sábado, 26 de novembro de 2022

Guiné 61/74 - P23819: Os nossos seres, saberes e lazeres (543): Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto (78): Do Badoca Safari Park para o Circo Arena (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 11 de Outubro de 2022:

Queridos amigos,
O que é bom sempre acaba, mas desta vez acabou em grande beleza, visitou-se o Badoca Safari Park, calcorreou-se Santiago do Cacém e a noite acabou no Circo Arena, um mundo de entretenimento que merece muito respeito, vê-se à vista desarmada a polivalência de toda a trupe, desde o armar e desarmar aquela grande tenda, o manter em condições a luminotécnica e o som, o apercebermo-nos da rusticidade dos meios, o mesmo é dizer a plasticidade do equilibrista, do mágico, da trapezista e contorcionista, os palhaços, estão todos em constante movimento, anuncia-se intervalo e as acrobatas, vestidas a preceito, vão vender pipocas como mais tarde farão vendas de bonecada para os mais novos. Vi na adolescência o filme O Maior Espetáculo do Mundo, o mundo do circo e os dramas pessoais daqueles artistas, jamais esqueci a mensagem daquele grande profissionalismo que igualmente registei no Coliseu dos Recreios. Nada mau para fim de férias, ir ver o consolo da neta.

Um abraço do
Mário



Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto (78):
Do Badoca Safari Park para o Circo Arena


Mário Beja Santos

A
manhã é dia de regresso a Lisboa, viveu-se apaziguadamente pouco mais de uma semana no Paiol, região de Sines, boa comida alentejana, sol e sombra, boas braçadas na piscina, passeios até ao mar. Hoje é dia diferente, turismo em Santiago do Cacém, primeiro, satisfazendo os anseios da neta, uma visita ao Badoca Safari Park, tem tudo e mais alguma coisa, papagaios cinzentos, gralhas africanas, aves de rapina e répteis, flamingos, lémures, sitatungas, reproduções da floresta amazónica, tartarugas, cabras anãs, porcos espinhos e cangurus. No ato de pagamento, perguntam ao estimado utente se quer assistir à demonstração de aves de rapina, lémures, répteis ou fazer rafting africano; escolheu-se este último, debaixo de risota viemos bem encharcados. É uma visita que não desilude ninguém, o espaço está bem ordenado, há poeira a mais porque estamos já com sinais evidentes de seca, o jovem que conduz o comboio de brinquedo é elucidativo, apresenta as espécies, fala das suas vidas, os cuidados com as crias, a proveniência desta muito particular arca de Noé, o fundamental é que a nesta está satisfeita, recusou a apresentação de répteis, fez muitas observações quando passeávamos pelos lagos e jardins, quis saber mais sobre a floresta amazónica, ria a bandeiras despregadas.

Imagens do Badoca Safari Park

Do site da autarquia não resisti ao seguinte parágrafo:
“No séc. XIX, no tempo dos morgadios, Santiago do Cacém era uma pequena corte, onde os senhores da terra praticavam o luxo e a ostentação. As opulentas casas dos condes do Bracial, de La Cerda, de Beja, do capitão-mor, dos condes de Avillez, Fonseca Achaiolli e outras dominavam a vila e outras terras alentejanas. Os seguintes factos traduzem não só a riqueza dos Senhores, como o guindar da vida florescente e pitoresca da primeira metade do século XX aos destaques do país:
– Em 1895 chega a Portugal o primeiro automóvel. É propriedade do Conde de Avilez, de Santiago do Cacém;
– O primeiro Rolls Royce que veio para Portugal, veio também para Santiago do Cacém, propriedade de José Sande Champalimaud;
– O registo n.º 1 para automóveis, passado pelo Ministério das Obras Públicas em 1904 á para Santiago do Cacém, em nome de Augusto Teixeira de Aragão.”

Procurámos sinais dessa prosperidade passada, tardou em encontrar alguns desses fumos de grandeza, é evidente que no centro histórico Santiago há belos espécimes arquitetónicos, mas tudo parece um quebra-cabeças para o planeamento urbano, ganha alguma majestade a orografia, aquele castelo velho ao cimo e Santiago a subir ou a descer por ruas de sabor antigo, e dá gosto ver que se faz aproveitamento da estação da CP, fazia parte da linha de Sines, desativada na década de 1990, agora tem comes e bebes e parece que karaoke, felizmente aquela bela azulejaria está intacta.

Imagens de Santiago do Cacém

O passeio turístico fecha com chave de ouro, vamos até ao brilho de luzes do Circo Arena, não quero perder pitada da organização do espetáculo. É um verdadeiro circo de família, ninguém ali esta afastado da condição multiusos: quem está na bilheteira, logo no início do espetáculo passa a ter o papel de arrumador, sabe-se lá se trapezista ou contorcionista; a menina da magia, que trabalha com o faquir, vende pipocas no intervalo, tem a seu cargo o negócio de vender bonecos, uma atração da criançada; o equilibrista e malabarista dá a sua perninha nas deixas musicais e a montar as máquinas do ilusionismo… Não há descanso, toda aquela unidade orgânica está em permanente movimento, há mesmo o cuidado, findo o espetáculo, a companhia familiar despede-se à porta, há qualquer coisa de um filme de Fellini, é tocante, o que a interioridade deve a estes grupos que montam circos em campos de futebol, em saraus e tardes de encantamento para crianças a baixo custo, pena é a estridência que sai dos altifalantes, não se percebe porquê, toda a gente fala aos gritos. Como me convenceu este serão de província e o agrupamento do Circo Arena, pensar que dentro de algumas horas vão desmontar o recinto, partir para uma próxima localidade, onde novamente o encantamento irá prosseguir, sobretudo para regalo das crianças.
Imagens do Circo Arena

E já está, amanhã partimos de mala aviada, a sonhar com a nova viagem, uma estadia no Reguengo Grande da Lourinhã é ponto assente, não há piscinas, há aquela água bem batida das praias do Oeste, mas o mais importante é sorver os ares de tão bela costa onde em dias de limpidez emergem as Berlengas.

(continua)

____________

Notas do editor

Poste anterior de 19 DE NOVEMBRO DE 2022 > Guiné 61/74 - P23797: Os nossos seres, saberes e lazeres (540): Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto (77): De Sines para Miróbriga, de Miróbriga para o Badoca Safari Park (Mário Beja Santos)

Último poste da série de 24 DE NOVEMBRO DE 2022 >
Guiné 61/74 - P23812: Os nossos seres, saberes e lazeres (542): Trabalhos de pintura da autoria de Jaime Machado, ex-Alf Mil Cav, CMDT do Pel Rec Daimler 2046 (8)

1 comentário:

Valdemar Silva disse...

Como acontece noutros castelos do País, este imponente Castelo de Santiago do Cacém tem o cemitério dentro da muralha.
Provavelmente por a Igreja Matriz de Santiago, séc. XIII, ter nascido anexa ao castelo o cemitério foi crescendo a seu lado. Por estar em local de difícil acesso e isolada a igreja perdeu a regular actividade caindo em degradação com necessidade de obras de conservação efectuadas em 1995. Como curiosidade, visitei esta igreja em 1993, ainda em estado degradado e junto à entrada do cemitério podia-se retirar ossos humanos de um buraco na parede latera da igreja.
Dizem que o topónimo Cacém teve origem no governador mouro chamado Kassim, mas no concelho de Sintra também exste Cacém e diz-se que significa 'limite, o que divide'. Provavelmente o governador mouro teria funções de "ministro da divisão administrativa" ou, antes, kassim seria o limite, fronteira, divisão regional.

Saúde da boa
Valdemar Queiroz