sexta-feira, 3 de abril de 2020

Guiné 61/74 - P20805: Da Suécia com Saudade (67): Carta aberta ao Camarada Beja Santos (José Belo)


Tabanca da Lapónia > As queridas renas do Zé Belo, régulo  da tabanca e criador 

Foto: Cortesia de José Belo. [Edição e : Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Mensagem de José Belo ex-alf mil inf da CCAÇ 2381, Ingoré, Buba, Aldeia Formosa, Mampatá e Empada, 1968/70, e manteve-se no ativo, no exército português, durante uma década; está reformado como capitão inf do exército português: jurista, vive entre Estocolmo, Suécia, Abisco, Kiruna, Lapónia, no círculo polar ártico, e Key-West, Florida, EUA.

Date: segunda, 30/03/2020 à(s) 06:55
Subject: Carta aberta ao Camarada Beja SantosCaro Luís


Caro Luís:

Enquanto os nevões continuam a cair e as temperaturas voltam a descer consideravelmente nos últimos dias, aproveitei os tempos livres para rever leituras do publicado no blogue pelo Camarada Beja Santos.

A qualidade, os temas interessantes e, não menos, a continuidade da sua colaboração, levaram-me a escrever-lhe uma “carta aberta“ desde bem dentro do Círculo Polar Árctico.

Um abraço.
J. Belo


2. Carta aberta ao Mário Beja Santos:

por José Belo

Como certamente muitos outros,  tenho lido com atenção e interesse os inúmeros postes que, ao longo dos anos, tens vindo a publicar no blogue.

São variadíssimas as escolhas de autores, publicações e documentos.

A muitos têm vindo a abrir novas perspectivas, opiniões e análises sobre África, colonialismo e a nossa fantástica História.

Quanto à Guiné, interessantes detalhes etnográficos e administrativos,  tanto recentes como antigos.

Pela regularidade e qualidade, os teus postes tornaram-se um "ponto dado" de leitura para todos os que visitam o blogue.

Enriquecendo o blogue tens vindo também a enriquecer os seus leitores.

Algumas criticas, agressivas e inapropriadas no seu "pessoalizado", felizmente não têm conseguido fazer-te desistir de tão valiosa colaboração.

E não só não desistir, como não cair na armadilha de pseudo diálogos-comentaristas feita.

As provocações por parte de alguns, em necessidades quase patológicas de "planteamentos" feitas, mais não têm tido, felizmente, o... valor que têm.

As interessantes descrições das viagens por ti efectuadas, sempre acompanhadas de fotos criteriosamente escolhidas, algumas delas provocando uma suave e insidiosa sensação de "fim de século "... (esta de fim de século em francês, "fin de siècle", soa melhor!), acabam por tornar a tua colaboração multifacetada naquilo de que importante É.

Um abraço do J. Belo
______________

3 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mário Beja Santos disse...

Meu caro José Belo, Agradeço-te esta tão bonita surpresa. É verdade que tenho uma inquebrável dedicação ao nosso blogue; não me limitei, depois da decisão completamente desvairada, em 2006, de me comprometer a escrever o meu diário da Guiné, no exato momento em que vivia atolado em trabalho (funcionário público, professor em dois institutos universitários, representação dos consumidores na Confederação Europeia dos Sindicatos, colaboração regular em diferentes órgãos da comunicação social, ligado a uma IPSS e organizações de doentes crónicos...), com a minha filha mais nova já muitíssimo doente, e outras coisas mais, a prosseguir o estudo e a investigação, material que está na base de um conjunto de livros de que me honro, graças à minha participação no blogue, para que conste. Quando, comovidamente, e com a mais completa das surpresas, li a tua laude, lembrei-me que um dia, já eu era há vários anos voluntário na Direção-Geral do Consumidor, encaminhando informação destas políticas para os meus antigos colegas, depois de ter visitado 55 sites, e nunca tendo obtido um simples obrigado, recebi de uma estagiária, uma jurista que por ali andara 6 meses, e que agora partia, um agradecimento, era alguém que me dizia que tinha recebido diariamente as notícias que lhe tinham feito compreender que havia mais vida fora da rotina burocrática em Portugal. É a sensação de satisfação que tu me dás, e que jamais esquecerei, recebe um abraço muito sentido do Mário

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Gratidão: é uma das palavras da nossa língua mãe, de que eu mais gosto... Obrigado, Zé, obrigado, Mário... Por tudo...

____________

gratidão | s. f.

gra·ti·dão
(latim gratitudo, -inis)
substantivo feminino
1. Sentimento de lembrança e agradecimento por um bem recebido, em relação ao autor. = RECONHECIMENTO

2. Qualidade do que é grato.


"gratidão", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/gratid%C3%A3o [consultado em 03-04-2020].