sábado, 4 de abril de 2020

Guiné 61/74 - P20812: Efemérides (321): No dia 4 de Abril de 1970, saiu a CCAV 2721 do cais de Alcântara em direcção a Bissau (Paulo Salgado)

1. Mensagem do nosso camarada Paulo Salgado, [ex-Alf Mil Op Esp,  CCAV 2721, Olossato e Nhacra, 1970/72), autor do livro (, o mais recente,) "Milando ou Andanças por África"], com data de hoje, dia 4 de Abril de 2020, relembrando a partida da CCAV 2721 de Lisboa com destino à Guiné.


50 ANOS

No dia 4 de Abril de 1970, saiu a CCAV 2721 do cais de Alcântara em direcção a Bissau (como seria em tempos de Cais da Ribeira, quando embarcavam as naus e carracas e caravelas e galeões, e nela iam marinheiros e grumetes e soldados e pilotos e mestres e boticário e barbeiro e despenseiro e centenas de viajantes que ansiavam a riqueza lá longe, nas lonjuras da África e do Oriente?).

O navio TT Carvalho Araújo na Gare Marítimo de Alcântara
Foto: António Tavares

Durante a viagem de sete dias, no velho Carvalho Araújo (velho navio das viagens para os Açores e Madeira, carregando passageiros e vacas, recuperado para transporte de carne para canhão), os mesmo enjoos de mar que nos séculos XV, XVI, XVII e sempre, e as mesmas chatices nos porões: a monte, matando o tempo com as cartas, e com os olhares tristes postos nas famílias que ficaram.

Há um relato do cabo do meu Grupo de Combate, o Moura Marques1, desde a saída de Lisboa até ao Olossato. Vou pedir-lhe para o registar no nosso blogue, dentro de dias. Um texto notável.

Desejo para todos os camaradas, a vontade de sobreviver, a mesma vontade de sobreviver o melhor possível à presente luta pela vida, aquela vontade que nos fez regressar, e uma saudade aos que partiram, então, e ao longo dos tempos.

Hoje, deixo-vos um poema de Amílcar Cabral – um dos pensadores mais importantes da História da Humanidade (considerado o segundo maior líder mundial - o ideólogo das independências da Guiné-Bissau e Cabo Verde, que surge numa lista elaborada por historiadores para a BBC2). A minha homenagem ao Homem que quis e tentou por diversas vezes o diálogo com os governos de Salazar e de Caetano.

Leiamos este poema “NO FUNDO DE MIM MESMO” (In Antologia Poética da Guiné-Bissau Editorial Inquérito, 1990) – talvez muito nos diga agora, igualmente.
______

[1] - O Moura Marques esteve comigo em Bissau em 2006. Como foi interessante a ida ao Olossato e reencontrar amigos da população; os miúdos, homens agora, e os mais velhos recordarem o que se passou.
[2] - Vide, por todos, https://www.cmjornal.pt/mundo/africa/detalhe/amilcar-cabral-considerado-o-segundo-maior-lider-mundial.
______

____________

Nota do editor

Último poste da série de 29 de fevereiro de 2020 > Guiné 61/74 - P20693: Efemérides (319): O "Jornal do Exército", fundado em janeiro de 1960, faz 60 anos (Jorge Araújo)

Sem comentários: