domingo, 12 de maio de 2019

Guiné 61/74 - P19777: XIV Encontro Nacional da Tabanca Grande (18): Quem dá uma boleia ao Mário Gaspar, a partir de Lisboa, para ele poder juntar-se a nós, em Monte Real, no dia 25 ?

1. Mensagem de Mário [Vitorino] Gaspar, com data de hoje, às 3h36
[ex-fur mil art MA da CART 1659, Gadamael e Ganturé, 1967/68; tem cerca de 110 referências no nosso blogue: na vida civil, foi lapidadot de diamantes; e foi também cofundador e dirigente da associação APOIAR]

Caros Amigos Combatentes – muito especialmente da Guiné – mas também de Outras Colónias, Esposas, Filhos, Netos, Bisnetos.

Há quantos anos vou ao Almoço Anual do Blogue ? Talvez desde 2012?. Praticamente estacionei, mas com armas e bagagens, julgo ter reaprendido nestes anos, algo que esquecera.

Sucede que não me inscrevi no Almoço por não ter transporte. Tive uma experiência, indo de comboio mas não me atrevo a arriscar.

Quanto a escrever para o Blogue teria imenso gosto, até porque tenho textos prontos e com facilidade escrevia uns tantos. Estou carregado de doenças, não foi por mero acaso que me inscrevi nos Centros de Apoio Social (CAS) do IASFA, fui aceite sem cunhas, primeiro em Runa e também para o Porto. Ao Porto foi de visita.

Foi-me diagnosticada a Doença de Parkinson, e como Combatente, fiz-lhe frente mas tive um início que saí vitorioso mas tudo mudou e neste momento estou a perder. Para manter, no mínimo o cérebro em funcionamento necessito de me ocupar, mas está a ser difícil por ter muitas doenças e Consultas e Exames. 

Caí no ciclo das quedas, e foram já muitas as vezes que caí, numa das vezes nem sei como sobrevivi. Bati com a cabeça na parede e depois no chão e levei 9 pontos na cabeça. Como temos um Serviço Nacional de Saúde (SNS), fiz os Exames à cabeça e após me tirarem os pontos disseram que não valia a pena. 

Fui a um Médico, sem lhe contar nada, perguntou o que tinha acontecido. Respondeu de imediato para ir fazer o dito Exame e respondi que talvez por razões menos graves morreram-me amigos que também caíram e passado algum tempo foram vítimas mortais de embolias. Um deles foi na ginástica do colégio onde estudei.

O stress pós-.traumático é pior ainda que muitos Combatentes pensam. Os governos, esses que se governam em lugar de governarem, estão-se borrifando para os Combatentes. Deu uma notícia há pouco que vão ser aumemntados,

Envio algo que nunca vou denominar de Poesia. Aceito que digam ser prosa poética, poesia nunca. Julgo ter lá chegado algumas vezes. Unicamente lhes falta a alma.

Sobre o Almoço, podem inscrever-me se existir uma boleia, caso contrário não me inscrevam. Quero acrescentar que pretendo pagar a minha parte da gasolina.

Tenho umas novidades para lhes dar mas fica para depois.

Sempre tive grande facilidade de dar uma resposta oportuna, no devido momento. Não uso as armas que aprendi a manejar, não só na guerra como na vida.

Abraço à Tabanca

Mário Vitorino Gaspar

______________

Nota do editor:

2 comentários:

Juvenal Amado disse...

Camarada Mário lamento não te poder boleia este ano uma vez que também eu necessitei da boa vontade de um camarada este ano. Espero consigas transporte

Um abraço

Juvenal Amado disse...

Camarada Mário lamento não te poder dar boleia uma vez, que também eu necessitei da boa vontade de um camarada este ano. Espero consigas transporte.

Um abraço