sexta-feira, 3 de abril de 2020

Guiné 61/74 - P20804: Ser solidário (230): Viva a Escola São Francisco de Assis "Paz e Bem", em Boibau, Manati, Liquiçá, Timor Leste (Rui Chamusco)

Rui Chamusco,
Lourinhã, 2016
1. Mensagem do nosso amigo  Rui Chamusco, membro da Tabanca de Porto Dinheiro / Lourinhã, professor reformado, natural de Malcata / Sabugal, a viver na Lourinhã,  cofundador e líder  da ASTIL - Associação dos Amigos Solidários com Timor Leste.


Date: quinta, 2/04/2020 à(s) 11:38

Subject: Astil Timor Leste



ASTIL (Associação de Amigos Solidários com Timor Leste)

Estimados Sócios e amigos

Hoje seria para mim e para a Glória Sobral (esposa do Gaspar) um dia especial, caso se pudesse concretizar o nosso plano, porque estava marcado a nossa viagem para Timor Leste a fim de podermos ajudar e impulsionar alguns dos nossos projetos de solidariedade em curso.

Quis Deus que assim não fosse, devido às circunstâncias que nos abrangem a todos e que tanto nos preocupem. Esperamos, com ansiedade, que estas limitações passem depressa, a fim de darmos cumprimento à nossa missão solidária.

Quero, no entanto, informar-vos de que as nossas diligências continuam, através das redes sociais. Junto do ministério da educação de Portugal temos procurado, com insistência, o apoio necessário para o destacamento de um(a) educador(a) e de um(a) professor(a) para a Escola São Francisco de Assis "Paz e Bem", em Boibau, Manati, Liquiçá, Timor Leste e aguardamos, com esperança, que nos seja dada uma resposta positiva.

A "casa do professor" está quase concluída, faltando aplicar as loiças sanitárias e equipar os quartos (3) e a cozinha (fogão, frigorífico, loiças diversas).

A campanha "pik up", veículo ao serviço da Escola São Francisco de Assis, está em curso e, logo que possa contactarei alguns amigos que, de certeza, nos irão ajudar.

O programa de apadrinhamento de crianças necessitadas continua nos moldes já conhecidos, dando cada padrinho o apoio possível ao seu afilhado. Continuamos a insistir que o objetivo principal deste programa é o estabelecimento de relações, de modo a ajudar indiretamente cada criança/jovem na aprendizagem e desenvolvimento da língua portuguesa, a segunda língua oficial de Timor Leste. Peço desculpa a todas as madrinhas e padrinhos da falta de resposta dos afilhados aos seus esforços de comunicação, e prometo-lhes que, quando eu regressar, farei tudo o que puder para que haja uma resposta adequada dos apadrinhados.

Como muitos de vós.  estou em casa, respeitando e acatando as ordens emanadas da DGSaúde  e dos nossos governantes. Não sabendo até quando teremos de viver nestas condições, prometo-vos que logo que me seja possível e aconselhado, regressarei a Timor Leste, terra dos nossos sonhos e projetos, em cumprimento dos programas do nosso projeto de solidariedade. As crianças e os jovens que apoiamos chamam por nós. O seu sorriso de agradecimento cativam-nos. Com eles e com todos vós no coração, aqui vos deixo o meu abraço amigo

Que Deus tenha compaixão de nós e permita que nos voltemos a encontrar, o mais breve possível.

Rui Chamusco, prof
_____________

Nota do editor:

Sem comentários: