sábado, 22 de dezembro de 2018

Guiné 61/74 - P19315: Os 26 capitães que tombaram no CTIG (1953-1974), por combate, acidente e doença: lista corrigida e aumentada (Jorge Araújo)








Jorge Alves Araújo, ex-Furriel Mil. Op. Esp./RANGER, CART 3494
(Xime-Mansambo, 1972/1974); coeditor do blogue


OS 26 CAPITÃES QUE TOMBARAM NO CTIG [1963-1974]
- LISTA CORRIGIDA E AUMENTADA -
(ACIDENTE, COMBATE E DOENÇA)


1.  INTRODUÇÃO

Dando continuidade ao projecto de actualização das listas dos camaradas que tombaram no CTIGuiné durante a «Guerra do Ultramar» ou «Guerra Colonial» (1961-1974), estruturado por patentes segundo a tríade em que foram agrupadas as causas das suas mortes – acidente, combate e doença – apresento-vos, hoje, a lista dos camaradas «Capitães», corrigida e aumentada em relação à já publicada no nosso blogue [P6638] por iniciativa do camarada Carlos Cordeiro (1946.08.22-2018), falecido no passado dia 18 de Setembro em Ponta Delgada, sua terra natal, a quem prestamos a nossa sentida homenagem.

Como fonte privilegiada de consulta, recorremos à base de dados da «Academia Militar» - sítio: https://academiamilitar.pt/filhos-da-escola-do-exercito-e-da-academia-militar.html, com a devida vénia - retirando da bibliografia de cada um dos «Capitães» mortos em combate [exclusivamente, os do Quadro Permanente (nove)], os elementos necessários para a elaboração deste trabalho. Na lista abaixo fazem parte mais três nomes, sendo um Miliciano [Cap Dinis Corte Real] e dois de Recrutamento Local [Abna Na Onta e João Bacar Djaló].

Organizado segundo a metodologia anterior, onde os quadros de categorias são apresentados por ordem cronológica em relação a cada ocorrência, dou conta ao Fórum da lista dos camaradas «Capitães» dos três ramos das Forças Armadas, que tombaram no CTIGuiné. No quadro referente às "mortes em combate", para além dos elementos individuais, tomámos a liberdade de adicionar uma foto de cada um deles.

O capitão Corte Real (o 2.º da direita), na companhia de elementos da sua CCAÇ 1422, foi o único capitão miliciano a morrer em combate no CTIG [foto do camarada Veríssimo Ferreira, fur mil CCAÇ 1422 – P12453, com a devida vénia].


Entretanto, merece especial referência, pela macabra coincidência, a morte do Capitão José Jerónimo da Silva Cravidão, natural de Arraiolos, ocorrida na data do seu 25.º aniversário [4 de Junho, (1942-1967)], durante a «Op. Cacau», realizada pela sua CCAÇ 1585 na região de Bricama - Farim (vidé: P11688 e P11689).

Para que não fiquem na "vala comum do esquecimento", como costumamos afirmar, eis, então, os quadros estatísticos dos 26 (vinte e seis) capitães, nossos camaradas, que tombaram durante as suas Comissões de Serviço na Guiné.


2. QUADROS POR CATEGORIAS E ORDEM CRONOLÓGICA









Outras fontes consultadas [com cruzamento]:

http://www.apvg.pt/

http://ultramar.terreweb.biz/index_MortosGuerraUltramar.htm (com a devida vénia)

Termino, agradecendo a atenção dispensada.

Com um forte abraço de amizade e votos de muita saúde.

Jorge Araújo.

26NOV2018.

5 comentários:

Anónimo disse...

Jorge Araújo:

Estive a ler cuidadosamente a lista dos capitães falecidos na Guiné. Alguns nos anos de 67-69 que estiveram no meu tempo, e alguns com 25 anos, os mesmos que eu, como ex-alf miliciano.
Percorrendo a lista, vejo lá em 16/2/68, a morte do Capitão de Infantaria, Artur Manuel C. Geraldes Nunes, da CCAÇ1788, BCAÇ1932, morto em S.José, Lubango/Angola!!
O BCAÇ 1932, irmãos siamês do meu (BCAL1933) embarcaram para a Guine no mesmo navio Timor.
Como foi este capitão morrer em Angola?

Obrigado pelo esclarecimento,

Virgilio Teixeira


Anónimo disse...

Caríssimo Virgílio Teixeira,

Cumpre-me informar que o Capitão Artur Nunes era natural de Angola (Lubango).
Iniciou a frequência da Escola do Exército no ano lectivo de 1954/1955. Fez uma comissão em Angola, como capitão, de Janeiro'64 a Março'66. Seguiu-se, depois, uma nova comissão na Guiné como CMDT. da CCAÇ 1788. Chegou a Bissau em 02NOV'67 seguindo, com a sua Unidade, para Contubuel em 06NOV'67.
Ao décimo quinto mês de comissão, faleceu durante a «OP. ALTO QUILATE», realizada em 16FEV'69, na sequência do accionamento de uma armadilha IN, colocada na estrada da ponte, em Cabedú.

Para mais informações vidé P3813.

BOAS FESTAS.

Jorge Araújo.

Anónimo disse...

Caríssimo Virgílio Teixeira,

Por lapso, informei acima que a morte do cap. Artur Nunes ocorreu em 16FEV'69, quando deveria ter escrito 16FEV'68. Feitas as contas ao tempo da sua comissão, a partir desta correcção, a sua morte verificou-se três meses e uma semana após a sua chegada a Bissau.

As minhas desculpas.

Ab. Jorge Araújo.

Anónimo disse...

Caro Jorge Araújo:

Obrigado pela informação.
Realmente algumas companhias dos BatCAÇ 1932 e 1933, não chegaram juntas. Umas em 4 de Out 67, outras a 2 Nov 67.
Nessa altura da sua morte, estava eu em Nova Lamego, a arrumar as malas para ir para São Domingos.

Paz à sua alma.

E Boas festas também para ti.

Ab, Virgilio Teixeira



Anónimo disse...

Oh Caro Jorge Araujo,

De noite acordei e veio-me à cabeça aquele quadro dos capitães mortos na Guiné, e a pensar como é que eu fiz esta observação:

"Percorrendo a lista, vejo lá em 16/2/68, a morte do Capitão de Infantaria, Artur Manuel C. Geraldes Nunes, da CCAÇ1788, BCAÇ1932, morto em S.José, Lubango/Angola!!"

Claro que o quadro era da 'naturalidade' do militar e não do local da sua morte. As minhas desculpas por este erro, às vezes ando nas nuvens.

Agora e voltando a ver, tem ali pelo menos 3 capitães com 25 anos e mortos nesta tenra idade, a minha idade quando lá andei. Como se chegava tão rápido a capitão?
O meu instrutor em Mafra em 67, o Ten Inf Peixeiro, devia ter cerca de 30 anos, faz-me confusão rapazes tão novos a comandar Companhias!

Continuação de Boas Festas,

Virgilio Teixeira