A seu lado, estou eu, o único de braços cruzados [3] …A meu lado, a à minha esquerda, está o Padre Diamantino Maciel [4], fundador duma paróquia ( igreja St.António da Arancária, Vila Real ).
Data - 12 jan 2026 20:36
Assunto - Humor de caserna (*)
Não sei se é pertinente ou não. Mas, como estamos em campanha eleitoral, em maré de discursos políticos…aí vai um história pícara, em ambiente fradesco... João
A presente campanha eleitoral para a Presidência da República, os candidatos e os seus discursos, trouxeram-me à memória um desses “comícios” de há 65 anos, em 1961.
A Índia do Pandita Nehru tinha acabado de se apoderar, pela força, de Goa, Damão e Diu. E, de repente, apareceram as manifestações patrióticas de repúdio pelo vil ataque à nossa jóia da Coroa. Goa estava sob jurisdição portuguesa há 450 anos.
Recordo-me de ter ouvido que, a pedido de um dos dirigentes da União Nacional ou talvez da Igreja, um dos meus antigos colegas de curso, no colégio seráfico, tinha ajudado a escrever um discurso que ia ser lido numa dessas manifestações.
Embora os frades, em princípio, não se devessem meter na política, não sei por que carga d’água fomos autorizados, os noviços, a assistir a um desses eventos.
O orador, de posse do papel, estava entusiasmadíssimo com a qualidade literária do discurso, escrito a quatro mãos, que ia proferir e, ao saber que entre os manifestantes se contavam indivíduos estrangeiros — homens e mulheres, talvez representantes diplomáticos de países amigos de Portugal — resolveu impressionar a assistência com os seus conhecimentos linguísticos, começando com a seguinte invocação:
— Senhoras e Senhores… Misters and Mistresses…
Os estrangeiros, sentados na primeira fila, olharam atónitos uns para os outros…
Explique-se a estranheza da seleta assistência : o meu colega, fogoso, voluntarioso e marrão, queria dizer Ladies and Gentlemen. Mas o seu inglês não era o de Oxford, era o do colégio seráfico…
Como sabem, a palavra mistress pode ser usada de várias maneiras, mas é geralmente empregue de forma depreciativa para indicar mulheres de poucos escrúpulos, fraca virtude, má fama.. De “mau porte”, como se dizia no nosso tempo...Enfim, "matrona" ou... "amante" (**)
(Revisão / fixação de texto, título: LG)
________________
Notas do editor LG:
(*) Último poste da série > 13 de janeiro de 2026 > Guiné 61/74 - P27632: Humor de caserna (233): "Fermero fica quieto, abelha, não faz mal ! Não mexee, não respira, nem que lhe passe um car*lho pela boca" (José Teixeira)
(**) Oxford Languages
mistress /ˈmɪstrɪs/
noun
plural noun: mistresses; plural noun: Mistresses
1. a woman in a position of authority or control.
"she is always mistress of the situation, coolly self-possessed"
2. a woman (other than the man's wife) having a sexual relationship with a married man.
"Elsie knew her husband had a mistress tucked away somewhere"


Sem comentários:
Enviar um comentário