quarta-feira, 5 de abril de 2023

Guiné 61/74 - P24200: Bom dia desde Bissau (Patrício Ribeiro) (34): Visita ao "Museu Militar da Luta de Libertação Nacional", na fortaleza da Amura

Foto nº 1 > Guiné-Bissau > Bissau >Fortaleza da Amura > Museu Militar da Luta de Libertação Nacional > "Viatura blindada de fabrico russo que terá sido usado pelo PAIGC em 1974 contra Bedanda e Copá"... o que etsá por confirmar, de fonte independente.


Foto nº 1A > Guiné-Bissau > Bissau >Fortaleza da Amura > Museu Militar da Luta de Libertação Nacional > Viatura blindada (pormenor). Parece-nos ser a uma BRDM-2 (informção sujeita a confirmação).


Foto nº 2 > Guiné-Bissau > Bissau >Fortaleza da Amura > Museu Militar da Luta de Libertação Nacional > Artilharia portuguesa: se não erramos, uma peça 11.4 e um obus 14.


Foto nº 3 > Guiné-Bissau > Bissau >Fortaleza da Amura > Museu Militar da Luta de Libertação Nacional >  Posto emissor que foi usado em Conacri, nas emissões da "Rádio Libertação"


Foto nº 3A > Guiné-Bissau > Bissau >Fortaleza da Amura > Museu Militar da Luta de Libertação Nacional >  Estação emissora >Em 16 de julho de 1967, tiveram início as emissões da "Rádio Libertação", a partir de Conacri... Os nossos soldados chamavam "Maria Turra" à locutora de serviço,  a Amélia Araújo, natural de Angola, casada com o cabo-verdiano José Araújo. (Parece que ainda está viva, a viver em Cabo Verde.)


Foto nº 4 > Guiné-Bissau > Bissau >Fortaleza da Amura > Museu Militar da Luta de Libertação Nacional > O setor das armas pesadas


Foto nº 5 > Guiné-Bissau > Bissau > Fortaleza da Amura > Museu Militar da Luta de Libertação Nacional > A peça do lado direito não pode ser  o famigerado "canhão de 130 mm", de origem russa, fornecido pela Guiné-Conacri ao PAIGC nos ataques a Guileje e a Gadamael... A peça de artilhar 130 mm, M-46, tinha/ tem  um cano ou tubo de mais de 7 metros de comprimento...  Não era armamento do PAIGC,  deve ter sido cedida pelo Sekou Touré, exigia uma equipagem de 8 elementos e disparava do outro lado da fronteira... Angola foi um dos países lusófonos que dispunna desta temível arma, durante a chamada guerra da segunda independência.

Também não vemos aqui o "Grad", o lança-foguete 122 mm, o "jacto do povo", na gíria do PAIGC... Nem o Strela, o míssil terra-ar SA-7, a coqueluche do Manecas dos Santos...


Foto nº 6 > Guiné-Bissau > Bissau >Fortaleza da Amura > Museu Militar da Luta de Libertação Nacional > Uma antiaérea ZPU -1Havia as quádruplas, ZPU-4...


Foto nº 7 > Guiné-Bissau > Bissau >Fortaleza da Amura > Museu Militar da Luta de Libertação Nacional > Uma metralhadora pesada, um canhão sem recuo e um morteiro 82 (de que só se vê o prato)... A metralhadora será umantiaérea Degtyarev de 12.7 mm?


Foto nº 8 > Guiné-Bissau > Bissau >Fortaleza da Amura > Museu Militar da Luta de Libertação Nacional > Canhão s/r (B2 B-10?)


Foto nº 9 > Guiné-Bissau > Bissau >Fortaleza da Amura > Museu Militar da Luta de Libertação Nacional >  O célebre "carocha" do Amílcar Cabral (que esteve muitos anos abandonado na casa de Bafatá, onde o líder histórico do PAIGCnasceu em 1924)


Foto nº 9A > Guiné-Bissau > Bissau >Fortaleza da Amura > Museu Militar da Luta de Libertação Nacional >  O célebre "carocha" do Amílcar Cabral (pormenor)


Foto nº 10 > Guiné-Bissau > Bissau >Fortaleza da Amura > Museu Militar da Luta de Libertação Nacional > Vista exterior da Amura... Ao fundo, o estuário do rio Geba e a ilha de Rei e, à esquerda, o antigo edifício da Alfândega, do tempo colonial.

Fotos (e legendas): © Patrício Ribeiro (2023). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné


1. Mensagem do Patrício Ribeiro (nosso correspondente em Bissau, colaborador permanente da Tabanca Grande para as questões do ambiente, economia e geografia da Guiné-Bissau, onde vive desde 1984, e onde é empresário, fundador e diretor técnico da Impar Lda; tem mais de 130 referências no blogue: autor da série, entre outras, "Bom dia desde Bssau" (*):

Data(s) - 1/04/2023, 11:21 e 2/04/2023, 12:39

Assunto - Bom dia desde Bissau: visita ao museu da Amura,

Vou enviar diversas fotos.

Luis, para vosso conhecimento

1ª Parte

Em visita ao Museu da Amura, a convite da Cooperação Portuguesa para assistir a uma peça de teatro sobre a vida do Amílcar Cabral.

Tivemos a possibilidade de ver o Museu Militar, construído dentro da fortaleza da Amura.

Envio algumas fotos, das armas pesadas, que podemos encontrar no exterior. Para os comentários dos nossos especialistas do Blog.

Na 2ª parte, as tiradas no interior do museu. Existem algumas salas novas, onde nas paredes podemos observar dentro de expositores as armas ligeiras.

O Museu Militar da Luta de Libertação Nacional, inaugurado em 2017, pode ser visitado todos os dias, das 8 até 16 horas, sem marcação.

Diretor do museu, Tenente-coronel Quintino Napoleão dos Reis | WTS 00245 95 63556340 | tel. 95 595 90554 – 96663 2756.

Abraço. 
Patrício Ribeiro

9 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Vou pedir aos nossos especialistas de armamento que pronunciem sobre a correcção das legendas... As fotos vieram sem legendas...

Ramiro Jesus disse...

Boa-tarde camaradas.
Reparei especialmente na última foto - a do exterior da Amura - que demonstra o pouco que o POVO guineense ficou a ganhar com a independência.
Como tenho visto noutras imagens e esta comprova, há mais lixeiras que jardins.

Boa Páscoa para todos!
R. Jesus

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Obrigado, Ramiro, Boa Páscoa também para ti e os teus...

Sim, as ruas da velha Bissau estão irreconhecíveis. Há obras de "remodelação" (pavimentop, passeios, etc,.), esperemos que não sejam de "descaracterização total"... Escreveu o Patrício Ribeiro na vésperea de Nata, de 2022:

(...) "Neste momento, estão a decorrer as obras de reparação das calçadas e asfalto das ruas, nesta parte histórica da Cidade Velha.

As ruas desta parte da cidade estão todas a ser reparadas, era bom que pudesse acontecer por toda a cidade…

Envio também fotos dos muros da Fortaleza da Amura, onde alguns antigos combatentes os vigiavam há 50 anos, nesta quadra do Natal e Ano Novo. (...)

https://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/2022/12/guine-6174-p23924-bom-dia-desde-bissau.html

Tabanca Grande Luís Graça disse...

13 DE NOVEMBRO DE 2019
Guiné 61/74 - P20340: Memória dos lugares (400): Roteiro de Bissau, antes e depois de 1975: principais artérias e pontos de referência


https://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/2019/11/guine-6174-p20340-memoria-dos-lugares.html

Valdemar Silva disse...

Obrigado Patrício pelas fotografias.
Sobre a fotografia do Volkswagen, parece-me ser um modelo 1300 (1295c.c.) do ano 1970.

Julgo que não terá sido junto a esta VW que Amílcar Cabral foi assassinado, atendendo ao relato:
"O já muito rodado Volkswagen, transportando um casal, arrancara das imediações da Embaixada da Polónia, onde decorrera nessa noite uma receçpão, e, depois de ter percorrido algumas ruas arborizadas, estava prestes a deter-se junto da residência dos seus ocupantes."
Este VW do dia do assassinato, está em Conakry num Museu junto de uma Praça com uma estátua de Amílcar Cabral.

O que vemos na fotografia do Patrício Ribeiro parece ser outro, nota-se estar 'bem tratado', sem os piscas sobre os guarda-lamas, mas não parece 'já muito rodado'. Neste caso Amílcar Cabral teria dois VWs, e até a legenda junto teria alusão a esse facto.

Saúde da boa
Valdemar Queiroz

João de Melo - Op Cripto CCav8351 "Tigres de Cumbijã disse...

Meu bom amigo Patrício, obrigado pela divulgação deste museu!
Estava a minha programação encaminhada para, na próxima semana o podermos visitar em conjunto... Não vai ser possível mas, para Novembro (se não surgir nenhum contratempo) acontecerá!
Patrício Ribeiro, não é só o que tudo de bom com respeito a ele dizem. É muito mais! É um companheiro com quem podemos contar!
Agradeço publicamente todos os favores que me concedeu e aturou durante centenas de quilómetros por essa Guiné que ambos amamos!
Obrigado!

Tabanca Grande Luís Graça disse...

João, esse público agradecimento ao Patrício Ribeiro que aqui deixas, é partilhado por mim e por todos aqueles que o conhecem. Ele é o nosso "embaixador" na Guiné- Bissau.

Quando voltares a Bissau, em Novembro,completa com fotos e legendas esta visita ao museu militar da Amura. Nessa altura a remodelação das ruas da velha Bissau já deve estar concluída. Ab, Luís.

Anónimo disse...

Creio que era com o Canhão sem recua da fig. 7 que atacaram dezenas de vezes a nossa “alegre casinha” do Cumbijã e que no fatídico dia de 21 de Agosto do ano da brasa de 1973 atingiu mortalmente o nosso camarada: Fausto Costa.

Aproveito para dar um abraço ao camarada e grande amigo, João Melo (O nosso cabo cripto da ccav 8351 – Os Tigres do Cumbijã). Homem solidário e grande amigo da população da tabanca do Cumbijã, com visitas regulares, sempre carregado com material escolar, vestuário, etc.,
Grande abraço amigo Melo e um bj à tua, também solidária e amiga da Guiné, Carmo.
Um bem haja ao Patrício Ribeiro
Joaquim Costa

Valdemar Silva disse...

Ramiro, tenho estado a pensar no teu desabafo:
"Reparei especialmente na última foto - a do exterior da Amura - que demonstra o pouco que o POVO guineense ficou a ganhar com a independência.
Como tenho visto noutras imagens e esta comprova, há mais lixeiras que jardins"

Então o que estarão a pensar os árabes com a nossa independência à espadeirada há mais de 900 anos e as lixeiras/falta de limpeza por todos os cantos das nossas cidades, vilas e aldeias.

Parece que, agora, em Bissau estão a haver grandes obras de requalificação da cidade.

Saúde e boa Páscoa
Valdemar Queiroz