sábado, 15 de janeiro de 2022

Guiné 61/74 - P22907: O nosso blogue em números (77): em 2021, apesar da dupla fadiga pandémica e bloguística, tivemos uma média de 4,5 de comentários por poste, igual à do ano anterior...





Infografias: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné (2022)


1. Prosseguindo a nossa "prestação de contas" (*) ... O número de comentários, em 2021, num total de 5410 (limpos de mensagens Spam) foi ligeiramemte inferior ao do ano passado (5410) (Gráfico nº 9) mas está acima da média dos últimos sete anos (2015-2021), que foi de 5043. (**)

A dividir por 1140 postes publicados em 2021 (menos 62 que em 2020), temos uma média de 4,5 comentários por poste, no ano transato (Gráfico nº 10). Nos últimos sete anos,  a média anual  é de  4 comentários por poste!

O nosso recorde continua a ser  os 6 comentários, em média, por poste, nos anos de 2011 e 2012 em que publicámos um total de 1756 e 1604 postes, com 11 mil e 10,5 mil comentários, respetivamente... Mas nessa época o controlo do SPAM não era tão rigoroso. Hoje há um despiste rigoroso do SPAM por parte do nosso servidor, o Blogger.

2. Convém, entretanto, lembrar, mais uma vez, que estas "médias", como todas as médias estatístias, são "enganadoras": há postes sem um único comentário, a maior parte tem um, dois ou  três... Às vezes podem ter meia dúzia, ou até 10.... Outros podem ter, excecionalmente, algumas dezenas: 20, 30, ou até mais... Tudo depende do tema, do conteúdo, do interesse, do autor, da ilustração fotográfica, etc.
 
Há, naturalmente, postes mais "polémicos" ou mais "interessantes" ou até mais "apaixonantes" do que outros. Tudo depende do assunto e da sua abordagem. Os postes com pontos de vista menos "consensuais" podem originar mais comentários. Em todo o caso, ler e comentar dá trabalho... E nota-se, ao fim destes anos todos (vamos fazer 18 anos em 23/4/2022!) uma "fadiga bloguística", agravada nestes últimos dois pela "fadiga pandémica"... O que é natural e, mais do que isso, humano...  LG

Mas merece as nossas palmas (, dos editores e dos autores) os nossos leitores que, além de lerem os postes, ainda mostram interesse em os comentar. 

3. Recorde-se que qualquer leitor (,  mesmo não registado no Blogger ou sem conta no Google), pode comentar como "anónimo"... As nossas regras exigem, no entanto, que no final da mensagem deixe o seu nome e apelido (,como é conhecido dentro ou fora da Tabanca Grande).

Como "anónimo", o leitor terá sempre que "clicar" na caixa que diz "Não sou um robô"...

O ideal é, pois, usar a conta do Google (, basta só criar uma conta, o que é gratuito): quase toda a gente, hoje em dia, tem um endereço de @gmail...

Os comentários dão mais vida ao nosso blogue!... E são a prova de que estamos vivos!... O comentário não precisa de ser extenso: às vezes basta uma linha ou duas. (Há um limite de cerca de 4 mil carateres, incluindo espaços,  por comentário (cerca de página e meia em formato A4; mas podem desdobrar-se os comentários.)

Recorde-se que uma parte desses comentários pode dar (e tem dado) origem a postes, por iniciativa em geral dos editores mas também, nalguns casos, por sugestão dos autores.

Por outro lado, alguns camaradas nossos continuam a queixar-se de perderem, às vezes, extensos comentários, certamente por terem tocado numa tecla errada... Nestes casos, é preferível escrever o texto em word, à parte e no fim, fazer "copy & paste"... É mais seguro. Excecionalmente, há um comentário que não é publicado, mas não se perde, indo parar à caixa do SPAM. E nesse caso pode ser recuperado pelos editores.

Já a meio de janeiro de 2022,  reforçamos os votos da Tabanca Grande para que os nossos leitores continuem a aparecer a comentar os nossos postes. E quem aparecer será sempre bem vindo, desde que dê a cara... Os autores (e os editores) agradecem o interesse. 

___________

6 comentários:

Hélder Valério disse...

Caro Luís

Estas coisas das estatísticas permitem sempre várias leituras.
Mas uma coisa é certa: alguma notícia sobre "a morte do Blogue", será manifestamente exagerada.
O assunto/tema (memórias das guerras de África) está esgotado? Para alguns, certamente!
Mas tem-se visto que assim não é. Ainda recentemente se deu conta do interesse manifestado, principalmente pelos alunos, num evento levado a cabo, com cuidado e divulgação, sobre a acção dos Pelotões de Reconhecimento.
Além disso há ainda muitas facetas que estão longe se terem sido exploradas.
Haja então, vontade, paciência, persistência.

Hélder Sousa

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Obrigado, pelo comentário e pelo estímulo, ao nosso "colaborador permanente e provedor da Tabanca Grande", Hélder Sousa. LG

Tabanca Grande Luís Graça disse...

E a propósito de colaboradores permanentes, temos de "colmatar" duas baixas, por morte, a do Torcato Mendonça (questões operacionais) e Jorge Cabral (questões jurídicas).

Para as questões jurídicas, já fizemos um contacto, o Joaquim Pinto de Carvalho, advogado. Falta alguém que se sinta honrado em suceder ao nosso saudoso Torcato Mendonça.

Estamos também a pensar (e já fizemos um convite nesse sentido) para a criação de um novo lugar de consultor, para as questões de geografia e economia da Guiné-Bissau. O Patrício Ribeiro aceitou, estamos à espera que nos mande uma foto atual..., sem "máscara".

Tabanca Grande Luís Graça disse...

A longevidade do blogue é já motivo de admiração, sobretudo por quem está de fora... Mas reconheço que há uma fadiga bloguistica, não tanto por parte dos editores ( que, apesar das suas limitações de saúde, vão publicando em média 3 a 4 postes por dia...) como sobretudo ao nível dos comentadores... cujo leque me parece mais reduzido hoje...



Anónimo disse...

Aqui vai uns “bitaites” de um periquito, sobre a assunto em discussão.
É a lei natural das coisas:
Já temos dificuldade em levantar uma perna (… a outra já não se levantam mesmo!!!), em levantar um braço para teclar um comentário, mas cada vez somos mais dependentes do blogue. Acredito que para muitos é a única forma de contactar com alguém que os compreende, ainda que não comentando. Eu próprio, sendo um jovem (...no blogue), sinto vontade de comentar tudo, mas o resto do corpo não acompanha este impulso da mente.
Felizmente a guerra acabou (se é que acabou), pelo que não é possível renovar o “quadro de pessoal”. Contudo, analisando a estatística apresentada pelo Luís ainda há muito caminho para andar.
Parabéns aos velhinhos que criaram e consolidaram este nosso Blogue (que é do Luís) e desculpem esta “colherada” de um periquito
Joaquim Costa

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Joaquim, o blogue chama-se, apropriadamente, Luís Graça & Camaradas da Guiné... Tu, periquitom, não sabes, começou aqui: primeiro veio o blogue...fora...nada. E depois é que veio o blogue...fora...nada...e...vão...três.

https://blogueforanada.blogspot.com/

Luís Graça & Camaradas da Guiné (I Série)
blogue-fora-nada. homo socius ergo blogus [sum]. homem social logo blogador. em sociobloguês nos entendemos. o port(ug)al dos (por)tugas. a prova dos blogue-fora-nada. a guerra colonial. a guiné. do chacheu ao boe. de bissau a bambadinca. os cacimbados. o geba. o corubal. os rios. o macaréu da nossa revolta. o humor nosso de cada dia nos dai hoje.lá vamos blogando e rindo. e venham mais cinco (camaradas). e vieram tantos que isto se transformou numa caserna. a maior caserna virtual da Net!