sábado, 28 de março de 2020

Guiné 61/74 - P20783: Tabanca da Diáspora Lusófona (8): Em quarentena em Nova Iorque, combatendo o coronavirus com "Coronita" mexicana e sardinhas de Peniche... enquanto a Vilma tomou a decisão (corajosa) de aprender português e eu a missão (heroica) de aprender esloveno... (João Crisóstomo)




Nova Iorque > março de 2020 > Vilma e João Crisóstomo, "trancados em casa", por causa da pandemia de COVID-19, decidiarm abancar no quintal e fazer um piquenique: "Sardinhas de Peniche; “coronita” mexicana (, a sério mesmo: é uma "corona”, cerveja mexicana,  em garrafa mais pequena e daí o nome “coronita”); pão português (para comer a sardinha como deve ser à portuguesa), enfim, para fazer esquecer o famigerado coronavírus…

Fotos (e legenda): © João Crisóstomo  (2020). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Mensagem do nosso camarada e amigo João Crisóstomo, luso-americano, natural de Torres Vedras, conhecido ativista de causas que muito dizem aos portugueses: Foz Côa, Timor Leste, Aristides Sousa Mendes... Régulo da Tabanca da Diáspora Lusófona, foi alf mil, CCAÇ 1439 (Enxalé, Porto Gole e Missirá, 1965/67): vive desde 1975 em Nova Iorque; é casado, desde 2013, com a nossa amiga eslovena, Vilma Kracun]

Date: quinta, 26/03/2020 à(s) 23:01
Subject: Em quarentena em Nova Iorque, batalhando o coronavirus com "Coronita" mexicana e sardinhas de Peniche...


Caro Luís Graça,

Gostei de poder falar ao telefone. Obrigado.   Mesmo meio aquarentenado,  como estás também,   não sei como consegues tempo para tanta coisa… 

Há duas semanas que nós  quase não saímos  de casa: contra a opinião do Senhor Trump que dizia, que graças à sua sábia decisão de ter parado os voos de e para a China,  os 15 casos de coronavirus na altura nos USA  cedo seriam reduzidos a zero e tudo voltaria ao normal...

Logo que os especialistas de saúde começaram a dizer que as pessoas com mais de sessenta anos ( e nós já vamos nos setentas bem entrados) deviam evitar sair de casa, nós  pegamos no carro e fomos ao  armazém. Pelo sim e pelo não   abastecemo-nos para duas ou três semanas. E passados dias,  com as notícias a ficarem mais alarmantes,   voltamos ao mesmo armazém para  reabastecimentos mais prolongados  , mas desta vez já havia fila e  alguns   materiais  a desaparecerem  como era foi o  caso de  sabão para as mãos que  depois  conseguimos   encontrar noutro lugar.

E desde então o  triste   pandemónio e tragédia que  viamos com apreensão  noutros lugares mundo fora  chegou aqui. Ontem as autoridades internacionais de saúde avisavam que o que sucedeu na China, Itália e Espanha pode vir a acontecer brevemente a  Nova Iorque . Infelizmente os números desde então (que as notícias agora não  variam  dia a dia mas de hora a hora) parecem confirmar esse prognósitico.

Como toda a gente, que de boa vontade ou sem ela é obrigada a obedecer a instruções  cada vez mais restringentes, passamos o tempo dentro de casa…  E  como não sou muito de facebook e coisas assim, tenho aproveitado o tempo para falar/ chamar    os nossos amigos— os que ainda respondem ao telefone;  quando este falha vai então uma mensagem por E mail.

Até consegui apanhar e falar com a São, esposa do nosso saudoso Eduardo.  Desta maneira já avisei ---a quem consegui chegar ---que o nosso encontro  da "Tabanca da Diáspora luso-americana" tentativamente programado para 31 de Maio em Newark foi adiado, ainda sem outra data,  possivelmente para fins de Outubro.

Além da televisão  e alguns jornais "on line"  que subscrevo,   o nosso blogue tem sido valioso para "ajudar  a passar o tempo". Sigo:

(i) os  muitos  e bons trabalhos do Beja Santos ; 

(ii) o conselho do  régulo Jorge Araújo  para não perder a validade da "bicha de pirilau":

(iii)  o José Belo e as suas vodkas curativas;

(iv)   o drama do Constantino Ferreira,  apanhado num cruzeiro  no cabo do fim do mundo a querer voltar ao nosso torrão natal; 

(v) as " favas suadas" e o  "butelo com casulas" …   da Alice Carneiro (, sua "malvada" que me deixaste com água naboca !)… ; enfim…

Mas por mais que queiramos não é fácil  deixar de sentir  este forçado  isolamento.

E da mesma maneira que  a necessidade faz o ladrão, este coronavírus   veio tornar realidade o que há  muito tempo desejava  acontecesse , mas  que via nunca suceder: a Vilma  finalmente resolveu fazer um esforço maior para aprender português….mal podes imaginar o quanto sido engraçado… mas o pior é que, " para que ela não esmoreça" eu me senti agora mais  obrigado a aprender mais um pouco de esloveno. E para quem  quem não conhece esloveno… nem pensem em começar. Mas que língua mais complicada!… mesmo para um indivíduo que teve sorte em ter alguns anos de latim como alicerce , depois reforçados com estadias em Franca, Inglaterra e  Alemanha (e por força de inesperadas situações de trabalho e exigências profissionais também   alguma  "experiência" de espanhol e italiano...  isto é problema mesmo sério… Calem-se do grego e do alemão  as dificuldades das declinações; e   do latim e do francês  as sensibilidades  e insinuações.. E se alguém não me quer acreditar… desafio a provarem-me errado nas minhas impressões…

Hoje numa das minhas chamadas telefónicas fui convidado por um amigo a ir passear para a praia de "Jones Beach", ( a uma hora e meia daqui ):. Que não havia problema nenhum pois são muitos quilómetros de praia, agora totalmente deserta. E a Vilma logo se apressou a apoiar a idéia! …  Fiquei sem jeito!  Puxa vida, disse eu para mim mesmo, com a memória duma queda ainda bem fresca , mesmo com um braço ainda meio amarrado, vejam a que ponto chegamos,  só porque  uma possibilidade e  a ideia de sair desta"prisão" de repente apareceu .

 De jeito nenhum, foi a minha resposta imediata. Ando eu com  um frasco de álcol sempre na mão a desinfetar e pulverizar á minha frente, à esquerda e à direita...,  sempre a desviar-me de alguém, conhecido ou não que aparece no caminho como se de um diabo se tratasse … e agora estão-me a falar em ir passear na praia… e de repente pareceu-me a salvação:
- Vilma, está um dia cheio de sol, sem vento... porque não fazemos antes um "almoço picnic" no quintal?

E se  bem pensado... logo  feito: preparei o "fogareiro" a brasas  ( carvão natural,  comprado numa loja portuguesa ), busquei as   sardinhas do congelador; pão português e  até o resto dum frasco de tremoços… e a Vilma logo se lançou, mesmo com o braço meio ligado ainda, a preparar a sua salada… e não se pensou mais em sair de casa, "não vá o diabo ser tendeiro"…

Para  te fazer crescer  a água na boca como me sucedeu com as " favas suadas" aqui te envio umas fotos  para mostrares à tua Alice e outros se assim bem entenderes …

 A Vilma envia um beijinho à Alice (, dá lhe um  outro meu!) e manda outro para ti. 
Um abraço grande para ti,  teus colaboradores mais próximos e todos os nossos  camaradas. 
João e Vilma

Legendas: Sardinhas de Peniche; "coronita" mexicana (. a sério mesmo: é uma "corona", cerveja mexicana, em garrafa mais pequena e daí o nome "coronita"); pão português, para comer a sardinha como deve ser à portuguesa… e para fazer esquecer o famigerado coronavirus…
________________

3 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Ganda João, ganda Vilma: estão-me a fazer água... na boca!...Sardinhas de Peniche na primavera que já chegou, mas não é aquela que esperamos...Essa há de ser libertadora... Fizeste bem, João,fazer aí no teu "quintal" a "Jones Beach"... Nada de facilitar, que o SARS-CoV-2 é mais "traiçoeiro" do que o IN na Guiné...Gosto do termo IN... Agora de se estar IN, e não OUT... Vamos aguentar!... Vi ai escrevendo. Já fiz o pequeno almoço para dois: 2 bananas, 1 pera, 1 maça, morangos, 1 laranja, frutos secos (amendoins com mel e nozes)... Mistura-se com 6 colheres de iogurte, naturall, cremoso, sem acúcar...Manda as tuas receitas. Tira sempre uma foto...Temos que comer para "resistir"... O combate é duro... Ocupa a cabecinha e dá que fazer ao corpo... O COVID-19 não passará, mesmo que venham notícias feias da tua nova terra...Luís

Tabanca Grande Luís Graça disse...

João, a nossa bela língua reiventa-se... Gostei do teu verbo, "aquarentenado"...Vem de quarentena: quem está confinado, posto de quarentena... Não vem grafado no dicionário... Tal como bão vem o "atabancado"... e muitos outros termos que a gante usa aqui e usava na Guiné... Mantenhas. Luís

_____________


quarentena | s. f.

qua·ren·te·na |ê|
(talvez do francês quarantaine)
substantivo feminino
1. Número de quarenta.

2. Oração pública ou festividade que se repete durante quarenta dias.

3. Período que devem passar num lugar isolado pessoas, animais ou mercadorias, provenientes de país atacado de epidemia.

4. [Brasil] Período durante o qual alguém que exerceu determinado cargo estratégico não pode exercer funções remuneradas em empresas ou organizações onde possa utilizar informação privilegiada para seu benefício ou para benefício da entidade para quem trabalha.


de quarentena
• Até ulterior exame, em observação, de reserva.


"quarentena", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/quarentena [consultado em 28-03-2020].

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Aprender uma língua estrangeira... por amor!

Que lindo, Vilma e João!... Vocês são um exemplo inspirador para todos nós.

Vamos ver se há há cursos de aprendizagem rápida,"on line", do português...

Camaradas, sugestões precisam-se!