terça-feira, 18 de abril de 2023

Guiné 61/74 - P24232: Frase do dia (7): "Amílcar Cabral tinha tanto de génio como de ingénuo", diz uma das personagens do conto "A doença do Alemão", de Luís Graça


Amílcar Cabral (1924-1973) > c. 1970 > 
Foto  do líder histórico do PAIGC,
incluída em 
O Nosso Livro de Leitura da 2ª Classe,
editado pelos Serviços de Instrução do PAIGC
(1970)


1. Excerto do conto "A doença do Alemão", de Luís Graça (*):

(...) Sei que fez a tropa (e a guerra) na Guiné. Não posso dar muitos pormenores, porque sou um zero à esquerda nessas matérias. Julgo que pertencia à engenharia militar. Tanto quanto me lembro das nossas conversas, ele não deixava de simpatizar com o Amílcar Cabral, filho de pai cabo-verdiano. Mas achava um disparate a ideia de união ou unidade entre a Guiné-Bissau e Cabo-Verde.

− O Amílcar Cabral tinha tanto de génio como de ingénuo − recordo-me de ele me ter dito uma vez.

− Ingénuo ?... − indaguei eu.

− E viu-se: deixou-se matar por um dos seus. Em vez de mandar limpar o sebo a esse tal Inocêncio Cani, não, deu-lhe uma segunda oportunidade para ele se regenerar...

O Arsénio tinha uma costela cabo-verdiana, pelo lado da mãe que, garantia ele, era bisneta de escravos...

− E eu trisneto, com muita muita honra, sem qualquer complexo... Tive pena que Cabo Verde tivesse entrado, em 1975, na  paranoia da dipanda, a reboque do PAIGC. Arrepiaram caminho, anos mais tarde, que a euforia revolucionária  não enche barriga...

− Dipanda ?!...

− Ah!, desculpa, é angolês, uma corruptela de independência...

Eu aqui não quis comentar, nem nunca disse que tinha tido amigos cabo-verdianos que apoiavam o PAIGC no Luxemburgo... Depois meteram a viola no saco, quando se deu o golpe de Estado do 'Nino' Vieira, em 1989, se bem recordo... Foi o fim de muitas ilusões... "A segunda morte do pai das nossas nacionalidades", chorava um dos meus amigos que era cantor, com discos publicados  na Holanda... E, para mim, também, embora eu nunca tivesse conhecido a realidade da Guiné-Bissau nem de Cabo-Verde, antes e depois da "luta de libertação", como eles gostavam de dizer... Mas o direito à independência, tanto da Guiné-Bissau, como de Cabo Verde, esse, sempre o reconheci. Como lá se chegou, num caso e no outro, isso eu já não discutia, era assunto para os guineenses, os cabo-verdianos, os portugueses  e os historiadores... E eu, afinal, era cidadão luxemburguês...(embora mantivesse a cidadania portuguesa). (...)


2. Comentário de António Graça de Abreu:

Que grande história! Mas uma frase lapidar, exemplar pelo rigor: "O Amílcar Cabral tinha tanto de génio como de ingénuo." (**)

Abraço,

António Graça de Abreu | 18 de abril de 2023 às 18:01 

_________________

(**) Último poste da série > 31 de julho de 2022 > Guiné 61/74 - P23477: Frase do dia (6): Abençoadas Guiné e China que me deram este gosto pela poesia (António Graça de Abreu)

22 comentários:

Valdemar Silva disse...

Sobre Amílcar Cabral não se falou, mas falou-se e muito sobre os caboverdianos.
Ontem na RTP2, o programa Visita Guiada, foi sobre a Cidade Velha, Cabo Verde e comércio de escravos naquela Ilha e não só.
Foi uma interessantíssima lição de história contada por um historiador caboverdiano que deixava a habitual "interrupção" sem fala a ouvi-lo sobre como nasce o primeiro assentamento de europeus a sul do Trópico de Câncer e primeira a plataforma de africanos escravizados na ilha de Santiago.

Quem conseguir, vale a pena ver este segundo programa sobre a Cidade Velha da Ilha de Santiago e na próxima 2ª. feira continua. Já tinha dado há 15 dias o primeiro programa sobre o mesmo assunto.
O historiador até dá gosto ouvir, enquanto vemos as velhas muralhas da grande fortaleza, a primeira igreja cristã abaixo do trópico de Cancer, com as pedras/lápides tumulares de gente de elite de Portugal, o pelourinho manuelino e o movimento dos crioulos da ilha. A explicação que ele nos dá sobre o aparecimento dos mulatos e com a obrigação dos povoadores europeus que teriam de se fixar na ilha, por ordem do Rei é muito interessante.

Vale bem a pena ver na RTPplay

Valdemar Queiroz

Antº Rosinha disse...

Não se pode afirmar que foram ingénuos os dirigentes dos movimentos vencedores da independências das ex-colónias portuguesas.

Cabral assassinado a tiro, Machel acidente de aviação, Neto morre inesperadamente nas mãos de experimentados cirurgiões soviéticos.

Quem anda â chuva molha-se, foi o caso.

Mas foi a bandeira dos seus movimentos que foi hasteada.

Havia outras candidatas e não conseguiram.

Ingénuos não.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

"O Amílcar Cabral era bom de mais", dizia o Osvaldo Vieira...


30 DE MARÇO DE 2023
Guiné 61/74 - P24178: Memórias de Luís Cabral (Bissau, 1931 - Torres Vedras, 2009): Factos & mitos - Parte V: O "making of" do "Labanta, Negro!", um filme italiano, de Piero Nelli (1926-2014), a preto e branco, de estética tardo-neorrealiista, e que serviu que nem uma luva à propaganda do PAIGC

https://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/2023/03/guine-6174-p2178-memorias-de-luis.html

(...) Apesar da receção calorosa que ele e os cineastas italianos tiveram no Morés, o Luís Cabral (LC) não deixa de experimentar um sentimento de isolamento e desconforto: “quando eu decidia mandar chamar um ou outro camarada que conhecia bem, ficava com a sensação de que ele não estava à vontade, parecia ter medo de qualquer coisa” (pág. 262).

LC irá constatar, algum tempo depois, que a “disciplina rigorosa” que prevalecia na base, por alegadas razões de segurança, implicava também o recurso (frequente) a “castigos corporais”, a única maneira de prevenir a deserção de populações e guerrilheiros.

LC ficou impressionado com uma cena que observou, de um grupo de um dezena de homens e de uma mulher com o filho ao colo. Os homens tinham as mãos inflamadas das palmatoadas que acabavam de receber, castigo de que escapara a mulher por causa da criança (uma vez que a tinha de transportar).

LC terá ficado indignado, argumentando que o AC nunca aprovaria o uso de “castigos corporais”, prática que associava ao colonialismo. O Osvaldo Vieira “insistia que a nossa gente não compreendia outra linguagem e que o Amílcar era bom de mais” (sic)… e que não se agissem assim, com dureza, quer em relação aos combatentes, quer em relação à população, nos casos de infração às regras estabelecidas, “estavam perdidos” (sic) (pág. 265).

(Negritos nossos)

É uma delícia, esta explicação, a do Osvaldo Vieira, deitando por terra o “mito” das “regiões libertadas”…

antonio graça de abreu disse...

Afinal a "disciplina rigorosa" exercida pelo PAIGC sobre a população pobre das "regiões libertadas." Palmatoadas, mãos a sangrar, violência primária sobre um humilde povo que apenas desejava pão e dignidade, e viver em paz!
Posso imaginar o sofrimento de Amílcar Cabral, resguardado na outra Guiné-Conacri, distante das "regiões libertadas. No aparente conforto, no seio dos seus correligionários, em Conacri. Se Cabral não foi ingénuo, morto pelos seus próprios homens, em Conacri, foi o quê?

Abraço,

António Graça de Abreu

Anónimo disse...

Caros Luis,

Eu li o livro 'Cronicas da libertaçao' do Luis Cabral em 1989, precisamente quando estava de férias em Lisboa, mas se a memoria nao me falha o cenario que o LC descreveu foi de um grupo de pessoas (civis) que eles encontraram amarradas com cordas, estando alguns com os membros inchados e que ele teria mandado desamarrar e, tendo confrontado o caso as pessoas presentes no local, disse que ninguém teve coragem de indicar quem tinha sido o mandante que, tudo indicava, seria o Comandante Osvaldo Vieira que reinava em chefe absoluto na zona Norte. No fim, o LC afirmava, no livro, que ainda nao tinha chegado o tempo para se falar de todas as verdades da luta do PAIGC. O livro tinha sido publicado em 1984, salvo erro.

Levar a cabo uma guerra como o fez o PAIGC por mais de 10 anos nao é uma brincadeira de crianças nem de ingénuos ou inocentes, por isso e para que a luta nao resultasse num redondo fracasso, foi preciso combinar a "bondade" do ACabral com a dureza vs crueldade do Osvaldo Vieira e no final, esta ultima acabou por prevalecer, da mesma forma como acontece com todas as boas intençoes. Como disse um filosoFo Inglés do século XIX "Tentem fazer o bem e as forças do mal prevalecem".

Abraço,

Cherno Baldé

António J. P. Costa disse...

Olá Camaradas
Isto será importante?
Que culpa têm os colonistas, salazaristas e lacaios do imperialismo destes desmandos?
Isto é um primitivismo e nada mais.
Um Ab.
António J. P. Costa

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Cherno, só agora, em 2023, li o livro do Luís Cabral, "Crónica da Libertação", edição de "O Jornal", Lisboa, 1984, 464 pp. Livro brochado, uma encadernação horrível, que se desconjunta toda. A editora já não existe, o livro é difícil de encontrar, a não ser talvez nos alfarrabistas e, claro, nalgumas bibliotecas públicas.

A cena da violência contra um grupo de população civil na "base central" do Morés encontra-se descrita nas pp.265/270. Isto passa-se por ocasião da visita, à região Norte, do realizador italiano Piero Nelli, na 1ª quinzena de fevereiro de 1966: vd. pp. 259/270. (É o autor do filme "Labanta, Negro!", premiado no Festival de Veneza desse ano.)

O Osvaldo Vieira (OV) era o responsável da Frente Norte (pág. 259). O comissário político da Inter-Regiáo do Norte era o Chico Mendes, membro do Bureau Político (tal como o Luís Cabral, LC (pág. 260). O Osvaldo trabalhou na Farmácia Moderna (diretor técnica, a dra.Sofia Pomba Guerra) (pág. 260). O Inocèncio Kani (IK), o futuro assassino de Amílcar Cabral (AC), era o "responsável da base" (pág. 267): encontrava-se pela primeira vez com o LC, tendo mostrado "um comportamento um tanto reservado". LC também conheceu dessa vez o Simão Mendes, enfermeiro no tempo colonial, responsável da saúde (que viria a seguir num bombardeamento à base).

Numa visita à base, o OV diz ao LC que ali teve que se impor "uma disciplina rigorosa, para neutralizar o mal que o inimigo podia fazer-lhes, partindo dos vários quartéis da região"...

É nessa visita, já depois das filmagens da fracassada emboscada, em 11/2/1966 (cito de cor..), às NT na estrada Mansoa-Mansabá (que estava a ser alcatroada) e que fora preparada para "italiano ver e filmar"), o LC deu conta da existència de um pequeno grupo de civis que tinham sido maltratados:

(...) 2Num pequeno largo da base, estava o Inocèncio e mais alguns camaradas de um lado, enquanto que do outro vi aproximadamente uma dezena de de homens e uma mulher com o filhinho no braço" (pág. 265) O OV explicou "que se tratava de prisioneiros, apanhados quando se dirigiam aos quartéis inigos da regiáo" (sic).

"Olhando com mais atenção para os homens, verifiquei que tinham as mãos inflamadas", chamando a atençáo do OV para isso. "Respondei que a lei estabelecida na inter-reiáo era essa e que a a mulher só tinha escapado porque tinha de carregar o filho e não podia por isso receber as palmatoadas" (sic).

O LC diz que ficou "muito impressionado com esta cena" e esperou a oportunidade para falar com o OV. Ele estava "absolutamente seguro" de que o AC "nunca daria o seu acordo a tal forma de proceder" (pãg. 265)...

O OV "insistia que a nossa gente não compreendia outra linguagem e que o Amílcar era bom de mais", e que "estavam perdidos" (...) "se não agissem com dureza" tanto em relação aos combatentes como á população civil...

Na pág. 268, LC conclui que "a disciplina em Morés era (...) imposta em grande parte pela força"... e que o responsável da base, o IK, era criticado, por todos, pela sua dureza, "que muitas vezes chegava a atingir a malvadez"... Mas ele beneficiava da "confiança total" do OV... (pág. 268)...

Enfim, chega de citaçóes, Cherno, e tira as tuas conclusóes. (Nada disto, claro, transparece no filme, de propaganda, do camarada Piero Nelli.)

Antº Rosinha disse...

António Graça de Abreu, a maioria dos dirigentes dos partidos ganhadores das primeiras independências dos anos 60 em África, ou se liquidaram uns aos outros, ou escaparam a atentados, sendo eles a matar os outros.

Os que foram assassinados tal como Amílcar Cabral, não foi por serem "ingénuos".

Eles apenas arriscaram, deram o peito às balas, só que Cabral arriscou mais que qualquer outro.

Pela sua condição de ser visto como um caboverdeano pelos guineenses, que facilmente ficou "desarmado" quando Spínola pôs em prática a política da Guiné para os guinéus, foi com muito risco consciente que ele corria, tanto que ele mencionou as traições a que estava sujeito, dentro do próprio partido.

Mas sobre Cabral e outros "não indígenas" das ex-colónias portuguesas que optaram por formar os tais partidos ganhadores, tiveram a sua lógica anti.colonialista e simultaneamente anti-salazarista, mas haveria muito a escrever sobre eles, mas seria também muito chato.

Hélder Valério disse...

Caro Rosinha, não deixas de ter razão nas observações que fazes.
Mas, e há sempre um mas, a quem é que isso interessa quando o objetivo não é a análise serena e "afastada" mas sim o empolamento das coisas más ou menos boas?

Hélder Sousa

António J. P. Costa disse...

OK Helder!
É isso mesmo!.
Mesmo como estrangeiro, irrita-me que se andem a tentar tecer louvores a quem, se calhar não s merece.
Um Ab.
António J. P. Costa

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Podemos divergir na nossa leitura da História, e dos acontecimentos que vivemos, na 1ª pessoa do singular e do plural, nomeadamente na Guiné, durante a chamada guerra colonial ou guerra do ultramar ou guerra de África (são uma delícias estas subtilezas que são táo semânticas como conceptuais)...

O nosso blogue é isso mesmo: um caleidoscópio (ainda vivo, ao fiumd e 19 anos) de personalidades, sensibilidades, testemunhos, opiniões, formas de estar e de ser... É plural, e ainda bem. De resto, nunca se esperaria consenso, muito menos unanimidade, entre homens que fizeram uma guerra contra outros homens...sob bandeiras diferentes

Pessoalmente, e não falo aqui como fundador, administrador e editor deste blogue, não tenho dúvidas que estive na guerra errada, e quando lá estive não tinha dúvidas sobre a natureza do sistema em vigor: um regime colonialista, baseado na dominação política, económica e ideológica...

A política da "Guiné Melhor" do general Spínola, infelizmente, chegou tarde demais. Já não apanhei, por exemplo, o "trabalho forçado" nem a violência praticada pela administração colonial e a sua polícia administrativa (de que me falavam os meus soldados fulas), mas não tinha ilusóes sobre a natureza do regime (na metrópole e nas colónias)...

Quanto ao PAIGC e à sua ideologia "libertadora", hoje sei muito mais do que sabia em 1969: infelizmente, a realidade fala por si... (Aliás, já falava, na condução da guerra de guerrilha e no terror imposto aos não-aderentes â mensagem libertadora, os fulas do leste, mas também os balantas ribeirinhos do rio Geba...).

Hoje, aos 76 anos, o que mais me custa é fazer o balanço de uma vida e saber que tive que participar num guerra, estúpida e inútil, onde nos andámos a matar uns aos outros, falando a mesma língua: Amílcar Cabral, Pedro Pires, Spínola, Salgueiro Maia, etc., eram tão "portugueses" como eu... E pergunto-me: para què ? (Já não pergunto por què.)

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Não se compara a brutalidade da(s) guerra (s) da "dipanda" em Angola com as da Guiné: mais de 40 anos, as guerras da 1ª. e 2 a. independência, uma verdadeira tragédia (em mortos, feridos,mutilados, deslocados, destruição material, económica e ambiental, etc.).

Dizem (cito o grande escritor do Huambo, Eduardo Agualusa) que hoje os angolanos são capazes de falar dos horrores todos (que sofreram,uns, ou provocaram, outros) e ao mesmo com aquela candura africana de quem já esqueceum e perdoou... Será assim ?

Tabanca Grande Luís Graça disse...

O "massacre do chão manjaco" (em 20 de abril de 1970) e "o fuzilamento dos comandos africanos" , já sob o regime de Luís Cabral, são duas pedras no sapato da guerra da Guiné, no sapatoo dos tugas... O Pijiguiti (3 de agosto de 1959) e o assassinato de Amílcar Cabral ainda são duas "armas de arremesso" de alguns históricos "paigêcistas" contra o "colonialismo português...

Mas daqui a mais uns anos já não haverá uma única testemunha viva, desse tempo... E as "valas comuns do esquecimento" darão capim e flores e arbustos e poilões e eucaliptos e caju... Tal como hoje na Rússia e na Ucrânia, ou ontem na antiga Jugoslávia ou há dois séculos nas nossas guerras civis liberais (1828-1834)... Quem já se lembra, no Marco de canaveses, da "forca de Ancede" ? Ou, mais tarde, dos crimes da "guerrilha social", Remexido, Zé do Telhado, João Brandão ? Ou do Tarrafal ou da ilha das Galinhas ou de São Nicolau (em Angola) ?... Para náo falar do Holocausto, o "mal absoluto"...Ou das bombas atómicas largadas sobre Hiroshima e Nagasaki...

Sofremos todos do "ALzheimer da História"... E ainda bem, dizem os psiquiatras... "Por mor da a saudinha mentaal"...

Valdemar Silva disse...

Pois, no meu caso 78 anos, lembro-me de muitas coisas já esquecidas.
Ainda fui descalço pra escola e de socos de pau à missa de Domingo.
Ah! e atravessar a estrada para ir beijar a mão ao senhor prior da freguesia.

Valdemar Queiroz

antonio graça de abreu disse...

Também fui ingenuamente ingénuo. Eis a Prova, escrito há quarenta e sete anos::

Pequim, 25 de Outubro de 1977
Nas Edições de Pequim em Línguas Estrangeiras, secção portuguesa, o camarada Fu Ligang trabalha na mesma sala que eu, na mesa mais pequena, à minha direita. É uma espécie de meu secretário. O Fu estudou português em Macau, numa leva de 60 ou 70 jovens chineses que em 1964 a República Popular enviou quase secretamente para Macau, a fim de estudarem a língua de Camões.
O Fu Ligang adquiriu excelentes conhecimentos de português. Teve um professor que nunca esqueceu com o nome de Júlio Pereira Dinis. Responsável e trabalhador -- creio que é membro do Partido Comunista da China --, hoje de manhã perguntou-me:
“Então camarada António, está a gostar de viver em Pequim, está satisfeito com a China que veio encontrar”?
Assumindo os meus antecedentes meio comunistas, na versão meio maoista, ainda com meia convicção política, respondi-lhe mais ou menos nos seguintes meios termos:
“Sim, vim encontrar um país a crescer, um povo simpático e tenho boas condições de vida e de trabalho aqui em Pequim. Depois, estou a dar o meu pequeno contributo para ajudar a construir o socialismo, para a criação do homem novo, para a construção de uma sociedade mais justa e de um mundo melhor”.
O Fu Ligang ouviu o meu discurso impassível, um levíssimo sorriso a aflorar nos lábios e, passados uns longos segundos, olhou-me pelo canto do olho e disse-me, em excelente português:
“O camarada é ingénuo.”
E não houve mais conversa. Durante o resto da manhã debruçámo-nos sobre os textos a traduzir e a corrigir.
O Fu deve ter razão. Nestes meus quatro anos de Pequim, vou tentar entender e digerir a minha ingenuidade.

António Graºça de Abreu

António J. P. Costa disse...

Oh Luís Graça

Salvo melhor opinião, hoje estás numa de internacional-porreirismo. Deixa que isso amanhã já passou.
Já lá dizia o Vasco da Gama: "Não há rapazes naus"... e o Padre Américo "Não há rapaus nazes"...
Semos todos bonzinhos, né?

Um Abraço
António J. P. Costa

Valdemar Silva disse...

Graça Abreu, hoje, quase 50 anos passados, mesmo que olhe pelo canto do olho, que no caso dele é muito fechado, qual será o comentário do Fu Ligang sobre o extraordinário desenvolvimento da China governada pelo partido comunista.

A China é a nação com o maior crescimento econômico dos últimos 25 anos, com a média do crescimento do PIB em 10% por ano. O rendimento per capita da China cresceu 8% ao ano nos últimos 30 anos.

Qual seria a ingenuidade que Fu Ligang parecia estar a zandingar?
Seria poder haver por parte dos países "ocidentais" bloqueios, proibições, sanções que estrangularia desenvolvimento do país e bom modo de vida do povo?
E não houve mais conversa.

Valdemar Queiroz

Tabanca Grande Luís Graça disse...

António, como já escrevi no nosso Facebook:

Todos temos direito à "ingenuidade". E quem nunca foi criança, e sobretudo "ingénuo", que lance a primeira pedra... Jesus Cristo foi criança, e "ingénuo", o Marx, idem aspas, o Amílcar Cabral, tão "tuga" como nós, também o foi (ou ainda mais, com um pai "tirano", ex-padre e... e "f...lhão", à boa maneira dos patriarcas bíblicos)... Honestidade intelectual é a nossa capacidade de crítica e autocrítica... Mas disso não é fácil falar nas redes sociais, onde ainda estamos de aprender a saber ouvir os outros... e a respeitar o melhor dos outros, a verdade e a honradez dos outros... Aquele abraço "ingénuo" de dois velhos camaradas de armas. Luís

________________


ingenuidade
ingenuidade | n. f.
in·ge·nu·i·da·de |u-i|
(latim ingenuitas, -atis, condição de homem livre, sentimentos nobres, honradez, lealdade, honestidade)
nome feminino
1. Qualidade da pessoa ingénua.
2. Simplicidade extrema.
3. [Figurado] Falta de bom senso prático; parvoíce.
4. Credulidade excessiva.

"ingenuidade", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/ingenuidade [consultado em 20-04-2023].

a disse...

Oh, Valdemar, mas não entendes que a China, em termos económicos e sociais, mandou o socialismo para as urtigas... O capitalismo, a abertura da sociedade aos mercado, um capitalismo às vezes selvagem e nada edificante, prosperou. Deng Xiaoping explicou tudo, numa frase lapidar: "Não im porta que o gato seja branco ou preto, importa que cace ratos." Com o socialismo de Mao Zedong, de Marx e de Lenine, (estive na China seis anos, vi e vivi, muitas lágrimas caíram no meu rosto) era pobreza em cima de de pobreza. Conheci essa China, 1977/83. Depois veio a criação de mais riqueza. 500 milhões de chineses retirados da miséria. Uma sociedade desiquilibrada, a crescer, com todas as desigualdades inerentes à sua própria natureza. Se eu gosto? Não gosto. Mas pergunta qo Fu Ligang, que há há 47 anos atrás já não acreditava nas ingenuidades revolucionárias que fizeram o seu tempo, e hoje se abeiram dos caixotes do lixo da História.

Abraço,

António Graça de Abreu

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Tó Zé, deve ser efeitos da primavera atipica agora com as irreversiveis alterações climáticas. .. Acontece: passo a sair mais vezes de casa, deixo de ver o mundo apenas pelo buraco da fechadura ou da janela do meu quarto....

Ainda bem que a rapaziada desata a escrever... E como aqui todos os "disparates" ( desde que não sejam insultos") têm lugar na montra de trás do blogue, também eu me permito às vezes dar para o peditório do internacional-porreirismo...

Enfim, ninguém é perfeito mas juntos podemos sê-lo , ensinaram-me na tropa..

António J. P. Costa disse...

De outro post do blog retirei este texto:

Já todos sabemos a estória, não vou aqui repetir, é só para lembrar.
Major Passos Ramos
Major Osório
Major Pereira da Silva
Alferes João Mosca
Mamadu Lamine
Aliú Sissé
Patrão da Costa
Que a História futura os lembre como MÁRTIRES PELA PAZ!
Afinal quem era o ingénuo? Nós até já temos um "gajo" (muito jeitoso) que lamenta que ele não tenha sido presidente mais cedo...
A culpa dos gajos do 25-barra-QUATRO, que se atrasaram a fazer a revolução...
Foram uns ingénuos...

Um Ab.
António J. P. Costa

Valdemar Silva disse...

Graça Abreu, quer dizer que o Fu Ligang teria deixado de ser ingénuo.
Aqueles grandes Congressos do Povo com a bandeira da foice e martelo é uma chinesice.
E, calhando, até toda a China é uma infindável Loja do Chinês.
(Uf! hoje vou dormir mais descansado)

Saúde da boa
Valdemar Queiroz