sábado, 28 de junho de 2014

Guiné 63/74 - P13341: Bom ou mau tempo na bolanha (60): Parecido com uma coluna militatr (Tony Borié)

Sexagésimo episódio da série Bom ou mau tempo na bolanha, do nosso camarada Tony Borié, ex-1.º Cabo Operador Cripto do CMD AGRU 16, Mansoa, 1964/66.

Não, não e não.

Não tem qualquer comparação, isso foi há muitos anos, lá na “Mansoa City”, de onde, quase todas as semanas partiam aquelas colunas militares para Mansabá, Bissorã, Olossato ou Farim, para as zonas de combate, onde não havia lá muita preparação, era ir, aguentar, ter alguma boa sorte, que era esperar que os guerrilheiros tivessem alguma contemplação pelo pessoal civil, que normalmente faziam parte dessas célebres colunas.

Hoje, passados cinquenta anos, tentando em circunstâncias muito, mas mesmo muito diferentes, projectar uma coluna, não militar, não de acção, mas sim de paz e alguma aventura, pois é só isso que nos resta, nesta linda idade dos “entas”, que muitos chamam a idade de ouro, que eu concordo perfeitamente e, o tal espírito de aventura, que todos nós guardamos dentro de nós, que por lá andámos, felizmente ainda continua vivo e, foi nesse contexto que projectamos esta viagem de ida e volta, oxalá que sim, do estado da Flórida ao estado do Alaska, lá no norte, onde dizem que ainda existem “glaciares”, vida quase selvagem, a luz do sol ilumina o dia por um grande espaço de tempo no verão e, no inverno é quase sempre de noite.

Este projecto é um pouco complicado, quase de um “louco”, como se dizia na minha aldeia, quando era jovem, pois naquela zona do globo, e até se lá chegar, onde dizem que se encontra o “Artic Circle, e a latitude é de 66º 33’, viajar no Alaska Highway, Dalton Highway ou no Denali Highway, estradas quase desertas, onde em algumas zonas, a civilização ainda não é como quase todos nós estamos habituados, as estradas e algumas pontes, ficam danificadas com a neve e o rigor do inverno, não existem hotéis, estações de abastecimento de gasolina muito frequentes, os hospitais, vilas ou aldeias, que podem dar algum apoio, normalmente estão distantes umas das outras, o “GPS”, não funciona em algumas áreas, há zonas em que se tem que esperar por outras pessoas nas mesmas circunstâncias, para em conjunto avançar, tal como acontecia lá na Guiné.

Pensando em tudo isto, havia que nos preparar, fizemos exames médicos, autorizações especiais da companhia de seguros do veículos, uma pequena caravana, onde vai uma cozinha ambulante com fogão a gás, quarto para dormir, caixa frigorífica, ar condicionado ou aquecimento, alguns géneros de primeira necessidade, muitas latas de conservas, algumas portuguesas, alguma ferramenta, pás, cordas, tanques extras de gasolina, latas de óleo, bateria extra, caixa médica de primeiros socorros, enfim, pequenas coisas que são muito grandes, nos momentos em que delas precisamos.

Também levamos medicina de manutenção diária, (onde inclui vinho de Portugal e da Califórnia), boa disposição, equipamento apropriado e, as canas de pesca.

Portanto, durante umas semanas, não vou dar notícias tão frequentes como vem acontecendo, mas quando regressar, se vocês entenderem vou contar-vos tudo, vão fazer a viagem comigo.

Até lá, um abraço, companheiros, “believe it or not, we're going to Alaska”.

Tony Borie,
Junho de 2014
____________

Nota do editor

Último poste da série de 7 de Junho de 2014 > Guiné 63/74 - P13254: Bom ou mau tempo na bolanha (59): O Alferes Miliciano Bobone (Tony Borié)