAIGC, contemporâneo do cerco a Darsalame, em julho de 1962, pelo grupo de combate da CCAÇ 153, comandado pelo cap inf José Curto (Luís Graça)
11 comentários:
Depois de dispor de uma arma de defesa anti-aérea, como o Strela (, já dispunha de metralhadoras anti-aéreas, quádrulas), o PAIGC torna-se mais "atrevido" e arrisca andar com ambulâncias nas imediações das fronteiras (com o Senegal e a Guiné-Conacri)...
Esta, a que se refere o poste P19286, estava escondidinha, camuflada, na mata, mesmo ma linha de fronteira, segundo a versão do piloto do AL III, Duarte Príncipe, que a descobriu, sendo depois recuperada pelo grupo especial do Marcelino da Mata, "Os Vingadores". Não sabemos qual foi o seu destino: há pelo menos fotos tiradas em Bajocunda e Nova Lamego.
Mais uma vez obrigado ao nosso coeditor Jorge Araújo, sempre atento, sempre oportuno, sempre útil, dando-nos também a "versão do outro lado"... LG
UAZ é é a sigla, em russo, do fabricante, Fábrica de Automóveis de Ulyanovsk (em inglês, Ulyanovsk Automobile Plant):
(...)"UAZ (УАЗ) (Russian: Ульяновский Автомобильный Завод, translit. Ulyanovsky Avtomobilny Zavod, lit. 'Ulyanovsk Automobile Plant') is an automobile manufacturer based in Ulyanovsk, Russia, which manufactures off-road vehicles, buses and trucks. It has been part of the Sollers automotive group since 2000." (...)
https://en.wikipedia.org/wiki/UAZ
Jorge Araújo, melhor explicação só mesmo na Fábrica.
E lembrei-me daquela:
-Qual é a coisa qual é ela, que tem dois motores, duas assas e um rabo, anda no ar
a berrar a deitar fumo, cai dentro d'água e assobia e quando anda na terra come cevada?
Um abraço e Boas Festas
Valdemar Queiroz
Ora cá está uma adivinha para a gente matutar enquanto não chega o Pai Natal:
"Qual é a coisa qual é ela, que tem dois motores, duas assas e um rabo, anda no ar
a berrar a deitar fumo, cai dentro d'água e assobia e quando anda na terra come cevada?"
Eu sou mau para adivinhas, Valdemar, de qualquer modo obrigado, em nome de toda a Tabanca Grande... Os campeões das adivinhas que avancem... É uma boa maneira de fazerem a competente "prova de vida"... LG
E gasolina para estes bichos ? E mecânicos ? E peças de substituição ? E condutores ? E estradas alcatroadas ? Não bastava ter veículos...
E gasolina para estes bichos ? E mecânicos ? E peças de substituição ? E condutores ? E estradas alcatroadas ? Não bastava ter veículos...
Uma curiosidade:
Ulyanovsk foi o nome dado a antiga cidade de Simbirsk em 1924, situada nas margens do Volga, em homenagem ao Vladimir I. Ulyanov, mais conhecido por Lenin, cidade que o viu nascer em 1870.
Com um abraço amigo,
Cherno Baldé
Heureca!, Cherno, já me esquecia que tu és barra em russo, fizeste em russo os teus estudos superiores!... (E a propósito, foi-te mais fácil aprender o russo ou o português ? E do qual gostas mais ?)
Pois é, o Vladimir Ilyich Ulyanov (, nome de guerra, "Lenine", o nosso velho Lenine...) nasceu em 22 de abril de 1870, em Simbirsk, cidade do Império Russo, hoje ULianovsk...
Ver aqui entrada na Wikipedia, em português e em inglês (esta mais completa):
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ulianovsk
Caro amigo Luis Graça,
A tua pergunta é dificil de responder, é como se perguntassem a uma criança de quem mais gosta, entre a mãe e o pai. O português foi, concomitante com o Fula, a minha lingua materna. Em casa e nas brincadeiras era falava Fula, no Quartel e na escola falava Português. Na altura, os soldados metropolitanos não tinha nenhuma sensibilidade pedagógica no sentido de ajudar as crianças a melhorar o seu nivel de Português, eram tudo menos Professores, com predominio da lingua da caserna com muitos C...e F..das.
A lingua Russa aprendi já adulto e em excelentes condições humanas, tecnicas e pedagógicas. Quando iniciamos o curso, no segundo ano, ainda não tinhamos o nivel adequado e suficiente para uma boa aprendizagem e quando nos aproximavamos do bom nivel já o tempo da formatura estava no fim e, pelo menos da minha parte, fiquei com a sensação de alguma insuficiência e insatisfação pessoal, mas tinhamos que terminar e preparar o regresso.
A lingua Russa é imensa, muito vasta e muito linda, mas pareceu-me muito mais dificil e complexa do que foi para mim o Português. E durante a fase da aprendizagem, no primeiro ano, o meu cerebro evacuou e limpou tudo a volta para dar lugar ao que queria e precisava de momento e a recuperação do Português, sobretudo, foi lenta e gradual muito tempo após o meu regresso ao país.
Depois, para potenciar as minhas possibilidades de carreira e de emprego, tive que melhorar o meu nivel do Francês e pegar alguns rudimentos do Inglês. Apesar do esforço, não consegui gostar desta ultima lingua, que me pareceu muito ordinária e pouco elegante.
Durante a ultima fase da minha estadia na ex-URSS, na capital da Ucránia, já escrevia alguns versos, pois cmo costumo dizer, eu fui a Russia para ler poesia, adorei ler o Pushkin, Dostaevski e Nekrassov, apaixonei-me loucamente pela Marina Svetaeva.
Desejo a todos os Grã-Tabanqueiros boa saude e festas felizes na companhia dos seus entes queridos.
Com um abraço amigo deste vosso admirador de sempre.
Cherno Baldé
Cherno Baldé
Muito obrigado pelos teus votos.
E a jeito de conversa ligeira é verdade que os nossos soldados do continente tinham
um tipo de conversas em que o C... e o F.... eram as palavras mais usuais.
Um dia em Nova Lamego, o soldado Arfan Jau, do meu Pelotão, levou uma carecada e quando apareceu na Messe de Oficiais/Sargentos estava presente a esposa do nosso Capitão Pinto, que lhe perguntou:
- Então Jau, o que é que te aconteceu?
- Senhora, Arfan Jau está manga de FODIDO,
respondeu ele convencido estar a dar uma resposta em bom português.
Um abraço e saúde da boa
Valdemar Embaló
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