quarta-feira, 5 de abril de 2023

Guiné 61/74 - P24198: No céu não há disto... Comes & bebes: sugestões dos 'vagomestres' da Tabanca Grande (34): papas de sarrabulho à moda de Candoz

Tabanca de Candoz > 12 de Outubro de 2006 > Na matança do porco (*), faziam-se as papas de sarrabulho... à moda de Candoz.

Video (3' 47''): Luís Graça (2006). (**)

1. A "Tia Nitas" (como eu tratava carinhosamente a minha "mana", e que  "Deus já lá tem",  como diz aqui o povo) sabia explicar tudo direitinho... com a sabedoria, o amor e a paciência que ela punha em tudo o que fazia na Terra da Alegria...  Era uma excelente cozinheira e  "dona de casa" tal como foi uma grande profissional no laboratório de tecnologia química do ISEP.

Já não se mata mais o porco, lá em casa,  como antigamente, nem se farão mais as papas de sarrabulho (a não ser comprando os ingredienets no Talho, mas já não teria a mesma graça...).  A matéria prima    é  (era) o sangue de porco  e os miúdos da carne de porco (coração, fígado,  etc.) .

Fomos desencantar este vídeo (mais do que amador...) no blogue "A Nossa Quinta de Candoz"... E voltamos a reproduzi-lo aqui. É uma pequena homenagem à nossa Nitas (Candoz, 1947 - Porto, 2023), nesta quadra festiva, a Páscoa,  de que ela gostava tanto ou mais do que o Natal.

Vamos reunir a família em Candoz, este fim de semana,  (Riosunbga mas não vamos abrir a porta ao compasso pascal, este ano. (A visita em Candoz era sempre à  segunda-feira,  o compasso levava dois dias a  percorrer a feguesia.) Estamos de luto, como manda a tradição e o coração. 

No vídeo, que é de 2006,  aparecem as três manas da familia, a Rosa (Rosinha, a mais velha das três), a Chita (Alice) e a Nitas (Ana), guardadoras dos segredos e dos sabores culinários da família Ferreira Carneiro... Na altura eram também elas as  sócias da Quinta de Candoz (falta aqui o mais novo, o mano Zé para completar o quarteto dos sócios da Sociedade Agrícola da Quinta de Candoz...).

 2. O modo de fazer este prato segue a tradição minhota, comum à região do Douro Litoral (a que pertence Candoz, já no limite do distrito do Porto) (***). A receita pode ser vista aqui, na página Cozinha Tradicional:

(...) As papas de sarrabulho fazem parte das receitas tradicionais da cozinha portuguesa, sendo oriundas do Minho, no norte de Portugal. 

Os ingredientes principais destas papas são: sangue de porco (que dá origem ao termo 'sarrabulho' ), carne de galinha, carne de porco, cominhos e pão ou farinha de milho. São servidas como sopa ou como acompanhamento de pratos como os Rojões à moda do Minho.

As papas de sarrabulho são tradicionalmente feitas no Inverno, quando se realiza a matança do porco. Além disso, fazem um prato forte, que apetece sobretudo saborear no tempo frio.

 É comum encontrar este prato tradicional nos restaurantes do norte de Portugal, sendo raro encontrá-las nas regiões centro e sul do país. (...).

3. E ainda a propósito da quadra festiva da Páscoa, lembro aqui também o que eu gostava de escrever, por esta altura,  no blogue de "A Nossa Quinta de Candoz", quando ainda erámos todos vivos e respirávamos saúde e havia alegria para poder receber o compasso pascal:

(...) Qualquer que seja o significado que a Páscoa possa ter para cada um de nós, há nela uma mensagem de sentido universal e intemporal: a travessia da 'picada' [estrada ruim, trilho]  da vida, com todos os seus riscos, medos, minas e armadilhas, é bem mais fácil, se for feita em conjunto, de maneira solidária, partilhada... Mesmo sabendo todos nós, que o nascer e o morrer são os atos mais intrinsecamente solitários da vida humana. (...).

5 comentários:

Valdemar Silva disse...

No céu não há disto....
Pois não. Com estas santas chefas em terra há milagres garantidos: papas de sarrabulho.

Boa Páscoa
Valdemar Queiroz

Eduardo Estrela disse...

Com papas de sarrabulho e outras iguarias, boa Páscoa para os Tabanqueiros e famílias, acima de tudo com muita saúde.
Abraço
Eduardo Estrela

Valdemar Silva disse...

Obrigado Estrela
Amendoeiras é contigo, mas as amêndoas que bem precisamos continuam chupadas da silva.

Boa Páscoa para toda a rapaziada da Tabanca e família.

Valdemar Queiroz

Anónimo disse...

Obrigado Luís pelo filme. Já alguns chefes de cozinha o “caçaram”
Como já aqui referi, em minha casa todos os anos se matava o porco, logo, as papas não faltavam.
Embora não fosse uma casa de lavoura, era (e ainda é) uma típica casa minhota, onde se criavam o porco, coelhos e galinhas, para consumo da casa (para alimentar 10 bocas sem fastio…).
Uma Santa e Feliz Páscoa para ti e família assim como todo o pessoal da Tabanca
Um abraço

Anónimo disse...

Só faltou assinar:
Joaquim Costa