quinta-feira, 26 de março de 2020

Guiné 61/74 - P20775: O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande (119): A COVID-19 não passará!... Voltamos a recuperar o sentido da "bicha de pirilau"...(Jorge Araújo, régulo da Tabanca dos Emiratos)






Emiratos Àrabes Unidos > Abu Dhabi >  25 e 26 de Março de 2020  >  O Jorge Araújo, o régulo da Tabanca dos Emiratos, mandou-nos  algumas fotos tiradas da janela do seu apartamento, umas de dia, outras à noite. "A primeira, tem a ver com a mensagem colocada ao fim da tarde de ontem (25 de março), numa zona relvada do condomínio, desenhada com pequenas pedras, pedindo para as pessoas ficarem em casa, pois ficam mais seguras - 'STAY HOME'  (fique em casa) - 'STAY SAFE' (fique seguro)."

 Fotos (e legenda): © Jorge Araújo (2020). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Mensagem do Jorge Araujo, com data de ontem:



Caro Luís, boa Tarde,

Tenho sabido, pelo blogue, que os nossos camaradas “jovens-veteranos”, incluindo tu, estão a controlar, com mais ou menos esforço, a situação provocada pelo “inimigo” dos tempos modernos – COVID-19 – ao utilizar uma arma bem mais poderosa que os “Strelas” de há cinquenta anos, e que, por via disso, já está a produzir novas mudanças nos comportamentos nas/das nossas vidas.

Quanto a mim, depois de uma primeira fase de quarentena voluntária, intercalada com algumas curtas saídas registadas até ao passado fim-de-semana, entrei agora na “quarentena” semelhante à que tem vindo a ser imposta em todos os continentes do planeta, face à situação crescente desta pandemia, como medida para proteger as populações da disseminação deste surto.

Daí que, também aqui as directivas emanadas pelo governo, nomeadamente a partir da passada segunda-feira (23Mar20), vão no sentido de diminuir o risco de contágio, interno e externo, estando encerrados todos os espaços públicos cobertos como sejam: escolas de todos os níveis de ensino, ginásios, centros culturais, comerciais e afins. Também alguns espaços abertos, como jardins, parques de aventura e polidesportivos, foram encerrados. Foi, ainda, determinada a suspensão de todos os voos de passageiros no país. Estão, no entanto, garantidos todos os bens de primeira necessidade.

Porém, porque estamos num contexto de crise sem precedentes em termos globais, quer seja do ponto de vista da saúde, social e económico, o universo dos Serviços de Saúde, locais e nacionais, entraram em “estado de prevenção e alerta”, parecendo-me existirem todas as condições logísticas para responderem, com sucesso, a qualquer situação mais difícil.

No que concerne a notícias do nosso Portugal, tenho estado atento aos conteúdos informativos transmitidos pela RTP Internacional, o único canal em português a que tenho acesso. A situação observada a oito mil quilómetros de distância, parece-me estar a engrossar (a agravar).

Sendo certo que a geração dos “seniores” está mais exposta, correndo mais riscos se não soubermos utilizar as experiências adquiridas ao longo dos anos, creio que o papel que os “veteranos da guerra” poderiam assumir é darem um “murro na mesa”, sem lesões e sem partir a mesa, e pedirem aos que estão próximo para terem “bom sendo (juízo)”, respeitando as orientações dos profissionais de saúde.

Termino, por hoje, dizendo que agora faz todo o sentido utilizar o conceito de «bicha de pirilau», propondo que acabem, por enquanto, com os ajuntamentos de mais de duas pessoas.

Fiquem bem… mas em segurança.

Um grande abraço (virtual).

Jorge Araújo.

PS1 - Anexo mais um trabalho escrito, para os devidos efeitos, referente à CCAÇ 414.
PS2 - Anexo fotos tiradas do meu apartamento.
____________

Nota do editor:

7 comentários:

Jorge Araujo disse...

Olá Luís, Bom dia.

Obrigado pela tua atenção e preocupação em partilhar as minhas notícias.
Caso entendas oportuno, podes publicar uma das fotos que enviei em segundo mail, em particular a última.

Fiquem bem... sem stress... em segurança.

Abraço. Jorge Araújo.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Acabei agora mesmo de publicar... Cuidem-se,tu e a Maria João... LG

Jorge Araujo disse...

OK! Luís, Obrigado.

Só mais um pequeno detalhe: as fotos 2 e 5 são da mesma "paisagem", uma de dia e a outra de noite, obviamente.

J. Araújo.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

È verdade, Jorge, quem tem que sair (e é um risco cada vez maior, agora que "o vírus entrou na comunidade"...), está em "bicha de piralau": à porta da farmácia, do supermercado, da padaria... com a tal distância de segurança (dois metros, no mínino...) que a gente já respeitava nas matas do Xime... E isso valeu-no poupar-nos vidas nos casos em que fomos emboscados ou flagelados... E o termo é "carinhoso"...

Pelo que vejo pelas tuas fotos, ti estás em "confinamento" (que raio de termo fomos recuperar para designar o profilático isolamento social a que somos obrigados para proteger a nossa saúde, a de cada um e de nós todos...), estás numa das famosas torres de Abu Dabi... É só destinada a estrangeiros ? Quem são os vossos vizinhos, se é que sabes e podes dizer ?...

Andar em elevadores de arranha-céus não deve ser, neste momento, uma experiência muito confortável... Como sabes, o novo coronavírus SARS-COV-2 "adora" superfícies lisas, corrimões, puxadores, paineis, teclados, carruagens...e de preferência em metal, em aço... Não te esqueces das luvas descartáveis, mas deita-as logo de fora, quando regressares a casa... E como já não és "menino", põe-te... a pau, que o "gajo" não é "pedófilo",é "gerontófilo"... Há camaradas, de peito feito às balas, que ainda não perceberam isto...

Enfim, vamos fazendo "humor negro" (, com um pedido de desculpa pela expressão que pode ter conotações racistas...).... Na realidade, temos que ter cuidado com as expressões como "dia negro", "peste negra", "pandemia amarela"...

Tabanca Grande Luís Graça disse...

... Temos que combater a tentação de arranjar bodes expiatórios para os "males da humanidade"... Os vírus e as bactérias evoluem, como nós há milhões de nós... E como só uma espécie humana, o "Homo Sapiens Sapiens", eles são transmitidos pessoa à pessoa,independentemente da cor da pele, da religião, da idade, da nacionalidade...

Recordo aqui o caso da sífilis (e as doenças sexualmente transmissíveis...)... Também conhecida como morbo serpentino, mal das boubas, morbo gálico, etc., a sífilies é já, claramente, um pandemia pós-feudal, resultante do florescimento das cidades, da economia mercantil, da mobilidade espacial e sobretudo das viagens marítimas intercontinentais... Podemos dizer que é a primeira doença da globalização, resultante dos "Descobrimentos" (termo hoje contestado...). Trazida do Novo Mundo pelos marinheiros de Cristovam Colombo, era conhecida como o mal francês (morbo gálico) na Itália, como o mal italiano em França, como o mal português na Índia, como o mal espanhol nas Américas, como o mal cristão entre os otomanos, e assim sucessivamente...

Valdemar Silva disse...

Jorge Araújo
Aí nos Emiratos não deve dar muito jeito passear devido ao calor, bem mais fresco deve estar dentro dos apartamentos.
Dizem que o bicho, também conhecido por cá por cornodovirus, não gosta de calor e nesse caso até seria melhor andar na rua do que no fresquinho de casa. Estou a brincar com coisas muito sérias.
Continuando a brincar, pergunto como é, ou não, permitido as habituais/obrigatórias idas à mesquita. Todos sabemos que antes, e não sei se depois, na entrada das mesquitas para as orações, os muçulmanos lavam os pés e as mãos, que é o mais recomendável antivírus. Como é que tem, agora, acontecido?
O parvoimune Presidente do Brasil não autorizou o encerramento das assembleias religiosas evangélicas. Cá para mim é outra a questão. Se os bancos e algumas actividades financeiras estão autorizadas a não encerrar, com estas assembleias encerradas lá se ia a 'colheita' do dízimo e, afinal, sempre vai morrendo alguém, todos os anos, com uma gripinha/resfriado. Não há pachorra.
Ab., saúde da boa e cuidado com cornodovirus que é muito mais perigoso que a bicharada do Xime.
Valdemar Queiroz

Jorge Araujo disse...

Camaradas Luís e Valdemar,

Bom dia.
Agradeço os vossos comentários e as questões formuladas acima.

Não respondi, no imediato, porque, independentemente de continuar em quarentena (ou confinamento), tivemos que ir às compras para a próxima semana uma vez, como já referi anteriormente, aqui a 6.ª e o sábado são os dias de descanso semanal.
Outro aspecto tem a ver com a diferença horária entre nós, que é de quatro horas, o que significa que quando aí estão a preparar o jantar, nós aqui estamos a caminho da cama, porque os dias por cá começam muito cedo.
Quanto ao condomínio, localizado na "Gate Tower de Abu Dhabi", anexo o link -https://www.youtube.com/watch?v=8ddaAXXBtsU - para ficarem com um ideia do local onde estou instalado.

Trata-se de um complexo de três torres, cada uma com sessenta e cinco andares. Cada andar tem vinte apartamentos, o que totaliza mil e trezentos. A estrutura de suporte é ampla até ao 4.º andar a nível do solo, com mais três subterrâneos. No total, estes sete pisos correspondem ao parqueamento de viaturas. A partir do 4.º andar, sobem os restantes andares, em corpos autónomos, com uma distância entre eles de 50/60 metros.

Creio que a maioria dos condóminos está numa situação de "arrendamento", como nós, uma vez que a mobilidade profissional é grande. Quanto às nacionalidades, não tenho informações. Mas devem ser muitas, provavelmente dos cinco continentes. Acredito que da Europa estejam cidadãos de todos os países.

Em relação às questões colocadas pelo Valdemar; a temperatura média registada durante a segunda quinzena de Março tem rondado os 29/30º (máxima) e 20/21º (mínima) o que é perfeitamente suportável. Em função dos casos de infecção do COVID-19, que aqui também existem, as autoridades locais decidiram encerrar, como referi no meu texto, todos os espaços públicos cobertos, nos quais se incluem as Mesquitas. O culto continua a verificar-se, mas em acto individual, em local que cada qual escolherá.

Sobre outros aspectos da minha presença aqui, o camarada Luís Graça irá agendar para os próximos dias uma reportagem que fiz recentemente ao «Emirado de Fujairah», um dos sete Emirados deste País.

Termino com um apelo: cuidem-se... em segurança, pf.

Abraços. Jorge Araújo.