terça-feira, 12 de setembro de 2023

Guiné 61/74 - P24644: Documentos (43): Panfleto dos "Soldados da Guiné", datado de 16 de Maio de 1974, com um apelo às suas famílias para que não os abandonem (Abílio Magro)

1. Mensagem do nosso camarada Abílio Magro (ex-Fur Mil Amanuense (CSJD/QG/CTIG, 1973/74), com data de 5 de Setembro de 2023, trazendo em anexo um panfleto dos chamados "Soldados da Guiné" com um apelo patético, digo eu editor, às suas famílias aqui na metrópole, para forçar o regresso imediato dos militares ali em serviço.

Bom dia caro ex-camarada Carlos Vinhal:

Espero que essas molas e esses amortecedores se encontrem em acelerada recuperação e que brevemente estejas apto a correr a meia-maratona de Matosinhos-Leça (para já só a meia, ok?).

Entretanto, tendo eu andado a vasculhar no baú encontrei dois pequenos jornais da Voz da Guiné de 7 e 10 de setembro de 1974, cujo director era um tal Duran Clemente que julgo tratar-se do capitão de Abril.

Se, por acaso, entenderes que o que por lá se dizia naquele tempo tem algum interesse para o blogue, diz que eu tentarei, por partes, digitalizar tudo ou transcrever os textos mais importantes.

Encontrei também um apelo escrito, assinado pelos “Soldados da Guiné” que envio em anexo.
Nestas andanças vieram-me à memória alguns acontecimentos que julgo poderem trazer alguma luz sobre a data da bomba no café Ronda.

Então é assim: recordo-me, muito ao de leve, de ter lido algures que o café que se situava na avª da República, um pouco abaixo do cinema UDIB e do outro lado da rua, não se chamava Ronda, mas que assim era conhecido e o nome foi sendo passado entre militares, mas também não me recordo de lá ter visto qualquer referência ao seu nome e que o verdadeiro café Ronda era um pequeno café junto (ou dentro?) do pilão onde aos fins de semana havia uns bailaricos com pouca gente.
Nesse café, em 1974, teriam rebentado duas granadas que poucos estragos fizeram e nunca mais ouvi falar no assunto.

No café “Ronda” da avª da República, por volta de setembro de 1973, rebentou uma bomba que se encontrava dentro de uma mochila que foi deixada abandonada.

Eu e o meu irmão Álvaro andávamos ali por perto. O ex-Fur. Mil Carlos Filipe Gonçalves estava de férias em Cabo Verde em setembro de 1973 e recebeu a notícia desse acontecimento e quando regressou de férias foi ver os estragos naquele café.

Um abraço,
Abílio Magro



____________

Nota do editor

Último poste da série de 1 DE AGOSTO DE 2023 > Guiné 61/74 - P24525: Documentos (42): "Acordo Missionário", de 7 de maio de 1940, celebrado entre a Santa Sé e a República Portuguesa

1 comentário:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Obrigado, Abílio, por teres recolhado, guardado e agora divulgado este documento...

Mesmo anónimo, o seu conteúdo é revelador do "nosso cansaço" da guerra
e da incerteza sobre o processo, a decorrer, das negociações de paz...

Registe-se a data: 16 de maio de 1974, três semanas depois do 25 de Abril... Em Lisboa, já ninguém queria vir para as "colónias"...