quarta-feira, 25 de março de 2020

Guiné 61/74 - P20771: Viagem de volta ao mundo: em plena pandemia de COVID 19, tentando regressar a casa (Constantino Ferreira) (3): No Sul da Austrália, rumando a oeste, para chegar o mais depressa possível ao "mare nostrum"...



MSC - Magnífica > Cruzeiro de Volta ao Mundo  (*) > Sul da Austrália, a caminho de Fremantle-Perth> 24 de março de 2020 >  Constantino Ferreira d'Alva, ex-fur mil art da CART 2521 (Aldeia Formosa, Nhala e Mampatá, 1969/71), membro da nossa Tabanca Grande desde 16 de fevereiro de 2016 (*)... Trabalhou 30 anos na TAP, como tripulante de cabine; começou a escrever o seu diário de bordo, em 23 de janeiro de 2020, na sua página do Facebook, Viagens no Tempo. (**)

Cortesia da página do faceboook de Constantino Ferreira. Foto reeditada pelo Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné.


1. Viagem de volta ao mundo: em plena pandemia de COVID 19, tentando regressar a casa (Constantino Ferreira) (3): No Sul da Austrália, rumando a oeste, para chegar o mais depressa possível ao "mare nostrum"...


[Embarcou no  MSC - Magnífica, em 6 de janeiro, em Marselha, numa viagem de volta ao mundo em 115 dias, seguindo a Rota de Fernão de Magalhães.  O cruzeiro deve (ou devia) voltar ao ponto de partida no dia 1 de maio p.f.. Com ele e a esposa Elisa, vão mais dois "camaradas da Guiné", incluindo o António Graça de Abreu; num total de 3 mil passageiros, 10% já abandonaram o navio...que só toca em terra para se abastecer, estando canceladas todas as visitas programadas... A boa notícia é que não há, a bordo, até data, nenhum caso de infecção provocado pelo vírus SARS-CoV-2 (nome oficial dado pela OMS), e que orgina a COVID-19 (nome oficial da doença]


Interessante, o desenrolar dos nossos sentimentos.

Lembro-me de em 1975 ter tido uma atitude idêntica. Mas no meu caso foi com um ratito muito pequenito,  que me apareceu aflito dentro da banheira do meu pequeno apartamento no Jardim Constantino em Lisboa.

A aflição do ratito, era que escorregava, cada vez que tentava subir. Fiquei minutos a olhar para ele e a sentir a sua aflição.

Fui arranjar uma caixa de sapatos, peguei no ratito, coloquei-o dentro da caixa, fiz uns buraquinhos com uma esferográfica, saí de casa com a caixita na mão a pensar o que fazer ao ratito.

Decidi “abandonar” o meu ratito dentro da caixa, atrás da roda de trás, de um caro estacionado na Rua José Estêvão. Na convicção de que este ratito iria ter 90% de chances para ir viver no Jardim Constantino.

Pois deixei só meia caixa mesmo junto á roda de trás do velho automóvel ali estacionado. Assim, o automóvel podia só fazer marcha a trás por muito azar do ratito, ou até nem pegar à primeira nem à segunda! Então o “meu” ratito tinha mesmo muitas hipóteses de vir a viver naquele Jardim de um amante de flores ..... de papel !

Depois desta estória passada, tenho pensado na minha atitude, mas ainda não a decifrei neste emaranhado de pensamentos, sentimentos e .... atitudes ! (...)


____________


Constantino Ferreiram, em Aldeia Formosa
(c. 1969/71)
(**) Vd. poste de 16 de fevereiro de 2016 > Guiné 63/74 - P15756: Tabanca Grande (482): Constantino Ferreira D'Alva, ex-Fur Mil Art da CART 2521 (Aldeia Formosa, Nhala e Mampatá, 1969/71)

(...) Prestei serviço militar na Guiné, de Abril de 1969 a Junho de 1971. Fui Furriel Miliciano. Bissau, Buba, Aldeia-Formosa, foi o meu destino. A minha companhia foi a CART 2521.

A coluna que nos veio "buscar" a Buba, usou pela primeira vez a estrada nova, teve três mortos nessa famigerada "estrada nova". Regressou connosco a Aldeia Formosa pela estrada velha. Nunca mais foi usada a "estrada nova".

A TECNIL, que rasgou essa nova estrada, permaneceu em Aldeia Formosa a construir a nova pista alcatroada, para ser utilizada pelos caças Fiat.

Tudo para sul e para leste, tinha sido estrategicamente abandonado. Assim começou a minha "andança" por "estradas" e bolanhas da Guiné.

Escrevi no Jornal de Arganil, algumas "viagens no tempo" sobre esses tempos passados na Guiné, que poderei enviar para o blogue, se for considerado conveniente. (...) 

4 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Deve dizer-se "a" COVID-19, e não "o"... A COVID-19 é o nome, atribuído pela Organização Mundial da Saúde, à doença provocada pelo novo coronavírus SARS-COV-2... Em bom português nos entendemos.


COVID-19 | s. f.

COVID-19
(sigla do inglês coronavirus disease 2019)
substantivo feminino
[Medicina] Doença infecciosa que atinge os pulmões, causada por um coronavírus, cujos sintomas podem incluir febre, tosse, cansaço, entre outros.


"covid 19", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/covid%2019 [consultado em 25-03-2020].

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Leio na página oficial da MSC Cruzeiros, em português, o seguinte comunicado:

(...) Na MSC Cruzeiros, orgulhamo-nos de oferecer-lhe as melhores férias de cruzeiros de uma vida. À luz das circunstâncias extraordinárias que o mundo enfrenta, decidimos suspender, temporariamente, todas as operações dos nossos navios para a segurança dos nossos passageiros e tripulação. Todos os cruzeiros que estão neste momento a navegar pararão uma vez terminados os seus itinerários.

Pierfrancesco Vago, o nosso Executive Chairman, afirmou a semana passada: “Esta não é uma decisão tomada de ânimo leve mas, sob as actuais circunstâncias, a saúde e a segurança dos nossos passageiros, tripulação e da comunidade em terra – incluindo os nossos empregados e as suas famílias – estão primeiro. Como uma companhia familiar com mais de 300 anos de tradição marítima, sentimos que esta era a decisão mais acertada a tomar.”

Neste momento, estão previstos novos embarques a partir de 30 de Abril, inclusive.

Esperamos poder dar as boas-vindas aos nossos passageiros a bordo brevemente imbuídos do espírito de #UmMundoDeDescobertas. (...)

https://www.msccruzeiros.pt/pt-pt/Coronavirus.aspx

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Portugal dá apoio aos seus concidadãos que estão no estrangeiro, a viver, a trabalhar ou em viagem, e que solicitam repatriamento, na actual situação de pandemia da COVID-19... Diz o JE - Jornal Económico:

https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/quatro-mil-portugueses-retidos-no-estrangeiro-ja-pediram-apoio-para-regressar-a-portugal-564928


(...) O ministro do Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, anunciou esta terça-feira que cerca de quatro mil portugueses que estavam no estrangeiro solicitaram apoio para regressar a Portugal. Augusto Santos Silva disse que grande parte dos processos já estão concluídos ou estão encaminhados, mas estima que haja ainda “algures entre dois mil a três mil portugueses” a precisar de apoio para regressar ao país.

“Quanto aos portugueses que pediram apoio nos seus planos de regresso a Portugal, desde que este processo se iniciou, foram 4 mil os portugueses que solicitaram apoio ao Ministério dos Negócios Estrangeiros. Há situações em que os processos estão concluídos”, afirmou Augusto Santos Silva, em audição na comissão parlamentar de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas.

Entre os portugueses no estrangeiro que já receberam ajuda estão, segundo o governante, aqueles que se encontravam na Argélia, Egito, China, Chipre, Irão, Maldivas, Marrocos, Mongólia, Panamá, Costa Rica e Polónia. Augusto Santos Silva disse ainda que a Portugal já regressaram os portugueses que se encontravam a bordo de um navio de cruzeiro nos Estados Unidos e no Japão. (...)

Valdemar Silva disse...

Constantino.
Se a história do ratito tivesse sido em 1960, talvez tu pertencesses ao nosso 'bando' do Jardim. Era-mos uns putos de 13/15 anos.
Teria sido, de certeza, uma festa a chatear o 'guarda livros', da biblioteca à sombra da magnólia, a sofrer com o ratito dentro da sua lancheira.
Boa viagem e cuidado com as estadias.
Valdemar Queiroz