sábado, 25 de julho de 2020

Guiné 61/74 - P21196: Os nossos regressos (36): Comando e CCS/BCAÇ 2852 (Bambadinca, 1968/70): foi há 50 anos, no T/T Carvalho Araújo, com algumas pequenas peripécias... (Fernando Calado)


Abrantes > RI 2 > s/d (junho ou julho de 1970) > O Otacílio Luz Henriques, ex-1º cabo bate-chapas, do pelotão de manutenção comandado pelo alf mil Ismael Augusto, CCS/BCAÇ 2852 (Bambadinca, 1968/70).

Foto: © Otacílio Luz Henriques (2013). Todos os direitos reservados. (Edição e legendagem: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné)



O T/T "Carvalho Araújo", propriedade da Empresa Onsulana de Navegação. Tinha lotação para 354 passageiros. Foi abatido em 1973. Imagem extraída do sítio "Navios porugueses", que deixou de estare dispponíevÇ. estava alojada no Sapo.pt.  



Fernando Calado
1. O Fernando Calado, ex-alf mil trms, CCS/BCAÇ 2852 (Bambadinca, 1968/70) telefonou-me, no passado dia 19,  da praia de Monte Gordo, a propósito da data do regresso a casa do pessoal  da CCS/BCAÇ 2852 (*).

Disse-me que não ia a Monte Gordo há maus de 10 anos, e que a praia  estava agora às moscas, sem veraneantes: fora cá a passar uns dias, com a sua querida Rosa (cuja “Casa do Alentejo” está a sofrer com a presente crise…), acompanhados de um casal amigo.

Sem poder consultar outros elementos que têm no seu arquivo, quis-me dar uma explicação sobre a data que, para ele, é "a do regresso a Portugal, 19 de julho de 1970", a bordo  do velho T/T "Carvalho Araújo”, já em fim de vida.  Teria sido também a data em que passou à disponibilidade, conforme documento publicado no poste P21185 (*)


Ainda há dias ele comemorara a efeméride dos 50 anos do regresso a Lisboa, em almoço com mais dois velhos camaradas e amigos desse tempo de Bambadinca: o Ismael Augusto, o ex-alf mil do pelotão de manutenção da CCS (que, em 1970, ficou em Bissau, a chefiar a comissão liquidatária, tendo regressado só em setembro de 1970) e ainda  o José Carlos Lopes, ex-fur mil de reabastecimentos (Os três são membros da nossa Tabanca Grande.)


O Fernando Calado fiz que, "logo nesse dia 19 de julho de 1970, ainda foi a Abrantes ao RI 2, com mais um camarada, no carro do amigo, posto à disposição pelo pai"… Chegaram lá, e trouxeram o papel, da passagem à disponibilidade,  com o carimbo, regressaram a Lisboa de tarde, com o carro "na mecha”, na velha estrada nacional Lisboa-Abrantes. Ainda nesse dia esteva com a namorada, a Rosa.

Segundo eu apurei depois da conversa ao telefone, pela consulta do calendário de 1970.  esse dia, 19 de julho,  era domingo. 


Parece que, nos registos de arquivo, referidos em comentários ao poste P21185 (*)  a partida do "Carvalho Araújo", com o comando e CCS / BCAÇ 2852 e ainda com a CCAÇ 2404, do mesmo Batalhão, foi em junho (16, com a chegada a 25)  e não em julho.  Em 20 de julho de 1970, o "Carvalho Araújo" já estava a desembarcar novas tropas em Bissau,,,


Parece, pois,  haver, da parte do Fernando Calado alguma confusão de datas. Talvez os camaradas da CCS / BCAÇ 2852 e  da CCAÇ 2404 / BCAÇ 2852 (Teixeira PintoBinar e Mansambo, 1968/70), que viajaram juntos, na mesma data, no T/T "Carvalho Araújo", possam acrescentar algo mais sobre o assunto,. 



Fernando Teixeira
Por exemplo, o Fernando Maria Neves Teixeira, ex-1.º Cabo Aux-Enfermeiro da CCAÇ 2404, membro da nossa Tabanca Grande, diz-nos que desembarcou em Lisboa em 25 de junho de 1970 (**). 

Esta CCAÇ 2404 passou por Mansambo e fez connosco, CCAÇ 12, algumas operações do Setor L1.

Temos fotos desse regresso (e inclusive da ida do pessoal  a Abrantes, ao RI 2, mas não temos datas precisas na legendas...), do álbum do Otacílio Luz Henriques, ex-1º cabo bate-chapas, que pertencia ao pelotão de manutenção.  comandado pelo alf mil Ismael Augusto, CCS/BCAÇ 2852 (Bambadinca, 1968/70) (***)


2. Independentemente do "rigor das datas", o Fernando Calado pareceu-me ter o "filme do regresso" no T/T “Carvalho Araújo”  bem  gravado na memória, na conversa que tivemos ao telefone… 

Por uma razão muito simples: ele foi nomeado, pelo capitão de bandeira, como "o comandante das tropas embarcadas", por ser "o oficial mais antigo",,, 

Explicação dada pelo Fernando Calado: não havia oficiais superiores do comando do batalhão nem o capitão da CCS, já que o Spínola tinha "decapitado" o comando e a CCS do BCAC 2852… Havia um tenente, mas não era operacional, era SGE, o nosso conhecido, açoriano, Manuel Antunes Pinheiro, o chefe de secretaria do comando do BCAÇ 2852. 


O que importa agora é relembrar alguns aspetos desse regresso a Lisboa. Enfim, terá havido alguns peripécias, que merecem ser partilhadas.

O Fernando Calado, no dia da partida do T/T "Carvalho Araújo" , esteve muito atarefado com as diligências e as burocracias do embarque, pelo que nem sequer  tivera tempo de almoçar a bordo. O capitão do navio, pronto a partir,  deu-lhe autorização para "em vinte minutos, meia hora, no máximo" ir ao “Pelicano”, ali ao lado, comer qualquer coisa: ainda se lembra do prato que ele escolheu e de que gostava muito, "um bife de gazela com batatas fritas"...


A caminho de Lisboa, fizeram uma paragem no Funchal, e dois camaradas que ficaram em terra a curtir uma “cardina”… Feita a recontagem do pessoal embarcado, faltavam dois militares… Foram encontrados a dormitar numa esplanada…
Outra peripécia: o Fernando Calado lembra-se ainda que teve de “acalmar” vários militares da CCS que vieram com blenorragias (“esquentamentos”),  mal curadas... Alguns eram casados, um inclusive tinha-se casado por procuração… O drama era saber o que é que iriam dizer às esposas que os esperavam...

Alguns, mais desesperados, batiam com os punhos na cabeça: “Porque é que não eu fiquei em Bissau?!”... O Fernando arranjou uma solução diplomática mas salomónica: quando chegassem a casa, os “entrapados” contavam a verdade, e ficavam à espera que a penicilina acabasse por surtir efeito… Em suma, não era caso para se atirarem ao mar…

Enfim, ele prometei, no regresso a Lisboa, passar ao papel estas e outras memórias dessa algo rocambolesca e pícara viagem que teria demorado "cinco dias" (,. ou nivcem segundo o Fernando Teixeira)...


Aqui fica um primeiro resumo. O Fernando Calado, por certo, irá acrescentar umdia destes dias,  o que bem entender. (****)

_____________

Notas do editor:



(**) Vd. poste de 8 de junho de  2018 > Guiné 61/74 - P18724: Tabanca Grande (464): Fernando Maria Neves Teixeira, ex-1.º Cabo Aux-Enfermeiro da CCAÇ 2404/BCAÇ 2852, Teixeira Pinto, Binar e Mansambo, 1968/70

4 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Fernando, em matéria de datas a nossa memória é muito "traiçoeira"... Nestas coisas nunca ponho a cabeça no cepo... (Nem nestas, nem noutras...).

No regresso a Lisboa, confere lá os teus papéis... E, por certo, deves-te lembrar do pessoal da CCAÇ 2404, que esteve em Mansambo, e com o qual a nossa CCAÇ 2404 fez várias operações... E que veio contigo no T/T Carvalho Araújo.

Retempera as energias aí no Algarve, um alfabravo do camarada de Bambadinca, Luís Graça.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Acabo de falar, ao telefone, com o Fernando Calado que já regressou a Lisboa. Já falou com um dos seus furriéis de transmissões, o Sérgio Velho, de Ponte de Lima, e o que vem na sua (dele) caderneta militar era a partida de Bissau, em 16 de junho de 1970 e a chegada a Lisboa, a 25 desse mês, ou seja, 9 dias depois...

Cruzando estas e outras informações, o Fernando Calado verifica agora que a CCS/BCAÇ 2852 partiu para Bissau , via Xime, em LDG, no dia 8 de junho...E partiu, de facto, oito dias depois no "Carvalho Araújo"...

Ele vai me mandar um texto para publicar, com um pedido de desculpas pelo lapso relativo à data do regresso...O documento que publicamos é o da sua passagem à disponilidade (no dia seguinte a 19 de julho de 1970).

Ele não tem nem nunca teve caderneta militar (como de resto "não o tinham os oficiais milicianos"), apenas o papel passado pelo RI 2, Abrantes, com a, para ele, inexplicável data de 19 de julho dw 1970. Mas é o papel que tem a dizer-lhe que passou à "peluda"...

Mais duas correções a fazer: ele não foi nomeado comandante das forças embarcadas, mas sim da CCS / BCAÇ 2852, por escusa do tenente SGE Pinheiro... De resto não havia mais oficiais...

Já não se lembrava da CCAÇ 2404, que também veio com eles, no "Carvalho Araújo". (As outras duas unidades de quadrícula do BCAÇ 2852 eram a CCAÇ 2405 e a CCAÇ 2405 que foram colocadas noutros setores que não o Sector L1 - Bambadinca, e regressaram a casa noutras datas.)

Por outro lado, todo o pessoal da CCS que desembarcou em Lisboa, seguiu de comboio até Abrantes, após o desembarque, conforme fotos do Otacílio Luz Henriques.... O Fernando Calado regressou de carro com alguém, um "acelera", de que já não se lembra nem o nomem nem a cara (, talvez fosse alguém da CCAÇ 2404). Não mais voltou, em vida, a Abrantes.

O T/T Carvalho Araújo demorou nove dias a fazer a viagem até Lisboa (, quando o habitual eram cinco). As razões foram as seguintes: o navio está velho, em fim de vida; houve uma paragem e umn atrasi no Funchal, Madeira; e, por causa de um tufão, ficou também imobilizado um dia, em alto mar...

Teremos mais notícias, em breve, do nosso amigo e camarada Fernando Calado.

Anónimo disse...

> infos complementares >
As subunidades operacionais CCaç2405 e CCaç2406, ambas pertencentes à orgânica do BCaç2852/RI2, já anteriormente haviam embarcado no n/m 'Carvalho Araújo', arvorado em transporte de portas, o qual saiu do estuário do Geba na 5ªfeira 28/5/1970 e chegou a Lisboa no dia 5/6/1970.

Anónimo disse...

... os registos castrenses relativos à classe de oficiais (QP, QC, QEO ou 'milicianos'), constam em "folhas de assentos".