Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 31 de julho de 2025

Guiné 61/74 - P27074: Felizmente ainda há verão em 2025 (4): alzheimareados com a canícula...














Lourinhâ > Praia da Areia Branca, a caminho do Vale de Frades e de Paimogo > 26 de julho de 2025 > Paisagens jurássicas que fazem parte da "Formação Lourinhã"

(...) "Formação Lourinhã é uma formação geológica localizado no oeste de Portugal, nominada em homenagem ao concelho de Lourinhã. 

"A formação é da idade do Jurássico Superior, e tem notável semelhança com a formação Morrison nos Estados Unidos da América e com as camadas de Tendaguru na Tanzânia. (...) 

"Além de abundante fauna fóssil sobretudo de dinossauros (...) comprovada pela ocorrência de ossos, a Formação Lourinhã também tem numerosas pegadas (...)". Fonte: Wikipedia.

Fotos (e legenda): © Luís Graça 2025). Todos os direitos reservados [Edição: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Há uma crise de colaborações no blogue quando chega a canícula e o pessoal vai para banhos... 

Há também uma crise da habitação: as "datchas" estão sobrelotadas... Logo não há férias para os antigos combatentes: a guerra acabou, estão desempregados...Mas a guerra nunca acaba para quem andou nela... É como estas paisagens jurássicas da "formação Lourinhã": são restos (violentíssimos) de outras batalhas com 163,5 milhões a 145 milhões de anos.

Há, por fim, uma crise de inspiração e transpiração... Vamos  ter que põr ar condicionado na Tabanca Grande, sob pena da Alta Autoridade para as Condições de Trabalho mandar fechar o estaminé...

Andamos, por isso,  para aqui a recuperar algumas "pichagens" nos muros da Tabanca Grande.  Algumas podem ofender a moral pública...O leitor terá que decidir se tem 18 ou mais para as ler. 

Já sabíamos, desde os "saudosos" (para alguns) tempos da Guiné, que a guerra tem de parar quando o termómetro chega aos 40 graus centígrafos... Façamos, por hoje, e se calhar nos próximos dias, uma paragem na guerra. 

Recusamo-nos a combater por falta de condições bélicas...


1.1. Mr. Joseph Belo (s/l, s/d), régulo sempiterno da Tabanca da Lapónia (a tal que é de um homem só, e que agora corre o risco, por abandono do posto de sentinela, de ir parar ás mãos dos "ocupas", com a crise da habitação que também já chegou àquelas bandas).

(,..) Nem tudo deverá ser levado demasiadamente “a sério” quando apresentado em inocentes pósteres vindos de…longe!

A este respeito o saudoso escritor José Cardoso Pires comentava, em roda de amigos, nas noites de 1974/1975 no lisboeta "João Sebastião BAR" , referindo-se a algumas das auto-importantes personalidades do Conselho da Revolução:

“Alguns papagaios julgam-se em pleno Amazonas quando o dono lhes coloca um ramo de salsa nas grades da gaiola “.

Tudo mais não terá (neste tipo de pósteres de Verão) que a levíssima , e fresca, importância que lhes damos. (...)


 1.2. Há quem se tenha preocupado, ultimamente, com  o  estado de saúde mental do blogue, de quem o faz, de quem o (e)dita, e até de quem o lê... Alguém insinuou que quem o (e)dita, podia andar, com este calor todo,  já  meio "alzheimareado". 

O assistente de IA, o "sabe-tudo", não soube responder : a estas duas perguntas elementares

(i) o que quer dizer o raio do vocábulo  "alzheimareado" ?; e

(ii) onde vem grafado ? 

Respondeu, solícito, diligente, o "sabe-tudo":

(...) Encontrei um único registo escrito do termo “alzheimareado” num blogue português, usado como expressão coloquial e carregado de humor negro, destacando um comentário que associava estar “alzheimareado” a tornar-se “parkinsónico e alzheimareado” como uma espécie de crítica jocosa à memória falível blogueforanadaevaotres.blogspot.com.

Isso sugere que o vocábulo surgiu em contexto informal e comunitário — especificamente num blogue sobre memórias da Guiné, onde se listam termos depreciativos de forma metafórica: “protésico, radioativo, parkinsónico e alzheimareado” blogueforanadaevaotres.blogspot.com.

Não foi possível encontrar outras ocorrências em plataformas públicas, como dicionários ou redes sociais, o que indica que o termo ainda é muito raro e não difundido. (...)


1.3. O que o (e)dita, escreveu na legenda de um foto do avião  DO-27 (Poste P27070) algo que pode ser interpretado como um sintoma de quem anda "alzheimareado", talvez com o desconforto térmico da canícula do verão:


(...) Era uma aeronave que  adorávamos  quando nos trazia de Bissau os frescos e a mala do correio ou, no regresso, nos dava boleia até Bissau, para apanharmos o avião da TAP e ir de férias... 

Era uma aeronave preciosa nas evacuações (dos nossos feridos ou doentes, militares e  civis)... 

Era um "pássaro" lindo a voar nos céus da Guiné, quando ainda não havia o Strela...

Em contrapartida, tínhamos-lhe, nós, os "infantes",  a "tropa-macaca", um "ódio de morte" (sic) quando se transformava em PCV (posto de comando volante) e o tenente-coronel, comandante do batalhão, ou o segundo comandante,  ou o major de operações,  ia ao lado do piloto, a "policiar" a nossa progressão no mato... e a denunciar a nossa posição no terreno!

Quando nos "apanhavam" e ficavam à nossa vertical, era ver os infantes (incluindo os nossos "queridos nharros") a falar, grosso, à moda do Norte, com expressões que eram capazes de fazer corar a púdica da Maria Turra:

"Cabr*es..., filhos da p*ta..., vão lá gozar pró car*lho..., daqui a um bocado estamos a embrulhar e a levar nos c*rnos!...". (...)

(Revisão / fixação de texto: LG)

_______________

Nota do editor LG:

Último poste da série > 30 de julho de 2025 > Guiné 61/74 - P27072: Felizmente ainda há verão em 2025 (3): recordando o meu esforçado, voluntarioso, amável , efémero e... clandestino professor de pilotagem do DO-27, o "Pombinho", que veio expressamente do Brasil para assistir ao lançamento do nosso livro "Nós, as enfermeiras paraquedistas", em 26/11/2014, no Estado Maior da Força Aérea, em Alfragide (Maria Arminda Santos, Setúbal)

2 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Soube há dias que estas arribas faziam parte de um leito de rio...

Tabanca Grande Luís Graça disse...

...e que há 150 milhões de anos corria de leste para oeste...