quinta-feira, 26 de março de 2020

Guiné 61/74 - P20776: Blogoterapia (294): A mente, de quando em vez, leva-nos a sítios onde já não queríamos ir... (António Eduardo Ferreira, ex-1.º Cabo CAR)

Mansambo
Foto © Torcato Mendonça (2012)


1. Mensagem do nosso camarada António Eduardo Ferreira (ex-1.º Cabo Condutor Auto da CART 3493/BART 3873, Mansambo, Fá Mandinga e Bissau, 1972/74) com data de 21 de Março de 2020:

Amigo, Carlos Vinhal
Faço votos para que te encontres de boa saúde junto dos que te são queridos, o resto virá por acréscimo.
Carlos, quando nada o fazia prever, esta semana, fui levado a reviver algum do tempo que passei na Guiné.


A mente, de quando em vez, leva-nos a sítios onde já não queríamos ir...

Devido à epidemia com que estamos a ser confrontados, no inicio da semana, fui levado "mentalmente" a sítios, aonde há já muito tempo não ia... à então "província" da Guiné. Sítios esses, que embora, não seja possível esquecer, mas que já há algum tempo estavam em hibernação.

Há dias, entrei num estabelecimento comercial onde fui fazer algumas compras, lá dentro, o olhar atento e desconfiado das pessoas, era como se quem delas se aproximava fosse o potencial inimigo de que todos tentamos fugir... o Covid-19, com a agravante de ao sairmos não saber o que nos pode ter acontecido, ou não... enquanto estivemos a escolher as coisas que pretendíamos. Será que o inimigo se apoderou de algum de nós?... Os menos pessimistas, depois de saírem, talvez não pensem muito no ambiente com que foram confrontados enquanto estiveram lá dentro. Ao contrário, os mais pessimistas.... ou talvez mais realistas... não conseguem esquecer assim tão facilmente.

Ao sair daquele local, fui levado a reviver um tempo que apesar de já ter terminado, há quarenta e seis anos, a mente ainda me fez “o favor”de ter que o recordar. Entre muitos outros porque passei, enquanto estive na Guiné, para mim, o mais marcante e aquele com que agora mentalmente fui confrontado foi o que me acontecia durante as muitas colunas que fazíamos enquanto estive em Mansambo. Quando saíamos do destacamento, durante alguns quilómetros, só os condutores seguiam na viatura, como era o meu caso. Os picadores seguiam na frente, todo o outro pessoal seguia em fila, com o espaço entendido conveniente ao lado da picada, alguns podiam seguir na viatura, mas não o faziam...

Era um inimigo diferente, mas também nunca se sabia onde podia estar. O estado emocional a que éramos sujeitos quando seguíamos só, na viatura, era terrível... pensando na possível mina que podia estar algures por ali à nossa espera... são esses os momentos que ainda hoje menos gosto de recordar... mas a mente de vez enquanto prega-nos estas partidas.

No dia a seguir de ter ido às compras, fui a um local onde tenho ido com frequência ao longo de dezasseis anos... o IPO em Coimbra. Também aí, quando ia a entrar por um dos sítios que era costume, fui informado que não podia passar, tinha de entrar no portão a seguir. Mais uma vez a dúvida... será que o inimigo vai comigo disfarçado... só depois de ter passado por um pequeno rastreio fui autorizado a entrar. Uma vez mais, fui de algum modo forçado a revisitar situações, que eu supunha estarem arrumadas, em que o inimigo que nunca vi... mas ouvi e senti... parecia estar sempre por perto.

Depois de ter sido confrontado com a anormalidade... que se está a viver nestes dias, e que me fez reviver o tempo que passei na Guiné, fui levado a pensar que o transtorno mental, que a minha passagem pela guerra me provocou, foi ainda maior que aquele eu supunha ter sido...

Amigos, quanto ao Covid-19, resta-nos estar algum tempo de quarentena e depois veremos. Ou outros hão de ver...

António Eduardo Ferreira.
____________

Nota do editor

Último poste da série de 12 de novembro de 2019 > Guiné 61/74 - P20336: Blogoterapia (293): Neuro II - Quarto 7 - Cama 14, ou as camas por que passamos ao longo da nossa vida (Juvenal Amado)

Sem comentários: