quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Guiné 61/74 - P20122: (De)Caras (135): Carlos Marques de Oliveira, membro da Magnífica Tabanca da Linha, ex-fur mil, Pel Mort 2115, 5º Pel Art e 7º Pel Art (Catió e Cabedu, 1969/71): tive o privilégio de comandar valentes artilheiros


Guiné > Região de Quínara > Fulacundia > Obús 10.5 [ Foto do álbum de José Claudino da Silva, ex-1.º cabo cond auto, 3.ª CART / BART 6520/72 (Fulacunda, 1972/74)]

Foto (e legenda): © José Claudino da Silva  (2019). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Comentário do nosso camarada Carlos Marques de Oliveira, membro de A Magnífica Tabanca da Linha (desde  2 de maio de 2017), natural de Lisboa, vivendo em Sintra [, tem página no Facebook, temos cerca de 150 amigos em comum: fica desde já convidado para integrar, de pleno direito, a Tabanca Grande, com o nº 796, a seguir ao Domingos Robalo, o nº 795] (*)


Meu caro Domingos Robalo, felicito-o pelo poste sobre a artilharia na Guiné. (*)

O mundo é pequeno. Para além de termos viajado no Niassa de 7 a 12 de Maio de 1969, foi meu instrutor na BAC1/GAC7, quando da minha formação artilheira, de recurso. Fiz parte do grupo de Furriéis e Alféres Milicianos Armas Pesadas de Infantaria que recebeu instrução de Materiais e Tiro de Artilharia tendo sido colocado no 5º Pel Art  em Cabedu e mais tarde, por falecimento em combate do 2º Sarg. Issa Jau, no 7º Pel Art  em Catió. 

Tive a honra e o privilégio de comandar valentes artilheiros. Conheci pessoalmente o Sarg. Issa Jau, que admirei, pois o meu Pel Mort 2115 foi colocado de reforço ao BART 2865 em Catió. 

Na fotografia dos artilheiros de Catió está o então major de artilharia António José de Mello Machado, 2º Cmdt do BART 2865,  mais tarde promovido a ten cor,  passando a comandar o BART até final de comissão. (*)

Meu caro Luis Graça, obrigado pela possibilidade que nos tens dado de podermos partilhar e recordar tanto do que todos nós , os que estivemos na Guiné , temos de comum. Tanto que temos para conversar. 

Um abraço,  Domingos Robalo, e quero que saiba que a instrução que recebemos valeu a pena. Não o deixámos ficar mal.

Carlos Marques de Oliveira (**)
Magnífica Tabanca da Linha
___________

8 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Carlps, temo-nos encontrado, nos almoços da Tabanca da Linha, mas nunca tivemos oportunidade de conversar sobre as "coisas" da Guiné... Vejo que és um homem de armas pesadas de infantaria, como eu, mas tiveste o privilégio de ser artilheiro e comandar valentes artilheiros... Gostava que contasses a história do Issa Jau...

Por outro lado, confirma-se, mais uma vez, que o Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande!... O teu reencontro com o Domingos Robalo tem que ser devidamente assinalado, com a vossa entrada, em conjunto, na Tabanca Grande, pela porta grande... Como sabes, ser membro da Tabanca da Linha não dá acesso imediato à Tabanca Grande... Já reservei os nºs 795 e 796, para o Domingos Robalo e para ti, respetivamente.

Só preciso, no teu caso, que dês o teu consentimento informado... Ah!, e nos mandes uma foto dos bons velhos tempos de Catió ou Cabedu. Vejo que fomos contemporâneos na Guiné.

Aquele abraço, até um dia destes. Luís

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Já agora indica-nos, na foto de grupo do 7º Pel Art, em que aparece o então major Mello Machado (poste P20120), quem é o 2º srgt art Issa Jau, partindo do princípio que a foto foi tirada em data anterior à sua morte (27/2/1970)... Será que é o militar de óculos escuros, ao meio, na segunda fila, à esquerda do major ?...


4 DE SETEMBRO DE 2019
Guiné 61/74 - P20120: Facebook...ando (53): Grande foi a abnegação dos artilheiros no CTIG, a avaliar pelo que lá vivi e testemunhei (Domingos Robalo, ex-fur mil art, BAC 1 / GAC 7, Bissau e Fulacunda, 1969/71; reside em Almada)

Anónimo disse...

Por ocasião da morte do cor art ref Mello Msacahdo (1928-2012), o Carlos Marques de Oliveira escreveu o seguinte comentário:

Não quero deixar de estar presente nestas breves mas sentidas homenagens à memoria de um Homem de quem tive o privilégio de acompanhar e de ter tido a sua estima e amizade.

Fui Cmdt do Pel Mort 2115 e dos 5º Pel Art de Cabedu e de 7º Pel Art de Catió, tendo neste substituido o cmdt Issa Jau, morto em combate [, em 27/2/1970].

Foram tempos difíceis que todos conhecemos e onde se revelaram as qualidades e defeitos de cada um de nós.

Acompanhei o Cor Mello Machado comandante do BART 2865, desde a sua campanha da Guiné, até agora. Foram 43 anos de estima e de amizade que muito me honram.

Nunca deixou de ser um Homem de princípios e valores. Sempre lutando, preocupado, recebeu o eespeito de quem com ele conviveu.

Acompanho o luto e o desgosto de sua família e procurarei preservar a sua Memória.
Meu caro Comandante, vamos beber um Gin Tónico?

Carlos Marques de Oliveira
3 de março de 2012 às 13:17


21 DE FEVEREIRO DE 2012
Guiné 63/74 - P9514: In Memoriam (110): Faleceu o Major de Artilharia António José de Mello Machado, 2º CMDT do BART 2865 - Catió, Cufar e Bedanda -, FEV1969 a DEZ1970 (António Brandão)

Unknown disse...

Meu caro Luis, fico muito honrado pelo convite que recebo para passar a ser membro desta Tabanca Grande. Que formalmente aceito. Mais detalhes e fotos tens de me ensinar como os publicar ou os fazer chegar para publicação. Aguardo instruções. Nem estou certo se aqui posso responder ao que me perguntas.
Na foto do 7º PelArt com o então Maj Mello Machado não está o Sarg. Issa Jau. Aliás faltam mais elementos desse PelArt que, só de recrutamento na Província, tinha cerca de 16 soldados.
O Sarg Issa Jau foi ferido nos primeiros rebentamentos de um ataque ao quartel de Catió, a 26FEV70 tendo falecido durante a evacuação para Bissau. Nessa data já era Comandante do BART 2865 o TenCorArt Mello Machado.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Meu caro Marques de Oliveira:

Manda-me, por email, as tuas fotos que tiveres da Guiné, umas tantas... Ou só uma, tua, fardado... dE preferência com legendas... Quanto ao teu currículo militar, já o sei, mas podes acrescentar algo mais... AS fotos têm que ser digitalizadas... Também podes pô-las no teu Facebook, ou no Facebook da Magnífica Tabanca da LInha, ou da Tabanca Grande Luís Graça... Pede ajuda a alguém (filhos, netos, amigos, camaradas...),s e não conseguires.

Tens o meu endereço de email: luis.graca.prof@gmail.com

Abraço, Luís

Abilio Duarte disse...

Olá,
Não sou de Artilharia de Campanha, sou Infante, atirador, curso tirado em VENDA NOVAS, 2º.Turno de 68, e Minas e Armadilhas.
No tempo todo que estive em serviço, sempre estive ao lado de operacionais de Obuses.
Em Vendas Novas, na semana de campo, com obuses e Cavalaria de Estremoz, a partir da madrugada do último dia . que era o assalto á posição inimiga, nunca tinha presenciado tanto fogo, como naquela manhã, antes da minha Companhia de Instrução, ter conquistado o QG inimigo.
Na Guiné, estive presente, ao fogo de Obus 14 e 10.5. Assim como em Paunca, com morteiros 80, e Obus 10.5.
Por isso ainda tenho na memória, do festival que era estar um Obuz 10.5 e um morteiro a fazer fogo.
Abraço a todos aqueles que serviram na Guiné.

Manuel Resende disse...

Caríssimo Carlos, já falei contigo e sei que não passaste por Jolmete. Nós CCAÇ 2585 tivémos lá um pelotão de obuses de 10,5 durante um mês. Creio que em fins de 1969, tenho fotos mas só dos obuses. Quem esteve lá que diga. Gostava de encontrar estas pessoas, pelo menos o Furriel que fazia os cálculos onde as "bujardas" deviam cair.
Manuel Resende

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Errata: por ocasião da morte do cor art ref Mello Msacahdo (1928-2012)... É evidente que se trat do saudoso cor art ref Mello MACHADO (1928-2012)...

O nosso pedido de desculpas... LG