sábado, 28 de março de 2020

Guiné 61/74 - P20785: No céu não há disto... Comes & bebes: sugestões dos 'vagomestres' da Tabanca Grande (4): "Snaps", salmão fresco curado, filetes de arenque do Báltico recheados com salmão fumado... (José Belo, régulo da Tabanca da Lapónia, o único luso-lapão que sobrevive nestas paragens. Se houver outro, dão-se alvíssaras!)


Ingenuidades do único luso-lapão que existe no mundo: "Com tantos senhoritos a falarem desde Bruxelas, com displicências e arrogâncias várias, sobre os países da Europa do Sul, somos obrigados a verificar que vistos desde este extremo do extremo norte europeu,tanto a Alemanha,como a Holanda,e ainda mais a Áustria,säo países lá bem do...Sul!"

(José Belo, 28 de março de 2020,  13h53)



Snaps ("shots")


Salmão ("gravadlax"),  fresco,  curado


Filetes de arenque do Báltico ("strömming"), recheados com salmäo fumado

Fotos (e legendas): © José Belo (2020) . Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Mensagem do Joseph Belo, régulo da Tabanca da Lapónia,  também "aquarentenado" nas proximidades do "Círculo Polar Ártico", no extremo extremo norte da  nossa velha Europa:


Data: 28 mar 2020 10:41

Assunto. Inveja de Lusitano

Caro Luís

Depois das favas suadas (*), aparecem hoje no blogue as sardinhas de Peniche! (**)

Para não referir as fotografias do cozido à portuguesa da Tabanca do Centro..

Sinto-me quase obrigado (!) a enviar desde aqui para todos os Amigos e Camaradas isolados pelo vírus algumas das nossas especialidades locais.

Porque, em verdade, na Lapónia Sueca não há só renas e vodka multidestilada a mais de 90% !

Seguem noutros e-mails algumas fotos legendadas [com petiscos para a semana toda!]

Um abraço,

PS - Hoje a ementa é: Salmão fresco curado, e filetes de arenque do Báltico recheados com salmäo fumado


2. Resposta de LG:

Zé, no céu não disto!... (Diz o meu velhote com quem vou trocando umas conversas meta-físicas...).

Pelas fotos que já me mandaste hoje em meia dúzia de mails, isto parece a festa da Babete!... (Vi o filme, baseado num conto da tua vizinha Karen Blixen)... Se aspeto é bom, o sabor ainda deve ser melhor, se bem que eu seja mais peixeiro do que carneiro... Se não te importas, segue para a nossa série "Comes & Bebes"... Temos que manter o "moral da tropa"... Os pratos do Chef Lusitano vão fazer furor!...

Por cá, a pandemia de (e o combate à) Covid-19 (a doença, que o vírus esse é o SARS-CoV-2) continua... com números que estão a crescer a uma média de 20% e tal por cento ao dia... Esperemos que as medidas decretadas pelo Governo (, estamos me confinamento desde 19 de março, mas as escolas já tinham fechado...). O problema mais grave é o Norte (que tem mais do dobro dos casos da região de Lisboa)... Acabamos chegar hoje aos 100 mortos ...e ultrapassar os 5 mil casos de infectados..  

O pico da pandemia deve ser lá para princípios ou meados de maio... Estamos há duas semanas, rigorosamente trancados em casa... E tu, estás mesmo lá para Abisco ou coisa parecida, que a Tabanca da Lapónia não vem no mapa do Google?!... Sei que te cuidas... Ou melhor:  não tens ninguém que te infecte ou que tu possas infectar com o corno do vírus... É verdade?...

Mantenhas.

PS - A COVID-19 não passará!... (Mas está a causar muito sofrimento e mortes na nossa "aldeia global"...). Viva a Itália, viva Espanha, viva Portugal,  vida a Suécia..., viva a nossa velha Europa doente!... Física, moral e politicamente doente!
______________

Sem comentários: