terça-feira, 29 de agosto de 2023

Guiné 61/74 - P24597: Tabanca Grande (553): Souleimane Silá, nascido em 1958, filho da "Rainha de Catió (que afinal era natural do Xitole)", a viver hoje no Luxemburgo: senta-se à sombra do nosso poilão, no lubgar nº 881


Souleimane Silá, nascido em Catió, em 1958:
novo membro da Tabanhca Grande, nº 881


1. O Souleimane Silá, filho da "Rainha de Catió" (*), chegou ao nosso blogue através do Formulário de Contacto do Blogger. Aqui vai a sua primeira mensagem:

Data - segunda, 14/08/2023, 10:10

Agradeço que me seja permitido publicar minha versão da vossa publicação de passado 09/agosto/2023 sobre as recordações do entâo major Pinheiro referente a rainha de Catio (**),

Aceitem um caloroso bom dia de filho daquela madame e, dar meu testemunho. Souleimane SILA (Luxembourg, 14/agosto/2023

Cumprimentos,
Souleimane Silá 


2. Depois de publicar a sua mensagem do dia 13 do corrente, no poste P24556 (*), deixámos-lhe um convite para integrar a nossa Tabanca Grande, convite que ele aceitou;

(...) Aproveito, por fim, para convidar o Souleimane Silá (a quem agradeço estas carinhosas confidências sobre a senhora sua mãe) para se juntar a este blogue que é dos camaradas e dos amigos da Guiné. (...)

 
3. O Benito Neves, seu amigo do Facebook, e nosso camarada (ex-fur mil cav, CCAV 1484, Nhacra e Catió, 1965/67) faz questão de "apadrinhar" a sua entrada no blogue:

Data - quinta, 17/08/2023, 18:17

Caro Luís, boa tarde e votos de boa saúde.

A seguir transcrevo a troca de mensagens havidas com o Souleimane Silá cujo propósito será com o maj Pinheiro.

Se for necessário padrinho para apadrinhar a adesão ao blogue, podem contar com a minha disponibilidade.

Forte abraço.

“Quero pedir um favor. O ex-major e comandante Pinheiro que esteve em Catio 70/72, amigo e conhecido da minha família postou no blog Camaradas de Guiné fotos da minha mãe, rainha de Catio, no dia 09/agosto/2023 que eu de seguida comentei enviei um comentário meu para Luís Graça por email que pensei ele tornaria público. 

O importante ele admitiu-me na família do blog fazendo saber que existe, vivo, um filho dessa rainha que acaba de se juntar. Foi o que Sr Victor Condeço tentou pôr-me em contacto em 2007, não foi possível. Que me lembre ainda em 2004/2005 através de exaustivas diligências consegui encontrar-me com o Sr Pinheiro em Carcavelos, Cascais, afinal éramos vizinhos. Ele se lembrou de todos membros da minha família, mais ainda da minha irmazinha ferida na época dele (que se encontra junto dele numa das fotos que postou ao lado da minha mãe e pequenas irmazinhas) (...)

Actualmente, com a adesão dele ao blogue, de Luís Graça camaradas de Guiné, ao ponto de ousar postar essa relíquia, rogo você, meu mano Benito, que ajude restabelecimento de contacto dele, à pedido da minha tal irmazinha (hoje mãe, avó e Madame) que lhe quer falar.

Souleimane Silá




"Rainha de Catió" (c. 1972)

Guiné > Região de Tombali > Catió > BCAÇ 2930 (Catió, 1970-72) >  O então maj inf Mário Arada Pinheiro, 2.º cmdt do BCAÇ 2930, com a "rainha de Catió", sua lavadeira,  e algumas das suas filhas... Em chão nalu, ela era fula (*), nascida e crescida em Xitole.

Foto (e legenda): © Mário Arada Pinheiro (2023). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]



Guiné > Região de Tombali > Catió > Álbum fotográfico de Benito Neves (ex-Fur Mil Atirador da CCAV 1484, Nhacra e Catió, 1965/67, membro da nossa Tabanca Grande desde Abril de 2007) >Foto-010 > Catió 1967- Lagoa entre Catió e Priame.



Guiné > Região de Tombali > Catió > Álbum fotográfico de Benito Neves (ex-Fur Mil Atirador da CCAV 1484, Nhacra e Catió, 1965/67, membro da nossa Tabanca Grande desde Abril de 2007) > Foto-022 Catió 1967- Vista aérea na região de Catió

Foto (e legenda): © Benito Neves (2007). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


4. Nova mensagem do Souleimene Silá:

Assunto: Sobre comentários de 16/agosto/2023 no blog
Data - 28 ago 2023 15:50

Mantenhas, queridos camaradas da nossa Grande Tabanca "Luís Graça & Camaradas da Guiné"!

Quero falar um pouquinho dos comentários relatados no dia 16/08/2023 no nosso Blog  (*), que entendi ser necessário trazer ao vosso conhecimento sem de jeito nenhum pretender retirar mérito aos camaradas que abordaram.
 
(i) Quando na verdade reconheci a rainha minha mãe e a mi nha irmazinha com perna ferida, víima dum ataque dos outrora "terroristas" (fev72), ao lado do ilustre comandante do aquartelamento Sr Pinheiro (ex-majo), não hesitei. Veio-me em memória a outra face prestigiosa da missão militar colonial: política de proximidade às populações. Essa presença ilustra também esse sentimento. 

A tabanca de Catio-fula aonde nasci e cresci estava situada directamente na linha de fogo dos "terroristas", porque os tiros provinham da zona norte, de Ganjola e arredores em direcção ao Quartel de Catio (linha recta) e resulta geralmente o nosso bairro de Catio-fula que acabava sofrendo as desastrosas consequências, diferentemente doutras tabancas de Priame ao nascente,  assim como Catio-balanta e Areia ao poente. 

O que nunca entendi é o porquê de meu pai persistir em não arredar pé. Lembro-me duns colegas dele (Malam Fulinho, Sori Bombeiro, Samba Dabo, Bôbo Quetcho e tantos outros se foram para novos pousos). Foi nosso destino.

(ii) O Aliu SILA, chauffeur da Administração de Circunscrição de Catio, não foi nem Djacanca, nem Saracolé. Não. Ele foi, sim, filho de mãe e pai da etnia Maninka-morin (Malinké), natural de Kankan e passou infância em Boké, Guemeyré, ambas regiões da vizinha Guinée francesa (Guiné Conakry). 

Quando e em que circunstâncias trocou o país de origem, jovem, solitário, para aquele onde decidiu construir toda sua vida profissional e familiar, na Guiné (ex-portuguesa), poderá vir a ser contas dum outro rosário.
 
Em resumo, todos filhos do famoso e honrado Aliu Chauffeur nasceram, registados e cresceram de mulheres nacionais do país acolhedor, ex-Guiné portuguesa. A minha rainha, essa é natural e cresceu em Xitole (...)

(iii) O meu nome (porque está registado Souleimane em vez de "Suleimane"), poderia abrir uma outra pergunta. Porquê o "Aliu" não foi escrito "Aliou", sabendo-se que ele preservou sempre a naturalidade à francesa? 

Cá para mim a forma de registo de nascimento, dos nomes africanamente, para não dizer universalmente, ainda que a pronúncia dá igual, a ortografia difere.
 
Aceitem um grande abraço (de bom humor), do vosso camarada Souleimane Silá.


4. Comentártio do editor LG:

O Souleimane Silá será o nosso Cherno Baldé de Catió, um menino que cresceu com a tropa e com a guerra. Temos muito gosto em juntá-lo a esta Tabanca Grande, onde cabem todos os bons amigos e camaradas da Guiné. Como em todas as outras tabancas, temos um poilão, à sombra do qual nos sentamos para partilhar memórias e afetos...  Souleimane, és bem vindo. O teu lugar é, pela nossa cronologia, o nº 881. (***)

Para teu governo tens aqui as nossas regras de convívio, resumidas mas 10 regras da política editorial do blogue...

Muita saúde e lomga vida para ti e os teus. Mantenhas. Luís Graça
___________


(**) Vd. poste de 9 de agosto de 2023 > Guiné 61/74 - P24540: Fotos do álbum do cor inf ref Mário Arada Pinheiro, antigo 2º cmd do BCAÇ 2930 (Catió, 1970/72) e cmdt do Comando Geral de Milícias (Bissau, 1972/73)

(***) Último poste da série : 25 de agosto de 2023 > Guiné 61/74 - P24588: Tabanca Grande (552): António João Alves Cruz, ex-fur mil, 1ª CCAÇ/BCAÇ 4513/72 (Bolama, Aldeia Formosa, Nhala e Buba, mar1973 / set1974); senta-se sob o nosso poilão no lugar nº 880

4 comentários:

Cherno Baldé disse...

Caro Souleimane,

Seja bem vindo a sombra do poilao da nossa Tabanca Grande onde cabem todos dentro daquilo que nos une e ao mesmo tempo com as nossas diferenças de origem e de opiniao.

Eu sou do Nordeste, sector de Contuboel, secçao de Fajonquito, mas que por força das minhas actividades profissionais no sector publico e agora numa organizaçao internacional que apoia a area da saude, ja deambulei pelo pais inteiro.

O meu conhecimento sobre a regiao de Tombali e concretamente a cidade de Catio é bastante limitado e nem sequer conheci o teu Bairro de Catio-fula, embora a realidade local nao seja muiuto diferente do resto do territorio, por ser um pais relativamente pequeno. E desde a minha infancia sempre convivi lado a lado com crianças de outros grupos étnicos, nomeadamente Mandincas, cuja lingua compreendo um pouco, Jacancas, Saracolés entre outros. O caso dos Malinkés é diferente porque, de uma forma geral, nao sao muito numerosos na Guiné (ex-portuguesa) e muitas vezes os apelidos sao transversais e muito dificil de destrinçar pois, no fundo sao grupos muito proximos um do outro e muitas vezes com as mesmas origens no antigo império do Mali (Sudao Ocidental) hoje repartido em varios paises desde Mali, Guiné, Senegal, Gambia, GBissau, Serra-Leoa, entre outros. De modo que alguns apelidos como Camara, Sila, Condé, sendo de origem do grande grupo mandinga da Africa Ocidental que engloba inclusive os Malinkés da Guiné, sao partilhados com outros sub-grupos etnicos como os Jacancas, Soninkés, Saracolés entre outros, porque no fundo trata-se da mesma familia.

Ficamos a espera de mais historias de Catio da sua época e de outras paragens por onde tenha passsado.


Com um abraço amigo,

Cherno Baldé

José Botelho Colaço disse...

Catió onde estive cerca de um mês a fazer tempo para a operação tridente Ilha do Como era o nosso amigo Souleimane um "djubi" menino de cinco anos + ou -.Obrigado amigo Cherno pelo incentivo e amistoso comentário assim o nosso amigo Souleimane deve sentir-se mais em família para nos contemplar com as suas vivências, principalmente a nativa da sua Guiné. Abraço.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Souleimane Silá
Facebook da Tabanca da Grande Luís Graçam 18 de agosto de 2023, 23h06:

Cufar 1972. Lembro-me, mesmo adolescente, saíamos de Catio para Cufar (via Quibil/Ilhéu de N'fanda, travessia de bote ou sintex/Cantóne/Mato-foroba) para contemplar aviaçâo de combate em Cufar.

Um certo dia contei oito helicópteros, senão mais, também um bombordeiro que depois ficou avariado; o grande avião Noratola(?) que quase diariamente pousava na pista (aeroporto) de Cufar.

Se não me falha a memória era período de construção da estrada que ligou Cadique/Iemberem (...). Ouvi falar de bravura do comandante da frente que mesmo ferido recusou-se determinantemente abandonar o campo da batalha. Valeu a pena e, que eu saiba, é o único troço alcatroado ou com vestigio de tal na extensa superfície de Cantanhez.

Quem sabe Deus me venha a dar oportunidade de poder compilar memórias da lamentável e indesejável guerra decorrida no Sul, que assisti/vivi, da Guiné hoje Republica da Guiné Bissau, minha Pátria !

https://www.facebook.com/people/Tabanca-Grande-Lu%C3%ADs-Gra%C3%A7a/100001808348667

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Souleimane Silá, que Deus te dê saúde e vida para poderes realizar esse projeto de reconstruir e partilhar as tuas memórias da infància e da adolescència, tal como o fez o nosso Cherno Baldé, de Fajonquito. O vosso olhar, único, de "djubis" (de miúdos, como se dizia no atamancado crioulo da tropa) é singular e insubstuível. Os historiadores irão citar-vos.