quarta-feira, 23 de novembro de 2022

Guiné 61/74 - P23809: Carta aberta a... (18): Ministros da Cultura e da Defesa.... Portugal pode e deve recuperar os restos das estátuas, abandonadas no forte do Cacheu, dos nossos Teixeira Pinto (séc. XX), Nuno Tristão (séc. XV) e Diogo Gomes (séc. XV-XVI) (António J. Pereira da Costa, cor art ref / Mário Beja Santos, ex-Alf Mil Inf)

Guiné > Bissau > Região de Cacheu > Forte de Cacheu (séc- XVIII) > Restos da estátua de Diogo Gomes, que até à Independência, estava em Bissau, frente à ponte cais de Bissau...

Foto: © Patrício Ribeiro (2022). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos, ex-Alf Mil Inf, com data de 17 de Novembro de 2022, a propósito das Estátuas do Cacheu:

Meu caro Luís,
(...)
Há hoje uma forte corrente de opinião, na classe política guineense, que devem ser recuperados os sinais da presença portuguesa. O assunto deverá ser deliberado pelos próprios guineenses e depois feitos pedidos de cooperação para a recuperação da estatuária, seja ao Estado português no âmbito de um protocolo cultural, seja a uma entidade como a Fundação Calouste Gulbenkian que tem recuperado património da presença portuguesa pelo mundo fora. Seria afrontoso, parece-me, ser um departamento governamental português a propor a recuperação das estátuas, compete às autoridades guineenses tomar essa decisão, fazer apelo à cooperação e depois de tais esculturas estarem recuperadas decidir a sua colocação.
Eu concordo que se trata de um opróbrio, uma indignidade manter dentro de um património histórico esculturas que num determinado momento da independência parecia ter sentido o seu desaparecimento. Veja-se como Cabo Verde preserva o seu passado. Recordo uma conversa havida em finais de novembro de 2010 com Delfim Silva, Chico Bá e Filinto Barros, foram unânimes que a memória colonial não podia ser iludida, nenhum país pode viver sem passado.
Em suma, devemos manifestar a nossa indignação, a Guiné-Bissau tem uma embaixada em Portugal, não nos ficaria mal manifestar o nosso sentir nessa representação diplomática.

Votos de boa recuperação
Um abraço do Mário


********************

2. Mensagem do nosso camarada António José Pereira da Costa, Cor Art Ref, com data de 22 de Novembro de 2022:


Olá Camaradas
Aqui vai (mais uma resposta do Ministério da Cultura).
Se compararem com a outra vão ver que o assunto ainda não saiu do Ministério.
Julgo que o próprio MC poderia ter enviado o assunto ao Instituto Camões e dar-me conhecimento disso, mas isto sou eu a pensar...
Chegámos, portanto, a um momento em que o assunto teria ou terá de ser exposto do MNE,nomeadamente o Instituto Camões".
Se os participantes no blog se quiserem continuar, não se acanhem.
Para completar o processo, segue, de novo, a primeira resposta do MC

Um Abraço
António J. P.Costa


____________

Nota do editor

Último poste da série de 15 DE NOVEMBRO DE 2022 > Guiné 61/74 - P23787: Carta aberta a... (17): Ministros da Cultura e da Defesa... Portugal pode e deve recuperar os restos das estátuas, abandonadas no forte do Cacheu, dos nossos Teixeira Pinto (séc. XX), Nuno Tristão (séc. XV) e Diogo Gomes (séc. XV-XVI) (António J. Pereira da Costa, cor art ref)

2 comentários:

António J. P. Costa disse...

Olá Camaradas

Ficaria satisfeito se da vossa parte houvesse um rotundo NÃO, uma desistência bem assumida da diligência para se recuperarem as estátuas "colonialistas". Mas isto, sinceramente não esperava. Nem uma única reacção... Positiva ou negativa, mas uma actuação qualquer era o mínimo que se exigiria.

Agradeço a vossa reacção e deixo aqui um abraço...
António J. P. Costa

Anónimo disse...

Caro António José P. da Costa,

Cá está uma atitude digna em defesa da Cultura (Guineense e Portuguesa), foi aquilo que pensei quando vi o teu alerta aos representantes da Cultura Nacional.
Assumo que não fiquei admirado com o jogo do empurra do Ministério, mas senti-me desiludido.
Face ao desinteresse do representante governamental, o que está ao nosso alcance fazer?
Tentar desencadear o interesse no assunto do PR e do 1º Ministro?
Auscultar o Embaixador da Guiné-Bissau?
Envolver deputados dos grupos parlamentares? Outras figuras importantes da Cultura?
Não julgo que esta questão tenha morrido.
Reconhecido pelo teu interesse.

V. Briote
___________