MSC - Magnífica > Cruzeiro de Volta ao Mundo > Sudoeste da Austrália > Fremantle-Perth> 24-26 de março de 2020 > O comandante do navio decidiu seguir diretamente para o Mediterrâneo a mais de 14 mil km de distância, ou sejam, 3 semanas de viagem...
Constantino Ferreira d'Alva, ex-fur mil art da CART 2521 (Aldeia Formosa, Nhala e Mampatá, 1969/71), membro da nossa Tabanca Grande desde 16 de fevereiro de 2016,... Trabalhou 30 anos na TAP, como tripulante de cabine; começou a escrever o seu diário de bordo, em 23 de janeiro de 2020, na sua página do Facebook, Viagens no Tempo.
Embarcou no MSC - Magnífica, em 6 de janeiro, em Marselha, numa viagem de volta ao mundo em 115 dias, seguindo a Rota de Fernão de Magalhães. O cruzeiro deve (ou devia) voltar ao ponto de partida no dia 1 de maio p.f.. Com ele e a esposa Elisa, vão mais dois "camaradas da Guiné", incluindo o António Graça de Abreu; num total de 2800 pessoas (2000 passageiros, 800 tripulantes). 300 já tima optado por regressar de avião, desistindo da viagem por mar... A boa notícia é que não há, a bordo, até à data, nenhum caso de infecção provocado pelo vírus SARS-CoV-2 (nome oficial dado pela OMS), e que orgina a COVID-19 (nome oficial da doença]
Cortesia da página do faceboook de Constantino Ferreira. Fotos reeditadas pelo Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné.
1. Viagem de volta ao mundo: em plena pandemia de COVID 19, tentando regressar a casa (Constantino Ferreira) (4): parados no sudoeste da Austrália, em Fremantle-Perth, a mais de 14 mil km do porto de abrigo no "Mare Nostrum". (Excertos)
Era a alegria estampada em todas as caras!
O navio tinha que ser reabastecido, mas não tem autorização de reentrar no porto, de onde saiu ontem á noite, com destino ao Dubai, mas entretanto o Dubai fechou o seu porto. Pelo que temos andado aqui ás “voltinhas”, frente a Fremantle-Perth, até que chegou esta boa decisão: Navegar para o Mediterrâneo!
Agora o navio tem que ser reabastecido, para fazer este trajeto. O governo da Austrália, entretanto proibiu todas entradas no portos. Assim iremos ser reabastecidos por batelão, mas fora do porto !
Entretanto, está provado que não temos nenhum “caso” de coronavirus a bordo. Mas a lei do governo, tem de ser cumprida, cegamente!?...
Se tudo correr bem, com o reabastecimento, dentro de 48 horas, já estaremos a navegar, para o "Mare Nostrum", o Mediterrâneo !
(...) Para desanuviar, alguma tensão, que ainda subsiste, vou aqui colocar algumas fotografias, destes últimos dias !
Sábado, 28 de março de 2020, 11h53
Continuamos fundeados na baía de Fremantle-Perth, desde ontem ao fim da tarde. Ontem à noite ainda recebemos um batelão, com paletes de alimentos e bebidas. Hoje de manhã recebemos mais dois batelões de alimentos. Mas agora, da parte da tarde, ainda não recebemos mais nenhum batelão.
Agora mesmo, às 4 horas da tarde, está o Comandante a falar, pelo sistema áudio de todo o navio! Acaba de anunciar, que embora o carregamento de víveres, tivesse começado ontem à noite, tem sido muito mais moroso do que o esperado, pelo que o abastecimento, embora lento, vai continuar até amanhã ao meio-dia!
Assim, levantaremos âncora logo a seguir, assim que tenhamos autorização com o piloto da barra. A expectativa de reabastecimento, em poucas horas, foi gorada, mas é absolutamente indispensável este carregamento de víveres, pois o objetivo é navegar direto para o Mediterrâneo, que se espera vencer em cerca de três semanas!
Continuamos “todos” muito bem a bordo; passageiros e tripulantes! Estamos “todos” solidários com o nosso Comandante; Roberto Leotta. A administração da MSC merece toda a nossa solidariedade, nesta decisão, de não sermos “repatriados”, deste fim do mundo, por avião!
Onde não tivemos a solidariedade humana, foi do Senhor Primeiro Ministro do Governo da Austrália. Estamos já há quase três semanas na Austrália, onde demos entrada, saindo a terra no porto de Hobart, na Tasmânia, para vistoria dos passaportes.
Reentrámos de imediato para bordo do navio e nunca mais fomos autorizados a ir á terra, em nenhum porto da Austrália, onde estivemos atracados ao cais! Desde Hobart, Sidney, Melbourne e agora aqui, em Fremantle-Perth, onde já estivemos atracados ao cais, mas saímos do porto com destino ao Dubai, que entretanto também fechou o porto a toda a navegação e, nos obrigou a regressar a Fremantle-Perth.
Mas ao regressarmos, entretanto Governo da Austrália, também fechou todos os portos desta Ilha Continente, obrigando muitos navios a fundearem fora dos respectivos portos de abrigo !
As declarações do Senhor Primeiro Ministro, do Governo Australiano não terão sido as mais apropriadas, nestas circunstâncias, sem solidariedade humana e sem visão global deste problema, da proliferação e difusão do coronavirus, COVID-19.
(... ) Amanhã, ao princípio da tarde, vai começar para nós, ainda cerca de 2.000 passageiros e 800 tripulantes, esta “Nova Odisseia” de chegarmos em uma única “etapa”, ao "Mare Nostrum"
Ao Mediterrâneo!
Estamos todos no mesmo barco ! Estamos todos solidários, com o nosso Comandante, Roberto Leotta. Para que esta grande viagem, de milhares e milhares de milhas náuticas por estes mares “acima”, decorra sempre o melhor possível ! E, que, ao chegarmos ao Mar Vermelho, o Canal Suez se abra para o Mediterrâneo que nos espera, mas ainda sem porto de abrigo, como destino, na nossa velha e jovem Europa.
[Revisão e fixação de texto para efeitos de edição neste blogue: LG]
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1. Viagem de volta ao mundo: em plena pandemia de COVID 19, tentando regressar a casa (Constantino Ferreira) (4): parados no sudoeste da Austrália, em Fremantle-Perth, a mais de 14 mil km do porto de abrigo no "Mare Nostrum". (Excertos)
Quinta feira, 26 de março de 2020, 11h40
Hoje, foi o dia da grande decisão, tomada pela companhia MSC, do seu distinto proprietário; Signori Aponti, e do comandante do MSC-Magnífica; Roberto Leotta.
Eram 18h00 aqui a bordo, quando o sistema áudio anunciou que o Comandante ia fazer um importante comunicado. De imediato, tudo parou a bordo. O Comandante anunciava a decisão de navegar directo, para o Mediterrâneo.
Hoje, foi o dia da grande decisão, tomada pela companhia MSC, do seu distinto proprietário; Signori Aponti, e do comandante do MSC-Magnífica; Roberto Leotta.
Eram 18h00 aqui a bordo, quando o sistema áudio anunciou que o Comandante ia fazer um importante comunicado. De imediato, tudo parou a bordo. O Comandante anunciava a decisão de navegar directo, para o Mediterrâneo.
Era a alegria estampada em todas as caras!
O navio tinha que ser reabastecido, mas não tem autorização de reentrar no porto, de onde saiu ontem á noite, com destino ao Dubai, mas entretanto o Dubai fechou o seu porto. Pelo que temos andado aqui ás “voltinhas”, frente a Fremantle-Perth, até que chegou esta boa decisão: Navegar para o Mediterrâneo!
Agora o navio tem que ser reabastecido, para fazer este trajeto. O governo da Austrália, entretanto proibiu todas entradas no portos. Assim iremos ser reabastecidos por batelão, mas fora do porto !
Entretanto, está provado que não temos nenhum “caso” de coronavirus a bordo. Mas a lei do governo, tem de ser cumprida, cegamente!?...
Se tudo correr bem, com o reabastecimento, dentro de 48 horas, já estaremos a navegar, para o "Mare Nostrum", o Mediterrâneo !
(...) Para desanuviar, alguma tensão, que ainda subsiste, vou aqui colocar algumas fotografias, destes últimos dias !
Sábado, 28 de março de 2020, 11h53
Continuamos fundeados na baía de Fremantle-Perth, desde ontem ao fim da tarde. Ontem à noite ainda recebemos um batelão, com paletes de alimentos e bebidas. Hoje de manhã recebemos mais dois batelões de alimentos. Mas agora, da parte da tarde, ainda não recebemos mais nenhum batelão.
Agora mesmo, às 4 horas da tarde, está o Comandante a falar, pelo sistema áudio de todo o navio! Acaba de anunciar, que embora o carregamento de víveres, tivesse começado ontem à noite, tem sido muito mais moroso do que o esperado, pelo que o abastecimento, embora lento, vai continuar até amanhã ao meio-dia!
Assim, levantaremos âncora logo a seguir, assim que tenhamos autorização com o piloto da barra. A expectativa de reabastecimento, em poucas horas, foi gorada, mas é absolutamente indispensável este carregamento de víveres, pois o objetivo é navegar direto para o Mediterrâneo, que se espera vencer em cerca de três semanas!
Continuamos “todos” muito bem a bordo; passageiros e tripulantes! Estamos “todos” solidários com o nosso Comandante; Roberto Leotta. A administração da MSC merece toda a nossa solidariedade, nesta decisão, de não sermos “repatriados”, deste fim do mundo, por avião!
Onde não tivemos a solidariedade humana, foi do Senhor Primeiro Ministro do Governo da Austrália. Estamos já há quase três semanas na Austrália, onde demos entrada, saindo a terra no porto de Hobart, na Tasmânia, para vistoria dos passaportes.
Reentrámos de imediato para bordo do navio e nunca mais fomos autorizados a ir á terra, em nenhum porto da Austrália, onde estivemos atracados ao cais! Desde Hobart, Sidney, Melbourne e agora aqui, em Fremantle-Perth, onde já estivemos atracados ao cais, mas saímos do porto com destino ao Dubai, que entretanto também fechou o porto a toda a navegação e, nos obrigou a regressar a Fremantle-Perth.
Mas ao regressarmos, entretanto Governo da Austrália, também fechou todos os portos desta Ilha Continente, obrigando muitos navios a fundearem fora dos respectivos portos de abrigo !
As declarações do Senhor Primeiro Ministro, do Governo Australiano não terão sido as mais apropriadas, nestas circunstâncias, sem solidariedade humana e sem visão global deste problema, da proliferação e difusão do coronavirus, COVID-19.
(... ) Amanhã, ao princípio da tarde, vai começar para nós, ainda cerca de 2.000 passageiros e 800 tripulantes, esta “Nova Odisseia” de chegarmos em uma única “etapa”, ao "Mare Nostrum"
Ao Mediterrâneo!
Estamos todos no mesmo barco ! Estamos todos solidários, com o nosso Comandante, Roberto Leotta. Para que esta grande viagem, de milhares e milhares de milhas náuticas por estes mares “acima”, decorra sempre o melhor possível ! E, que, ao chegarmos ao Mar Vermelho, o Canal Suez se abra para o Mediterrâneo que nos espera, mas ainda sem porto de abrigo, como destino, na nossa velha e jovem Europa.
[Revisão e fixação de texto para efeitos de edição neste blogue: LG]
Nota do editor:
Último poste da série > 25 de março de 2020 > Guiné 61/74 - P20771: Viagem de volta ao mundo: em plena pandemia de COVID 19, tentando regressar a casa (Constantino Ferreira) (3): No Sul da Austrália, rumando a oeste, para chegar o mais depressa possível ao "mare nostrum"...
Último poste da série > 25 de março de 2020 > Guiné 61/74 - P20771: Viagem de volta ao mundo: em plena pandemia de COVID 19, tentando regressar a casa (Constantino Ferreira) (3): No Sul da Austrália, rumando a oeste, para chegar o mais depressa possível ao "mare nostrum"...
4 comentários:
Se aquilo não se assumir como uma gaiola, mesmo que doirada, sempre será melhor aturar o comandante Leotta, do que um Fernão de Magalhães.
Boa viagem sem virus.
Como dizem que a partir dos oitenta é tiro e queda, é bom levar a vida com calma, e esperar pelo melhor.
Rosinha, bom dia, bom domingo, mesmo que seja um bom dia estranho!... É bom saber de ti!... Vejo que te manténs em forma, com bom humor, ironia, bom senso, sabedoria... e saúde, apesar de "aquarentenado"...Mas não assustes os octogenários: a infeção pelo vírus SARS-CoV-2, o tal "cornovírus" que nos obriga a estar em casa, está a matar 8 em cada 100 infectados na faixa etária dos 70 e mais (, em Portugal)... Ainda é cedo, para fazer as contas (finais): A taxa de letalidade ou mortalidade dos infetados é de cerca de 8%... (A taxa geral é de 2%). Quer dizer que há 92 que escapam (nesta faixa etária)... Aliás, 90% dos infectados (todas as idades) estão em casa, com sintomas leves ou moderadamente graves... Mas não há dúvidas que os "cotas" (digamos, com 65 ou mais), são mais vulneráveis que jovens adultos, os adultos e as crianças. Na "pneumónica" ou "gripe espanhola" de 1918-19 (em que morreram entre 50 mil a 135 mil, conformes as contas de (poucos) estudiosos da pandemia...), quem morreram foram os jovens adultos (entre 20-35) e as crianças (até 2 anos)...
Quanto ao navio de cruzeiro em que vão aos nossos amigos e camaradas Constantino e António, é uma "prisão dourada", de facto, muito melhor e muito mais segura que as barcas do transmontano (de Sabrosa) Fernão Magalhães... Mas eles haverão de safar-se tal como nós!...
Rosinha a partir dos 80 também se diz cada tiro cada melro. Um abraço.
Esperança de vida aos 65 anos: total e por sexo (base: triénio a partir de 2001)
"Quantos anos, em média, pode uma pessoa com 65 e mais anos esperar viver?"
Resposta: em 2017 > 19,5 anps Total, Homens/Mulheres)
17,6 anos para os homens
20,9 anos para as mulheres
Em 1970, era 13,5, 12,2 e 14,6, respetivamente...
E no tempo dos avós, nascidos no final do séc. XIX ? Diziam: "Esta via não chega netos, nem a filhos com barba"... Quer dizer que se morria cedo sem casar os filhos,,, A esperanºa média de vida à nascença era de 35 anos para os homens, 40 para as mulheres...
Somos uns "sortudos"!...
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