terça-feira, 24 de março de 2020

Guiné 61/74 - P20769: O nosso blogue como fonte de informação e conhecimento (69): Camarada, a COVID-19 não passará!... Ajuda os investigadores!... Colabora, respondendo a um questionário, de 6 minutos, da Escola Nacional de Saúde Pública / Universidade NOVA de Lisboa


Escola Nacional de Saúde Pública / Universidade NOVA de Lisboa



Publicado a 20/03/2020

A Escola Nacional de Saúde Pública lançou hoje um projeto de investigação dedicada à COVID-19, intitulado Barómetro COVID-19, para contribuir em tempo útil aos desafios que nos impõe esta pandemia global.

Um grupo de investigadores, médicos de Saúde Pública, epidemiologistas, estatísticos, economistas, sociólogos, psicólogos, entre outros, irá acompanhar o desenvolvimento desta pandemia em Portugal e no Mundo, de diversas perspectivas, fazendo projeções de novos casos, analisando o impacto de intervenções que se vão tomando em diferentes países, estimando, numa primeira fase, a necessidades de serviços de saúde, e explorando as questões jurídicas, a perceção social e o estigma.

O Barómetro COVID-19 pretende gerar conhecimento científico robusto que seja ser útil agora, na tomada de decisão, e garantir que o conhecimento útil para o futuro. A agenda do Barómetro não é fechada, vai definir-se e adaptar-se, ao longo da pandemia, consoante as necessidades identificadas.

Neste momento estão a ser estudadas três questões:

Análise comparativa das respostas dos diferentes países à epidemia COVID—19

Modelos epidemiológicos de projeção de novos casos (primeiros resultados já lançados)

Ao longo de toda a pandemia e sob o ponto de vista do cidadão, analisar a evolução da perceção quanto ao risco, do cumprimento das medidas veiculadas pelo Governo, quanto à capacidade de resposta do Governo e dos serviços de saúde e quanto aos impactos no quotidiano individual. 

Pretende-se ainda analisar as fontes de informação preferenciais e a rede social de apoio em caso de necessidade.

 [ Participe e responda ao questionário
[Clicar aqui]


Com este projeto de investigação que é agora lançado, a ENSP-NOVA pretende disponibilizar à sociedade dados efetivos e análises científicas sobre a pandemia, com o objetivo de contribuir ativamente para a sua compreensão, assegurar uma ferramenta de apoio à tomada de decisão e gerar conhecimento robusto, que possa ser útil em futuras situações.

Os resultados da investigação serão disponibilizados de forma regular e com a maior brevidade, numa plataforma digital que se encontra neste momento em construção, prevendo-se a sua conclusão ainda durante o mês de março.

Em caso de sugestões, dúvidas ou comentários, agradecemos o contacto para: barometro.covid19@ensp.unl.pt

____________

Apelo do editor Luís Graça:

De acordo com a página do Facebook da ENSP / NOVA, o  Barómetro Covid-19 está a caminho dos 34.000 questionários respondidos, em apenas 48h! Mas acrescenta-se: "Estamos a precisar de mais respostas da população sénior. Promova o questionário junto dos seus pais, tios, avós e vizinhos e ajude no seu preenchimento."

Camarada: colabora neste estudo da minha Escola... Sem conhecimento, não ganhamos esta guerra... O questionário é anónimo e "rouba-te" apenas 6 minutos do teu tempo... Deves responder todas as semanas até ao fim do mês... Carrega no link acima. Obrigado, pela tua e nossa saúde, pela saúde dos nossos filhos e netos. 

A Covid-19 não passará!...Luís Graça.

PS - É também uma forma de gratidão a esta prestigiada  instituição académica, criada em 1967, e  cujo servidor aloja a página pessoal do nosso editor Luís Graça (Saúde & Trabalho, criada em 1999), onde se incluem os preciosos mapas da antiga província portuguesa da Guiné (Escala 1/50 mil) e outras páginas que complementam o blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné.
_______________

Nota do editor:

Último poste da série > 18 de janeiro de 2020 > Guiné 61/74 - P20569: O nosso blogue como fonte de informação e conhecimento (68): Fotos da "colónia penal e agrícola" da Ilha das Galinhas (Carlos de Carvalho / José António Viegas)


3 comentários:

José Marcelino Martins disse...

Quando me enviaram o questionário, por mensagem privada, iniciei as respostas analisando o teor das questões apresentadas e, pessoalmente, achei estranha haver perguntas que davam a sensação de se repetir.
Aconselhei até que não respondessem.
Depois da nota colocada no blogue, de imediato informei quem me tinha contactado da veracidade do mesmo.
De qualquer forma, as entidades oficiais, neste caso a ESP/UN, podiam ter alertado pelos canais de rádio e tv, para não levantar dúvidas, até porque, infelizmente, o blogue não é lido por toda a gente.
Respondam e cuidem-se.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Zé, as tuas dúvidas são pertinentes, nos dias que correm... Está a aumentar o cibercrime, as fraudes, o spam, a vigarice... É o "lado pior" da humanidade (ia escrever "negro", mas o vocábulo tem conotações racistas)... Somos capazes de grandes gestos: compaixão, empatia, solidariedade, heroísmo... Mas também do mais abjeto, e nomeadamente nestas situações-limite (guerras, pandemias, catástrofes naturais...).

Mas não podemos, os homens e as mulheres desta "aldeia global", ver a realidade a "preto e branco" felizmente há miríades de cores e de nuances...

Fizemos bem em resposta.. O sítio é seguro, e a missão é nobre.

Um quebra-costelas... à distância. O COVID-19 não passará!... Mas vamos todos sofrer muito!

Anónimo disse...

Caros Camaradas

Quando fui para a Guiné a minha primeira preocupação era o "MEDO DE TER MEDO",receio tive sempre, aasim a modos que um aperto na "boca do estômago".

felizmente que o comprovei 15 minutos depois de desembarcar em Gadamael.."parti o bico" e dominei o medo que senti.

Hoje enfrentamos um novo combate que (má sorte a nossa), é precisamente nas nossas faixas etárias que o f..da p...do "cornovirus" é mais perigoso.
Apelo ao vosso espírito de antigos combatentes,tenham receio,MEDO NÃO

Sigam as instruções das instituições oficiais nomeadamente da D.G.S, não, não é essa que estão a pensar, mas sim a DIRECÇÃO GERAL DE SAÚDE.

AB

C.Martins