domingo, 29 de março de 2020

Guiné 61/74 - P20786: Viagem de volta ao mundo: em plena pandemia de COVID 19, tentando regressar a casa (Constantino Ferreira) (4): parados no sudoeste da Austrália, em Fremantle-Perth, a mais de 14 mil km do porto de abrigo

MSC - Magnífica > Cruzeiro de Volta ao Mundo > Sudoeste da Austrália > Fremantle-Perth> 24-26  de março de 2020 > O comandante do navio decidiu seguir diretamente para o Mediterrâneo a mais de 14 mil km de distância, ou sejam, 3 semanas de viagem...

Constantino Ferreira d'Alva, ex-fur mil art da CART 2521 (Aldeia Formosa, Nhala e Mampatá, 1969/71), membro da nossa Tabanca Grande desde 16 de fevereiro de 2016,... Trabalhou 30 anos na TAP, como tripulante de cabine; começou a escrever o seu diário de bordo, em 23 de janeiro de 2020, na sua página do Facebook, Viagens no Tempo

Embarcou no MSC - Magnífica, em 6 de janeiro, em Marselha, numa viagem de volta ao mundo em 115 dias, seguindo a Rota de Fernão de Magalhães. O cruzeiro deve (ou devia) voltar ao ponto de partida no dia 1 de maio p.f.. Com ele e a esposa Elisa, vão mais dois "camaradas da Guiné", incluindo o António Graça de Abreu; num total de 2800 pessoas (2000 passageiros, 800 tripulantes). 300 já tima optado por regressar de avião, desistindo da viagem por mar... A boa notícia é que não há, a bordo, até à data, nenhum caso de infecção provocado pelo vírus SARS-CoV-2 (nome oficial dado pela OMS), e que orgina a COVID-19 (nome oficial da doença]

Cortesia da página do faceboook de Constantino Ferreira. Fotos reeditadas pelo Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné.

1. Viagem de volta ao mundo: em plena pandemia de COVID 19, tentando regressar a casa (Constantino Ferreira) (4):  parados no sudoeste da Austrália,  em Fremantle-Perth, a mais de 14 mil km do porto de abrigo no "Mare Nostrum". (Excertos)

Quinta feira, 26 de março de 2020, 11h40

Hoje, foi o dia da grande decisão, tomada pela companhia MSC, do seu distinto proprietário; Signori Aponti,  e do comandante do MSC-Magnífica; Roberto Leotta.

Eram 18h00 aqui a bordo, quando o sistema áudio anunciou que o Comandante ia fazer um importante comunicado. De imediato, tudo parou a bordo. O Comandante anunciava a decisão de navegar directo, para o Mediterrâneo.

Era a alegria estampada em todas as caras!

O navio tinha que ser reabastecido, mas não tem autorização de reentrar no porto, de onde saiu ontem á noite, com destino ao Dubai, mas entretanto o Dubai fechou o seu porto. Pelo que temos andado aqui ás “voltinhas”, frente a Fremantle-Perth, até que chegou esta boa decisão:  Navegar para o Mediterrâneo!

Agora o navio tem que ser reabastecido, para fazer este trajeto. O governo da Austrália, entretanto proibiu todas entradas no portos. Assim iremos ser reabastecidos por batelão, mas fora do porto !

Entretanto, está provado que não temos nenhum “caso” de coronavirus a bordo. Mas a lei do governo, tem de ser cumprida, cegamente!?...

Se tudo correr bem, com o reabastecimento, dentro de 48 horas, já estaremos a navegar, para o "Mare Nostrum", o  Mediterrâneo !

(...) Para desanuviar, alguma tensão, que ainda subsiste, vou aqui colocar algumas fotografias, destes últimos dias !

Sábado, 28 de março de 2020, 11h53

Continuamos fundeados na baía de Fremantle-Perth, desde ontem ao fim da tarde. Ontem à noite ainda recebemos um batelão, com paletes de alimentos e bebidas. Hoje de manhã recebemos mais dois batelões de alimentos. Mas agora, da parte da tarde, ainda não recebemos mais nenhum batelão.

Agora mesmo, às 4 horas da tarde, está o Comandante a falar, pelo sistema áudio de todo o navio! Acaba de anunciar, que embora o carregamento de víveres, tivesse começado ontem à noite, tem sido muito mais moroso do que o esperado, pelo que o abastecimento, embora lento, vai continuar até amanhã ao meio-dia!

Assim, levantaremos âncora logo a seguir, assim que tenhamos autorização com o piloto da barra. A expectativa de reabastecimento, em poucas horas, foi gorada, mas é absolutamente indispensável este carregamento de víveres, pois o objetivo é navegar direto para o Mediterrâneo, que se espera vencer em cerca de três semanas!

Continuamos “todos” muito bem a bordo; passageiros e tripulantes! Estamos “todos” solidários com o nosso Comandante; Roberto Leotta. A administração da MSC merece toda a nossa solidariedade, nesta decisão, de não sermos “repatriados”, deste fim do mundo, por avião!

Onde não tivemos a solidariedade humana, foi do Senhor Primeiro Ministro do Governo da Austrália. Estamos já há quase três semanas na Austrália, onde demos entrada, saindo a terra no porto de Hobart, na Tasmânia, para vistoria dos passaportes.

Reentrámos de imediato para bordo do navio e nunca mais fomos autorizados a ir á terra, em nenhum porto da Austrália, onde estivemos atracados ao cais! Desde Hobart, Sidney, Melbourne e agora aqui, em Fremantle-Perth, onde já estivemos atracados ao cais, mas saímos do porto com destino ao Dubai, que entretanto também fechou o porto a toda a navegação e, nos obrigou a regressar a Fremantle-Perth.

Mas ao regressarmos, entretanto Governo da Austrália, também fechou todos os portos desta Ilha Continente, obrigando muitos navios a fundearem fora dos respectivos portos de abrigo !

As declarações do Senhor Primeiro Ministro, do Governo Australiano não terão sido as mais apropriadas, nestas circunstâncias, sem solidariedade humana e sem visão global deste problema, da proliferação e difusão do coronavirus, COVID-19.

(... ) Amanhã, ao princípio da tarde, vai começar para nós, ainda cerca de 2.000 passageiros e 800 tripulantes, esta “Nova Odisseia” de chegarmos em uma única “etapa”, ao "Mare Nostrum"
Ao Mediterrâneo!

Estamos todos no mesmo barco ! Estamos todos solidários, com o nosso Comandante, Roberto Leotta. Para que esta grande viagem, de milhares e milhares de milhas náuticas por estes mares “acima”, decorra sempre o melhor possível !  E, que, ao chegarmos ao Mar Vermelho, o Canal Suez se abra para o Mediterrâneo que nos espera, mas ainda sem porto de abrigo, como destino, na nossa velha e jovem Europa.

[Revisão e fixação de texto para efeitos de edição neste blogue: LG]