sábado, 16 de setembro de 2023

Guiné 61/74 - P24662: (Ex)citações (424): Nas nossas já bíblicas idades os planeamentos a longo prazo são sempre eivados de 'relativismo'. Daí que nada melhor do que as bolas de cristal (José Belo, Suécia)


Foto nº 1


Foto nº 2


Foto nº 3


Foto nº 4


Foto nº 5


Foto nº 6


Foto nº 7


Foto nº 8

Suécia > Lapónia > Breve verão de 2023

Fotos (e legendas): © José Belo  (2023). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]




O luso-sueco José Belo (com mais de  250 referências no nosso blogue, membro da Tabanca Grande desde 8 de março de 2009): foi alf mil inf da CCAÇ 2381, "Os Maiorais", Ingoré, Buba, Aldeia Formosa, Mampatá e Empada, 1968/70, é capitão do exército português reformado (poderia ser hoje coronel, se tivesse lutado pelo seu direito à reconstituição da carreira militar); hoje jurista, com família sueca, vive na Suécia há mais de 4 décadas; autor, entre outras, da série "Da Suécia com saudade".

Síntese de mensagens diversas do José Belo, enviadas nesta 1ª quinzena de setembro,em que ele está de partida para a sua casa de Key West, Florida, USA, findo o curto verão lapónico.

(i) "Não é um 'pôr do sol' mas sim a altura máxima do sol no horizonte antes de desaparecer completamente durante os longos meses do inverno Árctico.

Da 'luminosidade' da foto passa-se então à total escuridão... aparentemente infindável apesar da habituação de muitas décadas" (Foto nº 1)

(ii) "A água da foto começou a gelar e ,com o vento, a ténue superfície de gelo parte-se em milhares de partículas que chocando umas com as outras provocam um agradável ,e indiscritível, som de cristais de candelabro de salão." (Foto nº 1)

(iii) Ainda para os saudosos da Guiné:

O heliporto nas traseiras da minha casa; o moderno hospital de Kiruna fica a 55 minutos de voo (Foto nº 2);
As florestas da Lapónia. (Foto nº 6);
Não será bem a praia do Estoril-Tamariz da minha juventude mas é….minha! A água nos inícios de Setembro está a uns convidativos 4 graus positivos (Fotos nº 2, 3 e 5)

(iv) Sobre o mitológico Mampatá ?

 "Don’t let it be forgot,that once there was a spot, for one brief shining moment, that was known as Camelot” (Foto nº 7);

(v) Chamada do recolher:

Herr Professor Luís Graça,

As aves migratórias já partiram em infindáveis bandos rumo ao Sul. É altura deste Lusitano-Lapão (único!) “abalar”, também, rumo ao Sol e à minha casa da Key West (sempre em festa!)

Durante o curtíssimo verão do círculo polar procurei enviar aos Camaradas e Amigos umas 'naïves' fotos locais procurando desmistificar o ideário lusitano quanto a algumas das realidades locais.

Nas nossas já bíblicas idades os planeamentos a longo prazo são sempre eivados de 'relativismo'. Daí que... nada melhor do que as bolas de cristal (Foto nº 8)
___________

Nota do editor:

(*) Último poste da série > 2 de setembro de 2023> Guiné 61/74 - P24610: (Ex)citações (423): Curiosidades lapónicas: As visitas continuam e qualquer dia entram em casa! (José Belo, Suécia)

3 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

José, que os nossos irãs te protejamo dos tornados e de todas as coisas más que a terra do Tio Sam tem, sem que deixes de poder gozar todas as outras coisas boas que a grande América também tem... LG

JB disse...

Quanto às proteções vindas “ de cima” terá o que se lhe diga.

Será de recordar uma frase da gloriosa Arma da Infantaria ……

“Que Deus nos proteja da NOSSA Artilharia porque do inimigo nos protegemos nós”

Um abraço do JBelo

Tabanca Grande Luís Graça disse...

José, é bom sempre precavermo-nos contra o "fogo amigo"... Infantes, artilheiros e cavaleiros, sempre os houve de má pontaria... Boa viagem. Luis, madrugador.