Olá Luís, espero que esteja tudo bem contigo.
Venho informar-te de que acabei de publicar uma 2.ª edição dos "Dados biográficos do coronel Henrique Vaz", o meu saudoso pai. Esta publicação é a mesma que escrevi em abril de 2004, para fornecer os seus dados biográficos á Câmara Municipal de Barcelos, sua terra natal , e que foram solicitados. É uma obra realizada por alguém que queria perpetuar a Memória do seu pai, mas que não tinha muito mais do que uma enorme vontade de homenagear alguém que sempre admirou e amou .
Dados Biográficos do coronel Henrique Gonçalves Vaz, por Luís Filipe Beleza Gonçalves Vaz - Clube de Autores
Entretanto já realizei a publicação de mais dois esboços biográficos com mais experiência e mais cuidados na escrita e contextualizações históricas, a do meu Avô materno, tenente do Exército do corpo Colonial Português, que em apenas vinte anos de carreira militar (faleceu jovem em moçambique com apenas 39 anos de idade), fez muito pela Pátria e pelo na altura Império Português. Trata-se do tenente Adolfo Júlio Coelho Braga, que ao longo dos vinte e dois anos da sua carreira militar, prestou relevantes serviços à República Portuguesa, com destaque para a sua participação nas Campanhas Militares do Norte de Angola, “Congo 1914-1915”, como “Secretário da Comissão de Inquérito e impugnação ao Relatório Ross”, liderada pelo Dr. Oliveira Santos que elaborou um Dossiê, que permitiu a defesa de Portugal perante a comunidade internacional, no famigerado “Caso Ross”, e finalmente como Administrador de Famalicão. E muito mais ...
Esboço biográfico do Secretário da “Comissão de Inquérito e impugnação ao Relatório Ross”, por Luís Filipe Beleza Gonçalves Vaz - Clube de Autores
A última publicação foi do meu tio-avô, tenente-coronel Manuel Carmona Gonçalves, que na sua longa carreira militar que só culminou aos setenta anos de idade, vai participar ativamente em vários acontecimentos históricos ao longo do século XX, nomeadamente nas Campanhas militares de pacificação no Sul de Angola sob o comando do general Pereira D`Eça, combatente na 1.ª Grande Guerra, oficial que participou no Golpe militar de 28 de maio de 1926 tendo desde Braga até Lisboa acompanhado o general Gomes da Costa, entre muitas outros acontecimentos que moldaram a História de Portugal ao longo do século XX.
Esboço Biográfico do Tenente-coronel Manuel Carmona Gonçalves (1888-1973), por Luís Filipe Beleza Gonçalves Vaz - Clube de Autores
Em suma, se quiseres dares algum conhecimento aos camarigos do nosso Blog, está á vontade, ok? Mas esse artigo será da tua autoria pois eu vou descansar perto do mar por alguns dias. Em anexo podes consultar os artigos que vão em PDF, para não teres de comprar as obras, mas podes fazer alguma publicidade, pois os três biografados foram militares que passaram grande parte da sua vida ativa, no exercício de acções, sobremodo de defesa, nos territórios ultramarinos, na tradição centenária portuguesa. Como tal devemos considerá-los como exemplos de militares e como ilustres barcelenses, pois honraram também a sua terra natal, BARCELOS.
Um grande Alfa Bravo
Luís Gonçalves Vaz
Características:
ISBN 978-65-266-5009-7
Número de páginas: 42
Edição: 2 (2025)
Formato: A4 (210x297)
Acabamento Capa: dura
Coloração: Colorido
Tipo de papel: Offset 90g
Idioma: Português
******************************
SinopseA carreira profissional do Coronel Henrique Gonçalves Vaz tem duas grandes etapas, a primeira como cavaleiro, enquanto oficial subalterno de Cavalaria, e a segunda como Oficial do Quadro do Corpo do Estado-Maior, tendo desempenhado funções nos Quarteis Generais da Região Militar do Norte, na Região Militar de Angola e no CTIG /CCFAG na Guiné Portuguesa. Na primeira, como cavaleiro, virá a demonstrar ser um excelente praticante de Hipismo, talvez um dos melhores do seu tempo a nível militar. O 25 de Abril que traz consigo o final da guerra colonial, conflito que na Guiné se agudiza de forma particular, vai encontrar o coronel Henrique Vaz chefiando o Estado Maior deste Comando Territorial. Será ele o militar responsável pela organização do acantonamento de milhares de soldados portugueses, pela desmobilização de parte dos soldados portugueses guineenses e pelo regresso ao Continente de milhares de soldados.
Foi um homem que acompanhou o seu tempo, tentado ser coerente nas mudanças que os novos tempos impunham. Muito bem informado e muito bem formado, culto e de grande convicção religiosa, foi um homem que sempre pautou a sua vida por altos padrões morais e profissionais.
Luís Gonçalves Vaz
(filho do biografado)
******************************
Luís Filipe Beleza Gonçalves Vaz
Sou filho de um dos biografados, o coronel Henrique Manuel Gonçalves Vaz, como tal tive uma infância feliz mas com uma educação de cariz militar, uma infância em muitos quarteis, frequência em instituições militares onde aprendi equitação por exemplo. Acompanhei o meu falecido Pai na sua última comissão militar, nomeadamente na antiga Colónia da Guiné. Fui militar miliciano da Polícia Militar nos anos de 1983 e de 1984, na antiga Escola Prática de Cavalaria em Santarém. Na Escola Prática de Cavalaria tive o privilégio de conhecer em 1984 o então major de cavalaria Salgueiro Maia. Sou Licenciado em Ensino de Biologiae Geologia pela Universidade do Minho e leciono a disciplina de matemática e Ciências Naturais na Escola Básica de Vila Verde, distrito de Braga. Como sou também um estudioso da genealogia familiar, resolvi há alguns anos elaborar algumas pequenas biografias de familiares, nomeadamente do meu pai, coronel do Estado-Maior e de Cavalaria, do meu avô tenente do corpo do Exército Colonial Adolfo Júlio Coelho Braga e do meu tio-avô tenente-coronel Manuel Carmona Gonçalves, um familiar que conheci de perto e com quem convivi em jovem e que além de ter estado no teatro de Guerra da 1º Guerra Mundial, esteve também ao lado do General Gomes da Costa no golpe militar de Maio de 1926. Em suma, são esboços biográficos para honrar a Memória destes meus familiares, que realizei com recurso aos Arquivos Histórico Militar e Histórico Ultramarino, e claro com recurso aos arquivos familiares e aos depoimentos de avós e outros familiares.
Casa de Levandeiras: https://sites.google.com/view/casa-de--levandeiras/hist%C3%B3ria-da-casa
“Vazes Capella” Alvações do Corgo: https://sites.google.com/view/vazes-de-carvalho/vazes-de-carvalho-de-alva%C3%A7%C3%B5es-do-corgo-pereira-capela-1%C2%BA
_____________
Nota do editor
Último post da série de 21 de julho de 2025 > Guiné 61/74 - P27039: Agenda Cultural (897): Programa "Linha da Frente", reportagem "Marcados pela Guerra": RTP 1, quinta-feira, dia 24, às 21h00... Um dos participantes é o nosso camarada José Saúde (ex-fur mil OE/Ranger, CCS / BART 6523, Nova Lamego, 1973/74; vive em Beja)
Sem comentários:
Enviar um comentário