quarta-feira, 17 de junho de 2020

Guiné 61/74 - P21085: Blogoterapia (295): O Covid-19 e os mísseis Strela (António Eduardo Ferreira, ex-1.º Cabo CAR)



1. Mensagem do nosso camarada António Eduardo Ferreira (ex-1.º Cabo Condutor Auto Rodas da CART 3493/BART 3873, Mansambo, Fá Mandinga e Bissau, 1972/74) com data de 14 de Junho de 2019:


O COVID- 19 E OS MÍSSEIS STRELA

O que terá a ver uma coisa com a outra? Aparentemente nada. Mas se pensarmos um pouco mais friamente conseguimos encontrar algumas semelhanças nas mudanças que ambos provocaram. Nós, os que vivemos aquele tempo na Guiné temos ainda bem presente as alterações com que durante algum tempo tivemos de conviver.

Se agora para enfrentar o COVID-19 tivemos que ter todos os cuidados, entre eles o confinamento, que para a nossa geração do ponto de vista emocional não ajuda mesmo nada, com a agravante de não se saber até quando…

Os Strela quando apareceram também levou alguns dias a saber o que era. Se os primeiros a sofrer as consequências foram os pilotos que, neste caso, eram como que a linha da frente, os guarda-costas daqueles que em terra, muitas vezes necessitavam da sua ajuda. Durante algum tempo essa ajuda da forma que acontecia antes dos Strela deixou de acontecer, pelo que todos sofremos se não fisicamente, do ponto de vista mental foi terrível. Uns mais que outros… a minha companhia teve um desses exemplos, uma mina anti-carro acionada por uma viatura a poucos metros do arame, de um dos sítios onde nós estávamos, fez quatro feridos, alguns com gravidade, estiveram cerca de três horas à espera que os viessem buscar no local onde os hélis normalmente desciam quando lá paravam. E nós ali à espera de os ver chegar, mas eles não apareceram.

Mesmo para quem não viveu situações assim será fácil de “ver” qual o sentimento de raiva e revolta que se apoderou de nós. Ao fim daquele tempo de espera foi necessário levar os feridos até Cufar, pelo rio, para além do nosso pessoal com os três sintex que tínhamos na companhia, participaram também os fuzileiros que estava no Xugué. Era já noite quando um avião aterrou na pista para os levar para o hospital. Foi terrível a marca que esse acontecimento nos deixou… a conversa do momento era qual de nós será o próximo?... A partir daí a força aérea continuou a andar por lá, mas de forma diferente, antes dos strela durante os bombardeamentos desciam quase junto às árvores. Depois do aparecimento dos Strela, pelo menos naquela zona, passaram a ser feitos a grande altitude, comparando com o que era antes

Também o COVID-19 fez alterar o nosso comportamento. Era o que menos desejávamos. Com a idade que temos e ter por perto a sombra invisível do maldito vírus que nunca se sabe por onde se encontra. Acabou por alterar o comportamento das pessoas a nível mundial. Falando de nós portugueses, será que alguém alguma vez terá pensado que para ir à farmácia, ao restaurante, ao hospital, ao banco etc, tinha de ir de máscara e esperar à porta autorização para entrar?…

Será que os humanos vão interiorizar o que tem estado e ainda continua a acontecer. Ou vão continuar a pensar em chegar a Marte e a outros sítios… e quando confrontados com um COVID ficam de quarentena sem saber muito bem o que fazer.
Seria certamente o tempo indicado para refletirmos, e já agora, para termos a noção da nossa dimensão na terra…

António Eduardo Ferreira
____________

Nota do editor

Último poste da série de 26 de março de 2020 > Guiné 61/74 - P20776: Blogoterapia (294): A mente, de quando em vez, leva-nos a sítios onde já não queríamos ir... (António Eduardo Ferreira, ex-1.º Cabo CAR)

Sem comentários: