segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Guiné 61/74 - P20431: Feliz Natal de 2019 e Bom Ano Novo de 2020 (1): João Crisóstomo e Vilma Kracun (Nova Iorque)




João Crisóstomo & Vilma Kracun: o lindo par luso-esloveno-americano que nos escreve de Nova Iorque, desejando boas festas à Tabanca Grande

Foto: © João Crisóstomo (2018). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]



1. Mensagem de João Crisóstomo, fazendo "prova de vida" e desejando-nos boas festas de 2019/2020:

De: João Crisóstomo
Date: sábado, 7/12/2019 à(s) 09:44
Vilma Kracun e João Crisóstomo,
no 10 de Junho de 2018, Dia de Portygal,
em Mineola, Nova Iorque. Cortesia de
Henrique Mano Luso-Americano

Subject: Mensagem de Natal (e mais...)

[ João Crisóstomo, ex-alf mil, CCAÇ 1439 (Enxalé, Porto Gole e Missirá, 1965/67), nosso camarada da diáspora, a viver desde 1975 em Nova Iorque, conhecido ativista social (de causas como as Gravuras de Foz Coa, Timor Leste ou Aristides Sousa Mendes); casado com a nossa amiga eslovena, Vilma Kracun; régulo da Tabanca da Diáspora Lusófona]



Meus caros camaradas,

Gostaria de poder  enviar um abraço individual e directo de Boas Festas  a cada um de vocês, via E mail ou mesmo por telefone se o tivesse!  É que... um  presente de  Natal que  "que    me exijo e me ofereço   a mim  mesmo" é um contacto quanto possível  pessoal e directo com os  que me concedem o favor da sua amizade. 

Se  não houvessem mais razões, esta seria  suficiente para eu   esperar  sempre com muita antecipação esta feliz quadra do ano.  E, embora  eu evidentemente nem conheça pessoalmente  a maior parte dos "camaradas da Guiné", o facto de termos vivido igual ou semelhantes experiências em terras africanas,  leva-me a sentir que, sem olhar a diferenças de opiniões e outras que existem sempre entre membros de qualquer família,  mais do que camaradas,  todos eles são meus irmãos.

E irmãos não se esquecem de dar um abraço nesta época festiva.    
E portanto , e só  porque a distância e outras razões não me permitem  fazê-lo pessoalmente, associo-me a  todos  os familiares e amigos de cada um  nos votos de que tenham um Natal e um Ano Novo tão bons quanto possam desejar. E a minha esposa  Vilma que nunca esteve  na Guiné, mas porque é a melhor metade de mim mesmo e faz sempre questão de ser e agir como tal,   junta-se a mim neste  grande abraço de amizade.

Permito-me esta ocasião  para uma explicação àqueles a quem por vezes devo uma resposta que fica sem ser feita: 

Para os que não me conhecem ainda esta infeliz faceta,  eu tenho muita dificuldade em tudo o que é de natureza digital, sejam eles os novos telefones, facebooks, blogues e outras redes sociais…  até parece que tudo o que é máquina  agora tem de ser digital senão "não presta"... (Até o raça do automóvel agora tem de ter meia dúzia de coisas  digitais que me  leva a pedir à  minha  Vilma, que até gosta de o fazer, que seja quase sempre ela a conduzir …). 

E isto sucede-me mesmo neste  nosso querido  blogue, "Luís Graça & camaradas da Guiné", onde eu  por vezes "me sinto perdido",  embora seja uma das poucas coisas que, salvo raras excepções alheias à minha vontade, eu  tento seguir religiosamente todos os dias.

Recentemente enviei uma informação ao Luis Graça (,um dos muitos camaradas como o saudoso Eduardo Jorge, o Rui Chamusco, o Horácio Fernandes, a "Helena do Enxalé", o  Henrique Matos   e outros "irmãos  de coração" que    me concedem o privilégio de os poder contactar pelo telefone  frequentemente),  sobre um "Monumento das Descobertas" que fui visitar. 

Dias depois o Luís Graça pelo telefone disse-me que a ia publicar. E fiquei esperando, mas não vi esse "poste"  e não insisti: " outras coisas mais  relevantes apareceram e este vai ter de esperar pela sua ocasião"  dizia  eu para os meus botões. E ontem de repente deparei com um comentário, relacionado com o monumento,  endereçado a mim pelo camarada Alberto Branquinho, de há umas três semanas atrás que merecia uma resposta. Intrigado,  comecei a  procurar uma e muitas vezes até que de repente vi o poste, publicado  no blogue quase logo a seguir ao seu recebimento,mas que eu nunca cheguei a ver..., até ontem.

Agradeço a vossa compreensão para estes meus lapsos, bem mais frequentes do que eu desejaria fossem. Aliás eu pergunto-me de vez em quando se esta minha falta de capacidade para isto ou aquilo, esta falta de  organização e concentração  de que muitas vezes  com pesar me apercebo, são  só por causa da idade ou se vêm de há muito tempo  já, talvez  como resultado das muitas experiências duras que como muitos de vocês eu passei na Guiné; se é o caso… ainda me posso considerar muito feliz pois vim de lá  são e salvo, e muitos dos nossos camaradas tiveram pior sorte e quantos deles infelizmente nem de lá  voltaram.  Coração ao alto portanto ! 

Deixo aqui os meus  endereços de  E mail (tenho dois):

crisostomo.joao2@gmail.com
jcrisostomo@earthlink.net

João Crisóstomo, Lourinhã, Porto das 
Barcas, 1 de julho de 2017.
Foto:  Luís Graça (2017)

A minha vontade  é de compartilhar também a minha morada, telefone e tudo o mais (  como já fiz no passado ! ), mas fui fraternalmente avisado de que não é aconselhável deixar toda esta informação no facebook ( que quase não uso) , blogues etc.  E portanto deixo aqui só os meus endereços de E mail, com a promessa  de os  enviar àqueles que me quiserem contactar directamente por E mail, se assim o desejarem, como já faço com  vários  camaradas em Portugal, Brasil, Holanda, Canadá…

Um importante PS - Uma outra ocasião em que gosto de chamar  os meus amigos (por telefone, quando possível)  é no dia do seu aniversário. e por   facebook … não é a mesma coisa!  só mesmo na   falta de outra e  melhor maneira.  

A quem me quiser dar essa informação, eu, quando possível (, pois por vezes não dá mesmo), gosto de corresponder com um abraço nesse dia.  

Um outro fraternal abraço,

João C.

9 comentários:

joao crisostomo disse...

verifico que por lapso o meu email esta incompleto, pois leva o numeral 2 antes do @: portanto<>

Tabanca Grande Luís Graça disse...

João, bom aqui, de Portugal, do outro lado do Atlântico. Já vi a tua observação e já corrigi. O lapso foi teu... O pobre do editor não consegue "ver tudo" com olhos de ver...

Como te disse, em mail anterior, Inauguraa a série das mensagens de boas festas 2019/2020. Volto a desejar-te, a ti, à Vilma, aos teus filhos e netos, bem como aos amigos mais próximos aí dos States, Boa continuação dos vossos preparativos natalícios... Nada de stresse... Chicorações para ti e para a Vilma. Luís

PS - No sábado vi o Rui Chamusco na rua, na Lourinhã, mas eu ia de carro, não lhe falei... Parecia-me ainda meio quebrado...falei com com ele ao telefone, a semana que passou, já tinha saído do hospital de Santa Maria, o que eram boas notícias. Para ele, vai daqui também um fraterno abraço.

Anónimo disse...


Joao Crisostomo
9 dez 2019 07:23


Obrigado meu caro Luís. Não sei com consegues encontrar essas fotos, uma das quais ( em Mineola) eu próprio desconhecia. Sou mesmo um “despassarado” em coisas digitais…E obrigado por me avisares da publicação desta mensagem ( já tinha feito a minha visita de hoje ao blogue) o que me levou a ir ver e verificar que escrevi mal um dos endereço e apressei-me a mandar um comentário com a devida correção.

Mas… acabo de receber o teu aviso.!!!.... tu também não dormes? pensei que era só eu…
Abraço meu e beijinhos da Vilma ( que, como pessoa normal, ainda está a dormir).

Anónimo disse...

Amigos e camaradas d'Armas,

Se me permitem…

"E, embora eu evidentemente nem conheça pessoalmente a maior parte dos "camaradas da Guiné", o facto de termos vivido igual ou semelhantes experiências em terras africanas, leva-me a sentir que, sem olhar a diferenças de opiniões e outras que existem sempre entre membros de qualquer família, mais do que camaradas, todos eles são meus irmãos.

E irmãos não se esquecem de dar um abraço nesta época festiva.", assim escreveu o João Crisostomo.

Poderei parecer suspeito, mas sou cúmplice nos sentimentos que ele espelhou.

Mais que um activista, o João é senhor de uma força anímica descomunal e consegue transmitir tudo isso àqueles que têm o privilégio de conviver de perto com ele. Eu sou um desses privilegiados, uma pequena história que ficará para um dia, se Deus quiser.

Para o João Crisostomo e Vilma, para vós e familiares, irmãos de um sentimento que perdurará enquanto pudermos celebrar o Natal, em espírito de amor e amizade, um abraço. Boas Festas e Bons Anos.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Camarada, esquceste-te de "assinar"... Põe lá o teu nome por baixo...

Anónimo disse...

Luís Graça,
Obrigado pela chamada de atenção! Aqui vai a mão à palmatória do
José Câmara

Tabanca Grande Luís Graça disse...

José e João, vejo que já se conhecem, embora vivendo em Estados diferentes. Ficamos à espera da história desse encontro.

João,o José Câmara tem, aqui, no nosso blogue 116 referências!

https://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/search/label/Jos%C3%A9%20C%C3%A2mara

Anónimo disse...

Não posso deixar de me associar a este tema, o João Crisóstomo já disse quase tudo no seu alerta das consciências para esta festa festiva, que confesso não me deixar envolver demasiado pois já há muito tempo acho que esta é uma época de consumismo levada ao absurdo, e tira toda aquela imagem do meu tempo de criança, que na manhã do dia 25 se levantava cedo, com os irmãos, para ir ao presépio da cozinha ver o que está metido nas 'meias' que deixamos na noite anterior! um saquinho de bombons de chocolate, um carrinho miniatura de plástico e era uma alegria ver o que o Menino Jesus nos bafejou. Agora hoje....
Mas a festa continua, passou a haver o Pai Natal, e temos de apanhar o comboio onde viaja a maioria, sinais do tempo! Respeito as opções de cada um, não há nada mais a fazer.Bem hajam as palavras e ideias do nosso camarada JC lá nos States, a terra prometida.

Mas,

... continua... dentro de momentos,

Vou jantar,

Virgilio Teixeira




Anónimo disse...

... e continuando...

Ontem não consegui escrever mais nada, o sono já não me deixou. Também não dormia, mas dava cabo de mim, agora tenho sono, porque tomo vário tipo de comprimidos, para me acalmar. Tive de escolher entre passar mal o dia todo, ou andar meio acordado e meio a dormir, com estas coisas que vou ter de me habituar a viver para sempre.

Mas, queria também saudar o nosso camarada José Camara, com quem partilho a sua mensagem, já disse tudo, acho que o João Crisóstomo simboliza a união entre a malta, já estamos todos bem entrados, uma geração que ronda entre os 65-80 anos, devemos ser mais tolerantes uns com os outros, mesmo não conhecendo a grande maioria, mas estivemos lá no mesmo sitio.

E Nesta época festiva, apesar de tudo, a maioria é quem vence, quero endereçar desde já a todos os camaradas do Blogue e aos outros que não fazem parte dele, os meus votos de Boas Festas e que o próximo ano seja mais tolerante.
Eu vou tentar fazer por isso, já reconheci que não tenho sido aquilo que esperavam de mim, mas também tenho levado muita porrada.

Para todos, e já não volto ao assunto, os melhores votos de Boa Saúde, pois é isso que comanda a nossa vida, o que nos resta dela.

Virgilio Teixeira